Jump to content

Inception (2010)


X-static
 Share

Recommended Posts

Ei pah, o gajo tem uma alta teoria que me passou completamente ao lado ,e tem toda a razão.

Em todos os sonhos, o Cobb tinha a aliança no dedo. Na realidade não tinha.

Na ultima cena que nos deixou na duvida, o Cobb não a tinha.

Isto são aquele tipo de pormenores que o director coloca, mesmo para o pessoal discutir em Fóruns :lol:

Mas pera lá... Segundo percebi, a Mal fez o totem para ter noção da realidade, etc. O Cobb que eu saiba, não tinha, só depois é que ficou com o dela para o mesmo objectivo. Daí ele usar sempre para saber "onde" estava.

Link to comment
Share on other sites

Ei pah, o gajo tem uma alta teoria que me passou completamente ao lado ,e tem toda a razão.

Em todos os sonhos, o Cobb tinha a aliança no dedo. Na realidade não tinha.

Na ultima cena que nos deixou na duvida, o Cobb não a tinha.

Isto são aquele tipo de pormenores que o director coloca, mesmo para o pessoal discutir em Fóruns :lol:

Mas pera lá... Segundo percebi, a Mal fez o totem para ter noção da realidade, etc. O Cobb que eu saiba, não tinha, só depois é que ficou com o dela para o mesmo objectivo. Daí ele usar sempre para saber "onde" estava.

Sim, mas a aliança pode ser um Totem que o Cobb nem tinha consciência que o era. No fundo, o Totem não passa de algo que só a propria pessoa conhece e se diferencia do sonho e da realidade.

Com a aliança acontecia exactamente isso.

Link to comment
Share on other sites

Se é algo que a própria pessoa conhece como é que ele não tinha consciência de que era o totem dele?

Also, ele podia estar no sonho na mesma e apenas não tinha a aliança pq ele tinha deixado a Mal partir e como tal largava-se do passado aka não ter a aliança. Para mim eles não saíram do limbo. Pq porque já disse que era rídiculo eles depois com um tiro na cabeça voltarem logo para a realidade e depois pq no fim a imagem que ele vê é tal e qual como sempre viu no sonho só que ele desta x vê as caras.

Link to comment
Share on other sites

Se é algo que a própria pessoa conhece como é que ele não tinha consciência de que era o totem dele?

Also, ele podia estar no sonho na mesma e apenas não tinha a aliança pq ele tinha deixado a Mal partir e como tal largava-se do passado aka não ter a aliança. Para mim eles não saíram do limbo. Pq porque já disse que era rídiculo eles depois com um tiro na cabeça voltarem logo para a realidade e depois pq no fim a imagem que ele vê é tal e qual como sempre viu no sonho só que ele desta x vê as caras.

Como é que sabes que saíram do limbo com um tiro?

Repara, ele nunca conseguiu ver a cara dos filhos no sonho, e desta vez conseguiu, eles também eram mais velhos segundo o cast no imdb ;)

Also, o peão quando ele estava num sonho, rodava sempre certinho sem parar, ali quando o filme acaba o peão está tudo menos a rodar certinho.

Mais a cena do anel...

Quanto ao Limbo, repara que o Fisher e a Ariadne também lá estiveram ;) E eles conseguiram sair do Limbo. O Cobb ficou para trás porque queria ir buscar o Saito.

Link to comment
Share on other sites

Se é algo que a própria pessoa conhece como é que ele não tinha consciência de que era o totem dele?

Also, ele podia estar no sonho na mesma e apenas não tinha a aliança pq ele tinha deixado a Mal partir e como tal largava-se do passado aka não ter a aliança. Para mim eles não saíram do limbo. Pq porque já disse que era rídiculo eles depois com um tiro na cabeça voltarem logo para a realidade e depois pq no fim a imagem que ele vê é tal e qual como sempre viu no sonho só que ele desta x vê as caras.

Como é que sabes que saíram do limbo com um tiro?

Repara, ele nunca conseguiu ver a cara dos filhos no sonho, e desta vez conseguiu, eles também eram mais velhos segundo o cast no imdb ;)

Also, o peão quando ele estava num sonho, rodava sempre certinho sem parar, ali quando o filme acaba o peão está tudo menos a rodar certinho.

Mais a cena do anel...

Quanto ao Limbo, repara que o Fisher e a Ariadne também lá estiveram ;) E eles conseguiram sair do Limbo. O Cobb ficou para trás porque queria ir buscar o Saito.

Ele não via a cara dos filhos não era por não poder, mas por não querer. Na parte final quando ele está a falar com a Mal ele vira a cara para não ver... não pq não pode, mas pq nao quer...

Link to comment
Share on other sites

Tás a assumir coisas que não se passaram ou disseram o contrário no filme. Se ele explicou que para saírem do limbo mataram-se porque é isso não seria verdade.

Para mim ou tem o final em aberto, ou é linear. E a única coisa que me fez pensar que possa ser linear foi essa história do anel.

Link to comment
Share on other sites

Se é algo que a própria pessoa conhece como é que ele não tinha consciência de que era o totem dele?

Also, ele podia estar no sonho na mesma e apenas não tinha a aliança pq ele tinha deixado a Mal partir e como tal largava-se do passado aka não ter a aliança. Para mim eles não saíram do limbo. Pq porque já disse que era rídiculo eles depois com um tiro na cabeça voltarem logo para a realidade e depois pq no fim a imagem que ele vê é tal e qual como sempre viu no sonho só que ele desta x vê as caras.

Como é que sabes que saíram do limbo com um tiro?

Repara, ele nunca conseguiu ver a cara dos filhos no sonho, e desta vez conseguiu, eles também eram mais velhos segundo o cast no imdb ;)

Also, o peão quando ele estava num sonho, rodava sempre certinho sem parar, ali quando o filme acaba o peão está tudo menos a rodar certinho.

Mais a cena do anel...

Quanto ao Limbo, repara que o Fisher e a Ariadne também lá estiveram ;) E eles conseguiram sair do Limbo. O Cobb ficou para trás porque queria ir buscar o Saito.

Ele não via a cara dos filhos não era por não poder, mas por não querer. Na parte final quando ele está a falar com a Mal ele vira a cara para não ver... não pq não pode, mas pq nao quer...

Estou apenas a dizer uma informação que o filme nos deu. Que foi na conversa do Cobb com a Ariadne em que ele explica que não consegue ver a cara dos filhos pois não existe na memoria dele.

Also, retirado do Cast do IMDB:

Claire Geare ... Phillipa (3 years)

Magnus Nolan ... James (20 months)

Taylor Geare ... Phillipa (5 years)

Johnathan Geare ... James (3 years)

Como podes reparar, actores diferentes para as crianças, e 2 anos mais velhas ;)

Link to comment
Share on other sites

@Revenge-

Ele não vê as caras deles na memória que guardou pois nessa memória ele efectivamente não chega a ver as caras, teve que fugir do país. Se ele revê a memória, revê-a na íntegra. Memória é uma coisa, sonho é outra. No sonho ele pode efectivamente ver as caras que quiser mas durante o filme todo ele não consegue ter sonhos logo também não as vê.

Quando está com a Mal no último nível, na minha opinião, ele desvia a cara para não ter a tentação de ficar por lá e não querer acordar. Se tudo o que ele queria era ver os filhos, ver a cara deles com a Mal ao lado seria a morte do artista por tanto querer estar com eles. Esse foi o derradeiro combate entre a consciência dele e o sentimento de culpa e é aí que se vê livre da Mal.

Quanto ao cast, isso das idades não prova nada. Quantas vezes num sonho as pessoas estão mais novas ou mais velhas? ;) Apenas não envelhecem nas memórias dele. E nunca é dito quanto tempo passou desde que ele fugiu do país até, supostamente, ter voltado.

@x-static

Também não acho que a aliança seja o totem do Cobb pelo mesmo motivo. Se não sabe que o é, não pode ser efectivamente. O que acho é que a aliança poderá ser o totem do espectador pois pela teoria apresentada só vendo, ou não, a aliança é que o espectador parece saber o que é a realidade.

Quanto ao totem ser inicialmente da Mal e depois o Cobb o usar...sinceramente qual é o problema? O problema de alguém que não o próprio tocar e caracterizar o totem é que depois poderia fabricar um sonho de forma a fazer a pessoa acreditar que é real.

Exemplo - O Saito toca no pião na realidade e avalia as suas características. A partir daqui pode fabricar um sonho em que inclua o Cobb e fazê-lo acreditar que está no mundo real pois simula o comportamento do pião na sua perfeição quando o sub-consciente do Cobb se lembra de o usar para confirmar.. Ora como a Mal morreu e era a outra única pessoa que conhecia o pião acho que não deve haver problema. Continua a ser apenas o Cobb o único ser vivo que conhece o pião.

Outro pormenor, mais de metade do filme que não se vê o Cobb a usar o pião a confirmar a realidade, julgo que desde que vai ao estabelecimento do Yusuf nunca mais consegue. ;)

Edited by Kinas_
Link to comment
Share on other sites

É filho do Nolan?

Claro que o pião não gira certinho.. a ideia é criar dúvida. A sequência foi: parecem os miúdos no mesmo cenário, mas viram-se e mostram a cara; no entanto a avó deles não aparece.. mas ele põe o pião a girar e não aparece a imagem digital do costume e sim um pião a girar normalmente.. e puff.

Link to comment
Share on other sites

opá não inventem... :-..

ao ler as vossas explicações aqui fico mais baralhado do que fiquei qd saí da sala de cinema...

Edited by Batunaz
Link to comment
Share on other sites

Bem vi ontem o filme e alinho na mesma opinião que o Kinas e o Punk - um 9 mas sem estar mais próximo do 10 que do 8.

É indiscutivelmente um bom filme, tem pormenores deliciosos, bem montado e com boas actuações do actores. Mas eu estava à espera de algo mais surpreendente, um twist daqueles mesmo geniais lá mais para o fim e isso não aconteceu.

O filme acaba por decorrer dentro daquilo que se estava à espera, não há grandes surpresas e acaba como era suposto. Vocês andam para aí a divagar, especular e complicar, eu não tenho muito feito para complicar as coisas e portanto aqui também não complico, o filme é mesmo aquilo e pronto!

o filme começa com o Cobb num trabalho, o trabalho corre mal e ele acaba por receber uma nova proposta de trabalho arriscada mas necessária para "salvar a vida". A novo proposta de trabalho obriga ao uso da implantação, ele sabe que é possível porque já a experimentou, em quem? Só podia ser na mulher. Com os naturais percalços o trabalho acaba por correr bem e os objectivos atingidos. Posto isto volta para casa para junto dos filhos como lhe tinha sido prometido. THE END

E também não percebi a tradução Tuga "Origem" :dumb:

Link to comment
Share on other sites

o filme começa com o Cobb num trabalho, o trabalho corre mal e ele acaba por receber uma nova proposta de trabalho arriscada mas necessária para "salvar a vida". A novo proposta de trabalho obriga ao uso da implantação, ele sabe que é possível porque já a experimentou, em quem? Só podia ser na mulher. Com os naturais percalços o trabalho acaba por correr bem e os objectivos atingidos. Posto isto volta para casa para junto dos filhos como lhe tinha sido prometido. THE END

x2

Mais nada!

Link to comment
Share on other sites

E também não percebi a tradução Tuga "Origem" :dumb:

"A Origem" da ideia. Podiam pôr "A Implantação", mas soava horrível não?

Quanto a achares que o filme é tão straightforward, obviamente que não é...

Link to comment
Share on other sites

É, é. Vocês é que não querem que seja porque ficaram muito envolvidos com a história.wink4.gif

Infelizmente para alguns, felizmente para outros o fim do filme dá mesmo azo a várias interpretações diferentes.

Não existe uma linear. E Nolan fez isso mesmo de propósito, todo o filme e sobretudo o final é mais subtil do que alguns pensam, todo aquele encadeamento de camadas de sonho chega ao fim e uma pessoa pode não ficar totalmente satisfeito com as respostas, ficam dúvidas por dissipar, pormenores que nos podem escapar... Nolan é mestre neste jogo de puzzles...

Eu e mais dois colegas de trabalho tivemos diferentes formas de interpretar o final do filme. Neste caso foram duas formas diferentes. Um final "real" vs Um Final "Sonho". Nada naquele filme é linear. Dá voltas e voltas.

Edited by Walt Sousa
Link to comment
Share on other sites

Fui ver o filme ontem sem saber o que era, sem saber sequer quem nele entrava nem sequer do que tratava.

Adorei!

As únicas vezes que consegui fazer isso foi com o Jurassic Park e com o Sixth Sense e por causa disso acho que os filmes tiveram muito mais impacto em mim.

Link to comment
Share on other sites

Se é algo que a própria pessoa conhece como é que ele não tinha consciência de que era o totem dele?

Also, ele podia estar no sonho na mesma e apenas não tinha a aliança pq ele tinha deixado a Mal partir e como tal largava-se do passado aka não ter a aliança. Para mim eles não saíram do limbo. Pq porque já disse que era rídiculo eles depois com um tiro na cabeça voltarem logo para a realidade e depois pq no fim a imagem que ele vê é tal e qual como sempre viu no sonho só que ele desta x vê as caras.

Como é que sabes que saíram do limbo com um tiro?

Repara, ele nunca conseguiu ver a cara dos filhos no sonho, e desta vez conseguiu, eles também eram mais velhos segundo o cast no imdb ;)

Also, o peão quando ele estava num sonho, rodava sempre certinho sem parar, ali quando o filme acaba o peão está tudo menos a rodar certinho.

Mais a cena do anel...

Quanto ao Limbo, repara que o Fisher e a Ariadne também lá estiveram ;) E eles conseguiram sair do Limbo. O Cobb ficou para trás porque queria ir buscar o Saito.

Ele não via a cara dos filhos não era por não poder, mas por não querer. Na parte final quando ele está a falar com a Mal ele vira a cara para não ver... não pq não pode, mas pq nao quer...

Estou apenas a dizer uma informação que o filme nos deu. Que foi na conversa do Cobb com a Ariadne em que ele explica que não consegue ver a cara dos filhos pois não existe na memoria dele.

Also, retirado do Cast do IMDB:

Claire Geare ... Phillipa (3 years)

Magnus Nolan ... James (20 months)

Taylor Geare ... Phillipa (5 years)

Johnathan Geare ... James (3 years)

Como podes reparar, actores diferentes para as crianças, e 2 anos mais velhas ;)

Não vi o filme, portanto, nem li o que está escrito nos spoilers... })

Link to comment
Share on other sites

Se é algo que a própria pessoa conhece como é que ele não tinha consciência de que era o totem dele?

Also, ele podia estar no sonho na mesma e apenas não tinha a aliança pq ele tinha deixado a Mal partir e como tal largava-se do passado aka não ter a aliança. Para mim eles não saíram do limbo. Pq porque já disse que era rídiculo eles depois com um tiro na cabeça voltarem logo para a realidade e depois pq no fim a imagem que ele vê é tal e qual como sempre viu no sonho só que ele desta x vê as caras.

Como é que sabes que saíram do limbo com um tiro?

Repara, ele nunca conseguiu ver a cara dos filhos no sonho, e desta vez conseguiu, eles também eram mais velhos segundo o cast no imdb ;)

Also, o peão quando ele estava num sonho, rodava sempre certinho sem parar, ali quando o filme acaba o peão está tudo menos a rodar certinho.

Mais a cena do anel...

Quanto ao Limbo, repara que o Fisher e a Ariadne também lá estiveram ;) E eles conseguiram sair do Limbo. O Cobb ficou para trás porque queria ir buscar o Saito.

Ele não via a cara dos filhos não era por não poder, mas por não querer. Na parte final quando ele está a falar com a Mal ele vira a cara para não ver... não pq não pode, mas pq nao quer...

Estou apenas a dizer uma informação que o filme nos deu. Que foi na conversa do Cobb com a Ariadne em que ele explica que não consegue ver a cara dos filhos pois não existe na memoria dele.

Also, retirado do Cast do IMDB:

Claire Geare ... Phillipa (3 years)

Magnus Nolan ... James (20 months)

Taylor Geare ... Phillipa (5 years)

Johnathan Geare ... James (3 years)

Como podes reparar, actores diferentes para as crianças, e 2 anos mais velhas ;)

Não vi o filme, portanto, nem li o que está escrito nos spoilers... })

:lol:

Link to comment
Share on other sites

Para que é metem a tag spoiller? Acham mesmo que alguém que não tenha visto o filme, vai por os pés aqui? :-..

Como já disse no tópico dos filmes, sou mesmo esquisito... Devo ser uma das poucas pessoas no mundo que não gostou do filme... Achei a história secundária, muito fraca... E a história principal não é um conceito que tenha surgido pela 1ª vez, o Matrix e o Existenz há 10 anos atrás já o tinham... E os twists de cortar a respiração e o Noir típicos dos filmes do Nollan? Vazio..

Vale sobretudo pela boa interpretação do Di Caprio, que Sr... e pelos cenários!!

Já agora aquilo que vocês andam para aí a chamar Twist é algo tão óbvio!!! Eu no final, nem me apercebi que continuavam no sonho por causa do pião não ter caído.. Mas sim pelo facto de terem passado o filme todo a passar a ideia de que uma ideia é pior que um vírus, uma vez que aparece alastra por todo o nosso ser até tomar conta de nós! Como é óbvio o Cobb o que mais queria era ver os filhos e estar com eles... O fim foi tendo em conta isso! Simples!

No final, não tenho problemas em dizer que foi o pior filme que já vi do Christopher Nolan... Esperava algo mais Memento ou Prestige.... Cheio de twists pouco óbvios!

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.