Jump to content

Fantasporto


camurso_
 Share

Recommended Posts

Falam, falam, mas enquanto a região de Lisboa têm um pib de quase 105% (cerca de 5% acima da média europeia) a região norte tem um pib de 60% ( cerca de 40% abaixo da média europeia)... Isto são os dados mais recentes revelados pelo eurostat e referem-se ao ano de 2007.

Enquanto que na região de Lisboa um trabalhador em média produz cerca de 21 300 euros na região Norte produz 12 300. Façam as contas e calem-se...

po crl mais a conversa do centralismo.. fdx, vão mas é trabalhar e quando tiverem um pib como o nosso falem entao crl...

sempre a mesma conversa já enjoa...

Por essas palavras Portugal para ti não deve ter o minimo de significado....

Link to comment
Share on other sites

O caricato da coisa é que, ainda ontem, num dia de trabalho, estiveram 30402 pessoas a assistir a um jogo de futebol em dia de trabalho. (e não interessa para esta discussão porque clube torciam...)

E depois em Lisboa é que se trabalha... :rolleyes:

Link to comment
Share on other sites

Em Lisboa não há só adeptos do benfica caraças...

Aliás, a trabalhar em Lisboa deve ser mais gente de fora do que de Lisboa.

Só aqui na "minha" malta, em 35 pessoas...

Dos que sei, dos que têm clube e que não são gajas:

9 Sportinguistas

8 Benfiquistas

3 Portistas

Isto dá umas 27 pessoas que se estavam a borrifar para o resultado do jogo.

Link to comment
Share on other sites

O caricato da coisa é que, ainda ontem, num dia de trabalho, estiveram 30402 pessoas a assistir a um jogo de futebol em dia de trabalho. (e não interessa para esta discussão porque clube torciam...)

E depois em Lisboa é que se trabalha... :rolleyes:

Muita malta trabalha em part-time/turnos, logo não é assim tão descabido, mas clubites há parte eu conheço malta que mete férias para ir ver o slb... Enfim!

Link to comment
Share on other sites

Eu não sou palas apenas me enervo com os queixumes do costume... :rezingao:

Se tu reparares tu é que te passaste neste tópico ao contrário de todas as outras pessoas aqui. Saltaste para o insulto e atiraste barro à parede que deste como factos provados.

Então eu vou-te passar a explicar uma pequena coisa. Já que gostaste tanto de falar em contribuições para o PIB, ficas a saber que LX apenas aparece em 1º lugar a nível estatístico por um motivo mt simples. É que para essa estatística conta o local onde as sociedades tem a sua sede. Ora como é fácil perceber o grosso das grandes instituições tem a sua sede em LX, o que faz com que a nível fiscal seja a sede a ser tributada assim como onde se declaram os resultados. Ou seja tudo o que tenha sucurçais a trabalhar por todo o país os efeitos estatisticos e as tributações são contabilizadas no local da sede.

Por isso homem tem calma. Só um cego é que não vê a péssima distribuição que existe em Portugal em diversos níveis. Tudo vai parar a Lisboa. Até a sede do Banco de Portugal que desde o seu inicio era aqui no Porto levaram para Lisboa.

Qnd se quiserem exaltar, insultar e defender a sua dama sugiro que de facto não falem de cor e informem-se. Ng tem nada contra lisboa (tirando o Benfica :-..), por isso não sei pq é que carradas de lisboetas dão uma de maria madalenas ofendidas qnd se diz o que de facto todo o país vê.

EDIT:

Oh Irão... já limpavas a caixa das PM´s não?! :-..

Link to comment
Share on other sites

O caricato da coisa é que, ainda ontem, num dia de trabalho, estiveram 30402 pessoas a assistir a um jogo de futebol em dia de trabalho. (e não interessa para esta discussão porque clube torciam...)

E depois em Lisboa é que se trabalha... :rolleyes:

Muita malta trabalha em part-time/turnos, logo não é assim tão descabido, mas clubites há parte eu conheço malta que mete férias para ir ver o slb... Enfim!

Aqui há uma colega (sim mulher, já quarentona) que é doente pelo Benfica, sempre que o Benfica joga é vê-la sair mais cedo, ontem eram 16:30 ai vai ela na brasa...

Link to comment
Share on other sites

:lol:

eu não queria voltar a falar no assunto, mas tem de ser...

Digam o que disserem continuo a ter minha ideia, cansa ouvir dizer Lisboa isto, Lisboa aquilo... Que culpa tem Lisboa de estar mais bem posicionada geograficamente que o porto? que culpa tem Lisboa de as empresas preferirem vir para cá?

Eu não falo de cor, falo do que sei, vocês é que parece que só querem ver um mundo cor-de-rosa em que tudo é perfeito. Vivemos numa sociedade com uma economia agressiva em que o que interessa são os resultados, se aqui se apresentam resultados é normal que se invistam mais aqui.

Em relação há forma de como o Eurostat faz a sua análise estatística, se calhar era melhor informares-te mais correctamente.

Depois é assim eu tenho todo o direito em partir para o insulto quando o user kinas começa a chamar de Burros a todos os que não concordam com a visão dele de como os fundos devem ser atribuídos. Mas ele sabe lá (assim como quem começou por dar essa notícia) de quais foram as análises feitas para se chegar a esses valores? Como é que se pode afirmar que são burros as pessoas que afirmam que esses valores têm uma razão de ser?

Isto de mandar valores finais para o ar é muito bonito, e infelizmente é mais uma prova do mau jornalismo que é feito neste país, em que a investigação séria é igual a 0. Se acham mal os valores atribuídos aos festivais vá-se investigar o porquê da discrepância, não é começar logo a dizer "lá está o centralismo a funcionar, e quem diz o contrário é burro" :facepalm:

E já que falaram de futebol, aqui as marias madalenas ofendidas são iguais aquelas que se ofendem quando se diz que o fcp só ganha campeonatos há custa dos subornos que toda a gente sabe que existem, e que todo o país vê. :P

Só mais uma coisa, falou-se aí que "ai é complicado criar empresas no porto porque isto e porque aquilo". Isso é uma treta, tenho um amigo que ainda recentemente numa vila no ribatejo profundo, criou uma empresa, que já funciona e vai dando o seu €€. agora teve foi de trabalhar para que isso aconteça. Foi há luta, seguiu os trâmites todos necessários e hoje a empresa é uma realidade. Garanto que no porto deve ser mais fácil criar uma empresa do que lá onde ele vive... As pessoas vêm é todas com olhos esbugalhados para os valores salariais que se pagam em Lisboa, e tá quieto em investir no porto, por isso há tanta malta do porto a trabalhar em lisboa e arredores.

Edited by Moranguito
Link to comment
Share on other sites

Só te vou responder porque mencionaste o nome Kinas_. :)

Chamei burros e palentos a quem não vê centralismo nenhum no nosso país, quem ignora esse facto mandando ir trabalhar os outros enquanto se fala de barriga cheia e a quem acha que hoje em dia está tudo bem distribuído e muito justo. Falo de fundos, falo de investimentos, desenvolvimento etc...no geral! Se te serviu a carapuça, se te vês inserido nesse grupo de pessoas, o problema aí já não é meu. Mas acho que não era preciso stressares porque até estranhei a tua resposta a quente...

E para finalizar, não falei em concreto nesta notícia, se bem que é um caso gritante, mas no geral de situações semelhantes e não só a falta de apoio ao Porto, não entrei em guerrinha Porto-Lisboa pois o resto do País não é paisagem e também têm as suas razões de queixa, talvez bem mais. Como já foi dito atrás, aqui ninguém falou do povo de Lisboa e arredores, que eles são os culpados disto tudo...ou falou? E também não entendo o porquê do assunto da economia e empresas, é um assunto um tanto ou quanto...ao lado do que se estava a discutir aqui. Ninguém falou em empresas ou economias agressivas antes de ti penso eu. Estava-se a falar de um investimento de fundos feito pelo IT ou assim parece num evento com 30 edições e outro com duas ou 3.

Se vamos entrar pela economia, isso tem muito mais variáveis do que este caso em particualr e em alguns pontos até posso concordar contigo, vê lá tu.

Edited by Kinas_
Link to comment
Share on other sites

Se mal pergunte, algum de vocês sabe quais foram os critérios utilizados para que o IT disponibilize aqueles valores aos dois festivais.

E a nível de apoios estatais, no total quais são para um e outro festival?

Alguém sabe? É que sem saberem continuam a não poder falar de centralismo...

Link to comment
Share on other sites

Parece me que com essa cegueira regional toda (tipicamente portuguesa, por sinal) tás a fugir um bocado do assunto. Mas eu também falei de emprego...

No entanto, tá-se a falar de um festival de cinema com décadas de história (penso que falaram em 30 anos) e sobejamente conhecido lá fora que teve MUITO menos financiamento, de uma instituição tutelada por um ministério do estado, que um outro festival com meia dúzia de anos. Acho que ninguém, no seu perfeito juízo, acha isto justo ou obra da lei da concorrência.

Link to comment
Share on other sites

Eu tenho andado a ler esta thread e abstenho-me de comentar, porque é daquelas merdas com as quais não me quero chatear...

Mas ó Morango, tipo...

Uma coisa é achar que sim, mas que o pessoal exagera...

Outra é dizer que não...

É mais que óbvio que Lisboa é favorecida. Sim, é a capital, mas não é só por aí...

Esta do Fantasporto é, no mínimo, ridícula!

Link to comment
Share on other sites

Mas eu sei que lisboa é beneficiada, nem nunca escondi isso... aliás num tópico do revenge de há um ano ou dois quando se falava das pontes eu já disse isso. Toda a gente sabe que lisboa é beneficiada, mas tem mesmo de ser, lisboa é só a capital de portugal.

Agora falar de centralismo, eu acho que o pessoal do porto fala sim de barriga cheia. Se fosse o Mini0n a vir aqui dizer que os sacanas do poder politico de lisboa recebem mais dinheiro de investimentos que leiria. Eu concordaria, agora o porto?

A sério ponham a mão na consciência, sem demagogias, Já viram bem o investimento que tem sido feito pelo estado e/ou entidades estatais na cidade? E não olhem só para os últimos 2 ou 3 anos, alarguem o espectro de pesquisa.

Podia ser mais, podia claro que podia.

Recebem menos que lisboa, sim recebem é normal que assim seja.

Tem razões para se queixar, não me parece. Mais depressa tem razões para se queixar, têm as cidades do outro lado do tejo (setúbal, almada, etc) que o porto.

Mas em relação ao tema concreto destes dois festivais de cinema, que na sua génese até são bem diferentes, assim como a audiência alvo. Eu já vi falar aqui de vários e diversos valores, uns que beneficiam o festival do estoril outros beneficiam o do porto, mas a verdade ninguém sabe.

Alguém pode afirmar no seu perfeito juízo que a única razão por detrás daqueles valores apresentados no primeiro "post" é o centralismo? Não poderão ter a ver com outras coisas como foi afirmado ainda neste tópico?

Eu compreendo que o porto queira mais apoios, e que até podia e devia ser mais apoiado. Mas não podem nem devem fazer comparações com Lisboa. E antes der ser mal compreendido não quero com isto dizer que o porto seja menos cidade, apenas não tem a importância estratégica que tem lisboa.

Já disse isto no tópico da red bull. Qualquer coisa que se faça no porto, só vai a malta da zona norte e centro, e alguns da região de lisboa. qualquer coisa que seja feita em lisboa, fica mais acessível a juntar-se também o pessoal do sul, que também são portugal.

É tudo uma conjugação de factores que levam a que seja óbvio os maiores apoios a iniciativas feitas em lisboa e na região de lisboa, assim como por vezes se assista há deslocalização de algumas inciativas a note para lisboa.

Link to comment
Share on other sites

Mas eu sei que lisboa é beneficiada, nem nunca escondi isso... aliás num tópico do revenge de há um ano ou dois quando se falava das pontes eu já disse isso. Toda a gente sabe que lisboa é beneficiada, mas tem mesmo de ser, lisboa é só a capital de portugal.

E isso é razão para tal? LOOOL

Queres que eu te indique algumas capitais politicas por esse mundo fora??

Essa mentalidade de por ser capital tem de ter mais coisas é mto tacanha Joao.

O que acontece em Lisboa é o reflexo da nossa sociedade pequena, mesquinha, e com uma divida à inteligencia maior que o défice loool.

Como diz um amigo meu Portugal aos Portugueses :)

Link to comment
Share on other sites

Mas eu sei que lisboa é beneficiada, nem nunca escondi isso... aliás num tópico do revenge de há um ano ou dois quando se falava das pontes eu já disse isso. Toda a gente sabe que lisboa é beneficiada, mas tem mesmo de ser, lisboa é só a capital de portugal.

Agora falar de centralismo, eu acho que o pessoal do porto fala sim de barriga cheia. Se fosse o Mini0n a vir aqui dizer que os sacanas do poder politico de lisboa recebem mais dinheiro de investimentos que leiria. Eu concordaria, agora o porto?

A sério ponham a mão na consciência, sem demagogias, Já viram bem o investimento que tem sido feito pelo estado e/ou entidades estatais na cidade? E não olhem só para os últimos 2 ou 3 anos, alarguem o espectro de pesquisa.

Podia ser mais, podia claro que podia.

Recebem menos que lisboa, sim recebem é normal que assim seja.

Tem razões para se queixar, não me parece. Mais depressa tem razões para se queixar, têm as cidades do outro lado do tejo (setúbal, almada, etc) que o porto.

Mas em relação ao tema concreto destes dois festivais de cinema, que na sua génese até são bem diferentes, assim como a audiência alvo. Eu já vi falar aqui de vários e diversos valores, uns que beneficiam o festival do estoril outros beneficiam o do porto, mas a verdade ninguém sabe.

Alguém pode afirmar no seu perfeito juízo que a única razão por detrás daqueles valores apresentados no primeiro "post" é o centralismo? Não poderão ter a ver com outras coisas como foi afirmado ainda neste tópico?

Eu compreendo que o porto queira mais apoios, e que até podia e devia ser mais apoiado. Mas não podem nem devem fazer comparações com Lisboa. E antes der ser mal compreendido não quero com isto dizer que o porto seja menos cidade, apenas não tem a importância estratégica que tem lisboa.

Já disse isto no tópico da red bull. Qualquer coisa que se faça no porto, só vai a malta da zona norte e centro, e alguns da região de lisboa. qualquer coisa que seja feita em lisboa, fica mais acessível a juntar-se também o pessoal do sul, que também são portugal.

É tudo uma conjugação de factores que levam a que seja óbvio os maiores apoios a iniciativas feitas em lisboa e na região de lisboa, assim como por vezes se assista há deslocalização de algumas inciativas a note para lisboa.

Algo que seja em Lisboa tb impede os nortenhos de ir. A deslocação não fica mais barata ao contrário.

Não houve para aí uma notícia qq de turismo em que o Porto era uma das cidades que deveriam ser visitadas por todos? Um top 10 qq.

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.