Jump to content

Net Neutrality


Lancer
 Share

Recommended Posts

5 minutes ago, PunK_BoY said:

Também ganhas o que eles ganham queres ver...

Tudo bem, mas acho que não podemos ver dessa maneira. Tu que estiveste lá, comida, tecnologias, etc etc, custo tudo mais do dobro que cá em Portugal? Tenho serias duvidas disso.

Aliás até tenho ideia que um iPhone lá é mais barato que cá.

Link to comment
Share on other sites

1 minute ago, Revenge said:

Tudo bem, mas acho que não podemos ver dessa maneira. Tu que estiveste lá, comida, tecnologias, etc etc, custo tudo mais do dobro que cá em Portugal? Tenho serias duvidas disso.

Aliás até tenho ideia que um iPhone lá é mais barato que cá.

É... sem os impostos. 

Also, é óbvio que tudo não custa o dobro lá. Por exemplo cabo lá pagas 170$ mês. Bem mais que o dobro :-..

Fora de brincadeira, não podes comparar essas coisas assim, porque tb há o contrário disso. No Brasil a Xbox1 custa 1000 e tal euros e eles ganham bem menos que nós. Vais ao lado a Espanha e compras o mesmo carro que cá pagavas 30000€ por 21000.

Agora a nível de esforço e no caso em concreto, é muito pior pagar 15€ do que eles 40$ por mês ;) 

Podes dar as voltas que quiseres, essa diferenciação de trafego é meio caminho andando para o pessoal se habituar a isso. É mais ao menos, e com as devidas diferenças, os pagamentos dentro dos jogos. Quando começou era só a pontinha da piroca e o pessoal até nem se importava. Ah e tal é giro para diferenciar e até só pagas se quiseres porque podes ter tudo o resto. 

Agora com o SWBF2, e que levaram com a piroca toda no cú já é o Deus me livre.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

4 minutes ago, PunK_BoY said:

É... sem os impostos. 

Also, é óbvio que tudo não custa o dobro lá. Por exemplo cabo lá pagas 170$ mês. Bem mais que o dobro :-..

Fora de brincadeira, não podes comparar essas coisas assim, porque tb há o contrário disso. No Brasil a Xbox1 custa 1000 e tal euros e eles ganham bem menos que nós. Vais ao lado a Espanha e compras o mesmo carro que cá pagavas 30000€ por 21000.

Agora a nível de esforço e no caso em concreto, é muito pior pagar 15€ do que eles 40$ por mês ;) 

Podes dar as voltas que quiseres, essa diferenciação de trafego é meio caminho andando para o pessoal se habituar a isso. É mais ao menos, e com as devidas diferenças, os pagamentos dentro dos jogos. Quando começou era só a pontinha da piroca e o pessoal até nem se importava. Ah e tal é giro para diferenciar e até só pagas se quiseres porque podes ter tudo o resto. 

Agora com o SWBF2, e que levaram com a piroca toda no cú já é o Deus me livre.

Mas isso do pagamento dentro dos jogos era mau para os utilizadores desde o inicio, porque obrigava-te a pagar.

Neste caso. Entre teres 5Gb de trafego e nada mais, ou teres 5 Gb de trafego + 5 Gb de youtube/Twitch + TRafego Ilimitado para meia duzia de apps, qual é o plano mais vantajoso? É que tu não és prejudicado em nada ao contrario das micro transacções que tinhas nos jogos desde o inicio.

Link to comment
Share on other sites

9 minutes ago, PunK_BoY said:

Rais parta. Que parte da analogia da piroca é que não percebeste???

Ou vocês é que não me percebem. O fim da neutralidade é suposto prejudicar os clientes, é a base do fundamento de quem defende a neutralidade. O traffic shapping prejudica os clientes, para dar um exemplo e concordo em absoluto.

Onde é que raio estes tarifarios prejudicam os clientes? 

Se isto é a ponta do iceberg, digam-me o que vai acontecer no futuro quando a ponta do iceberg estiver toda cá fora? Que é para eu perceber.

Link to comment
Share on other sites

Onde é que alguém disse que necessariamente prejudica os clientes? A questão até pode nem ser essa, inicialmente prejudica serviços concorrenciais neste caso.

Já te expliquei imagina que alguém quer criar um serviço concorrencial ao Spotify, à partida está numa posição de desvantagem face a este porque o tráfego para este é grátis. Este princípio concorrencial Rev foi o que ditou aquela multa milionária à Google porque serviços que ofereciam exactamente o mesmo apareciam muito cá em baixo num search face a outros que eram priorizados, são práticas com princípios anti concorrenciais, percebes agora? 

  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

5 minutes ago, Perks said:

Onde é que alguém disse que necessariamente prejudica os clientes? A questão até pode nem ser essa, inicialmente prejudica serviços concorrenciais neste caso.

Já te expliquei imagina que alguém quer criar um serviço concorrencial ao Spotify, à partida está numa posição de desvantagem face a este porque o tráfego para este é grátis. Este princípio concorrencial Rev foi o que ditou aquela multa milionária à Google porque serviços que ofereciam exactamente o mesmo apareciam muito cá em baixo num search face a outros que eram priorizados, são práticas com princípios anti concorrenciais, percebes agora? 

Mas ai já estás a confundir Neutralidade com Práticas Anti Concorrenciais. São duas coisas diferente que acho que não se devem misturar. Também podes considerar pratica anti concorrencial a Yorn oferecer Spotify Premium, o que te leva a não gastar dinheiro em mais nenhum serviço de musica. Mas isso não tem nada a ver com Neutralidade, são outros quinhentos.

Link to comment
Share on other sites

5 minutes ago, Kinas_ said:

O fim da neutralidade permite o abuso de práticas anti concorrenciais.

 

Está melhor assim para todos?

 

Se uma coisa não tem nada a ver com a outra, não.

O fim do Traffic Shapping não leva ao fim de práticas anti concorrenciais. Práticas anti concorrenciais vão ser sempre usadas e abusadas, com ou sem neutralidade.

3 minutes ago, Perks said:

Epah. Não adianta

Tenho uma opinião diferente da tua e de outros. Seja como for, não critico a vossa opinião, simplesmente não concordo com ela. E já me conhecem para saberem que tenho as minhas próprias opiniões e não ando ao sabor das opiniões dos outros. Nem vou alterar a minha opinião porque existe um tópico no reddit com muitos upvotes.

Link to comment
Share on other sites

A questão não é essa Rev, eu digo que a simples existência desse tarifário implica que um serviço concorrente para esses clientes não sobreviva exatamente como aconteceu e deu multa à Google e Microsoft, tu dizes que não tem nada a ver uma coisa com outra, Epah

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

8 minutes ago, Perks said:

A questão não é essa Rev, eu digo que a simples existência desse tarifário implica que um serviço concorrente para esses clientes não sobreviva exatamente como aconteceu e deu multa à Google e Microsoft, tu dizes que não tem nada a ver uma coisa com outra, Epah

E eu já te dei um exemplo em que te provo exatamente o contrário. 

Gasto em média 6Gb de youtube por mês. 5 Gb do tráfego dedicado, 1 Gb do base. Sobram 4 Gb do base que gasto por exemplo em todos os vídeos do streammable que colocam cá. 

Sem a oferta do tráfego do Youtube, teria de limitar o meu uso no mesmo, não iria ver um único vídeo do Streammable e iria limitar o meu acesso à restante Internet no telemóvel. 

Existe sempre os dois lados da moeda. 

Link to comment
Share on other sites

14 minutes ago, Perks said:

O mundo não anda à tua volta Rev, imo estás contente enquanto te der vantagem, não significa que seja o correcto.

Nem eu disse que gira à minha volta. Mas uma coisa é certa, tens acesso a menos conteúdo com 5Gb de tráfego base, do que com 5 Gb base + 5Gb youtube/twitch etc etc. Podes dar as voltas que quiseres, com apenas 5 Gb base, tem menos conteudo para usufruir.

Link to comment
Share on other sites

45 minutes ago, Revenge said:

E eu já te dei um exemplo em que te provo exatamente o contrário. 

Gasto em média 6Gb de youtube por mês. 5 Gb do tráfego dedicado, 1 Gb do base. Sobram 4 Gb do base que gasto por exemplo em todos os vídeos do streammable que colocam cá. 

Sem a oferta do tráfego do Youtube, teria de limitar o meu uso no mesmo, não iria ver um único vídeo do Streammable e iria limitar o meu acesso à restante Internet no telemóvel. 

Existe sempre os dois lados da moeda. 

Então repara: gastas 6GB de YouTube e 4 GB no restante.

Esse restante usas para browsing, apps, etc., onde se inclui outras plataformas de agregação de conteúdos em vídeo. 

Ou seja, contas por alto, de todo o conteúdo vídeo que consomes, há uma relação de 3:1 ou 4:1 entre YouTube vs Outras plataformas. 75%, de forma mais directa, vá.

Então qual o incentivo para alguém produzir conteúdos ou inovar noutra plataforma, se à partida tem de enfrentar uma maior quota de mercado imposta de forma artificial? Aliás, esqueçamos os incentivos, qual a equidade na participação do mercado?

Alinho pelo diapasão de que por agora até parece natural e incentivador para o consumidor, mas parece-me que se abrirmos os precedentes inevitavelmente gera mais desequilíbrio.

Temos de ouvir música no Spotify, ver vídeos no YouTube, participar do Facebook, usar o Chrome...Não porque queiramos, equacionadas as vantagens, mas sim porque os preços se podem tornar proibitivos.

Agora dirás que assim é tudo, e que só anda de Ferrari quem pode. Certo sem dúvida.

Mas quem não pode andar de Ferrari, pode sempre andar pelas mesmas estradas de Peugeot. Querer obrigar a que para circular em determinada via se tenha de pagar um Ferrari não me parece bom princípio.

E é isto que para mim está em causa, agigantar pela (quase) obrigação.

Porque parece que vão concessionando a tal estrada.

  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

1 minute ago, MsItalia said:

Então repara: gastas 6GB de YouTube e 4 GB no restante.

Esse restante usas para browsing, apps, etc., onde se inclui outras plataformas de agregação de conteúdos em vídeo. 

Ou seja, contas por alto, de todo o conteúdo vídeo que consomes, há uma relação de 3:1 ou 4:1 entre YouTube vs Outras plataformas. 75%, de forma mais directa, vá.

Então qual o incentivo para alguém produzir conteúdos ou inovar noutra plataforma, se à partida tem de enfrentar uma maior quota de mercado imposta de forma artificial? Aliás, esqueçamos os incentivos, qual a equidade na participação do mercado?

Alinho pelo diapasão de que por agora até parece natural e incentivador para o consumidor, mas parece-me que se abrirmos os precedentes inevitavelmente gera mais desequilíbrio.

Temos de ouvir música no Spotify, ver vídeos no YouTube, participar do Facebook, usar o Chrome...Não porque queiramos, equacionadas as vantagens, mas sim porque os preços se podem tornar proibitivos.

Agora dirás que assim é tudo, e que só anda de Ferrari quem pode. Certo sem dúvida.

Mas quem não pode andar de Ferrari, pode sempre andar pelas mesmas estradas de Peugeot. Querer obrigar a que para circular em determinada via se tenha de pagar um Ferrari não me parece bom princípio.

E é isto que para mim está em causa, agigantar pela (quase) obrigação.

Porque parece que vão concessionando a tal estrada.

Mas eu tenho culpa da maioria dos criadores de conteúdo escolherem a plataforma Youtube? Se os videos que quero ver estão no Youtube, porque raio vou ao Dailymotion?

Mas repara, se não te derem o tráfego extra para o Youtube, tens exatamente as mesmas limitações. Ou antes, pior. Para que vão criar conteúdos de vídeos se a maioria do pessoal anda com 200Mb de net no telemovel?

Eu sou do tempo em que pagava um balurdio para ter 20Gb de trafego Nacional e 1Gb de Trafego Internacional na net fixa(curiosamente nessa altura ninguém falava em Neutralidade).
Hoje em dia temos tráfego ilimitado.

A naturalidade é que a evolução vai ser a mesma que na net fixa e daqui a uns anos toda a gente tem tarifarios com net ilimitada nos telemóveis. O que estamos a ver agora é uma situação intermédia.

Não vai há muito tempo, tinha 100Mb de net no telemovel, depois passei para 200Mb, depois 1Gb e agora tenho 5Gb. A evolução tem sido notoria.

Link to comment
Share on other sites

26 minutes ago, Revenge said:

Mas eu tenho culpa da maioria dos criadores de conteúdo escolherem a plataforma Youtube? Se os videos que quero ver estão no Youtube, porque raio vou ao Dailymotion?

Mas repara, se não te derem o tráfego extra para o Youtube, tens exatamente as mesmas limitações. Ou antes, pior. Para que vão criar conteúdos de vídeos se a maioria do pessoal anda com 200Mb de net no telemovel?

Eu sou do tempo em que pagava um balurdio para ter 20Gb de trafego Nacional e 1Gb de Trafego Internacional na net fixa(curiosamente nessa altura ninguém falava em Neutralidade).
Hoje em dia temos tráfego ilimitado.

A naturalidade é que a evolução vai ser a mesma que na net fixa e daqui a uns anos toda a gente tem tarifarios com net ilimitada nos telemóveis. O que estamos a ver agora é uma situação intermédia.

Não vai há muito tempo, tinha 100Mb de net no telemovel, depois passei para 200Mb, depois 1Gb e agora tenho 5Gb. A evolução tem sido notoria.

Foi o que pretendi focar, em parte.

É preciso é saber se pelo caminho não se vai esmagando.

Link to comment
Share on other sites

Eu tenho acompanhado esta temática assim por alto, porque só uso dados via wifi, assim é-me um bocado indiferente.

E sinceramente tenho de confessar que nem sabia disto:

meo-smart-net.jpg

Edited by Vasco G
Link to comment
Share on other sites

30 minutes ago, Mini0n said:

@Revenge não faças quotes dum post acima do teu :P

 

Eu percebo o que vocês estão a dizer, mas por outro lado, se em vez de darem os 5GB de YouTube, fosse do Vimeo, a malta queixava-se porque ninguém vê essa merda...

A Vimeo não tem a mesma capacidade do outro concorrente. 

Just now, Vasco G said:

Eu tenho acompanhado esta temática assim por alto, porque só uso dados via wifi é-me um bocado indiferente.

Eu também...mas já dizia o Brecht...

Link to comment
Share on other sites

E que culpa tenho eu de não ter a mesma capacidade?

 

Outra coisa, nesses packs, as redes sociais, por exemplo, pagaram à MEO para a MEO as disponibilizar nesse pack? Ou a MEO escolheu as que quis e colocou-as lá?

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.