Jump to content

Saúde, SNS e ADSE


GODfromage
 Share

Recommended Posts

WWW.DN.PT

Medida foi criada em 2004 para limpar listas de espera e garantir respostas em tempo adequado. O Estado convencionou acordos com hospitais privados e sociais, mas os resultados estão aquém do esperado. Ministério da Saúde está a trabalhar para melhorar o vale cirurgia e como este funciona.

 

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

Não sei bem onde colocar isto...aqui vai:

Uma tia minha com cerca de 50 anos, começou a ter grandes dores de cabeça e vómitos foi ao hospital privado e seguiu para Santa Maria, descobriram um aneurisma.

Fez uns exames, marcaram a cirurgia à cabeça (que foi na 2ª feira passada), segundo a equipa de Santa Maria foi operado por um dos melhores cirurgiões de serviço.

Ontem ainda bastante anestesiada só vomitava, hoje mais acordada não mexe bem o lado direito e arrasta um bocado a fala...

A minha pergunta é: - Isto é normal após este tipo de cirurgias? 

As informação dadas no hospital são muito poucas e não esclarecedoras.... 

Link to comment
Share on other sites

@Nightwish76Pode não ter nada a ver com essa situação mas tenho um tio que há cerca de 2 meses passou por uma coisa parecida...foi operado de urgência à cabeça...no dia seguinte estava bem mas no outro imediatamente a seguir começou a deixar de se perceber o que falava, arrastar a falar, etc.

Teve de ser operado de urgência 2ª vez pois veio-se a ver que estava cheio de liquido a fazer pressão...

  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

26 minutes ago, Nightwish76 said:

Não sei bem onde colocar isto...aqui vai:

Uma tia minha com cerca de 50 anos, começou a ter grandes dores de cabeça e vómitos foi ao hospital privado e seguiu para Santa Maria, descobriram um aneurisma.

Fez uns exames, marcaram a cirurgia à cabeça (que foi na 2ª feira passada), segundo a equipa de Santa Maria foi operado por um dos melhores cirurgiões de serviço.

Ontem ainda bastante anestesiada só vomitava, hoje mais acordada não mexe bem o lado direito e arrasta um bocado a fala...

A minha pergunta é: - Isto é normal após este tipo de cirurgias? 

As informação dadas no hospital são muito poucas e não esclarecedoras.... 

@gosma25

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

1 hour ago, jr_cardoso said:

sem desprimor para quem comenta, mas não será certamente na internet que vais ter a resposta para o problema efetivo da tua Tia... acreditar nos médicos, eles melhor do que ninguém é que podem dar respostas e melhor, encontrar soluções.

Tudo aquilo que se possa dizer apenas serve para criar maiores incertezas do que aquilo que é.

As melhoras para ela, é isso que importa, que tudo corra bem.

Certo, sem dúvida alguma.

A minha questão era mais saber se a nível de recuperação deste tipo de cirurgia era "normal"? Ou se correu ali alguma coisa menos bem?

Link to comment
Share on other sites

Quote

Postoperative nausea and vomiting
The term PONV is typically used to describe nausea and/or vomiting or retching in the post-anesthesia care unit (PACU) or in the immediate 24 postoperative hours. 

no que toca a anestesia

  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Para a próxima, vais diretamente ao Sta Maria. Lá não te falham de certeza.

Os hospitais privados andam numa de despachar. Quanto mais rápido entrares e saíres, melhor, porque és um cliente rentável. Já apanhei péssimos doutores de medicina Geral na nova CUF Tejo e depois, acabei por ir perder um dia no Hospital S. Francisco Xavier e... afinal, com raios-X, análises e mais não sei quê, a medicação tinha que ser outra.

Uso os Hospitais privados para coisas simples. Algo que suscite mais dúvidas ou seja mais complexo... é preferível perder o dia num Hospital Público.

Edited by cyberurbis
Link to comment
Share on other sites

O privado era suposto ser bem melhor do que é considerando o que se paga, mas muitas vezes têm um péssimo serviço e um mau atendimento, por exemplo o tempo de espera é sempre absurdo. 

Link to comment
Share on other sites

30 minutes ago, cyberurbis said:

Para a próxima, vais diretamente ao Sta Maria. Lá não te falham de certeza.

Os hospitais privados andam numa de despachar. Quanto mais rápido entrares e saíres, melhor, porque és um cliente rentável. Já apanhei péssimos doutores de medicina Geral na nova CUF Tejo e depois, acabei por ir perder um dia no Hospital S. Francisco Xavier e... afinal, com raios-X, análises e mais não sei quê, a medicação tinha que ser outra.

Uso os Hospitais privados para coisas simples. Algo que suscite mais dúvidas ou seja mais complexo... é preferível perder o dia num Hospital Público.

O pior é quando chegas ao Beatriz Angelo em Loures e tens 22h de espera...

A minha prima que foi mãe no Sábado passado teve a "sorte" de entrar na quinta-feira e ter o bebe na sexta porque a médica que a acompanhou durante toda a gravidez disse-lhe que no máximo só entrava no hospital até às 15h de sexta-feira, depois disso tinha de ligar para a saúde 24 e ser reencaminhada para outro lado...

 

A parte disso a minha esposa foi seguida toda a gravidez em Santa Maria, inclusive o parto foi lá e só temos bem a dizer de todo o serviço.

Foram impecáveis em tudo.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

10 hours ago, Nightwish76 said:

A parte disso a minha esposa foi seguida toda a gravidez em Santa Maria, inclusive o parto foi lá e só temos bem a dizer de todo o serviço.

Foram impecáveis em tudo.

x3

Mas vem na capa dum jornaleiro que vai fechar para obras e as pacientes serão encaminhadas para São Francisco Xavier.

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Bem... Nós aqui a falar bem da Obstetrícia do Sta Maria e o bebé do @karkov de certeza que não vai nascer lá.

Acabei de ligar a TV na SIC Notícias e estavam a dizer que o serviço de Obstetrícia do Sta Maria vai fechar a partir de 1 de Agosto entre 9 meses a 1 ano...

Vai ser tudo transferido para o serviço de Obstetrícia do São Francisco Xavier.

Vamos ver se o prazo de 9 meses a 1 ano, não vai acabar por ser ano e meio.

Edited by cyberurbis
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

  • 4 weeks later...
EXECUTIVEDIGEST.SAPO.PT

Os preços pagos à hora a estes médicos chegam aos 100 euros por hora, o dobro do que é pago aos clínicos que estão nos respetivos hospitais. A realidade está a causar desconforto entre a classe profis

 

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

Os médicos do SNS só podem passar exames pelo SNS. Dantes podiam pela ADSE por exemplo.

A minha médica de família passou-me 2 ecografias pelo SNS e não encontro vagas para os próximos 3 meses em clínicas decentes.

Como tenho ADSE, marquei uma consulta para um médico com convénio com a ADSE para me passar as ecos por esses subsistema porque consigo vagas.

Ter é ADSE é bom nestes casos, mas eu vou estar a ocupar a vaga de uma consulta de medicina geral e familiar sem necessidade nenhuma se os médicos do SNS pudessem passar exames pelo meu subsistema de saude.

Link to comment
Share on other sites

3 hours ago, karkov said:

Os médicos do SNS só podem passar exames pelo SNS. Dantes podiam pela ADSE por exemplo.

A minha médica de família passou-me 2 ecografias pelo SNS e não encontro vagas para os próximos 3 meses em clínicas decentes.

Como tenho ADSE, marquei uma consulta para um médico com convénio com a ADSE para me passar as ecos por esses subsistema porque consigo vagas.

Ter é ADSE é bom nestes casos, mas eu vou estar a ocupar a vaga de uma consulta de medicina geral e familiar sem necessidade nenhuma se os médicos do SNS pudessem passar exames pelo meu subsistema de saude.

SNS não é ADSE. E o médico podia passar na mesma pela ADSE. Literalmente metia numa folha branca o nome dele, vinheta e o exame. 

Link to comment
Share on other sites

Mas isso feito dentro de um edifício do SNS, constitui uma violação da conduta profissional e pode ser acusado da prática de medicina privada no horário de trabalho / dentro de um edifício do SNS. O diabo está sempre à espreita ;)

Este é mais um exemplo do empurrar das pessoas para o privado. Aos poucos, vão conseguindo o que querem.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Eu percebi. É uma questão de boa vontade do profissional. Já o fiz e continuo a fazer. Para mim não faz sentido uma pessoa ter que ir ao privado pagar uma consulta para conseguir uma resposta mais rápida somente porque há cotas nos prestadores convencidos. E, por exemplo na prescrição de Terapia da Fala ou de Fisioterapia, o SNS nem resposta dá. Faz sentido empurrar para o privado quando a pessoa tem um subsistema de funcionário público? Nem tem a ver com a ética. Isto é somente uma politiquice e um empurrão para o privado.

Mas sim, o que dizes é possível. Faço-o e continuo a fazer. Na minha hora de almoço vou ao bar, bebo um café com o doente e dou-lhe a folha passada à mão. E faço um pirete ao Costa :P

Edited by JoGo
  • Haha 1
Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.