Jump to content

Crise energética


Vasco G
 Share

Recommended Posts

O meu contrato é de Maio, portanto apenas em Maio do próximo ano me podem passar a cobrar a taxa certo?

Aqueles milhões que o Costa disse que ia dedicar à energia, para mitigar os aumentos nas empresas e famílias, não serão precisamente para evitar que as empresas passem a cobrar a taxa?

Link to comment
Share on other sites

2 minutes ago, Vasco G said:

O meu contrato é de Maio, portanto apenas em Maio do próximo ano me podem passar a cobrar a taxa certo?

Aqueles milhões que o Costa disse que ia dedicar à energia, para mitigar os aumentos nas empresas e famílias, não serão precisamente para evitar que as empresas passem a cobrar a taxa?

 Não. Se é posterior aquela data já pode.

Eu tenho sérias dúvidas acerca da legalidade desta merda...

  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

1 hour ago, PunK_BoY said:

Não. Se é posterior aquela data já pode.

Eu tenho sérias dúvidas acerca da legalidade desta merda...

A explicação deles é que isto é o que impede de acontecer o mesmo que na Belgica, em que a energia está a 600€ o MW.

Aqui aplicaram o travão iberico para os preços não subirem e depois aplicam uma taxa, a MIBEL, que é a diferença para o Spot, de forma a não venderem abaixo do preço de custo. No final pagamos cerca de 0,40€ o Kw ao invés dos 0,60€ que os outros Países estão a pagar.

Como o que me interessa é o meu bolso, ando a analisar isto muito bem para ver se vale a pena mudar para o regulado ou não.

1 hour ago, skaazi said:

Um amigo meu na Bretanha que tinha uma fatura eletrica mensal que rondava sempre os 110€, acabou há minutos de receber a deste mês a 571€... 🤯

Aqui uma fatura de 110€, deve passar sensivelmente para 200€.

Isto é fddo, mas se não fosse o travão ibérico, uma boa parte das famílias Portugueses iam cometer suicídio. 

Link to comment
Share on other sites

aquecedores-2.jpg?mark64=aHR0cHM6Ly9lY28
ECO.SAPO.PT

Seja com um aquecedor ou ar condicionado, aquecer a casa este inverno vai pesar na fatura da luz, numa altura em que já vigoram novos preços. Mas existem algumas formas de contornar as subidas.

 

 

Link to comment
Share on other sites

On 10/14/2022 at 11:12 AM, Vasco G said:

O meu contrato é de Maio, portanto apenas em Maio do próximo ano me podem passar a cobrar a taxa certo?

Aqueles milhões que o Costa disse que ia dedicar à energia, para mitigar os aumentos nas empresas e famílias, não serão precisamente para evitar que as empresas passem a cobrar a taxa?

Duvido que a EDP comercial aplique a taxa antes do fim do ano, ou melhor, antes do mercado regulado o fazer. 
 

Se nao querem perder clientes para a SU, é bom que não o façam. 

Edited by Matarruano
Link to comment
Share on other sites

cropped-galp03-1.jpg?mark64=aHR0cHM6Ly9l
ECO.SAPO.PT

Galp informa que recebeu da Nigéria GNL Limitada, o seu principal fornecedor de gás, um aviso de força maior baseado nas inundações que estão a ser vividas no país africano.

Boa, era só o que faltava para compor o ramalhete :y:

 

Link to comment
Share on other sites

WWW.REUTERS.COM

European Union leaders will discuss putting a cap for the price of gas used to generate electricity - over which member states are divided - when they meet for a summit at the end of this week, European Council President Charles Michel said on Tuesday.

 

Link to comment
Share on other sites

6 minutes ago, Stone said:

Alguém? :(

Depende de onde estás. Sei que na zona do Porto (EDP Gás SU), tem um formulário online no site para fazer o pedido. Eletricidade não sei.

EDIT: Ninja'd

Edited by dastinger
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Segundo o governo as reservas de gás natural, neste momento, situam-se nos 108%.

Tenho lido muitos comentários a gozar com isto, mas presumo que signifique que temos reservas suficientes para garantir o fornecimento a todo o país durante um determinado período acrescidas de 8%...

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.