Jump to content

Crise energética


Vasco G
 Share

Recommended Posts

15 minutes ago, jr_cardoso said:

resumidamente, a electricidade vai ficar mais cara para todos cerca de 0,08€ pro kWh. 

"No mercado regulado de eletricidade (SU Eletricidade) vai ficar tudo como está. O preço do mercado regulado vai continuar igual, a 0,1567 €/kWh. Tal como a ERSE anuncia no comunicado, apesar da diminuição do desconto das TAR, fica ela por ela. No mercado liberalizado é que as coisas vão mexer bastante."

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Com o aumento da TAR a partir de amanhã (Habitualmente só há alterações nestas tarifas em janeiro, mas a ERSE optou pelo aumento em julho, supostamente porque existe desvio de mais dois milhões de euros ou parecido)

Mas conforme recebam as comunicvações com as novas tarifas de cada operador metam aqui, para se ter uma base de comparação

Quanto á GALP

No caso mantém o preço do termo Fixo para 6,9 kVA - 0,3101
Energia Fora de Vazio (€/kWh) - 0,2049
Energia Vazio (€/kWh) - 0,1533

 

 

Link to comment
Share on other sites

Até ver, a Endesa ainda não me mandou nenhuma comunicação.
Preços atuais: (com 14% desconto)

Termo Fixo para 6,9 kVA - 0,1902
Termo Acesso às redes - 0,1797
Energia (€/kWh) - 0,120234

Link to comment
Share on other sites

1 hour ago, Spark said:

Até ver, a Endesa ainda não me mandou nenhuma comunicação.
Preços atuais: (com 14% desconto)

Termo Fixo para 6,9 kVA - 0,1902
Termo Acesso às redes - 0,1797
Energia (€/kWh) - 0,120234

Não são obrigados a comunicar, pois o preço da Endesa mantém, o TAR é que aumenta, mas isso é a ERSA que comunica.

O TAR estava a 9 cêntimos negativos, passa para 1 cêntimo negativo ou algo parecido. O preço por Kw total aumenta cerca de 8 cêntimos.

  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Queria mudar a minha potência contratada na Endesa. 

E isto agora está como os contratos das comunicações se mudar tenho que fazer novo contrato com os novos valores.

Isto agora é assim? Lembro-me há uns anos que se podia aumentar e diminuir à vontade.

É que passo de 

Energia (€/kWh) - 0,14602€ para 0,3831€ (já com desconto de 14%)

Potência 6,9 kVA - 0,229355€ para 0,148135€ (já com desconto de 14%)

 

Link to comment
Share on other sites

Nop. Agora consideram contrato novo. Tb ia fazer o mesmo com eles e desisti porque não compensava. Queria passar de 6,9 para 4,6 e ficava a pagar mais pelos 4,6 agora do que o que tenho contratualizado com os 6,9

  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • 4 weeks later...
SICNOTICIAS.PT

A inflação está a abrandar há nove meses consecutivos, mas nem todos os bens estão a acompanhar a tendência. A energia é um dos setores onde os preços mais aumentaram.

“Para os consumidores com tarifa regulada não houve aumentos. É que ao mesmo tempo que a tarifa de acesso aumentou, a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos desceu os preços da eletricidade.”

  • Haha 1
  • Facepalm 1
Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...
On 7/29/2023 at 2:43 AM, Mini0n said:

 

Murica.

120.000$ em painéis solares e baterias com uma conta de luz astronómica.

 

Não deixa de ser um bom vídeo, mas é preciso crítica ao vê-lo.

 

Also, acho que está previsto subir 0,05€ nas TAR da conta de electricidade por cá.

Link to comment
Share on other sites

10 hours ago, demo3 said:
EXECUTIVEDIGEST.SAPO.PT

No entanto, a descida do preço da componente energia pode ajudar a minorar o impacto, embora dependa das previsões para a evolução do preço grossista da eletricidade em 2024

 

ECO.SAPO.PT

Olhando isoladamente para o terceiro trimestre de 2023, a subida nos lucros foi de 141% em relação aos mesmos três meses de 2022.

 

ECO.SAPO.PT

Tendo em conta o ajustamento do preço do petróleo houve uma quebra no negócio de extração. O EBITDA da área de upstream no segundo trimestre foi de 522 milhões de euros, uma quebra homóloga de 41%.

 

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
19 minutes ago, Revenge said:
WWW.JN.PT

Capacidade instalada em Portugal cresceu mais de 37% desde 2013. Aumento permitiu a famílias pouparem até 130 euros por mês.

 

Q tanga de notícia.

Já agora, o advento desgovernado das renováveis é uma das razões principais responsáveis pela guerra na Ucrânia.

Edited by HERiTAGE
Link to comment
Share on other sites

EXECUTIVEDIGEST.SAPO.PT

Novo modelo vai fazer-se refletir nas tarifas de eletricidade de 2024: o aumento de 1,9% proposto pela ERSE vai ser revisto face às alterações

 

Quote

A tarifa da energia elétrica do próximo vai subir pelo menos 2%: em causa está a alteração do modelo de funcionamento da tarifa social, que dá desconto na eletricidade às famílias vulneráveis, que vai passar a ser suportada por todos os consumidores

 

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.