Jump to content

Canto do Emigrante


netphobic
 Share

Recommended Posts

Eu por exemplo ultimamente ando insuportável, um gajo anda desanimado e as outras pessoas e que sofrem mas como eu há muitos.

Olho para o futuro e não me vejo cá porque sei que se continuar cá vou trabalhar só para não passar fome e ficar a viver em casa dos pais o resto da vida não me parece opção, é sempre bom ter a comidinha da mamã e roupa lavada, mas com 26 anos e sem perspectiva de ter um futuro melhor não me resta opção.

Link to comment
Share on other sites

Também já ouvi isso da Suíça, em relação a casa. Convém ir para lá com um contrato já certo e ter em atenção os custos de casa. O perfeito é ir já com casa incluída. Tenho um amigo que é fotógrafo conseguiu ir nessas condições.

Outra cidade em que há muitos portugueses a tentar a sua sorte lá mas para arranjar casa está a ser um sarilho é no Rio de Janeiro.

Link to comment
Share on other sites

Isso depende do ponto de vista, nos outros paises também te vão chupar parte do salário e como a vida é mais cara lá fora, se tiveres a mesma vida que cá vai te sobrar o mesmo ao fim do mês.

Não é bem assim oh skaazi. Mesmo que pagues mais impostos lá fora, que pagas, recebes mais e tens mais margem de manobra para poupar. Claro que se quiseres estourar o dinheiro todo, tb consegues como é óbvio. Mas proporcionalmente, poupas mais. O caso que disseste de viver para trabalhar tb é verdade que acontece mas não é a maioria.

Fds, tem alguma lógica, com a diferença salarial que se vê de Lisboa para Paris (é apenas um exemplo, há mais, muitos mais) e o preço da maioria dos produtos lá nos supermercados ser igual ou até inferior aos de cá? E isso tu sabes pois tb lá estiveste. Claro que se queres ir comer a um bom restaurante pagas 4 ou 5 vezes mais do que cá mas se não fores em exageros de fazer isso todos os dias, arranjas-te bem. E eles tb têm diárias, em Paris, de menus completos a 9 e 10€. Façam-se as contas a ver se é proporcional. wink4.gif

Não tem lógica mas tem uma razão, incentivaram muito boa gente a abandonar toda a produção caseira (agricultura, pecuária etc etc) e importar tudo enquanto as vacas tinham tetas gordas. Agora fodemo-nos por causa dessa decisão. thumbsup.gif

Concordo plenamente.

França é um bom exemplo. O salário mínimo é de 1200€. Agora comparem os preços de lá com os de Portugal e vejam se são 2,5 vezes mais caros...

Ponho em hipótese emigrar porque estou num recrutamente que, caso fique, me dá condições muito superiores às que teria cá em Portugal. Em Portugal, ganhava só para sobreviver. Se emigrar, consigo poupar dinheiro e ainda poder fazer uma viagem porreira nas férias.

Claro que há contras como estar longe da família e amigos, o clima, a língua, a comida, etc. Mas aí depende de cada um, há quem se adapte melhor do que outros e ninguém deve julgar ninguém.

Portugal é um país maravilhoso, não me interpretem mal. Sempre que estive fora, batia-me a saudade de muita coisa. Mas este ambiente negativo de crise deita muito uma pessoa abaixo. E acho que só senti isso porque vivi num país com crescimento positivo (Coreia do Sul) em que o futuro é visto como algo melhor que o presente. Em que cada dia as pessoas sabem que o amanhã trará melhores condições de vida do que as que tem hoje.

Aqui está ao contrário. No médio prazo a tendência é para piorar e sente-se isso nas ruas, nas conversas, nas pessoas.

Bem vou dar a minha opinião sobre isto tudo visto que vivo fora do pais à cerca de 6 anos , é assim eu AMO o meu país e gosto da Suécia , vou começar por Portugal é um país no aspecto do "Lazer " dos melhores senão mesmo o melhor da Europa é lindo , a comida fabulosa , pessoas maravilhosas , clima brutalissimo , e claro é onde os meus amigos mais chegados e família estão ( embora aqui seja um campo pessoal!) , mas no plano Social Portugal é um cancro , maior parte das instituições são geridas para benefícios próprios , os trabalhadores da escala hierárquica que estão no fundo são explorados até ao tutano e normalmente não são respeitados , e o maior cancro de todos os nossos POLÍTICOS são maus demais para ser verdade ,corruptos , criminosos enfim uma desgraça ( mas aqui o povo tb tem culpa porque muitos vezes elege criminosos para serem presidentes de câmara depois queixam-se? lol) os ordenados em Portugal são no mínimo ridículos , outra coisas incrível é a diferença de ordenados , ás vezes entre um chefe e um empregado chega a ser de 1000 € , aqui 150 no máximo , apoios do estado é mentira !

Agora a Suécia , é caro ? é ! tiram-me quase 45% do ordenado? sim tiram ! mas depois não me falta nada , por exemplo , aqui se tiverem um filho recebem 200€ por mês durante os primeiros 3 anos , saúde grátis , livros escolares grátis e refeições na escola grátis , se calhar vale a pena os 40% , corrupção aqui é quase nula , as promoções no trabalho são obrigatórias por lei , e os ordenados são discutidos anualmente com o patrão , é um mundo diferente , qualquer pessoa aqui que viva sem grandes excessos consegue no fim de cada mês por de parte uns 300 € ou mais ,burocracia não existe ,e quase nada demora mais de 2 semanas a resolver , agora claro a comida não é tão boa , não há praia , a qualidade de vida em lazer nem se compara a Portugal , temos um pais maravilhoso infelizmente só temos merda a governar , temos dos melhores médicos cientistas engenheiros etc ... do mundo que têm de sair do pais para atingirem o seu expoente máximo , resumindo acho que isto vai de pessoa para pessoa , e ao que mais dão valor na vida , eu pessoalmente não me vejo a sair daqui tão cedo porque na minha opinião pelo o que já vi do resto do mundo , em Portugal não se vive sobrevivesse somos um povo apático , agora é óbvio que um dia vou voltar porque é ai que me sinto em casa e tenho saudades de tudo a cada minuto , tenho sorte tb de a minha mulher adorar tb Portugal , e passo cerca de 40 dias em PT por ano .

PS. sei que faltam acentos mas tenho o meu teclado em SV ....

Edited by NOX
  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

festa todos os dias...ás 22:00 tá tudo em casa a gritar.

ou se calhar estão a beber que nem uns animais e a prepararem-se para sair apanhar o metro para o centro da cidade ... digo eu ...

Estás a divagar.

Link to comment
Share on other sites

Estou sériamente a pensar em emigrar. Estou a pensar em Macau ou outro pais asiatico. Isto aqui está morto.

Acho que é em Macau que todos os anos o Governo dá dinheiro ao povo. :lol:

Outras filosofias, outras ideias e outras conversas.

Austrália é dos "destinos" que mais me agrada, apesar de ser complicado.

Mas é triste um gajo ter de pensar que só se safa num outro país... :no:

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Eu tenho consciência que na minha área de Radiologia poucas hipóteses tenho em Portugal. Fui no meu próprio pé a imensos hospitais e clínicas, pedi para falar com o chefão e não consegui convencer de alguma maneira. Isto na Maia/Porto e Coimbra. Em muitos locais diziam logo que nem sequer aceitavam currículos, por mais que lhes tentasse convencer para ficarem com 3 folhas guardadas num armário.

Neste momento estou na Holanda em estágio respeitante ao meu mestrado e por aqui as coisas também não estão grande coisa. Falando no hospital em que me encontro, eles não estão a aceitar curriculos e para renovarem um contrato têm que ir falar com os patrões e convencê-los de que são uma mais valia. Ou isso ou adeus.

Portanto, fora de Portugal pode ser muito bom mas há que informar-nos bem do país que estamos a pensar e ver se não nos sai um barrete.

Link to comment
Share on other sites

Eu tenho consciência que na minha área de Radiologia poucas hipóteses tenho em Portugal. Fui no meu próprio pé a imensos hospitais e clínicas, pedi para falar com o chefão e não consegui convencer de alguma maneira. Isto na Maia/Porto e Coimbra. Em muitos locais diziam logo que nem sequer aceitavam currículos, por mais que lhes tentasse convencer para ficarem com 3 folhas guardadas num armário.

Neste momento estou na Holanda em estágio respeitante ao meu mestrado e por aqui as coisas também não estão grande coisa. Falando no hospital em que me encontro, eles não estão a aceitar curriculos e para renovarem um contrato têm que ir falar com os patrões e convencê-los de que são uma mais valia. Ou isso ou adeus.

Portanto, fora de Portugal pode ser muito bom mas há que informar-nos bem do país que estamos a pensar e ver se não nos sai um barrete.

Exacto , é como digo a todos os meus amigo , cuidado porque neste momento está apertado em todo o lado !

Olha stone não sei se queres ficar por fora ou não , mas vai a este site , emprega muita gente , conheço 4 portugueses que trabalham aqui não sei se tem para a tua área mas não perdes nada em tentar , dá para por o site em inglês !

http://ki.se/?l=en

Edited by NOX
Link to comment
Share on other sites

Eu tenho consciência que na minha área de Radiologia poucas hipóteses tenho em Portugal. Fui no meu próprio pé a imensos hospitais e clínicas, pedi para falar com o chefão e não consegui convencer de alguma maneira. Isto na Maia/Porto e Coimbra. Em muitos locais diziam logo que nem sequer aceitavam currículos, por mais que lhes tentasse convencer para ficarem com 3 folhas guardadas num armário.

Neste momento estou na Holanda em estágio respeitante ao meu mestrado e por aqui as coisas também não estão grande coisa. Falando no hospital em que me encontro, eles não estão a aceitar curriculos e para renovarem um contrato têm que ir falar com os patrões e convencê-los de que são uma mais valia. Ou isso ou adeus.

Portanto, fora de Portugal pode ser muito bom mas há que informar-nos bem do país que estamos a pensar e ver se não nos sai um barrete.

Exacto , é como digo a todos os meus amigo , cuidado porque neste momento está apertado em todo o lado !

Olha stone não sei se queres ficar por fora ou não , mas vai a este site , emprega muita gente , conheço 4 portugueses que trabalham aqui não sei se tem para a tua área mas não perdes nada em tentar , dá para por o site em inglês !

http://ki.se/?l=en

Se calhar conhecemos uma pessoa em comum desse sítio lol.

Link to comment
Share on other sites

Eu tenho consciência que na minha área de Radiologia poucas hipóteses tenho em Portugal. Fui no meu próprio pé a imensos hospitais e clínicas, pedi para falar com o chefão e não consegui convencer de alguma maneira. Isto na Maia/Porto e Coimbra. Em muitos locais diziam logo que nem sequer aceitavam currículos, por mais que lhes tentasse convencer para ficarem com 3 folhas guardadas num armário.

Neste momento estou na Holanda em estágio respeitante ao meu mestrado e por aqui as coisas também não estão grande coisa. Falando no hospital em que me encontro, eles não estão a aceitar curriculos e para renovarem um contrato têm que ir falar com os patrões e convencê-los de que são uma mais valia. Ou isso ou adeus.

Portanto, fora de Portugal pode ser muito bom mas há que informar-nos bem do país que estamos a pensar e ver se não nos sai um barrete.

Exacto , é como digo a todos os meus amigo , cuidado porque neste momento está apertado em todo o lado !

Olha stone não sei se queres ficar por fora ou não , mas vai a este site , emprega muita gente , conheço 4 portugueses que trabalham aqui não sei se tem para a tua área mas não perdes nada em tentar , dá para por o site em inglês !

http://ki.se/?l=en

Se calhar conhecemos uma pessoa em comum desse sítio lol.

PM me !

Link to comment
Share on other sites

Eu quero mudar-me para Londres em Abril.

Mas se entretanto conseguir trabalho, ao nível do que eu quero noutro lado qq também não me chateio. Mas é de lamentar o facto de nós em Portugal chegarmos a uma determinada altura da vida, e se quisermos mais temos poucas hipóteses de o conseguir num curto espaço de tempo.

Claro que se tens algo garantido é completamente diferente mas Londres já não é como era a nível de ser muito bom para se viver. Claro que continua a ser muito melhor do que cá mas está a piorar. Dito por pessoas que emigraram para lá ;)

Link to comment
Share on other sites

Eu quero mudar-me para Londres em Abril.

Mas se entretanto conseguir trabalho, ao nível do que eu quero noutro lado qq também não me chateio. Mas é de lamentar o facto de nós em Portugal chegarmos a uma determinada altura da vida, e se quisermos mais temos poucas hipóteses de o conseguir num curto espaço de tempo.

Claro que se tens algo garantido é completamente diferente mas Londres já não é como era a nível de ser muito bom para se viver. Claro que continua a ser muito melhor do que cá mas está a piorar. Dito por pessoas que emigraram para lá wink4.gif

True story e conheço pessoal que fez o percurso inverso (de Londres para Portugal) muito recentemente.

Link to comment
Share on other sites

Pois. Mas pode ser apenas em Londres ou ser mais focalizado na capital. Conheço quem esteja em Londres (família quase toda da Maria) e queixam-se que, quando foram para lá há quase 5 anos, as coisas estavam bem melhores e têm notado um decréscimo de qualidade de vida bastante acentuado. Por outro lado, conheço quem esteja em Nottingham e continua a receber muito bem e a arranjar emprego quando quer. Basicamente trabalha durante o ano com horários um pouco agressivos e, quando chega ao Verão, despede-se para vir de férias para cá uns dois meses. Quando lá chega de novo, é só querer que encontra. Estamos, claro, a falar de trabalho em fábricas etc mas pronto.. recebe-se bem quando comparamos com Portugal.

Link to comment
Share on other sites

Eu quero mudar-me para Londres em Abril.

Mas se entretanto conseguir trabalho, ao nível do que eu quero noutro lado qq também não me chateio. Mas é de lamentar o facto de nós em Portugal chegarmos a uma determinada altura da vida, e se quisermos mais temos poucas hipóteses de o conseguir num curto espaço de tempo.

Claro que se tens algo garantido é completamente diferente mas Londres já não é como era a nível de ser muito bom para se viver. Claro que continua a ser muito melhor do que cá mas está a piorar. Dito por pessoas que emigraram para lá wink4.gif

True story e conheço pessoal que fez o percurso inverso (de Londres para Portugal) muito recentemente.

Sinceramente não me chateia muito. Até porque estive lá há 2 meses e deu para perceber o nível de vida lá.

E sim, é óbvio que saio com emprego garantido e salário no mínimo 2.5x o que ganho aqui anualmente.

Edited by Green Hawk
Link to comment
Share on other sites

Gosto muito do meu país e ainda nem sequer acabei o curso. Se há coisa que, se algum dia o tiver de fazer, me vai custar a sério é sair do país para trabalhar. Pelo menos sabendo que é por tempo indeterminado. E não é só isso.. não concordo a 100% com o Archie mas vou tentar ao máximo ganhar experiência profissional em Portugal e, se correr bem, ainda melhor. Se correr mal e tiver mesmo de emigrar, já irei com mais experiência, outra mentalidade e, provavelmente, ganhar ainda mais do que iria ganhar caso fosse logo para fora. Por mim, fico neste buraco para sempre.. este buraco que adoro 14.gif

Link to comment
Share on other sites

Estou sériamente a pensar em emigrar. Estou a pensar em Macau ou outro pais asiatico. Isto aqui está morto.

E Singapura? Há uns anos atrás aquilo estava num boom estrondoso de crescimento e ainda estive para arriscar mandar CV e showreel para lá, que alguns estúdios americanos estavam a abrir lá. Mas não tive coragem. É um bocado incógnita e não sei se é um choque demasiado grande para o estilo de vida asiático.

Link to comment
Share on other sites

Vim agora de uma noite de fado improvisado numa tertulia, umas 15 pessoas num bruto convivio (um pouco alcoolizado tá bem) que só há cá, nosso rico país, minha rica Vila Franca. Ganhava efetivamente mais dinheiro lá fora, mas estas cenas não há lá.

Convido na mesma o pessoal a pelo menos ir espreitar lá fora, mas o nosso país apesar de estar cheio de ladrões de gravata, não tem igual.

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Estou sériamente a pensar em emigrar. Estou a pensar em Macau ou outro pais asiatico. Isto aqui está morto.

E Singapura? Há uns anos atrás aquilo estava num boom estrondoso de crescimento e ainda estive para arriscar mandar CV e showreel para lá, que alguns estúdios americanos estavam a abrir lá. Mas não tive coragem. É um bocado incógnita e não sei se é um choque demasiado grande para o estilo de vida asiático.

Estive 5 dias em Singapura e o que te posso dizer é que foi a cidade/país com o estilo mais ocidental da Ásia onde estive. Nota-se um desenvolvimento enorme e um equivalente investimento. Quando estive lá, tinham acabado de inaugurar um jardim todo moderno que tinha custado 1 bilião de dólares...

É uma cidade com uma qualidade de vida fantástica, mas o custo de vida muito elevado também. Tens que ganhar bem para viver bem, Mas se ganhares bem, é uma cidade fenomenal, tem tudo. E estão lá muitos ocidentais. Aliás, coisa rara em Singapura são pessoas mesmo de Singapura (um bocado como Londres na Ásia, talvez).

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Estou em Brno na República Checa. Vive-se bem e, obviamente variando de caso para caso, consegue-se fazer um pouco mais do quem em Portugal. O custo de vida é inferior, diria uns 10 a 15% quando comparando com Portugal. Não venham pelo dinheiro mas pela abundância de emprego, pelo entretenimento barato e, para quem for solteiro, pelas mulheres, que isto é um mundo à parte...

Vim como recém mestre e sinto-me bastante bem na empresa onde estou. Tenho viajado bastante e é fácil começar a mandar alguns mitos por água a baixo... o ano passado estive em 10 países da UE e, quando se entra no supermercado, atrevo-me a dizer que a variação de preços não chega aos 20 a 25%. A teoria do "recebes mais pq o custo de vida é maior" é totalmente tanga. Também é totalmente tanga que se ganhe balúrdios, por exemplo, na Alemanha.

Digo sem hesitação que não existe país como o nosso. Agora a verdade é que quanto mais tempo passo fora, menos vontade tenho de voltar de forma permanente.

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.