Jump to content

XXII Governo Constitucional


Vasco G
 Share

Recommended Posts

Vcs estão a confundir coisas. É que em lado nenhum eu disse que era a favor da TAP estar na esfera do Estado. O que eu disse foi que a TAP não pode desaparecer que são coisas completamente diferentes. 

Link to comment
Share on other sites

2019 foi ao ano do boom do turismo em Portugal. Nunca tinha havido tanto turista em Portugal.  A TAP conseguiu dar prejuízo. Se a TAP não conseguiu dar lucro em 2019, nunca vai conseguir.

A TAP pública serve para consumir recursos do país. Recursos escassos que podiam ser alocados em outras actividades (saúde, educação,...)

Só faz sentido ter uma empresa pública num sector em que não haja alternativas. O que não faltam são alternativas a TAP!

A Sabena desapareceu. A Swissair desapareceu. 

Em cada 10 viagens que faço 1 é na TAP. Nas outras 9 consigo melhores preços. E nessas que consigo melhor preços, são privadas e dão lucro. A TAP dá prejuízo. Dá prejuízo agora e vai dar prejuízo no futuro.

Edited by The_Investor
  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

A TAP Dará sempre prejuízo enquanto tiver uma maioria de capital público que entrará sempre com dinheiro fresco enquanto for preciso. 

Link to comment
Share on other sites

O governo suíço acabou por dar a mão à Swiss air e com a parte "boa" foi criada a atual Swiss. 

Volto a dizer, achar que a TAP não faz falta ao país é extremamente redutor e populista. 

A situação atual da TAP é boa e é gerida como devia ser? Não nem de perto. Agora pelo amor de Deus não venham comparar o que é a TAP para o país com Ryanair e afins (que também são importantes noutro campo).

Link to comment
Share on other sites

@PunK_BoY, a TAP faz falta... mas se a TAP "cair" depressa surgirá outra.

 

Entretanto, no SNS...

GQl4q5XDay4ExiAVOcrUtxf3qffau4GsY98lwHiP
POLIGRAFO.SAPO.PT

Numa publicação tornada viral nas redes sociais destaca-se que um enfermeiro em Portugal, infetado por Covid-19, recebeu pouco mais de 60 euros ao final do mês. "Tenho vergonha de um país que enche os bolsos a gatunos e maltrata quem veste farda branca", salienta-se no texto. Confirma-se? Verificação de factos.

 

Depois  ainda há quem diga: "ah e tal a TAP é uma prioridade para o País..."

Edited by cyberurbis
Link to comment
Share on other sites

E vamos continuar a "salvar" empresas só para não deixar cair? Quantas vezes é que temos de ver empresas a serem salvas e os filhos de uma grande puta que as põem nesses lugares apertados, a sair de lá com milhões em bónus?
É bancos, é empresas grandes, é isto e é aquilo. O Zé que se foda. O importante é salvar os amiguinhos.

Não há gente competente para levar uma empresa dessas a bom porto? É que se houver, foda-se, ponham-nos lá. Se não houver, é deixar cair, pelos motivos mais que óbvios.

Um gajo vê valores de milhões para trás e para a frente e depois vê malta que arrisca a vida e faz sacrifícios enormes a levar com 100€ para casa, porque os teve de pedir...


E ainda me vêm com "a culpa é de quem vota". Haja paciência...

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

23 minutes ago, PunK_BoY said:

Lê bem que já pus para cima. 😉 impacto direto e indirecto de até 12% no PIB em tudo o que isso se traduz.

Mas já agora quem quiser saber mais, tiver interesse e pachorra.

http://recil.grupolusofona.pt/bitstream/handle/10437/9411/LUÍS PEDRO DA CRUZ LOPES RIBEIRO_dissertação de mestrado..pdf?sequence=1

Se a TAP desaparecer, haverá algum/alguns privados a ocupar o seu lugar e a repor o impacto no PIB. E sem prejuízos pagos por todos nós!

Link to comment
Share on other sites

22 hours ago, riks said:

Exactamente como é que isso é argumento? Se o negócio for viável o que não falta é operadoras que queiram usar os recursos humanos da TAP. Se não for viável não faz sentido estar a manter artificialmente só porque sim. 

 

@cyberurbis

Não consigo apagar a referência ao cyberurbis. 

O que disse tanto é válido para os recursos humanos como para a contribuição para o PIB ou para as rotas. 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

5 hours ago, PunK_BoY said:

. A forma como tem tratado o norte já é outro assunto

That's the point

A menos que eu, a minha família e a quase generalidade das pessoas das minas relações vivam noutro país a TAP nem sequer nos tenta servir

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Quanto desse impacto de 12% do PIB foi mitigado e absorvido pelos mais de 18 anos de prejuízos constantes e mau serviço nacional aka fora da capital do império?

Merda dos bailouts para TAPs, Bancos e outros que tal, já parecem os tão criticados cidadãos subsidiodependentes que só sabem mamar. Estas empresas conseguem ser iguais ou piores e ainda são defendidas? Nope.

Link to comment
Share on other sites

Uma puta de uma chafarica da aviação, cheia de tachadas e cunhas, sem ponta por onde pegar em termos de gestão -> 12% do PIB Português.

Se isto não é razão suficiente para perceber o pq de não podermos ter estes câncros a ser alimentados a cada crise (e sempre com prejuízo nos entretantos), então não sei o que é preciso para perceber.
Pensem um bocado. Como e porque raio é que uma merda como a TAP chega a valer 12% do PIB do país? Crlh, o que é que está a faltar? Eu respondo. Se a TAP vale 12%, então está a faltar tudo...

Óbvio que é para deixar cair e despachar a quem queira comprar a risco próprio. Se 5% desses 12% do PIB forem substituidos por empresas competentes e que acrescentem ao tecido empresarial e indústria do país (mais turismo e serviços não obrigado), então fdx já está muito bom! Só que eu não me iludo... Quem comprar a TAP não vai comprar uma empresa de aviação em apuros, vai comprar uma empresa que vale 12% do PIB de um país, com o bónus de o país ainda baixar as calças e assinar uma clausula de que mete dinheiro se a coisa correr mal. Pois, assim também eu!

Portanto esqueçam. Estas "empresas" que temos e que basicamente não valem nem nunca valeram um charuto, são a cruz que temos que carregar durante a nossa vidinha toda. Enquanto não houver ninguém com a coragem necessária, a carraça não vai sair e vamos ter que andar sempre a meter dinheiro de X em X anos.

Link to comment
Share on other sites

JCC-Ferro-Rodrigues-07_preview_wm.jpg
VISAO.SAPO.PT

Iniciativa Liberal exortou, há mais de um ano, o presidente da Assembleia da República a formalizar uma queixa junto do MP devido aos relatos de que os...

Ferro a ser Ferro e a tentar abafar o caso... 

IL novamente bem. 

 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

35 minutes ago, cyberurbis said:
JCC-Ferro-Rodrigues-07_preview_wm.jpg
VISAO.SAPO.PT

Iniciativa Liberal exortou, há mais de um ano, o presidente da Assembleia da República a formalizar uma queixa junto do MP devido aos relatos de que os...

Ferro a ser Ferro e a tentar abafar o caso... 

IL novamente bem. 

 

IL é o único partido em Portugal a favor da redução do papel do estado e da sua intervenção na economia. Todos os outros gostam do estado para criarem empregos para os amigos.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

39 minutes ago, cyberurbis said:
JCC-Ferro-Rodrigues-07_preview_wm.jpg
VISAO.SAPO.PT

Iniciativa Liberal exortou, há mais de um ano, o presidente da Assembleia da República a formalizar uma queixa junto do MP devido aos relatos de que os...

 

A culpa é do povo, dizem eles... :facepalm:

Link to comment
Share on other sites

Alguém que pôs por escrito a minha opinião sobre o passado recente e o futuro próximo:

Quote

Desta vez a culpa é da Covid /premium

Os propagandistas usarão nos próximos meses esta crise para justificar porque é que Portugal sofrerá uma recessão mais profunda e se arrastará numa recuperação mais lenta do que outros países Europeus

 

24 mai 2020, 00:02

10

  

A pandemia tem servido de justificação para muitas decisões erradas, por vezes chocantes, do atual Governo. Soubemos da encomenda de máscaras com certificados inválidos por ajuste direto a um ex-candidato candidato pelo PS à Câmara de Cascais. Da justificação que o Governo deu para não apresentar previsões à Comissão Europeia no Programa de Estabilidade. Ou da novela, de contornos trágicos, da intervenção na TAP. A mais recente é a arbitrariedade nos apoios à comunicação social. A Covid serve para tudo e para o seu contrário e nos próximos meses servirá, também, para facilitar, sem ondas, a passagem do Ministro das Finanças para Governador do Banco de Portugal, marcando um regresso aos tempos em que ainda não existia essa excentricidade da independência dos bancos centrais na União Europeia.

 

 

Mas a pandemia vai também permitir ao Governo fazer uma reposição, com praticamente os mesmos protagonistas, da telenovela produzida pelo PS no anterior resgate: “a culpa não é nossa, é da crise”.

 

O Governo vai poder, com esta crise, justificar porque é que a receita aplicada nos últimos anos não funcionou, muito embora os sinais da incompetência na governação já estivessem bem à vista de todos, muito antes do início da pandemia.

 

Desde logo, o “milagre” económico de Portugal propagandeado pelo Governo nos últimos cinco anos, é incompatível com o facto termos sido ultrapassados pela Estónia e pela República Checa em termos de PIB per capita face à União Europeia.

 

Os custos de contexto para as empresas e para as famílias continuam a ser dos mais elevados da Europa. Portugal tem a segunda taxa mais elevada da OCDE de imposto sobre o rendimento das empresas. Os impostos sobre os produtos petrolíferos são de tal forma elevados e subiram tanto com este Governo que, apesar do preço do petróleo estar em mínimos históricos, o preço nas bombas de gasolina continua acima de 1€ por litro.

 

Nas comunicações eletrónicas, que são fundamentais para evitar a total interrupção de serviços essenciais como a educação e permitir a alguns setores económicos continuarem a funcionar, assiste-se desde 2010 a um aumento no preço de 12,5%, quando na União Europeia desceu mais de 10%. Na transmissão de dados, a relação preço por gigabyte é a segunda mais desfavorável e a velocidade média da internet está entre as três mais baixas da Europa. O acesso permanente à internet é praticamente incomportável para as famílias com menores rendimentos, mas nos últimos anos o Governo assegurava-nos que estávamos muito à frente porque tínhamos conseguido trazer o Web Summit para Lisboa.

 

Os propagandistas avençados usarão nos próximos meses esta crise para justificar porque é que Portugal sofrerá uma recessão mais profunda e se irá arrastar penosamente numa recuperação mais lenta do que outros países Europeus.

 

Sem surpresa, serão sempre os mesmos a carregar os custos desta crise: os mais jovens, que tipicamente têm menos estabilidade laboral, os pequenos empresários, os trabalhadores independentes, os trabalhadores com contratos temporários (20% de todos os empregados), o setor privado. O Governo que não fez uma única reforma para melhorar a competitividade, a flexibilidade e a justiça na economia quando os ventos eram favoráveis, dirá que não podia ter feito nada. Mas não precisamos de nos preocupar com a austeridade, porque o Governo já a proibiu. De resto, as filas crescentes para pedir alimentos são uma invenção da direita para o criticar

https://observador.pt/opiniao/desta-vez-a-culpa-e-da-covid/

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

Olhando para o que o líder do PSD anda a fazer e a dizer antes e depois do corona, estava a espera que uma deputada do PSD tivesse bem caladinha. 

Link to comment
Share on other sites

image.aspx?brand=JN&type=generate&guid=f
WWW.JN.PT

Os autarcas da região Norte reuniram-se esta terça-feira para tomar uma posição conjunta contra o plano de retoma de voos da TAP. Rui Moreira diz que o Governo tem de se decidir e que se a quiser ajudar...

 

Uish...

Edited by Kinas_
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.