Jump to content

Pingo Doce - O dia da pura da loucura


GODfromage
 Share

Recommended Posts

São necessidades.

Também não há necessidade nenhuma da restauração ou lojas em geral estarem abertas ao domingo. Então porque só se faz barulho com os supermercados? Também se deve fazer barulho com a Zara ou o MacDonalds.

Link to comment
Share on other sites

Mas então e os lixeiros que trabalham de noite? E os operadores de fábricas que trabalham por turnos a entrar ás 23 e a sair às 7 da manhã. E os funcionários de hoteis que trabalham 6 dias por semana. E...

Vamos fechar isso tudo também?

Link to comment
Share on other sites

Não é só na Alemanha. Na Suiça também por exemplo. Agora o que eu estou a dizer é tem que haver um certo e errado nisto pq? Se decidirem fechar, muito bem e algumas pessoas terão mais tempo para a familia. Se não decidirem muito bem também porque quem tem que trabalhar também não o está a fazer para aquecer e trabalha em dias ou horários que muitas pessoas noutras profissões também tem que trabalhar sem grandes reclamações porque... hey, é o trabalho delas.

Link to comment
Share on other sites

Desculpem lá, mas não concordo nada que se feche o comércio ao fim de semana.

Quem não gosta de dar um passeio pela baixa, com a família a "ver as montras"?

É por gastarmos uma hora ao fazer as compras semanais que deixamos de ter tempo para estar em família?

Além do mais, como disseram, os funcionários têm benesses por trabalhar ao Domingo (é de Lei, não é? Tenho ideia que sim...).

Se fosse assim, fecham-se hotéis, restaurantes, etc e queria ver...

Link to comment
Share on other sites

Eu divido em duas categorias:

Comércio em geral (lojas, supermercados): acho que deveriam estar fechados. Não estão a produzir, não estão a fazer nenhum serviço necessário a população que não seja igual noutro qqr dia da semana. @camurso_não é que compra que não passa tempo com a família.. É quem trabalha.

Restaurantes, cinemas, museus, hoteis: faz sentido estarem abertos, é realmente ao fim de semana que a maioria da população tem tempo para essas actividades. 

 

Eu não entro num supermercado ao domingo ou feriado há uns anos. Se faltar alguma coisa em casa compro na segunda feira, se quiser passear vou ao parque. 

 

 

Edited by riks
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

5 minutes ago, riks said:

Eu divido em duas categorias:

Comércio em geral (lojas, supermercados): acho que deveriam estar fechados. Não estão a produzir, não estão a fazer nenhum serviço necessário a população que não seja igual noutro qqr dia da semana. @camurso_não é que compra que não passa tempo com a família.. É quem trabalha.

Restaurantes, cinemas, museus, hoteis: faz sentido estarem abertos, é realmente ao fim de semana que a maioria da população tem tempo para essas actividades. 

 

Eu não entro num supermercado ao domingo ou feriado há uns anos. Se faltar alguma coisa em casa compro na segunda feira, se quiser passear vou ao parque. 

 

 

Não concordo contigo nessa abordagem porque, ou é para todos, ou não é para ninguém.

Para mim, restauração é comércio. É comércio de restauração como podia ser de sapatos (geral). A diferença é, apenas, no produto/serviço que compras. E, quem trabalha, sabe o ramo em que está e as condicionantes de tal, aliado ao facto de ser compensado por trabalhar ao fim de semana.

O meu sogro trabalha num hotel. Para ele (que já trabalha há muuuuuuitos anos), um Domingo é apenas um dia em que recebe mais por ir trabalhar. As famílias das pessoas que trabalham normalmente ao fim de semana acabam por se adaptar a esssa situação e encaram-na com normalidade.

Link to comment
Share on other sites

3 hours ago, Tourniquet said:

AInda não há muitos anos atrás, estava tudo fechado ao domingo, e o mundo não acabou por causa disso...

E qual é a razão para voltar atrás no tempo. Dantes os canais também fechavam durante a noite, e se querias ver um filme era preciso ir ao clube de vídeo alugar.
Dantes as pessoas trabalhavam maioritariamente perto de casa, acabava o trabalho e tinham tempo para ir às compras, hoje em dia muitas pessoas perdem imenso tempo em transportes, é normal aproveitarem o fim-de-semana para ir às compras (eu compro sempre durante a semana porque é menos confuso e tenho disponibilidade).

Agora se os patrões pagam os fim-de-semana, qual o problema de trabalharem? Não é uma profissão igual às outras? Quem trabalha em cafés, restaurantes, hotéis, saúde, policias, etc também devem ter direito a estar em casa ao Domingo?
Isto para mim é questões que nem faz sentido discutir, se o patrão quer abrir todos os dias que o faça, quem não quiser têm que escolher outra profissão, ou chegar a um acordo com o patrão.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

18 hours ago, Kinas_ said:

Tuga básico que é tuga básico gosta de passear nos shoppings e supermercados ao domingo. Não sabiam?

Não que faça isso, principalmente na parte dos shoppings e habitualmente faço as compras na tarde de Sábado, apesar de preferir ir ao Domingo de manhã, mas qual é o mal?

4 hours ago, Tourniquet said:

AInda não há muitos anos atrás, estava tudo fechado ao domingo, e o mundo não acabou por causa disso...

Não acabou, mas as pessoas queixavam-se que ruas como a de Sta. Catarina estava deserta nos Domingos, por exemplo...

 

Se fosse assim, então seria assim para todos porque não há filhos e enteados. Fechem-se os hospitais, centros comerciais, esquadras de polícia (as poucas que há), fábricas, quarteis de bombeiros, lojas, etc...

Edited by camurso_
Link to comment
Share on other sites

1 hour ago, Spark said:

Se os supermercados fechassem ao fim de semana, quantas pessoas seriam despedidas? Há números para isto?

Tens de ver a coisa pelo lado positivo: eram despedidas e aí já tinham mais tempo para a família.

Link to comment
Share on other sites

Espera, deixa-me adivinhar: depois aí já se vinham queixar que não tinha jeito nenhum fecharem os supermercados ao fim de semana e promoverem o desemprego? :unsure:

 

Essa argumento do tempo para a família tem que se lhe diga. Bute lá fechar tudo o que não é essencial?

Cinemas?
Postos de abastecimento?
Restaurantes?
Cafetarias e Pastelarias?
Toda e qualquer loja comercial?

:unsure:

São só os trabalhadores dos supermercados que precisam de tempo para a família?

:unsure:

 

Por mim, só abriam Hospitais e Farmácias, o resto... tudo fechado!
 

Ah... e Polícia e Bombeiros.

Autocarros?
Comboios?
Metro?
Aviões?
 

Ide mazé a pé, pançudos de um raio. <_<

Hipocrisia da boa, é o que é. <_<

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Quandi não se consegue perceber a diferença entre coisas produtivas (fábricas) coisas essênciais (saúde, proteção civil), actividades que (quase) só se pode fazer nos tempos livres (cinemas, bowling, etc) e coisas que se podem fazer a qualquer dia e qualquer hora da semana (supermercados, lojas de roupa, correios) o debate está enguiçado à partida. 

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Nota-se bem que falas do que não sabes.

Sabes, por exemplo, do impacto para a AutoEuropa (ou 99% das unidades fabris "médias" ou "grandes") se trabalhasse, apenas das 09:00 às 18:00, de Segunda a Sexta? Ou da Unicer? Ou de uma vidreira? Ou de uma cimenteira? Ou de uma fábrica de tintas? Sabes do impacto que teria se tivessem que desligar os fornos todas as noites, por exemplo?

 

Falar sem saber é que torna isto inquinado, de facto...

Já para não falar na distinção entre profissões de 1ª e de 2ª.

Edited by camurso_
  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

10 minutes ago, camurso_ said:

Nota-se bem que falas do que não sabes.

Sabes, por exemplo, do impacto para a AutoEuropa (ou 99% das unidades fabris "médias" ou "grandes") se trabalhasse, apenas das 09:00 às 18:00, de Segunda a Sexta? Ou da Unicer? Ou de uma vidreira? Ou de uma cimenteira? Ou de uma fábrica de tintas? Sabes do impacto que teria se tivessem que desligar os fornos todas as noites, por exemplo?

 

Falar sem saber é que torna isto inquinado, de facto...

Já para não falar na distinção entre profissões de 1ª e de 2ª.

Trabalho numa fábrica que produz 24/7. Sei bem do que falo, é era exactamente o contrário do que estas a insinuar. 

Ha uma enorme diferença entra os 3 primeiros grupos que referi e o último:

Quote

coisas que se podem fazer a qualquer dia e qualquer hora da semana

 

Edited by riks
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

4 minutes ago, camurso_ said:

Então, se percebes disso, a tua principal motivação é a distinção "de classes" de profissões.

Achas isso justo?

Classes? De profissões? 

 

Oh-por-amor-de-Deus. 

 

A minha principal motivação é permitir que o máximo de pessoas tenham descanso ao domingo com os filhos e a família. Se não estão a fazer uma actividade necessária de fazer ao domingo não deviam estar a trabalhar. E isso é tanto válido para o médico que dá consultas de rotina ao domingo como para o caixa de supermercado. 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Eu acho que tudo (menos saúde e segurança) devia fazer 9-18, 2ª à 6ª, mas tudo, TV, Rádios, Jornais, Lojas, CTT, Futebol, ISP's, Avaria da EDP 5ª ás 18, amanha é 6ª Feira Santa e depois mete-se o Fim de Semana, segunda feira vamos tentar ver isso...

O mundo caminha para 24/7, a maior parte das pessoas nem consegue ir buscar uma encomenda aos CTT pq não consegue estar no local de residência nas horas que a estação está aberta, quem passa o dia a coçar os dias é fixe, tem tempo para tudo e mete os pobrezinhos a descansar, quem trabalha o dia todo e até sabado depois tem de te pedir a ti para ir as compras. Para meterem o cu no cinema isso não trabalhem cabrões que eu mereço, agora ir comprar fraldas e leite em pó ao fim de semana tenham vergona na cara e vão à semana porra!!

  • Haha 1
Link to comment
Share on other sites

3 minutes ago, riks said:

Se não estão a fazer uma actividade necessária de fazer ao domingo não deviam estar a trabalhar.

Este argumento é falacioso... não é necessária para ti mas pode (e é!) ser necessária para outra qualquer pessoa... essa pessoa não tem direito a ter acesso a essa "actividade" porque tu achas que não é necessária? :unsure:

 

4 minutes ago, XUTOS-83 said:

... quem passa o dia a coçar os dias é fixe...

O que é "coçar os dias"? :unsure:

Link to comment
Share on other sites

Quote

coisas que se podem fazer a qualquer dia e qualquer hora da semana

Esta ai a chave. @Spark

@camurso_ escrivi permitir não escrevi? Não percebi a pergunta. Se alguém quer ir trabalhar ao domingo força. Pena que nunca me cruzei com alguém que tenha como objectivo de vida isso. 

Link to comment
Share on other sites

Como é que podes dizer permitir, se queres obrigar a fechar, ou que concordas que deveria estar fechado determinado estabelecimento?

6 minutes ago, Spark said:

Este argumento é falacioso... não é necessária para ti mas pode (e é!) ser necessária para outra qualquer pessoa... essa pessoa não tem direito a ter acesso a essa "actividade" porque tu achas que não é necessária? :unsure:

 

O que é "coçar os dias"? :unsure:

Exacto! Ele não se apercebe que ele é que decide o que é essencial ou não. E é aí que discordamos: ou é para todos ou não é para nenhum.

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.