Jump to content
Skywriter

Metam Aqui As Vossas Fotos

Recommended Posts

Nazgulled    116

Eu pergunto isto porque já tentei fazê-lo e não consegui. Ou melhor, não tentei tirar uma boa foto (como as tuas), tentei simplesmente ver se conseguia captar as estrelas, mas a foto ficou escura na mesma.

Eu tenho uma Sony Alpha 6000 com a lente de kit, é de 35-50mm e só abre até 3.5 (se não estou em erro). Tentei com um ISO relativamente alto (não me recordo qual), 3.5 e com uma exposição grande (também tentei mais que 30s no modo bulb). Não sei o que estou a fazer de errado, mas a fotos ficam "pretas" na mesma. O último teste que fiz estava num hotel no Alentejo no meio do nada, longe de uma cidade grande. Luz artificial à minha volta era quase inexistente.

É os 3.5 que não são suficientes? Que abertura usaste nas tuas fotos acima? 2.8 ou inferior? Mas depois aí não tens o problema do plano de foco ser mais pequeno? Como fazes? Focas manualmente ao infinito? Mas com uma abertura dessas, como consegues ter tudo em foco (primeiro plano e fundo), como por exemplo na última foto do carro?

De qualquer maneira ando de olho numa Sigma 30mm F1.4. Não é muito wide como dizes, mas é rápida. Convinha ser mais wide? Porque motivo?

Edited by Nazgulled

RedHeart    411

Se com a lente toda escarrapachada e com o ISO bem alto (de 1600 para cima) saiu tudo preto, está mais do que visto que, da próxima vez, tens retirar a tampa frontal da lente (esqueço-me disso frequentemente durante a noite, cada vez que mudo de sítio) :-..:-..:facepalm:

F/3.5 não é o ideal, mas já faz alguma coisa. Eu comecei assim, quando fotografava com a lente de kit (18-55mm).

Na foto do carro foi f/2.8 e na foto em que apareço eu em frente à VL foi f/2.0.
Quanto maior for a abertura menos profundidade de campo terás. No entanto, estamos a falar de lentes bastante wide, pelo que se focares no infinito e não colocares nada demasiado perto da lente, vai ficar tudo focado.
Sim, foco sempre manual e sempre no infinito.

Os 30mm já começam a ficar numa distância focal muito "média" (acho que nunca fotografei acima dos 24mm, para publicar, a não ser em experiências). Consegues perfeitamente fotografar com ela mas, para principiantes neste tipo de fotografia, não é a mais versátil, porque vais ter  de limitar bastante o tempo de exposição (penso que podes ir até aos 16secs., antes de as estrelas começarem a arrastar). Por outro lado também não vais ter a "paisagem" que se consegue fazer com as mais "largas" e terás de te certificar, se quiseres ter alguma coisa em primeiro plano, de que ela se encontra bem afastada. Essa (e principalmente a 35mm) é bastante usada mas é pelo pessoal mais pro que faz panoramas.

• Thanks 1

Nazgulled    116

Lol, obviamente que a tampa não estava lá lol. Mas diz-me uma coisa, com essas condições (F/3.5, ISO >1600, 35mm, 15s/30s ) é suposto não ficar tudo preto mas que fotografe da janela da minha sala (vivo no Porto) a apontar para o céu (não interessa se as estrelas arrastam, primeiro quero só conseguir ver alguma coisa :D)? Ou só mesmo no meio do nada com o mínimo de poluição luminosa é que se consegue?

Vou ter de ver qual a melhor lente então. Eu gostei desta por causa do F/1.4 e as reviews falam muito bem, uma das melhores lentes para a Alpha 6000, mas não é muito wide não. Tenho de ver que alternativas tenho com uma abertura grande e mais wide que esta. Se é que existe alguma para E-mount.

RedHeart    411

A fazeres isso no meio da cidade, deves ficar é com o frame bastante alaranjado/avermelhado (por causa da poluição luminosa).

De qualquer maneira, para verificares isso, tens boa solução: apontas um bocadinho acima do horizonte de maneira a apanhares casas - essas têm necessariamente de ficar e provavelmente até vão ficar completamente estoiradas (digo eu) - e o céu... logo se vê.

Ainda assim, convém notar que os settings que eu te indiquei são para estares já um bocado afastado da cidade (nem que sejam meia-dúzia de quilómetros). Em cidade, cheira-me que isso vai ficar tudo estoirado e que dificilmente vais ter alguma coisa no céu porque a poluição luminosa deve ser tão intensa que, a não ser que tenhas algum corpo celeste mesmo muito brilhante no céu nesse "curto" espaço que tens na lente, não vais conseguir ver grande coisa.
Conseguem-se apanhar corpos celestes no meio da cidade (já o fiz no Cais da Ribeira), mas não é fácil e quanto mais tele for a lente, mais difícil fica (para aí recomendo-te começar nos 4 segundos e ISO400 e depois ires ajustando a partir daí).  

• Thanks 1

Nazgulled    116

É como te digo, para já só quero conseguir apanhar o céu de noite e ver "alguma coisa", não me interessa se fica focado, queimado ou blurry (é só para testes), quero é que se veja alguma coisa no céu, depois exploro melhor. Isto porque até agora sempre que tentei fico com o céu preto, na cidade ou não. Não sei o que estou a fazer mal, daí todas as minhas questões. Mas tenho de voltar a experimentar com algumas dicas que me deste. Obrigado :)