Jump to content

Crise energética


Vasco G
 Share

Recommended Posts

1 minute ago, Prince said:

Já estou a ver a Starlink a faturar em grande....

O Starklink depende das mesmas ligações que estão cá em baixo.

Seja como for, a Internet é tipo uma teia, podem cortar uns cabos que a mesma continua a funcionar, pode é ficar mais lenta ou congestionada.

Link to comment
Share on other sites

Para quem tiver eletricidade da Galp, após a Iberdrola, também já estão a aplicar o ajuste Mibel que basicamente duplica a fatura da eletricidade:

Quote

Mecanismo de Ajuste dos Custos de Produção*

*Para os consumos verificados a partir de 01/09/2022 os termos da energia incluem os custos associados ao Mecanismo de Ajuste dos custos de produção, aprovado pelo DL 33/2022.

D1Bokjx.png

 

https://www.erse.pt/media/gxplcu4z/10-perguntas-e-10-respostas.pdf

Link to comment
Share on other sites

Eu enviei e-mail há quase 3 semanas para pedido de alteração para o regulado. Até agora, nada. Recebi um e-mail automático de resposta a dizer que em condições normais demoravam 3 semanas lol. Estou para ver quanto tempo isto vai demorar. 

Link to comment
Share on other sites

cropped-1652098308148_20220509_ep-131077
ECO.SAPO.PT

“A crise energética é grave e entrou numa nova fase, [pelo que] só uma resposta europeia comum pode reduzir os custos energéticos para as famílias", disse a presidente da Comissão Europeia.

 

 

Link to comment
Share on other sites

Dessa noticia:

Quote

Este anúncio surge dias depois de terem surgido críticas na UE à nova ‘bazuca’ da Alemanha, um pacote 200 mil milhões de euros em ajudas às famílias e empresas alemãs para lidarem com os elevados preços da energia, por se tratar de um apoio avultado que coloca em desvantagem os restantes países (com economias mais vulneráveis).

Estavam à espera de quê?

Link to comment
Share on other sites

Agora andem uns meses para trás e relembrem-se desses gajos a dizerem à população da Alemanha para se preparar para o q aí vem. E sinceramente eu acho q o pior ainda está para vir. 

Link to comment
Share on other sites

On 10/5/2022 at 11:52 PM, HERiTAGE said:

Agora andem uns meses para trás e relembrem-se desses gajos a dizerem à população da Alemanha para se preparar para o q aí vem. E sinceramente eu acho q o pior ainda está para vir. 

Sou da mesma opinião. Acho que o inverno vai ser uma desgraça

Link to comment
Share on other sites

Para os mesmos de sempre vai sem duvida, para o resto não. Então a quantidade de pessoal que anda para aí de BMs e Mercedes novos... Se tiverem frio é só irem dormir para o seu novo bólide. 

Link to comment
Share on other sites

19 minutes ago, Paletapt said:

Se tiver contracto com a EDP basta mandar lhes um e-mail para mudar pro mercado regulado? Ou é preferível fazer novo contrato pelo SU electricidade?

Se for a EDP Gás, já tens formulário disponível no site. Se for outra (tens de ver, de acordo com a tua zona), não sei como é o processo. 

Link to comment
Share on other sites

3 hours ago, dastinger said:

Se for a EDP Gás, já tens formulário disponível no site. Se for outra (tens de ver, de acordo com a tua zona), não sei como é o processo. 

Sim do gás já tratei, estava a falar da luz, como a SU electricidade é a antiga EDP universal, pensei que talvez desse para fazer a transferência de modo mais simples, mas acho que vou fazer o novo contrato pelo site e pronto

Link to comment
Share on other sites

45 minutes ago, Paletapt said:

Sim do gás já tratei, estava a falar da luz, como a SU electricidade é a antiga EDP universal, pensei que talvez desse para fazer a transferência de modo mais simples, mas acho que vou fazer o novo contrato pelo site e pronto

Esquece, nem vi o "eletricidade" no teu post :facepalm:

Em relação ao gás, já tens o processo terminado ou aí da estás à espera? 

Link to comment
Share on other sites

10 hours ago, dastinger said:

Esquece, nem vi o "eletricidade" no teu post :facepalm:

Em relação ao gás, já tens o processo terminado ou aí da estás à espera? 

Penso que já esteja, não recebi nenhuma confirmação em que já estava completo, no entanto, eu estava na Iberdrola ( os meus pais é que estão na EDP), e a Iberdrola enviou-me um e-mail a dizer que tinha terminado o contracto com eles, portanto presumo que o processo já esteja terminado

Link to comment
Share on other sites

12 minutes ago, Paletapt said:

Penso que já esteja, não recebi nenhuma confirmação em que já estava completo, no entanto, eu estava na Iberdrola ( os meus pais é que estão na EDP), e a Iberdrola enviou-me um e-mail a dizer que tinha terminado o contracto com eles, portanto presumo que o processo já esteja terminado

Quanto tempo demorou ao todo? Eu ainda não recebi nada.

Link to comment
Share on other sites

41 minutes ago, dastinger said:

Quanto tempo demorou ao todo? Eu ainda não recebi nada.

Eu recebi o e-mail 8 dias depois de realizar o contrato com a Tagus gás (fiz por telefone). Mas da Tagus gás nunca cheguei a receber nenhuma confirmação deles, apenas recebi o e-mail a pedir o feedback da Iberdrola.

Link to comment
Share on other sites

1 hour ago, Paletapt said:

Eu recebi o e-mail 8 dias depois de realizar o contrato com a Tagus gás (fiz por telefone). Mas da Tagus gás nunca cheguei a receber nenhuma confirmação deles, apenas recebi o e-mail a pedir o feedback da Iberdrola.

Pois. Eu fui para a EDP Gás que é a operadora na minha zona e só recebi um e-mail automático de confirmação de entrada do processo. Isso já foi há quase um mês e, até agora, nada. 

Ty :y:

Link to comment
Share on other sites

Afinal, já estou no serviço regulado de gás desde dia 7 de Outubro. Recebi hoje a fatura do gás com o acerto do anterior contrato e foi assim que percebi. Depois de um telefonema para a EDP Gás SU, confirmaram que já tenho contrato ativo com eles. Vejam a diferença que 6 dias com o novo preço em Outubro fizeram:

Faturação de Gás de 24 Agosto a 23 Setembro (sem taxas e impostos) - 30 dias
€10.53

Faturação de Gás de 24 Setembro a 6 Outubro (sem taxas e impostos) - 13 dias
€33.09

Mesma utilização. Apenas água quente e não esteve ninguém de férias nesses períodos. Imagino um mês com aquecimento em pleno inverno com estes preços...

Edited by dastinger
Link to comment
Share on other sites

1 minute ago, PunK_BoY said:

Não estou a perceber... foi mais caro no mercado regulado?

Não. Aquele segundo valor é o do acerto que foi feito pela EDP Comercial (mercado livre) por ter rescindido com eles. Mas ainda apanhou ali 6 dias de Outubro que fizeram toda a diferença. 

6 dias em Outubro, só o consumo sem acesso às redes, representaram o DOBRO daquilo que consumi nos 30 dias anteriores com valores de acesso às redes.

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.