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Cyberpunk 2077 - Performance e Problemas Técnicos


Batunaz
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Já há megathread no Reddit:

Enfim, que desilusão, vindo da CDPR.

Vamos ver em que estado o jogo fica com o patch de dia 21.

Also, bom timing esta decisão acontecer apenas depois da shareholders call :whistling:

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9 hours ago, Revenge said:

De flop não teve nada. 8 Milhões de pre orders só no formato digital. No dia de lançamento já estava a dar lucro.

E para o pessoal que acha que a CDPR vai ficar muito mal vista e queimada para o futuro, deixem-nos anunciar o The Witcher 4 e a Internet até vem abaixo.

Eu se estivesse a jogar no PC também me estava a rir do outros e a negar o evidente.

Agora a sério, tens de ter um bocadinho mais de empatia e olha que eu até sou dos que menos se queixa dos problemas de performance.

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9 hours ago, Revenge said:

Foi o que já referi, as consolas base não dão para mais quando não foram a base para este jogo.

No PC por exemplo, tirando o loadind inicial que mesmo assim é muito rápido, nunca mais vejo loadings durante o jogo. Mesmo quando uso o Braindance em que vou para um cenário completamente diferente, não existe loading.

A melhor plataforma para jogar isto é o PC e a seguir as Next Gen. Agora é corrigirem os bugs normais num Open World para aproximar o jogo da qualidade do Witcher 3. 
Quanto às consolas base, já não vai existir muitos milagres. Devem melhorar com os patch's, mas vão estar sempre muito limitadas neste jogo.

De flop não teve nada. 8 Milhões de pre orders só no formato digital. No dia de lançamento já estava a dar lucro.

E para o pessoal que acha que a CDPR vai ficar muito mal vista e queimada para o futuro, deixem-nos anunciar o The Witcher 4 e a Internet até vem abaixo.

Se 40% das tuas pre-order tem um pisa papeis digital ou fisico, sim é um flop. Mais o facto de terem escondido os estes problemas.

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30 minutes ago, Figos said:

Eu se estivesse a jogar no PC também me estava a rir do outros e a negar o evidente.

Agora a sério, tens de ter um bocadinho mais de empatia e olha que eu até sou dos que menos se queixa dos problemas de performance.

Está à vista de toda a gente que a CPDR meteu os pés pelas mãos (tb ajudou a pressão da sony e a microsoft para lançarem o jogo na old-gen, shame on them também), armaram-se em estudio AAA sem o ser, nem se comportaram à altura, não foram honestos e claramente não tiveram 7 anos a trabalhar efectivamente neste resultado final que apresentaram (3/4 no máximo, o resto foi avanços e retrocessos que que haviam de fazer) e agora deixa-os fazer o que têm a fazer, o cócó está feito e agora é limpar.

É uma pena isto tudo fazer sombra ao jogo em si. Que é muito bom.

Edited by Batunaz
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1 hour ago, Figos said:

Eu se estivesse a jogar no PC também me estava a rir do outros e a negar o evidente.

Agora a sério, tens de ter um bocadinho mais de empatia e olha que eu até sou dos que menos se queixa dos problemas de performance.

Mas já disse mais atrás que nesse aspecto a culpa é total da CDPR. Se é objectivo deles lançar o jogo nas consolas base, tinham de fazer o jogo com base no elo mais fraco, isso é óbvio. 

Fazendo o jogo com base no PC, é óbvio que ia dar problemas, e nem estou a ver como vão descalçar a bota.

Como estou a jogar no PC, é óbvio que a decisão da CDPR, beneficiou todos que jogam nessa plataforma e não posso queixar (tirando os habituais bugs). 

Mas também já sido muitas vezes na pele. Comecei a jogar o Watch Dogs Legion e desisti. E nem é pela framerate baixa sem justificação aparente, é mesmo pelos stutters que corta qualquer imersão no jogo. Este é um jogo que foi feito com base nas consolas e muito mal optimizado para o PC. 

1 hour ago, review said:

Se 40% das tuas pre-order tem um pisa papeis digital ou fisico, sim é um flop. Mais o facto de terem escondido os estes problemas.

Em termos de vendas não foi flop nenhum, que é o indicador mais importante. Foi inclusive o maior lançamento de sempre no PC. 

Em termos de reviews também não foi. 

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5 minutes ago, Revenge said:

Mas já disse mais atrás que nesse aspecto a culpa é total da CDPR. Se é objectivo deles lançar o jogo nas consolas base, tinham de fazer o jogo com base no elo mais fraco, isso é óbvio. 

Fazendo o jogo com base no PC, é óbvio que ia dar problemas, e nem estou a ver como vai descalçar a bota.

Como estou a jogar no PC, é óbvio que a decisão da CDPR, beneficiou todos que jogam nessa plataforma e não posso queixar (tirando os habituais bugs). 

Mas também já sido muitas vezes na pele. Comecei a jogar o Watch Dogs Legion e desisti. E nem é pela framerate baixa sem justificação aparente, é mesmo pelos stutters que corta qualquer imersão no jogo. Este é um jogo que foi feito com base nas consolas e muito mal optimizado para o PC. 

Em termos de vendas não foi flop nenhum, que é o indicador mais importante. Foi inclusive o maior lançamento de sempre no PC. 

Em termos de reviews também não foi. 

Se um jogador de futebol for vendido por 100M e depois jogar como um miudo das escolinhas do Trofa, é um flop, não interessa como o pintes.

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8 minutes ago, review said:

Se um jogador de futebol for vendido por 100M e depois jogar como um miudo das escolinhas do Trofa, é um flop, não interessa como o pintes.

Se o miúdo jogar muito bem no Barca e no Real, mas jogar mal no Sporting, não é flop completo. Têm é de o meter a jogar onde joga bem :-..

Seja como for, como já disse mais atrás, andaram a jogar o The Witcher 3 a 20fps, e nessa altura nem tinham a alternativa de uma next gen para disfarçar o problema, e muito pouca gente se queixou. 

41 minutes ago, Batunaz said:

armaram-se em estudio AAA sem o ser, nem se comportaram à altura

O AAA está relacionado com o orçamento, e eles têm orçamentos AAA. Aliás, até é mais "AAAA". 

Se for só pelo comportamento, muito poucos estudios seriam considerados AAA, principalmente os que se aventuram em jogos não lineares, tal é a quantidade de jogos que vêm com problemas ultimamente. 

O Control nas consolas base descia até aos 15 fps com resolução muito baixa. Só mais um exemplo.

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5 minutes ago, Revenge said:

Se for só pelo comportamento, muito poucos estudios seriam considerados AAA, principalmente os que se aventuram em jogos não lineares, tal é a quantidade de jogos que vêm com problemas ultimamente. 

O Control nas consolas base descia até aos 15 fps com resolução muito baixa. Só mais um exemplo.

Não aguentaram a pressões externas e à conta disso mentiram à descarada e condicionaram as reviews com os big boys das consolas a saberem de tudo e a ver à distância. Foram pequeninos e não tiveram espinha dorsal... agora levam com a jarda toda... (e bem!) e já não é só em relação ao CP2077 em si, já andam a tentar desencavar merdas em relação ao GOG a ver se ganha tração tb.

 

Tenho pena é que o mundo neste momento só descansa quando a CDPR arder toda e as cinzas da sua street rep caírem no chão. Todos temos direito à nossa redenção e a emendar os nossos erros. O melhor que a CDPR pode fazer agora é fechar-se em copas em relação ao assunto e focar-se nos patches para remendar o possível do jogo para correr nas consolas velhinhas e dar mais estabilidade nas versões das "next-gen porque têm um ssd" ps5 e xbox series x.

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Tenho o amigo que tambem anda a jogar em PC, que com os truques e vira voltas consegue ter uns 70-90fps, quando ha muita coisa na imagem pode droppar aos 60 mas nao desce mais baixo. Ele notou que ao fim de um tempo de jogo os fps comecam gradualmente a droppar e nao voltam mais, se ele fechar o jogo e voltar arrancar, quando volta ao mesmo sitio os fps ja estao bons outra vez e assim continuam ate que chega aquele momento mais tarde onde voltam a droppar gradualmente.

Alguem notou os mesmos sintomas? Por acaso alguem sabe o que podera vir a criar isto? Isso lembra me os programas do pack office quando criam demasiado cache inutil que nao vao limpando, ate que chega ao ponto em que se engasga todo sozinho e temos de fechar e reiniciar para forcar a limpar a cache.

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1 minute ago, Batunaz said:

Não aguentaram a pressões externas e à conta disso mentiram à descarada e condicionaram as reviews com os big boys das consolas a saberem de tudo e a ver à distância. Foram pequeninos e não tiveram espinha dorsal... agora levam com a jarda toda... (e bem!) e já não é só em relação ao CP2077 em si, já andam a tentar desencavar merdas em relação ao GOG a ver se ganha tração tb.

 

Tenho pena é que o mundo neste momento só descansa quando a CDPR arder toda e as cinzas da sua street rep caírem no chão. Todos temos direito à nossa redenção e a emendar os nossos erros. O melhor que a CDPR pode fazer agora é fechar-se em copas em relação ao assunto e focar-se nos patches para remendar o possível do jogo para correr nas consolas velhinhas e dar mais estabilidade nas versões das "next-gen porque têm um ssd" ps5 e xbox series x.

Cancel culture FTW!

Also, olhinhos no NMS e como eles lidaram com as cenas. Acho que foi o melhor que puderam ter feito.
2 semanas depois de ter dito que as consolas antigas corriam melhor do que o esperado um gajo ver que correrem o jogo já é bom, é só ridículo.
Em vez de tentarem desculpar as merdas, IMO, é como dizes calarem-se bem caladinhos e carregarem nos patches.

No meio disto tudo, os devs, que fizeram um crunch de mês e meio (lol) que começou há mais de 1 ano a puxar por ela bem forte e vão ter de o continuar a fazer para limpar a merda que os senhores que nada fazem na vida criaram.
Mas hey, desde que tenham os bónus ao final do mês, isso é que interessa...

:no:

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5 minutes ago, skaazi said:

Tenho o amigo que tambem anda a jogar em PC, que com os truques e vira voltas consegue ter uns 70-90fps, quando ha muita coisa na imagem pode droppar aos 60 mas nao desce mais baixo. Ele notou que ao fim de um tempo de jogo os fps comecam gradualmente a droppar e nao voltam mais, se ele fechar o jogo e voltar arrancar, quando volta ao mesmo sitio os fps ja estao bons outra vez e assim continuam ate que chega aquele momento mais tarde onde voltam a droppar gradualmente.

Alguem notou os mesmos sintomas? Por acaso alguem sabe o que podera vir a criar isto? Isso lembra me os programas do pack office quando criam demasiado cache inutil que nao vao limpando, ate que chega ao ponto em que se engasga todo sozinho e temos de fechar e reiniciar para forcar a limpar a cache.

Nada disso me aconteceu até agora.

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14 minutes ago, Batunaz said:

Não aguentaram a pressões externas e à conta disso mentiram à descarada e condicionaram as reviews com os big boys das consolas a saberem de tudo e a ver à distância.

Ai é que está. Toda a gente agora a aplaudir a decisão da Sony, mas eles certificaram o jogo, o que significa que sabiam do estado, mas quiseram o dinheiro das vendas na mesma. 

Bastava não certificarem e o jogo saia temporariamente apenas no PC e Xbox. Se a Microsoft fizesse o mesmo, era um exclusivo temporário do PC. 

14 minutes ago, Batunaz said:

Foram pequeninos e não tiveram espinha dorsal... agora levam com a jarda toda... (e bem!)

Tal como a Sony e a Microsoft também não tiveram espinha dorsal para rejeitar a certificação do jogo. Aliás, não têm espinha dorsal para rejeitar a certificação de muitos jogos, não apenas deste. O dinheiro é que manda. 

14 minutes ago, Batunaz said:

Tenho pena é que o mundo neste momento só descansa quando a CDPR arder toda e as cinzas da sua street rep caírem no chão.

Esquece, isto é temporário. Quando sairem os patch que resolvam a grande maioria dos problemas, o pessoal já começa a esquecer. Quando anunciarem o The Witcher 4, ai o pessoal esquece de vez. 

No fundo, deve ter servido de lição para a CDPR começar a fazer os jogos com base nas consolas. O pessoal do PC é que vai sair a perder se a má optimização começar a pender para o nosso lado. 

Basta ver a Rockstar com o RDR2. Tiveram 1 ano completo para optimizarem o jogo para o PC, e saiu no estado que saiu... Havia pessoal que nem conseguia jogar. Mas como é o PC é cagativo... 

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Malta, isto não é um witcher 3, um Control, um NMS. Nem de perto nem de longe. A cena dos FPS nem é comparável. Se quiserem uma situação equivalente, pensem que sempre que andassem no Roach, os FPS desciam para os teens. Andamos a comparar descidas de FPS em situações mais exigentes, com 20fps de média em 90% do jogo.

O jogo não funciona. Ponto. 

Faz lembrar o Arkham Knight no PC. Mas ao menos esse não parecia um port da switch comparado com as outras versões.

Good guy Sony, que sempre foi coninhas com cross play/buy/save, violência excessiva, nudez, etc, por causa da "user experience", e deixaram esta monstruosidade andar na front page da PS store. Ao menos assim não passam por hipócritas.

A MS está fodida, porque está completamente entranhada no marketing deste jogo. Veremos o que fazem.

E veremos se o jogo volta à PS4.

P.s. boa altura para comprar stocks da CDP.

Edited by cursed
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6 minutes ago, cursed said:

um Control

Sempre que entravas num combate a framerate caia para os 15/20fps.

Qual é a diferença se na altura que é mais importante teres framerate, não era jogável? 

Se o RDR2 saísse para as consolas a não arrancar sequer para muitos utilizadores como aconteceu no PC, ou a ter stutters severos que é bem pior que framerate baixa, a Internet até vinha abaixo. 

Só passado uns 2 meses é que esses problemas ficaram resolvidos, que deve ser o que irá acontecer com o Cyberpunk. 

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42 minutes ago, Revenge said:

Sempre que entravas num combate a framerate caia para os 15/20fps.

Qual é a diferença se na altura que é mais importante teres framerate, não era jogável? 

Se o RDR2 saísse para as consolas a não arrancar sequer para muitos utilizadores como aconteceu no PC, ou a ter stutters severos que é bem pior que framerate baixa, a Internet até vinha abaixo. 

Só passado uns 2 meses é que esses problemas ficaram resolvidos, que deve ser o que irá acontecer com o Cyberpunk. 

Jogos que largam frames em situações específicas podem ser mais facilmente optimizados para essas situações específicas, e podem-se "esconder" com adaptive resolution ou vrr. Se é o combate especificamente, basta optimizar essa parte, sem ser preciso mexer no resto.

O CP demonstra problemas em correr. Não é em situações específicas, nem em partes mais difíceis. É sempre. Quanto mais em perseguições e afins.

E mesmo assim, o Control na PS4 não parece o Max payne 2.

Andas mais uma vez a comparar o incomparável. Há milhões de configurações diferentes em PC, não se espera dos devs que testem todas, e não é expectável que ports de consolas funcionem para todos lindamente. Já é assim há 20 anos e é assim que vai continuar a ser. E em termos de updates e ports acho que a malta do PC não se pode queixar muito, que a qualidade e quantidade tem sido muito superior nos últimos anos. Certo que o normal é haver problemas ao início, mas quase todos os devs se andam a portar bem com os patches.

Agora nas consolas não há desculpa. Só há meia dúzia de configurações, todas muito semelhantes entre si. Há a expectativa que quando compras algo para uma consola, essa coisa funciona nessa consola. Foi para isso que foi testado e certificado. Todo o propósito de alguém ter uma consola é para não ter que se preocupar com requisitos mínimos, drivers, Windows updates, compatibilidades, etc.

Edited by cursed
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