Jump to content

Crise energética


Vasco G
 Share

Recommended Posts

3 hours ago, riks said:

A taxa é para ser paga por todo o sistema energético, não é só pelas empresas que usam gás para produzir. 

Então és uma empresa que não usa gás nem eletricidade vinda do gás e vais pagar às empresas que produzem eletricidade via gás? Isso faz algum sentido? Se é assim porque é que a taxa mibel até é diferente de fornecedor para fornecedor.

Então e agora que o gas bateu valores negativos (sim é ridículo isto), será que a taxa mibel inverte e recebes tu o dinheiro já que até estão a receber dinheiro para comprar o gás?

Edited by invaderhd
Link to comment
Share on other sites

@invaderhdEpa eu nem moro aí nem tenho nada haver com isto mas os dados são públicos, é só ler as notícias. 

A taxa do gás existe porque TODO o sistema energético beneficiou de um tecto ao preço gás usado para a produção eléctrica. A taxa é, na prática, para pagar aos vendedores de gas a diferença entre o valor de mercado e o tecto no gas para a produção de energia. Uma dívida que se imputa a todo o sistema energético. 

Se o preço está abaixo do tecto não há custo para o sistema energético e a taxa não vai aumentar nem diminuir porque a dívida não vai aumentar. 

Link to comment
Share on other sites

107129679-1664979702766-gettyimages-1243
WWW.CNBC.COM

Goldman Sachs predicts that European natural gas prices would drop by about 30% in the coming months as nations gain a temporary upper hand on supply issues.

 

Expetativas que os preços do gás vão cair mais 30% durante os próximos meses... 

Link to comment
Share on other sites

electric-power-273636_960_720.jpg
MULTINEWS.SAPO.PT

Procura feroz da Europa por energia afeta os países mais pobres do mundo, incapazes de atender às necessidades e as consequências mais prováveis - paralisações de fábricas, falhas de energia mais frequentes e duradouras e fomento da agitação social - podem estender-se até à próxima década

 

Link to comment
Share on other sites

1.91x1?wm=true&outputFormat=jpeg
EXPRESSO.PT

A produção do regime especial em 2023 custará 95,5 euros por MWh, muito abaixo do preço de mercado previsto pela ERSE, segundo documentos a que o Expresso teve acesso. A maior parte da poupança virá das eólicas

 

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
pnkF3fYPAgbN4gGkqgspfaRBNrT7V5UA0o5WdukW
24.SAPO.PT

A EDP Comercial anunciou hoje que vai aumentar em cerca de 3%, em média, o valor da fatura da eletricidade dos clientes residenciais, a partir de 01 de janeiro, ...

 

Link to comment
Share on other sites

akeu586V74UIscBUE4aTbn0Qdd2fBFT93RgFtkzt
24.SAPO.PT

O ministro da Economia defendeu hoje que Portugal vai ter a médio prazo energia mais barata e mais competitiva, lembrando que 60% da energia consumida no país já provém ...

 

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
MULTINEWS.SAPO.PT

Muitos bairros da capital francesa ficaram sem luz devido a um corte de energia, por volta das 23h00 locais de quinta-feira, que afetou cerca de 125 mil casas

 

Link to comment
Share on other sites

3 minutes ago, Spark said:

Ora bem, a Endesa já mandou carta a dizer que me vai cobrar a MIBEL a partir de janeiro 23.

A quem já deu o salto para a SU, o que é que tenho que fazer?

@PunK_BoY a ti também?

Podes partilhar um screenshot dessa info? Só para procurar também na minha factura.

Thanks

Link to comment
Share on other sites

Ora bem... como já calculava, a Endesa tinha garantido os preços até dezembro, mas era certinho que em janeiro atualizavam.

Topem agora a má-fé desta alteração contratual que eu recebi ontem:

 

Quote

Na Endesa estamos junto dos nossos clientes oferecendo sempre as melhores soluções em cada momento. Por esta razão, em 2022, comprometemo-nos a não alterar os seus preços de eletricidade e não discriminar
o valor do custo do Mecanismo de Ajuste do Mercado Ibérico de Eletricidade mantendo assim a competitividade nos preços praticados.
Em 2023, apesar da volatilidade do custo de aquisição de energia, na Endesa continuamos junto dos nossos clientes, com a intenção de manter o valor global das suas faturas de eletricidade.
A partir do dia 16 de janeiro de 2023, irá ser discriminado na sua fatura o valor do custo do Mecanismo de Ajuste do Mercado Ibérico de Eletricidade. Contudo, com a previsão de manter o valor global da sua fatura, iremos reduzir os seus preços de eletricidade referentes à sua morada XXXXXXXXX com o CPE PT0XXXXXXXX, com os valores da tabela abaixo. Estes preços incluem a previsão das novas tarifas de acesso às redes em vigor a partir de janeiro de 2023 e o preço base aplicado pela Endesa.

 

    Preço sem desconto e sem impostos
         Energia 0,072134 €/kWh

         Preço base sem tarifa de acesso às redes 0,216034 €/kWh

         Potência 0,3249 €/dia-

          Preço base sem tarifa de acesso às redes 0,1437 €/dia

 

O que está a BOLD é o preço sem MIBEL e que será cobrado a partir de janeiro (entre 1 de janeiro e 16 de janeiro. Hoje em dia pago 0,084034 de energia e 0,1437 do resto).

O que está sublinhado é o que será aplicado com MIBEL.

Agora digam-me como é que eu conseguem "manter o valor global da sua fatura"...??

 

Link to comment
Share on other sites

Just now, Ovelha said:

Podes partilhar um screenshot dessa info? Só para procurar também na minha factura.

Não foi na fatura, foi mesmo email à parte. É especifico pois tem os meus dados e tabela de preços para 2023.

Just now, PunK_BoY said:

Agora digam-me como é que eu conseguem "manter o valor global da sua fatura"...??

Foi a pergunta que me fiz logo... pera aí, metem uma taxa a mais e querem fazer "manutenção" dos valores habituais? Tão porque raio metem a mibel? <_<

Link to comment
Share on other sites

7 minutes ago, Spark said:

Ora bem, a Endesa já mandou carta a dizer que me vai cobrar a MIBEL a partir de janeiro 23.

A quem já deu o salto para a SU, o que é que tenho que fazer?

@PunK_BoY a ti também?

ai a ti disseram 23 de janeiro?? Na minha dizem 16 de janeiro.

Link to comment
Share on other sites

2 minutes ago, Spark said:

Não foi na fatura, foi mesmo email à parte. É especifico pois tem os meus dados e tabela de preços para 2023.

Foi a pergunta que me fiz logo... pera aí, metem uma taxa a mais e querem fazer "manutenção" dos valores habituais? Tão porque raio metem a mibel? <_<

É um engana meninos. São uns FDP que apanham os velhotes desprevenidos com esta merda.

E mais... liguei para lá e disseram que "ah e tal a direção ainda não definiu se aplica ou não a MIBEL." "Mas menina aqui dizem que vão aplicar" "Pois mas ainda não é definitivo".

Conclusão, mandam o email e dão 30 dias para dizer aceita ou não. Se deixares andar o prazo termina no dia 13 e a "decisão" que disseram ao telefone é ao dia 16...

Bois... 

  • Facepalm 1
Link to comment
Share on other sites

1 hour ago, PunK_BoY said:

O que está sublinhado é o que será aplicado com MIBEL.

O que está sublinhado não é o valor com MIBEL, até porque é impossível saber o valor do MIBEL em janeiro..

Esse valor sublinhado, é o valor da energia normal, mas como as taxas de acesso estão a valor negativo, no final fica nos 7 cêntimos.

Link to comment
Share on other sites

1 hour ago, Spark said:

Não foi na fatura, foi mesmo email à parte. É especifico pois tem os meus dados e tabela de preços para 2023.

Foi a pergunta que me fiz logo... pera aí, metem uma taxa a mais e querem fazer "manutenção" dos valores habituais? Tão porque raio metem a mibel? <_<

Mas eles podem comunicar por email? Eles não me conseguem enviar a factura por email, so me enviam por carta. Problema do lado do servidor deles, que não consegue enviar mails para endereços com o sinal + (no meu caso um email do gmail). Aliás, parece que do lado deles o servidor não se queixa, eu é que nunca recebo os emails.

Legalmente a comunicação via email (que nunca vai chegar à minha caixa de correio) é valida?

Link to comment
Share on other sites

Eu estou a tentar mudar para o regulado (já mudei o gás sem stress nenhum). 

Tenho é um problema que não sei bem como resolver. @PunK_BoY se puderes ajudar, agradeço.

Na altura quando celebrei o contrato com a EDP, optei por adicionar o pacote Full pois ofereciam a inspeção do gás e meteram mais 2% de desconto na fatura. 

O que não percebi foi que supostamente aquela merda renova automaticamente por mais 1 ano (até Julho 2023), COM FIDELIZAÇÃO!!! 

Tentei cancelar o serviço e não autorizam. Agora liguei para lá a dizer que ia terminar o contrato pois ia mudar de fornecedor para o mercado regulado, estão-me a dizer que a fidelização se mantém do pack full e que tenho de pagar mesmo que não tenho contrato de fornecimento de energia com eles. 

Isto é permitido? Podem obrigar a manter um produto de cross selling sem o cliente manter o contrato original? Fdx não faz sentido nenhum... 

Link to comment
Share on other sites

2 hours ago, Ovelha said:

Mas eles podem comunicar por email? Eles não me conseguem enviar a factura por email, so me enviam por carta. Problema do lado do servidor deles, que não consegue enviar mails para endereços com o sinal + (no meu caso um email do gmail). Aliás, parece que do lado deles o servidor não se queixa, eu é que nunca recebo os emails.

Legalmente a comunicação via email (que nunca vai chegar à minha caixa de correio) é valida?

Penso que vais receber essa comunicação por correio, tal como as faturas. 

Eu diria que é válida já que toda a correspondência que me enviaram foi sempre digital, até mesmo o contrato inicial. 

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.