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Campeonato de Fórmula 1 2023


Vasco G
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1 hour ago, karkov said:

Vi há pouco a colisão no arranque entre os Mercedes. O Hamilton não viu o Russell?

Claro que viu, mas quis ultrapassar por fora e lixou a sua corrida e lixou a corrida do Russell que podia ter conseguido o podio com o pace que demonstrou.

O Max acabou o fim de semana com chave de ouro, vitoria, volta mais rapida e um Grand Slam. A Mclaren coloca novamente os dois pilotos no podio.

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DESPORTO.SAPO.PT

No final da corrida no Qatar, vencida pelo campeão Max Verstappen, muitos dos pilotos foram ao posto médico para receber soro e oxigénio....

 

 

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  • 2 weeks later...
27 minutes ago, Revenge said:

E no final ganhou o Max, que ainda por cima estava com problemas nos travões e arrancou de 6º.

Não há Pai para o gajo :-..

Pior que isso, o Hamilton ter sido DQ por excesso de desgaste debaixo do carro... Era o primeiro podium do Hamilton desde 2021, se a memória não me falha.

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6 minutes ago, Ilusi0n said:

Pior que isso, o Hamilton ter sido DQ por excesso de desgaste debaixo do carro... Era o primeiro podium do Hamilton desde 2021, se a memória não me falha.

Não era o 1º pódio, já teve mais do que um esta epoca. Podia era ser o primeiro 2º lugar, não tenho a certeza.

Mas sim, o Hamilton e o Leclerc foram desclassificados por terem o carro rebaixado contra as regras, por isso é que o Mercedes estava mais rapido :-..

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Carro do Leclerc e Hamilton em cima e do Max em baixo. Vejam bem a diferença de altura.

E mesmo assim o Max ganha, com problema nos travões. Digam o que disserem, o gajo tem uma qualidade tremenda e fora do normal.

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6 minutes ago, fuckallyoubitches2003 said:

Independentemente de ser DQ no fim, O Hamilton não ganhou a corrida graças ao fail de estratégia da Mercedes...muito mau...

A Mercedes e o Hamilton foram para a corrida com a estratégia de apenas 1 paragem. Foi por isso que esticaram o 1º stint.

O problema é que a meio da corrida começaram a reparar que o 2º stint ia começar a ficar demasiado lento com o desgaste dos pneus e tiveram de mudar a estratégia e fazer 2 paragens como os outros.

PS: Mas se não fosse o problema de travões do Max, ele tinha voado e dado uns 30s aos segundos ao Hamilton. Basta ver que no Sprint no sábado, com apenas 19 voltas, deu 10s ao 2º classificado.

Na conferencia ele explicou que se não controlasse muito bem a força que dava no pedal, o carro fazia lock aos pneus, e que foi uma luta constante a corrida toda. 

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28 minutes ago, fuckallyoubitches2003 said:

Independentemente de ser DQ no fim, O Hamilton não ganhou a corrida graças ao fail de estratégia da Mercedes...muito mau...

Por acaso não concordo. O primeiro pit stop teve mais 1 segundo que a concorrência e isso deixou-o mais longe, ou a coisa até lhes tinha corrido bem. 

O desgaste dos Hard é que obrigou a meter médios e mesmo assim viu-se a diferença. Tivessem aguentado mais um bocado e era gajo de dar para macios. 

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4 hours ago, Revenge said:

A Mercedes e o Hamilton foram para a corrida com a estratégia de apenas 1 paragem. Foi por isso que esticaram o 1º stint.

O problema é que a meio da corrida começaram a reparar que o 2º stint ia começar a ficar demasiado lento com o desgaste dos pneus e tiveram de mudar a estratégia e fazer 2 paragens como os outros.

PS: Mas se não fosse o problema de travões do Max, ele tinha voado e dado uns 30s aos segundos ao Hamilton. Basta ver que no Sprint no sábado, com apenas 19 voltas, deu 10s ao 2º classificado.

Na conferencia ele explicou que se não controlasse muito bem a força que dava no pedal, o carro fazia lock aos pneus, e que foi uma luta constante a corrida toda. 

 A questão é que não foi carne nem peixe...eles decidiram chamá-lo à box em "terra de ninguém"...a 1ª paragem foi na volta 21 o que não fez sentido para nenhuma das estratégias (1 pit stop ou 2 pit stops), foi exactamente a meio das 2 estratégias. A partir do momento em que o chamaram à box nessa volta, a hipótese remota de ganhar a corrida morreu ali.

3 hours ago, GODfromage said:

Por acaso não concordo. O primeiro pit stop teve mais 1 segundo que a concorrência e isso deixou-o mais longe, ou a coisa até lhes tinha corrido bem. 

O desgaste dos Hard é que obrigou a meter médios e mesmo assim viu-se a diferença. Tivessem aguentado mais um bocado e era gajo de dar para macios. 

Não foi o pit stop em si, foi o momento em que fizeram o 1º que rebentou com ambas as estratégias possiveis lol.

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52 minutes ago, fuckallyoubitches2003 said:

A questão é que não foi carne nem peixe...eles decidiram chamá-lo à box em "terra de ninguém"...a 1ª paragem foi na volta 21 o que não fez sentido para nenhuma das estratégias (1 pit stop ou 2 pit stops), foi exactamente a meio das 2 estratégias. A partir do momento em que o chamaram à box nessa volta, a hipótese remota de ganhar a corrida morreu ali.

Pelo menos segundo os comentadores do F1TV, era perfeitamente possível o Hamilton fazer as 35 voltas com duros. 

No final da corrida, fizeram uma simulação com os dados que têm, e chegaram à conclusão que se o Hamilton tivesse levado os duros até ao fim, terminava em 3º lugar, logo mudarem a estratégia para uma 2ª paragem, foi a decisão correta.

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Certo, essa parte não contesto mas isso é uma análise depois do erro feito, minimizaram as perdas com o 2º pit stop. Mas se tivessem trocado na volta 16/17 como os outros fizeram no mínimo ele tinha saído do 1º pit stop 2-3secs à frente do Max em vez de 5 secs atrás. A partir daí já foi correr atrás do prejuizo.

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2 minutes ago, fuckallyoubitches2003 said:

Certo, essa parte não contesto mas isso é uma análise depois do erro feito, minimizaram as perdas com o 2º pit stop. Mas se tivessem trocado na volta 16/17 como os outros fizeram no mínimo ele tinha saído do 1º pit stop 2-3secs à frente do Max em vez de 5 secs atrás. A partir daí já foi correr atrás do prejuizo.

Sim, mas isso era se fossem para a corrida já com a mentalidade de fazer duas paragens, como por exemplo foi a RB. Podemos dizer que o erro deles foi esse, irem para a corrida com uma estratégia de 1 paragem e não de 2 paragens.

Tanto é que o Max começou de médios e na primeira paragem voltou a colocar médios, e logo ai ficou notório que tinha de parar uma 2ª vez.
O Hamilton começou de médios e na 1ª paragem colocou duros e ficou logo tudo a pensar que já não parava mais.

 

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Espera, estás a dizer que o erro foi da equipa que após a primeira paragem ainda não tinha mostrado as cartas todas à concorrência? Interessante. 

A diferença foi que a RB assumiu logo que os duros não iam aguentar e desde logo optou por colocá-los a uso quando o carro já estivesse mais leve, enquanto a merc os usou em fase de maior desgaste. 

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Hamilton desqualificado? Nice, Lando P2 :clap: Pena o Piastri se ter espetado contra o Ocon, oh well, o Alonso também não acabou a corrida, portanto a McLaren passa a Aston Martin :y:

Edited by Alexius
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1 hour ago, GODfromage said:

Espera, estás a dizer que o erro foi da equipa que após a primeira paragem ainda não tinha mostrado as cartas todas à concorrência? Interessante. 

Sim, porque se o objetivo da Mercedes foi sempre o de fazer duas paragens, nunca deveriam ter esticado o primeiro stint.

Foi nesse momento que perderam a corrida.

 

Seja como for, as últimas 4 corridas podem ser interessantes, porque a Red Bull já há várias corridas que não traz nenhum upgrade, pois estão dedicados a 100% ao carro de 2024, mas os outros continuam a trazer upgrades, pois está tudo na luta pelo segundo lugar.

Isso leva a que os carros estejam mais próximos do RB.

A Mercedes por exemplo, historicamente costuma ser muito boa no GP do Brasil, podemos ter uma boa corrida.

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13 hours ago, Revenge said:

Não era o 1º pódio, já teve mais do que um esta epoca. Podia era ser o primeiro 2º lugar, não tenho a certeza.

Mas sim, o Hamilton e o Leclerc foram desclassificados por terem o carro rebaixado contra as regras, por isso é que o Mercedes estava mais rapido :-..

IMG-3691.png?ex=65484b8c&is=6535d68c&hm=

Carro do Leclerc e Hamilton em cima e do Max em baixo. Vejam bem a diferença de altura.

E mesmo assim o Max ganha, com problema nos travões. Digam o que disserem, o gajo tem uma qualidade tremenda e fora do normal.

Afinal a rapidez da Mercedes e em parte da Ferrari tinha uma explicação ... Será que se chamassem também o Sainz e o Russel estes seriam desclassificados?

3 hours ago, Revenge said:

Sim, porque se o objetivo da Mercedes foi sempre o de fazer duas paragens, nunca deveriam ter esticado o primeiro stint.

Foi nesse momento que perderam a corrida.

 

Seja como for, as últimas 4 corridas podem ser interessantes, porque a Red Bull já há várias corridas que não traz nenhum upgrade, pois estão dedicados a 100% ao carro de 2024, mas os outros continuam a trazer upgrades, pois está tudo na luta pelo segundo lugar.

Isso leva a que os carros estejam mais próximos do RB.

A Mercedes por exemplo, historicamente costuma ser muito boa no GP do Brasil, podemos ter uma boa corrida.

Sim, no Brasil aquilo pode dar para o lado da Mrcedes, mas agora fica a dúvida acerca do real valor do carro "dentro da legalidade". Vamos ver o que acontece no México.

Se era esta questão que estava a dar vantagem à Mercedes, e atendendo à corrida que fizeram também os Aston Martin, parece-me que aquilo vai tender para Red Bull/Mclaren e depois Ferrari/Aston Martin... Só depois aparecerá a Mercedes. Isto partindo do principio que na Ferrari aquilo foi apenas um equívoco. Se assim não for, vamos ver onde é que eles ficam também.  

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