Jump to content

Alterações ao Código da Estrada para 2014


Jokeman
 Share

Recommended Posts

Tu não podes sair da esquerda para a direita. Quando chegas à saída, já tens que ir na faixa à direita. O que a lei te "passa a permitir" é mal passes a saída anterior à tua "atires" o teu carro para a faixa de fora. Se alguém te bater do lado direito, foi alguém que não saiu na saída anterior e continuou por fora, logo é culpado.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Era precisamente isso que queria saber, Queijo.

Obviamente que não vou no meio e a 1m da saída me mando para a direita, ó justiceer... <_<

E se tiveres 2 ou 3 carros à tua direita e não conseguires ir para a direita?

Nem disse isso. No código, habitualmente quando mudas de direção, se há merda és tu o culpado.

Link to comment
Share on other sites

Tu não podes sair da esquerda para a direita. Quando chegas à saída, já tens que ir na faixa à direita. O que a lei te "passa a permitir" é mal passes a saída anterior à tua "atires" o teu carro para a faixa de fora. Se alguém te bater do lado direito, foi alguém que não saiu na saída anterior e continuou por fora, logo é culpado.

Isso é muit bonito na teoria, mas já estou a ver tu tentares ir para a direita e bateres em alguem que não saiu na saida anterior como devia ter feito.

"Vim agora para esta faixa para sair"

"Mudaste de faixa"

"Não puseste o pisca"

etc etc.

Eu não facilito e não aperto nas rotundas. É muito dificil provar alguma coisa

Edited by Ovelha Negra
Link to comment
Share on other sites

Tu não podes sair da esquerda para a direita. Quando chegas à saída, já tens que ir na faixa à direita. O que a lei te "passa a permitir" é mal passes a saída anterior à tua "atires" o teu carro para a faixa de fora. Se alguém te bater do lado direito, foi alguém que não saiu na saída anterior e continuou por fora, logo é culpado.

Tu fazes isso, mas o carro em que bateste, tinha sido um que tinha acabado de entrar também na rotunda mas ia sair na primeira saida, logo estava na faixa do lado direito. De quem é a culpa nesse caso?

Link to comment
Share on other sites

Tu não podes sair da esquerda para a direita. Quando chegas à saída, já tens que ir na faixa à direita. O que a lei te "passa a permitir" é mal passes a saída anterior à tua "atires" o teu carro para a faixa de fora. Se alguém te bater do lado direito, foi alguém que não saiu na saída anterior e continuou por fora, logo é culpado.

Tu fazes isso, mas o carro em que bateste, tinha sido um que tinha acabado de entrar também na rotunda mas ia sair na primeira saida, logo estava na faixa do lado direito. De quem é a culpa nesse caso?

O que o Queijo fala é logo antes da entrada. E se o carro que te bate é o que entre já tinha culpa de qualquer das formas.

Link to comment
Share on other sites

Se há veículo que tem maior obrigação de prestar atenção, é o que quer entrar na rotunda. Se está um veículo a passar, não entra. Simples.

É por isso que existe aquele sinal à entrada de todas as rotundas.

Edited by Kinas_
Link to comment
Share on other sites

Tu não podes sair da esquerda para a direita. Quando chegas à saída, já tens que ir na faixa à direita. O que a lei te "passa a permitir" é mal passes a saída anterior à tua "atires" o teu carro para a faixa de fora. Se alguém te bater do lado direito, foi alguém que não saiu na saída anterior e continuou por fora, logo é culpado.

Não te esqueças que se for uma rotunda com 2 ou mais faixas, e a tua saída da rotunda for de 2 ou mais faixas, podes ir na faixa do meio, para saíres para a faixa da esquerda.

Eu pelo menos, saio sempre pela faixa do meio, para a faixa à esquerda da saída.

Se for uma saída só com uma faixa, é que me meto na faixa mais à direita da rotunda.

Link to comment
Share on other sites

Oh queijo, cuidado com essa da culpa ser do tipo que já ia na da direita e te bateu porque não saiu quando devia ter saído. Está explicado neste vídeo. Mas que isto é um bocado estúpido, lá isso é. Ficar parado no meio da rotunda à espera que um tanso qualquer acabe de dar a voltinha por fora...

Link to comment
Share on other sites

Ou seja, a Lei obriga os condutores a circularem pela via da esquerda numa rotunda, caso não saiam na 1ª saida. Se o fizerem pela direita, e a policia os apanhar, levam multa.

Se um condutor for a contornar ilegalmente pela via do lado direito, e eu for na via do lado esquerdo e ao passar para a direita bater nele, a culpa é minha. Ou seja, eu é que levava com a pranchada do arranjo dos carros, mesmo o gajo indo ilegalmente no lado direito.

Esta merda de leis só mesmo em Portugal :facepalm:

Link to comment
Share on other sites

Ou seja, a Lei obriga os condutores a circularem pela via da esquerda numa rotunda, caso não saiam na 1ª saida. Se o fizerem pela direita, e a policia os apanhar, levam multa.

Se um condutor for a contornar ilegalmente pela via do lado direito, e eu for na via do lado esquerdo e ao passar para a direita bater nele, a culpa é minha. Ou seja, eu é que levava com a pranchada do arranjo dos carros, mesmo o gajo indo ilegalmente no lado direito.

Esta merda de leis só mesmo em Portugal :facepalm:

Pelo menos em França é a mesma coisa.

A culpa é sempre de quem muda de faixa como disse o justiceer, mesmo que o gajo esteja a acampar na faixa da direita e já tenha acendido o churrasco e tudo, quem muda de faixa sem prestar atenção é que está em falta, para não estar em falta tem que parar na sua faixa, buzinar como se o mundo acabasse e chamar o gajo de todos os nomes aos berros e ter esperança que um poilicia/gnr tenha visto a situação para lhe ir espetar uma multa (muito pouco provavel, vão se estar a cagar para isso com uma força, como a situação dos que alugam a faixa da esquerda).

btw, eu estava convencido que esta lei já estava em pratica, alias já dei nas orelhas de um colega por fazer sempre as rotundas pela direita seja qual for a saida que vai tomar.

Link to comment
Share on other sites

Vai se simplesmente continuar a fazer como hoje, hoje quando vais tomar a 3 ª saida, metes te na faixa da esquerda e voltas para a da direita logo a seguir à 2ª saida e antes da 2ª entrada de maneira a cortar o caminho dos que vão entrar para poderes sair da rotunda em segurança. (isto obviamente, se não houver um trongo a alugar a faixa da direita e a estorvar).

80% da malta que conduz nem vai ter conhecimento desta nova regra (se não fosse o fnf eu não sabia por ex, apesar de ter estado convencido que já era regra mas pronto...), dos 20% que vão ter conhecimento vamos ter 18% de Kubricks que apesar de saber, fazem o que bem lhes apetece na estrada porque só uma autoridade competente é que os pode impedir, junta se a isso as tais autoridades competentes que não se estão para chatear com essas merdas e o resultado será o seguinte :

Não vai mudar nada comparado com o dia de hoje, hás de conduzir com o cuidado e atenção aos outros que tens hoje porque cada um cria o seu codigo da estrada quando mete a chave no carro.

edit:

also, quando disse que era melhor parar na faixa do que se mandar para cima do gajo da direita à cega, não é tambem fazer uma travagem brusca, tem sempre que se olhar para o retrovisor antes de travar ver se o trongo de trás não nos está a cheirar os pintelhos do cu.

(houve há pouco tempo uma situação em que tive de travar porque o peão meteu o pé na passadeira e mandou se para lá em modo 'fuck you, já cá tenho um pé agora páras cabrão', travei e olhei no retrovisor e o otario de trás estava me a cheirar o rabo e a olhar para a paisagem, resultado em vez de parar o carro a 2m da passadeira parei o carro já com as rodas em cima das fitas da passadeira, o peão olhou para mim com cara de mau e o colega do lado já estava a apertar os dentes e a mandar vir comigo, disse lhe para olhar para trás e o carro de trás estava a 5cm do meu e o condutor com cara de meio espantado meio panico a desculpar se. Como o carro não era dele, o meu colega começou a dizer que se fosse ele tinha deixado bater, e que o outro devia abrir os olhos e etc,,, Ora crl, se ao olhar para o retro evitei uma colisão e passado 2min estou aqui com uma cerveja e um rissol na mão com o carro inteiro, qual era a puta da piada de estar agora a atrofiar com um gajo durante 1h e de ir para casa com a traseira do carro fodida só porque ele não tinha razão ??)

Mas melhor que isso seria morder se todo, obviamente, e dar mais uma volta de carrossel para (tentar) pegar a saida como deve ser (se não se apanhar o trongo nº2 a fazer a mesma merda ofc).

Edited by skaazi
Link to comment
Share on other sites

Quem muda de faixa, a meu ver, tem e terá sempre a culpa, o outro pode é levar uma multa por n poder circular ali. N é por ter o carro mal estacionado q tenho a culpa se um gajo for contra mim.

Vai levar tanta multa como os gajos que não respeitam as entradas à direita.

Link to comment
Share on other sites

Código da Estrada. Infracções nas rotundas valem até 300 euros de multa
Novas regras entram em vigor a 1 de Janeiro. Cartão de contribuinte é obrigatório e auriculares duplos proibidos
A partir da próxima quarta-feira, se a polícia mandar parar o seu carro, terá de apresentar os habituais documentos: carta de condução, documento de identificação e papéis do seguro. É o procedimento normal, mas há uma regra nova: passa a ser também obrigatória a apresentação do cartão de contribuinte se o condutor ainda tiver bilhete de identidade. Caso não o tenha, arrisca uma multa de 30 euros.
Esta é só uma das mais de 60 alterações introduzidas ao Código da Estrada (CE) que entra em vigor a 1 de Janeiro. Entre as regras há uma que exige particular atenção dos automobilistas: a condução nas rotundas passa a estar regulamentada e os infractores - que ocupem, por exemplo, a faixa da direita sem terem intenção de usar as duas primeiras saídas - arriscam uma coima entre 60 e 300 euros.
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.