Jump to content

Reforma em Portugal


GsmCyber
 Share

Reforma em Portugal  

35 members have voted

  1. 1. Acreditas que vais ter reforma do estado Português?

    • Sim
      22
    • Não
      13
  2. 2. Acreditas que a reforma te vai permitir manter o teu estilo de vida à data da reforma?

    • Sim
      2
    • Não
      33
  3. 3. Tens algum plano definido para complementar a reforma de forma a não perder poder de compra?

    • Sim
      24
    • Não
      11
  4. 4. Tens algum plano para não ficares totalmente dependente da reforma?

    • Sim
      25
    • Não
      10


Recommended Posts

33 minutes ago, Nightwish76 said:

A quem não tem nada como eu ( a não ser uns miseros trocos de lado) o que aconselham em investir? 

Eu vou dizer o que costumo dizer aos meus amigos, se não tens liquidez mínima (5-10k), não deves pensar em investimentos. Não se começa a construir uma pirâmide por cima.

  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

40 minutes ago, Ilusi0n said:

Eu vou dizer o que costumo dizer aos meus amigos, se não tens liquidez mínima (5-10k), não deves pensar em investimentos. Não se começa a construir uma pirâmide por cima.

por acaso discordo com esta afirmação. óbvio que mais dinheiro gera mais dinheiro (e até mais perdas), mas pouco dinheiro também gera dinheiro, se já tem um fundo de emergência construido mas não tem 5 ou 10k para investir, pode começar com 100€ por mês ou algo do genero, o que interessa é que o dinheiro não esteja parado no banco a perder valor.

de qualquer forma para responder à pergunta do @Nightwish76, sinceramente depende dos teus objetivos financeiros e a tua aversão à perda. Podias investir em ETF's se quiseres olhar como substituto de um PPR, também podes investir em ETF's por qualquer outro motivo.. podes investir em ações a curto, medio/ longo prazo..fundos de investimento...até em crypto.. sei lá..existem tantos produtos financeiros.. tudo depende dos teus objetivos pessoais.

  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

3 minutes ago, squallx said:

por acaso discordo com esta afirmação. óbvio que mais dinheiro gera mais dinheiro (e até mais perdas), mas pouco dinheiro também gera dinheiro, se já tem um fundo de emergência construido mas não tem 5 ou 10k para investir, pode começar com 100€ por mês ou algo do genero, o que interessa é que o dinheiro não esteja parado no banco a perder valor.

de qualquer forma para responder à pergunta do @Nightwish76, sinceramente depende dos teus objetivos financeiros e a tua aversão à perda. Podias investir em ETF's se quiseres olhar como substituto de um PPR, também podes investir em ETF's por qualquer outro motivo.. podes investir em ações a curto, medio/ longo prazo..fundos de investimento...até em crypto.. sei lá..existem tantos produtos financeiros.. tudo depende dos teus objetivos pessoais.

Se calhar expliquei-me mal, quando falei em liquidez mínima, estava a falar de um fundo de emergência. Quando ele diz que apenas tem uns trocos de lado, não considerei isso um fundo de emergência. Na minha opinião, o valor deste fundo tem que dar para continuar a viver, o mesmo estilo de vida, e sem novos rendimentos, por 6 meses (pelo menos). A partir dai podemos considerar o dinheiro excedente (após pagar as contas mensais, rendas, etc) que entre "descartável" e investir com níveis de risco elevados.

O que geralmente acontece ao pessoal que não tem uma base financeira sólida é que vai olhar para o dinheiro investido de forma diferente, vai fazer decisões "estúpidas" com as flutuações de mercado e logo que precise do dinheiro, vai buscá-lo mesmo que esteja em prejuízo, porque lá está, não tem uma boa base financeira.

Mas lá está, não sou nenhum financial advisor :-.. Isto é a opinião que construí ao longo dos últimos anos.

Já agora, sobre o tópico em si, neste momento tenho um PPR a ser alimentado todos os meses (através de um acordo da minha empresa), collectibles (TCGs, como Magic the Gathering) e EFTs. Tenho algum crypto em cold wallets, de quando minei em 2017, mas não considero isto um investimento.

Segundo a calculadora da SS, a minha reforma vai ser equivalente ao meu vencimento hoje em dia... Mas como não acredito muito nisso, estou a precaver-me.

  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

28 minutes ago, Ilusi0n said:

Se calhar expliquei-me mal, quando falei em liquidez mínima, estava a falar de um fundo de emergência. Quando ele diz que apenas tem uns trocos de lado, não considerei isso um fundo de emergência. Na minha opinião, o valor deste fundo tem que dar para continuar a viver, o mesmo estilo de vida, e sem novos rendimentos, por 6 meses (pelo menos). A partir dai podemos considerar o dinheiro excedente (após pagar as contas mensais, rendas, etc) que entre "descartável" e investir com níveis de risco elevados.

O que geralmente acontece ao pessoal que não tem uma base financeira sólida é que vai olhar para o dinheiro investido de forma diferente, vai fazer decisões "estúpidas" com as flutuações de mercado e logo que precise do dinheiro, vai buscá-lo mesmo que esteja em prejuízo, porque lá está, não tem uma boa base financeira.

Mas lá está, não sou nenhum financial advisor :-.. Isto é a opinião que construí ao longo dos últimos anos.

Já agora, sobre o tópico em si, neste momento tenho um PPR a ser alimentado todos os meses (através de um acordo da minha empresa), collectibles (TCGs, como Magic the Gathering) e EFTs. Tenho algum crypto em cold wallets, de quando minei em 2017, mas não considero isto um investimento.

Segundo a calculadora da SS, a minha reforma vai ser equivalente ao meu vencimento hoje em dia... Mas como não acredito muito nisso, estou a precaver-me.

então mas 5k ou 10k de fundo de emergência pode não ser grande coisa como também pode ser, depende das despesas dele. quando referiste o valor (se estavas a pensar em fundo de emergência) imo deverias ter falado em meses de despesas e não um intervalo de valor porque isso depende de pessoa para pessoa.. either way, 5k a 10k já não é nada mau, portanto não é um mau conselho e só mostra que tens uma boa base!

Eu é que sinceramente estava a pressupor (se calhar erradamente) que quando ele disse que tinha trocos de lado pensei que fosse para investir e que a parte do fundo de emergência já estava garantida eheh

37 minutes ago, Ilusi0n said:

O que geralmente acontece ao pessoal que não tem uma base financeira sólida é que vai olhar para o dinheiro investido de forma diferente, vai fazer decisões "estúpidas" com as flutuações de mercado e logo que precise do dinheiro, vai buscá-lo mesmo que esteja em prejuízo, porque lá está, não tem uma boa base financeira.

 

concordo plenamente, creio que quem investe tem de perceber o seu perfil de investidor, o investir é fácil, a gestão de emoções é que é dificil se não tiveres minimamente um plano e não perceberes onde investiste.

eu tenho o PPR AR + um ETF como complemento para a reforma, depois tenho algumas ações e muito pouco em crypto 

  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

No meu caso comecei a fazer PPR's há cerca de 20 anos atrás. Tenho três (garantido/taxa fixa; garantido/taxa variável; não garantido/taxa variável) que representam cerca de 20% do meu pé de meia.

Durante este tempo fiz um pouco de tudo: ações (poucas que até deram um bom lucro), dinheiro a render juros (nos bons velhos tempos) e certificados de aforro, que entretanto já acabaram.

Neste momento e perante a situação atual (e como para a minha reforma faltam +/- 10 anos) estou quieto a ver onde param as modas......

 

Link to comment
Share on other sites

Devo dizer que estou bastante surpreendido com os resultados, nunca pensei que % das pessoas que têm um plano concreto para ter uma alternativa à reforma dada pelo Estado fosse tão grande 👏

O meu plano, juntamente com a minha esposa, é muito simples, Rendas (Imobiliário) + Dividendos (SP500). Também investimos em outras alternativas, como por exemplo PPRs (que daqui a 2 anos vamos começar a usar para pagar o empréstimo de crédito habitação), TCGs (é um hobby pelo qual tenho gosto mas tudo o que compro faço-o sempre com a componente de valorização/investimento em mente), Ouro (pago premium já que compramos em forma de peças de ouro para ela) e Crypto (acredito que é o único investimento que tem hipótese de eventualmente mudar a minha vida drasticamente), mas não considero o resultado destes investimentos nas contas do fluxo de €/anual que vou precisar para eventualmente me reformar antecipadamente, o que vai ser extremamente difícil mas se não o conseguir fazer tenho a certeza que quando chegar à idade da reforma vou estar bastante confortável e não ficar dependente dos Costas desta vida!

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

:lol: Sai amanhã, mas sim, tenho um "full set" de tudo o que existe de Secret Lair até agora... Por isso vou ter que comprar estas também.

Sobre o tema... Não tenho nada contra os LGBT+, mas também acho que a WoTC não se devia meter nisto. Tal como baniram cartas com conteúdo político e/ou religioso (e talvez racista?), deviam-se manter na mesma onda. E acho que isto ainda vai levantar uma onda de "hate".

Edited by Ilusi0n
Link to comment
Share on other sites

Para quem não percebe um corno do que estão a falar, aconselham a começar por onde? Tenho algum de lado (nada de especial) e já pensei montes de vezes investir, mas não pesco nada.

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Em termos de PPR´s o que aconselham?

 

Eu tenho uns trocos posto de lado mas que não gostava de mexer (fundo de emergencia), preferia um "investimento" que fosse pagando mensalmente, quase como se fosse uma prestação.

E se tivesse beneficios fiscais ainda melhor. 

Link to comment
Share on other sites

6 minutes ago, MotorBreath said:

depende na paciencia que tens, posso por exemplo sugerir as acções da microsoft e da apple e esperar entre 3 a 5 anos onde terás por previsão um retorno de 100% 

Obrigado! Há algo mais imediato (assumindo que seja mais arriscado também)? Não vou investir assim tanto (pelo menos inicialmente) que justifique esses 3 a 5 anos. 

Link to comment
Share on other sites

podes tentar olhar no comportamento das acções, a AMD e a airbus por exemplo, neste momento pode ou não aumentar 10/20% nos proximos meses, é a tal coisa é mais arriscado mas também tão com valores que descer muito, não deverá descer.

Link to comment
Share on other sites

10 hours ago, dastinger said:

Obrigado! Há algo mais imediato (assumindo que seja mais arriscado também)? Não vou investir assim tanto (pelo menos inicialmente) que justifique esses 3 a 5 anos. 

epa não vás por ai p.f. lolol é impossivel prever o que quer que seja...muito mais prever um retorno de 100% a microsoft então andou anos a pastar. Nem ligues muito ao que os analistas dizem..atenção que existe sempre o buy side e sell-side portanto as análises são sempre tendênciosas, para além de que falham mais do que acertam, podes olhar quanto muito para os indicadores medianos de análise do EPS ou outro indicador que os analistas prevêm mas bah.. isso é daquelas coisas que não tens de te focar quando investes.

o que tens de fazer é fazer uma análise fundamental da empresa e isso implica ler os relatórios de contas, e com base em pressupostos e vários cenários diferentes tentares perceber o valor íntrínsico de uma ação, no entanto isto é só a parte mais fácil. Tens de construir uma história de investimento, fazer uma análise qualitativa e tentares perceber a direção da empresa.. fazer análise dos seus concorrentes e perceber o porquê não investir nos outros, perceber históricamente se os indicadores/métricas da Empresa estão baixos, como é que se relacionam entre si.. etc..

isto pode parecer um monstro mas não é, bem explicado qualquer um consegue fazer, tens é de perder tempo para analisar/aprender e na verdade só te ajuda, pois é o TEU dinheiro que vais investir portanto tens de estar minimanente seguro e para isso tens de fazer o TEU trabalho de casa e não copiar o do lado (é válido ir tirar ideias) pois isso não te vai dar segurança emocional nenhuma e com a volatilidade é bem provável que faças asneira.

mas pronto..just my 2cents

Edited by squallx
  • Like 1
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.