Jump to content

Notícias Variadas sobre Temas em Geral


GODfromage
 Share

Recommended Posts

38 minutes ago, EsCk said:

Posso-te dizer que na minha área, toda a industria de IT/soft dev, muito provavelmente vai adotar isso a longo prazo.

Já a grande parte das empresas oferece isenção de horário e fazes as horas que quiseres. E é cada vez mais raro as empresas abusarem disso. Conheço o caso duma que abusa e está a passar por graves problemas porque o pessoal está a ser contactado por outras empresas com ofertas melhores.

Trabalho maioritariamente inteletual, consegues ser mais produtivo com menos dias de trabalho. Priorizas melhor, organizas-te melhor, focas-te melhor, etc...

Acredito que noutras áreas também seja possível ser assim. Noutras não, como em linhas de produção. Mas não deixa de ser possível usar os turnos para que uma pessoa só trabalhe 4 dias por semana, sem afetar a linha.

Acredito Rodrigo. O problema é que IT é uma percentagem reduzida do tecido laboral. Isso pode até funcionar aí agora industria, comércio e serviços? Nunca na vida diminuição do horário de trabalho vai aumentar a produtividade. Acho que efetivamente o horário de trabalho deveria passar para 35 horas até para acabar com a desigualdade de público vs privado (que a meu ver até é inconstitucional e nem consigo entender como é que até hoje ainda ninguém se virou para isto). Menos que isso não concordo. O que devia de haver era efetivamente haver politicas que conduzam a um aumento dos ordenados.

Link to comment
Share on other sites

Não é só desigualdade público vs privado, mesmo dentro das próprias empresas há essa desigualdade, na minha há quem trabalhe 40, outros 35, outros 37,5 e por aí fora. Devia ser igual para todos.

Link to comment
Share on other sites

3 minutes ago, Spark said:

Oh @PunK_BoY... quer dizer, admites passar para as 35h (e muito bem!) mas trabalhar 4 dias já é um escândalo? 8h30 por 4 dias e tens praticamente o mesmo tempo de produção... é de mim ou até é viável sem grande esforço??

Claro que sim. Quer dizer, o pessoal já se coça a trabalhar 8 horas por dia. Então agora queres por a trabalhar mais meia hora por dia.

De resto, o problema é que não dá para fazer só o corte no horário de trabalho. Tem que vir outras medidas porque as empresas não aguentam esse corte sem qualquer tipo de ajuda do outro lado. 

Link to comment
Share on other sites

18 minutes ago, PunK_BoY said:

Claro que sim. Quer dizer, o pessoal já se coça a trabalhar 8 horas por dia. Então agora queres por a trabalhar mais meia hora por dia.

De resto, o problema é que não dá para fazer só o corte no horário de trabalho. Tem que vir outras medidas porque as empresas não aguentam esse corte sem qualquer tipo de ajuda do outro lado. 

As empresas aguentam desde que as pessoas trabalhem, por exemplo: um gajo num horário de trabalho de 8 horas trabalha 6 e coça 2. Se reduzires esse horário para 6 e o colaborador trabalhar as 6, como já trabahava, tudo bem.

O problema é que já sabemos o que a casa gasta e o trabalhador vai passar a trabalhar só 4 porque abdicar das 2 em que coça é que não.

Link to comment
Share on other sites

nem todas as empresas são iguais, vocês vivem no mundinho dos sectores terciários de serviços das metrópeles que deveriam ser comlementares ao primário e secundário e não os principais,  e esquecem que o resto da país não é assim

 

imnagina industrias com maquinarias pesadas que trabalham a electricidade, com um sistema cogeração energética por exemplo (existem milhares por esse país fora)

um dia parado sem trabalhar é um dia de sol desperdiçado em que máquina não trabalhará, e irá trabalhar mais meia hora por dia num horário em que terá de consumir energia da rede. 

imaginem empresas de construção que trabalham à luz do dia, a construir edificios, ou pontes

imaginem empresas de serviços ou comércio conexos a empresas produtivas como estas, em que basicamente se estas empresas precisassem de algo 6ª feira estava tudo fechado

 

parece-vos igual?

Link to comment
Share on other sites

8 minutes ago, Vasco G said:

Pessoalmente prefiro trabalhar menos horas mais dias que mais horas e menos dias, mas isso já depende de cada um. 

Idealmente, num futuro ideal, os horários por colaborador acabam.

Foca-se é no que é preciso fazer e não no tempo que é necessário. Se tu preferes fazer X em 12 horas e outra pessoa em 8h, está tudo bem. Se calhar fazes o teu trabalho melhor e a outra pessoa faz o trabalho mais rápido mas pior.

Eu sei que isto é muito utópico, mas o principio racional é o mesmo: o resultado é que interessa. Se eu demoro 4h/dia a fazer o meu trabalho e em condições, porque é que devo ser obrigado a fazer 8h/dia?

Depois claro que podem vir os "gestores" deste mundo dizer "ah, então falta-te é trabalho", como eu já ouvi milhões de vezes em vários workshops e palestras. A resposta é simples também: o meu trabalho é X, eu fiz X. Se é preciso fazer X+Y, então o trabalho mudou, né? E aqui é problema da gestão.

Se eu dou pouco trabalho há minha equipa, a culpa é minha. Se dou muito trabalho, também é culpa minha. Daí se falar mais no conceito de velocidade vs esforço em Agile.

De qualquer das formas, isto dá discussão para o infinito.

Eu já aplico algumas destas ideias no meu dia a dia, quando dou talks ou na minha empresa ao nível global. Cada um faz como quer. mas não deviam de haver leis que ditem isso.

56 minutes ago, PunK_BoY said:

Acredito Rodrigo. O problema é que IT é uma percentagem reduzida do tecido laboral. Isso pode até funcionar aí agora industria, comércio e serviços? Nunca na vida diminuição do horário de trabalho vai aumentar a produtividade. Acho que efetivamente o horário de trabalho deveria passar para 35 horas até para acabar com a desigualdade de público vs privado (que a meu ver até é inconstitucional e nem consigo entender como é que até hoje ainda ninguém se virou para isto). Menos que isso não concordo. O que devia de haver era efetivamente haver politicas que conduzam a um aumento dos ordenados.

Em relação a politica, eu diria que nem é ao aumento do ordenado. Mas sim em relação às taxas da segurança social e afins, e das tabelas do IRS. Tu deves saber do que falo.

É ridículo uma empresa ter que pagar 3k para que um trabalhador tenha um salário de ~1.3k (ou lá o que é, já não trabalho com rates há algum tempo). Esse é que é o problema em relação a politicas do trabalho para ordenados.

Mas a tua mentalidade também não é a melhor. Parece que vais de encontro ao ditado que existe que diz 9 homens não conseguem fazer parir um bebé em 30 dias. Não é a atirar recursos a um problema que esse problema se resolve.

Tu já referiste que tens pessoal a ir à casa de banho ou a fazer intervalos de 30 minutos ou o que seja. Mas é esse o problema? Ou o problema é que não estão a fazer um bom trabalho? Se o teu melhor trabalhador fizer grande trabalho, alta qualidade, sem erros, e rápido, vais-o chatear porque ele este 3 horas a almoçar?

Nas minhas equipas, estou-me a cagar. Por mim podem ficar a dormir até às 2h da tarde. Se querem trabalhar em pé, deitados, no jardim, a fazer o pino, a pinar, não me interessa. Estou-me a cagar.

Desde que entreguem o que nos comprometemos a entregar e com qualidade - entrega essa que foi negociada e acordada entre todas as partes, que também é importante isto.

Se tu tens um gajo na tua fábrica que diz que faz X e tu concordas, tu como gestor, só tens que ir ver e avaliar X. Se lhe pagas muito, se calhar já lhe pedes para fazer X e Y e ele tem que concordar (é o contrato, basicamente).

Se o colaborador não cumpre o acordo, há rescisão.

E eu sei que esta merda não é assim tão simples. Há muitas proteções do trabalhador que fazem com que não seja assim tão fácil despedir e não sei quê. Mas não é essa a ideia do que falei. A razão para um despedimento não devia ser que o trabalhador não fez as 40h semanais. Mas sim, que o trabalhador não trabalhou, nem entregou trabalho ou não trouxe valor nenhum para o negócio.

Conclusão, o tempo é apenas uma ferramenta, um meio. Não é o resultado.

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

6 minutes ago, EsCk said:

Conclusão, o tempo é apenas uma ferramenta, um meio. Não é o resultado.

No teu caso talvez, em muitas industrias não

existem imensos processos produtivos que são cosequências de tempo, um lacagem precisa de determinado tempo, uma cola de um sapato preciso de determinado tempo, alimentos precisam de curas com tempo, leites e derivados precisam de pasterização com tempo etc existem milhares de empresas que precisam de tempo e o tempo é essencial

Isto são alguns exemplos de resultados consequências de tempo

Essas generalizações demonstram o perigo de ter um país que só olha para os serviços

  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Só se olha é para o lucro, mas erra-se e muito na melhor forma de o gerir e obter.

Porque isto é daquelas coisas que não se pode impor matematicamente.

Se calhar faria sentido que os horários de trabalho fossem diferentes consoante o sector/actividade.

Link to comment
Share on other sites

5 minutes ago, Perks said:

No teu caso talvez, em muitas industrias não

existem imensos processos produtivos que são cosequências de tempo, um lacagem precisa de determinado tempo, uma cola de um sapato preciso de determinado tempo, alimentos precisam de curas com tempo, leites e derivados precisam de pasterização com tempo etc existem milhares de empresas que precisam de tempo e o tempo é essencial

Isto são alguns exemplos de resultados consequências de tempo

Essas generalizações demonstram o perigo de ter um país que só olha para os serviços

Mas isso não são tempos de produção manual.

São tempos de processo.

É muito diferente.

Enquanto estás à espera que a cola da sola dum sapato seque, podes estar a meter cola noutro sapato, certo? Continuas a ser produtivo. A entrega do resultado é que é dependente do tempo. Não é o trabalho. Novamente a confundir tempo com resultado.

Edited by EsCk
Link to comment
Share on other sites

então, o que é que impede o teu empregador de assinar um Acordo colectivo de trabalho em que só trabalhas 3 horas por dia? Nada na lei o impede

agora se a empresa que tem de trabalhar segunda à sexta precisar de um serviço prestado pela tua empresa e tu não estiveres no local de trabalho te garanto que a solução que essa empresa arranjará é procurar outra empresa que forneça o que a tua empresa precisa, no horário de trabalho dela

 

1 minute ago, EsCk said:

Enquanto estás à espera que a cola da sola dum sapato seque, podes estar a meter cola noutro sapato, certo? Continuas a ser produtivo. A entrega do resultado é que é dependente do tempo. Não é o trabalho. Novamente a confundir tempo com resultado.

O resultado é dependente do tempo, tempo a mais ou menos numa máquina de vulcanização e cola, e pode estragar a cola, e isto é só um exemplo

tem de estar lá o trabalhador, alias isso a maquinarias pesadas e tens um trabalho de horario fixo

 

é tão claro que nem percebo

Link to comment
Share on other sites

1 minute ago, Perks said:

então, o que é que impede o teu empregador de assinar um Acordo colectivo de trabalho em que só trabalhas 3 horas por dia? Nada na lei o impede

agora se a empresa que tem de trabalhar segunda à sexta precisar de um serviço prestado pela tua empresa e tu não estiveres no local de trabalho te garanto que a solução que essa empresa arranjará é procurar outra empresa que forneça o que a tua empresa precisa, no horário de trabalho dela

 

Tentamos implementar na empresa não se trabalhar à sexta de tarde. Resultado? Estava a perder clientes. E era só o crlh de uma sexta de tarde.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Just now, DG said:

Tentamos implementar na empresa não se trabalhar à sexta de tarde. Resultado? Estava a perder clientes. E era só o crlh de uma sexta de tarde.

como é obvio, é que nem percebo que exista duvidas que isso pode ser uma consequência directa

Link to comment
Share on other sites

16 minutes ago, Perks said:

então, o que é que impede o teu empregador de assinar um Acordo colectivo de trabalho em que só trabalhas 3 horas por dia? Nada na lei o impede

agora se a empresa que tem de trabalhar segunda à sexta precisar de um serviço prestado pela tua empresa e tu não estiveres no local de trabalho te garanto que a solução que essa empresa arranjará é procurar outra empresa que forneça o que a tua empresa precisa, no horário de trabalho dela

 

Mas isso é o que estamos precisamente a discutir aqui.

Nada na lei te devia de impedir de fazeres um contrato desse género.

Se o serviço de determinada empresa implica ter um horário de 24/7, por questões de prevenção, segurança, o que for, vai dar ao mesmo que falei acima.

Essa empresa só tem que se assegurar que tem os recursos necessários para cobrir esse tempo. Se para isso tem que ter 20 colaboradores ou 30, já é outra questão.

Edited by EsCk
Link to comment
Share on other sites

2 minutes ago, EsCk said:

Nada na lei te devia de impedir de fazeres um contrato desse género.

e nada te impede, podes assinar um acordo colectivo de trabalho com uma comissão de trabalhadores da tua empresa. Desde que não ultrapasses um horário de trabalho de 8 horas diárias, podes fazê-lo

Link to comment
Share on other sites

2 minutes ago, DG said:

Tentamos implementar na empresa não se trabalhar à sexta de tarde. Resultado? Estava a perder clientes. E era só o crlh de uma sexta de tarde.

Eu gostava de perceber como é que uma sexta-feira à tarde pode ter um impacto tão grande que perca clientes.

Porque depende muito da empresa e do tipo de trabalho.

Se trabalhas num MacDonald's, claro que perdes clientes se fechar durante qualquer período de tempo, lol.

Não se está a falar de fechar empresas durante 3 dias por semana. Está-se a falar de pessoas. Em alguns casos isto pode estar relacionado com a empresa fechar mesmo, noutros casos pode estar relacionado com pessoas a trabalhar menos 1 dias mas a empresa continua a funcionar normalmente sem impacto.

Cada caso é um caso.

No meu caso, eu costumo dizer que se alguém tem que avisar que vai estar fora um dia, algo se passa. Porque nenhuma pessoa devia fazer falta por causa de um único dia. 
Tanto que o critério na BMW agora mudou e só avisamos malta que está de férias se for por longos períodos. Se for um dia, a equipa aguenta e não precisa de se adaptar.

2 minutes ago, Perks said:

e nada te impede, podes assinar um acordo colectivo de trabalho com uma comissão de trabalhadores da tua empresa. Desde que não ultrapasses um horário de trabalho de 8 horas diárias, podes fazê-lo

Pronto, e aqui está o outro espectro da coisa: porque é que eu não posso fazer mais que 8h diárias se quiser? Porque é que há uma lei que não me deixa fazer isso?

Se eu adorar o meu trabalho e quiser fazer um contrato de 80h semanais, não o posso fazer?

Goes both ways.

Link to comment
Share on other sites

2 minutes ago, EsCk said:

Se eu adorar o meu trabalho e quiser fazer um contrato de 80h semanais, não o posso fazer?

não, não podes

se a empresa precisar de 16H diárias contrata outra pessoa e diminui o desemprego. 

Se não toda a gente sem obrigações trabalhava 12H, tirava umas boas coroas por menos que um novo empregado custaria à empresa e as empresas podiam correr com 1/3 das pessoas pelo mesmo trabalho

as 8H não são um numero mágico, é uma convenção apenas, podia ser mais podia ser menos, se fossem 9 estavas a ter a mesma conversa

Link to comment
Share on other sites

2 minutes ago, Perks said:

não, não podes

se a empresa precisar de 16H diárias contrata outra pessoa e diminui o desemprego. 

Se não toda a gente sem obrigações trabalhava 12H, tirava umas boas coroas por menos que um novo empregado custaria à empresa e as empresas podiam correr com 1/3 das pessoas pelo mesmo trabalho

E aqui chegamos ao nosso desafio da humanidade para este século :P

Porque com automatização de muitas tarefas manuais, isso vai acabar por acontecer mais tarde ou mais cedo de qualquer das formas.

E a solução não me parece que seja meter gente a olhar para o céu durante 8h e dar-lhes o ordenado mínimo.

De qualquer das formas, acho que já consegui explicar o que eu entendo por tempo vs resultado.

A discussão já entra por outros campos e eu tenho outro trabalho a fazer :-.. 

Link to comment
Share on other sites

É fácil entender o porquê. Um certo clube ia jogar no domingo, quinta houve uma inspeção e sexta o estádio foi interditado. Estávamos fechados mas os telemóveis funcionam (ainda bem). Domingo houve jogo e nem se falou nisso.

Achas mesmo que ia deixar de haver jogo porque uns gajos decidiram ir beber umas jolas à sexta? Na lista telefónica havia mais números.

 

Quem diz isto diz que dois dias de fim de semana são dias de envios de mercadorias, daí a sexta ter vários pedidos de confirmação para as coisas acontecerem (isto no meu ramo).

 

E, fundamentalmente, porque quem paga quer é ter as coisas a andar.

Link to comment
Share on other sites

1 hour ago, Perks said:

No teu caso talvez, em muitas industrias não

existem imensos processos produtivos que são cosequências de tempo, um lacagem precisa de determinado tempo, uma cola de um sapato preciso de determinado tempo, alimentos precisam de curas com tempo, leites e derivados precisam de pasterização com tempo etc existem milhares de empresas que precisam de tempo e o tempo é essencial

Isto são alguns exemplos de resultados consequências de tempo

Essas generalizações demonstram o perigo de ter um país que só olha para os serviços

Tks.

Já disse que o que faz este país andar não são os serviços...

Isto não é a Suíça.

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.