Jump to content

gleal
 Share

Recommended Posts

2 hours ago, jr_cardoso said:

e se fizesses em 6h é porque estás em boa forma, eu se fizesse nesse tempo tinha na certa um enfarte de seguida. só de pensar nisso já fico cansado.

A correr nunca fiz, mas já fiz a mesma distancia de uma meia maratona (ok, menos 1 Km), em 3 horas a caminhar.

Por isso, para fazer em 6 horas nem precisas de correr, caminhas e ainda dá tempo para comer um bom almoço e beber um bom tinto :-..

  • Haha 1
Link to comment
Share on other sites

15 minutes ago, Revenge said:

A correr nunca fiz, mas já fiz a mesma distancia de uma meia maratona (ok, menos 1 Km), em 3 horas a caminhar.

Por isso, para fazer em 6 horas nem precisas de correr, caminhas e ainda dá tempo para comer um bom almoço e beber um bom tinto :-..

Eu também me pus a fazer contas e cheguei a essa conclusão! :-..

Se a velocidade normal de um adulto a andar é cerca de 5 km/h, faz esses 21 km em cerca de 4 horas, se mantiver o ritmo da passada e não fizer grandes pausas.

Link to comment
Share on other sites

5 hours ago, Perks said:

Se tiveres um Garmin, a partir do Forerunner 245 tens planos de treinos personalizados e adaptáveis consoante os teus inputs

Para meia ainda podes escolher um treinador, metes distancia, os dias que queres treinar, objectivo de tempo, escolhes o treinador e esvolhes a prova ou data que queres fazer a e aquilo cria um plano +- personalizado consoante os inputs e os dados que o relógio lê do teu primeiro treino para aferir onde estás face ao objectivo
Vantagens:
Se falhares um treino aquilo altera o plano e adapta para continuar a ficar em linha com o eu objectivo
acompanha o teu treino on time, durante um treino avisa quando for para correr leve, forte, séries, Fartlek, abaixo do limite de 80%, Threshold, etc
Recuperações
VO2 Max
Sono 

Desvantagens, um 245 custa uns 150€ e a partir daí é sempre a subir

(...)

Mas se me perguntares a opinão. Garmin all the way

um gajo vai a correr com phones, recebe por voz dados de laps, pulsação, ritmo etc. Tens um alerta visual da Frequência Cardiaca que te permite teres noção de esforço ritmo, ou alertas que podes acompnahr o plano de treino ao pormenor e manter Frequência Cardíaca ou Passos por minuto etc

ok ok....por acaso o relógio que eu tenho é precisamente o Forerunner 245 hahah.

Já lá tinha visto essa questão dos planos mas nunca explorei porque sempre tive ideia que aquilo era um daqueles "extras" para encher e que não teria grande qualidade. Vou investigar melhor, talvez seja interessante se pega assim em tantos dados nossos.

Por acaso não costumo correr com phones, não sou grande fã....acabo por ter o ecrã personalizado para ter as zonas de HR, velocidade, laps, etc e estar sempre a olhar 😐 (a menos que esteja a fazer tipo p.e. series de 400/500m em que vou pela vibração do relógio).

Já agora, usas algo como o garmin HRM-pro? Andava de olhos nisso...

Edited by fuckallyoubitches2003
Link to comment
Share on other sites

1 hour ago, Jokeman said:

Eu também me pus a fazer contas e cheguei a essa conclusão! :-..

Se a velocidade normal de um adulto a andar é cerca de 5 km/h, faz esses 21 km em cerca de 4 horas, se mantiver o ritmo da passada e não fizer grandes pausas.

Yep, se puxar forte numa caminhada consigo fazer 7 Km/h. Mais do que isso e entra no limiar do começar a correr.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

26 minutes ago, fuckallyoubitches2003 said:

Já lá tinha visto essa questão dos planos mas nunca explorei porque sempre tive ideia que aquilo era um daqueles "extras" para encher e que não teria grande qualidade. Vou investigar melhor, talvez seja interessante se pega assim em tantos dados nossos

Não é

Funciona muito bem.

Tens 3 treinadores, Jeff Galloway que é um método muito Run Walk, tens o Greg McMillan julgo que é mais focado em Pace e um plano mais curto, e a gaja que normalmente são planos maiores para evitar lesões e parecido, mas como fazes 10k se calhar vai para o Greg quando testei foi o que preferi 

31 minutes ago, fuckallyoubitches2003 said:

Por acaso não costumo correr com phones, não sou grande fã....acabo por ter o ecrã personalizado para ter as zonas de HR, velocidade, laps, etc e estar sempre a olhar 😐 (a menos que esteja a fazer tipo p.e. series de 400/500m em que vou pela vibração do relógio).

Uso phones de condução óssea, só posso falar maravilhas daquilo. Uso para correr e bike

Um gajo ouve tudo como se não tivesse phones e ouve música em simultâneo. 

Cheguei a falar nisso aqui ao @Nightwish76 julgo que ele comprou e pode dar a opinião dele

33 minutes ago, fuckallyoubitches2003 said:

Já agora, usas algo como o garmin HRM-pro?

Uso uma fitcent do AliExpress de braço. Tenho uma de peito mas faz-me azia ou parecido, portanto prefiro de braço, e uso sempre. A precisão é muito maior

Uso também isto

WWW.GARMIN.COM

Easy-to-use pod collects and stores meaningful running dynamics

mede de forma muito mais precisa tempos de contacto com o solo, cadência, distâncias de passos, oscilação vertical e lateral e mais algumas cenas

É um gimmick que gosto, que já me mostrou por exemplo que no meu caso passos mais largos não são mais rápidos, joelhos mais altos não são mais velocidade, cenas dessas

É um gimmick lol 

Link to comment
Share on other sites

Já agora no Garmin, julgo que também deves ter planos de treinos que tem treinos de fortalecimento, ou yoga e pilates específico para corrida, que podes intercalar em alguns dos dias "livres"

Link to comment
Share on other sites

Quote

Uso phones de condução óssea, só posso falar maravilhas daquilo. Uso para correr e bike

Um gajo ouve tudo como se não tivesse phones e ouve música em simultâneo. 

Cheguei a falar nisso aqui ao @Nightwish76 julgo que ele comprou e pode dar a opinião dele

Eu comprei os que o Perks recomendou na altura. São muito porreiros pois não tens nada nos ouvidos, ouves tudo ao redor na mesma.

Nunca experimentei a fazer desposto por isso não sei como se comportam com a transpiração.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

1 hour ago, Revenge said:

A qualidade do som é igual aos de ouvido ou mais baixa?

A qualidade não é a mesma, isso é um facto, não me parece que seja uma diferença enorme para uns de 30 ou 40€, mas ninguém usa condução óssea para purismo de som 

A fazer exercício, muito sinceramente, julgo que a qualidade dos baixos é a menor das preocupações :lol:

 

 

1 hour ago, Revenge said:

Quais recomendas?

Depende do orçamento.

Se quiseres uma boa qualidade/preço os Lenovo X3 pro já são à prova de salpicos e pó ip56, por menos de 20€ arranjas no ali

se quiseres algo um pouco melhor os Lenovo X5 são IPX8, BT5.0, têm 8GB de memória e podes mergulhar até 5 metros julgo e continuas a ouvir música, custam uns 40, mas por acaso vi uma promoção deles a 30+- (link de cima, acho que aloja tem os cupões de desconto de 2€ por cada 10, portanto ficam a  +- esse preço) bang for buck e a 30€ como estão agora julgo que é a melhor escolha neste momento

Tens também os haylou purfree lite que são o equivalente aos X3 pro mas custam uns 50€ mas tem a vantagem de ter o SoC lossless Qualcomm e BT5.2 e sem stress de delay. Mas julgo que isto é uma falsa questão, ninguém está aver filmes com aquilo, digo eu 

Tens of Haylou bc01 que são bons, mas custam acima dos 90€, o que me parece exagero para uma cena chinesa, são basicamente uns purfree lite IP67

 

Depois de marca estabelecida, que custam sempre acima dos 100€ tens o mais AfterShokz Openrun (agora chama-se Shokz, julgo) e o top que são os AfterShokz openrun pro ambos usam o mesmo chip da Qualcomm julgo

 

  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

On 10/2/2023 at 10:09 AM, Perks said:

mas já estive a ver as previsoes de tempo e dão 28º e sol intenso, portanto ao que sofro com o calor julgo que irei mais para a casa dos 1H55m ou 2H se calhar.

strava4531141750161048375.jpg

@fuckallyoubitches2003na mouche - 1H54M50S

 

Estava mesmo muito calor, se não tivesse pago não ia, garanto

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

10 hours ago, Perks said:

strava4531141750161048375.jpg

@fuckallyoubitches2003na mouche - 1H54M50S

 

Estava mesmo muito calor, se não tivesse pago não ia, garanto

Mesmo em cheio! :y: Hoje estava impossivel. Eu fui correr às 9:30h (corrida curta, 8k) e lutei com o calor também...estava demais. 

A partir da próxima (dia 16) vou começar um planozito de 16 semanas para tentar ver se consigo fazer a 1ª Meia no 1º f-d-s de Fevereiro. Calharia certinho com a Meia-Maratona de Cascais. Vamos lá ver se as pernas aguentam o aumento de carga...

Mas lá está, sou bastante lento ainda em corridas de 10k portanto o objetivo passa só por conseguir acabar. Se fizer 1:59h já seria uma enorme vitória.

Edited by fuckallyoubitches2003
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Se fores pelo plano do Garmin, epah vais ver que não tens problemas

O aumento muito gradual de carga para assegurar músculo, e as 3 semanas de taper week com diminuição de carga progressiva

 

Só te aconselho a intercalar sessões de reforço muscular em um ou dois dias de descanso, isso já é contigo, mas convém mesmo

O Garmin também tem isso, e é mesmo importante para distâncias maiores

Link to comment
Share on other sites

18 hours ago, Perks said:

Se fores pelo plano do Garmin, epah vais ver que não tens problemas

O aumento muito gradual de carga para assegurar músculo, e as 3 semanas de taper week com diminuição de carga progressiva

 

Só te aconselho a intercalar sessões de reforço muscular em um ou dois dias de descanso, isso já é contigo, mas convém mesmo

O Garmin também tem isso, e é mesmo importante para distâncias maiores

Ainda estou a ver o que vou fazer...também tenho aqui um plano que me arranjaram da TrainingPeaks mas a carga começa logo na 1ª semana, com 4 treinos só de corrida (1a corrida simples com aquecimento e threshold 3km, 1 intervalado e 2as corridas em Z2 de 40m e 1h) e 2 treinos de força.

Actualmente já faço algo do género:

- 1 treino de força;

- 2 Hybrid Training (Cardio ou mix de corrida com exercicios de crossfit);

- 1/2 treinos de corrida (1a corrida 6 a 8k e 1 treino intervalado). Muitas vezes só fazia uma das duas porque já incluía um pouco de corrida num dos treinos mistos.

O que me está a custar mais é ver como vou encaixar isso tudo com o aumento de sessões de corrida porque não queria deixar de fazer o resto. Mas isso implica não ter 1 único dia de descanso e o Hybrid Training é importante para mim 😐 

 

  • Haha 1
Link to comment
Share on other sites

Não conheço o plano do training peaks, mas os do Garmin posso afiançar, tanto o de 10km como da meia maratona

Antes de ter seguido os planos andava sempre lesionado, sempre intensidade máxima como se fosse prova, joelhos e gêmeos eram sempre a queixar

Com os planos cumpridos, até agora fiz tudo sem stress. 

Ontem fiz uma meia, hoje em termos muscular estou na boa, tenho umas dores nas a articulações dos tornozelos e joelhos (mas joelho é crónico, tenho um stress num joelho que o ano passado me meteu meses parado, com o médico a proibir corrida :-.. ) mas de resto muscular estou perfeito

ainda equacionei esta meia de ontem como preparação intermédia para a maratona do Porto em novembro, mas vou ver um jogo de football americano nesse fim de semana, portanto não dá, e não quero correr riscos antes do jogo, portanto não me vou meter nessa coisas para já

Em princípio vou fazer um duatlo a 22/10 corrida e bicicleta e um trail até 20km em novembro porque gosto de trail e ficarei por aí até uma s silvestre

Link to comment
Share on other sites

  • Perks changed the title to Corridas

Numa altura em que o sedentarismo é cada vez mais um problema, este tipo de tópicos são sempre bem vindos

Para motivar ainda mais a malta, e como sei que ele é tímido nestas coisas, deixo aqui uma foto da última prova que o @Perksganhou

Nota: ele é o dos calções mais curtos.

9285827684_68467f66a0_b.jpg

 

  • Haha 1
Link to comment
Share on other sites

5 hours ago, Perks said:

Segundo me disse a tua patroa, a ti fazia-te bem passar por aqui de vez em quando...

Just Saying Bernie Sanders GIF by Saturday Night Live

É, a tua mulher é top para as nossas menage e assim conseguimos organizar a idas ao teu quarto porque vais dizendo qual a próxima vez que vais andar fora de casa. 

 

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

A fazer 10k em 50, vais na boa abaixo das duas horas, vais ver

Eu neste momento estou num impasse, para além do maldito joelho que voltou a dar agonia e começou num RAID BTT seguido dum duatlo que fiz, nem foi a correr

 

Mas últimas provas que fiz foi esse duatlo e um trail, e cada vez gosto mais de trail, gosto mesmo

Fiz há duas semanas um trail de 18k, com lama até aos joelhos depois daquelas chuvas, e gostei mesmo, apesar de ter chegado morto basicamente, a vontade era continuar mais uns ks

Estou mesmo a debater-me se começo uma preparação para uma maratona ou se vou all in no trail e esqueço a maratona 

Link to comment
Share on other sites

39 minutes ago, Perks said:

para além do maldito joelho que voltou a dar agonia

O teu joelho já te está a avisar para teres juizo na cabeça. Qualquer dia nem uma simples caminhada vais conseguir, quanto mais fazeres filhos a torto e a direito :-..

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.