Jump to content

Que Jogo Jogaste "hoje"?


Mini0n
 Share

Recommended Posts

11 minutes ago, Figos said:
2 hours ago, Mini0n said:
[mention=10739]Figos[/mention] percebo o teu ponto, mas estás a levar a coisa do 8 ao 80...
Da mesma maneira que queres "remover" o factor preferência, não podes colocar factores como "qualidade" como sendo objectivos.
Como é que defines a qualidade da história, por exemplo? Isso é 100% subjectivo...

Ausência de pontas soltas? Personagens interessantes, com arcos bem estruturados? Início interessante e/ou final satisfatório? Há tanta coisa...

Como quantificas qualitativamente se um personagem é interessante? Se o início é interessante? Se o final é satisfatório? 

Vais meter a preferência no meio, mas nem duvides disso. 

Link to comment
Share on other sites

Como quantificas qualitativamente se um personagem é interessante? Se o início é interessante? Se o final é satisfatório? 
Vais meter a preferência no meio, mas nem duvides disso. 
A personagem está bem "escrita"? Tem uma backstory e uma personalidade cativante, ou é um simples estereótipo já visto n vezes? A história demora demasiado tempo a arrancar, ou fica delineada na altura certa, deixando te interessado em perceber o que vai acontecer a seguir? No final da história, as personagens estão no mesmo "sítio" em termos narrativos, ou houve algum tipo de desenvolvimento? O foco da história foi bem resolvido, mal resolvido, ou fica para o dlc ou a sequela?

Isto aplica se a livros, comics, filmes, peças de teatro, jogos... Ninguém está a reinventar a roda.
Link to comment
Share on other sites

25 minutes ago, Figos said:

A personagem está bem "escrita"? Tem uma backstory e uma personalidade cativante, ou é um simples estereótipo já visto n vezes? A história demora demasiado tempo a arrancar, ou fica delineada na altura certa, deixando te interessado em perceber o que vai acontecer a seguir? No final da história, as personagens estão no mesmo "sítio" em termos narrativos, ou houve algum tipo de desenvolvimento? O foco da história foi bem resolvido, mal resolvido, ou fica para o dlc ou a sequela?

Isto aplica se a livros, comics, filmes, peças de teatro, jogos... Ninguém está a reinventar a roda.

Pois não, mas as coisas não são branco e preto, também existe o cinzento. Caso contrário, bastava haver uma única review e essa era a definitiva, pois estas a fazer da qualidade como algo 100% objetivo. 

Metes 5 reviewers a fazer essa análise que acabaste de dizer de um jogo, e se calhar todos eles vão dar pontuações diferentes em todos esses campos. E porquê? Dizes tu. Porque têm preferências diferentes e modos de ver e analisar diferentes. 

O mesmo se aplica a um filme, um livro ou seja o que for. 

 

Link to comment
Share on other sites

20 minutes ago, Figos said:
2 hours ago, Mini0n said:

 

Ausência de pontas soltas? Personagens interessantes, com arcos bem estruturados? Início interessante e/ou final satisfatório? Há tanta coisa...

Personagens interessantes? Subjectivo.
Arcos bem estruturados? Meh, algo subjectivo.
Início interessante? Subjectivo.
Final satisfatório? Subjectivo.

Há tanta coisa... mas é quase toda subjectiva...

Link to comment
Share on other sites

Pois não, mas as coisas não são branco e preto, também existe o cinzento. Caso contrário, bastava haver uma única review e essa era a definitiva, pois estas a fazer da qualidade como algo 100% objetivo. 
Metes 5 reviewers a fazer essa análise que acabaste de dizer de um jogo, e se calhar todos eles vão dar pontuações diferentes em todos esses campos. E porquê? Dizes tu. Porque têm preferências diferentes e modos de ver e analisar diferentes. 
O mesmo se aplica a um filme, um livro ou seja o que for. 
 
Uma coisa é tu preferires filmes de ficção científica a dramas ou comédias, por exemplo. Outra é conseguires perceber no meio desses todos qual é que é o melhor em termos narrativos, artísticos ou técnicos. É isso que estou a tentar explicar. Claro que há subjetividade em tudo, por isso é que há coisas boas, muito boas e excelentes. No entanto, as memórias que os jogos ou os filmes te evocam não são um critério mensurável que atesta a qualidade de um produto. Podem dizer algo sobre o teu gosto ou a tua preferência, mas isso são outro quinhentos.
Personagens interessantes? Subjectivo.
Arcos bem estruturados? Meh, algo subjectivo.
Início interessante? Subjectivo.
Final satisfatório? Subjectivo.
Há tanta coisa... mas é quase toda subjectiva...
Tem tudo a ver com o mínimo exigível para satisfazer os teus padrões. Vou te dar um exemplo: tenho um primo com 10 anos que papa os filmes de super heróis todos. Como é lógico, com a idade que tem, não percebe porque é que eu gosto do Infinity War mas não gosto do Batman vs Super Homem, porque para ele é tudo bom. No entanto, se eu lhe perguntar se prefere um ou outro, ele consegue dizer qual prefere. Mas como ainda lhe falta ser exposto a tanta coisa, até perceber que aquilo que ele está a ver ali, já foi feito de tantas formas diferentes e melhores, ele pura e simplesmente acha que não há melhor.
Link to comment
Share on other sites

9 minutes ago, Figos said:

Outra é conseguires perceber no meio desses todos qual é que é o melhor em termos narrativos, artísticos ou técnicos.

Mas mesmo ai metes preferencia no meio, dê por onde der. Uma narrativa muito boa para ti, pode ser assim assim para mim. E tu vais dar um 9/10 na narrativa e eu dou um 7/10. Estamos sempre a ver exemplos desses.

Tu podes achar que deixar pontas soltas é muito mau e baixas 1 ou 2 valores nessa pontuação, e eu posso achar que deixar pontas soltas é bom pois dá azo à imaginação da pessoa sobre o que pode ter acontecido, e dou boa pontuação. Vai da preferencia de cada um.

Olha o caso do Mass Effect Andromeda. Tens uma IGN a dar 8.5/10 e um Giant Bomb a dar 4/10. Se a qualidade fosse objectivo, no mínimo todos os valores tinham de ser idênticos e não tão dispares.

9 minutes ago, Figos said:

No entanto, as memórias que os jogos ou os filmes te evocam não são um critério mensurável que atesta a qualidade de um produto.

O que o pessoal quis dizer é que quando um jogo ou filme tem a capacidade de te fazer lembrar dele passado 20 anos, é porque tem qualidade para dar e vender. Só algo com muita qualidade consegue causar esse efeito numa pessoa (ou neste caso, milhões de pessoas).

Link to comment
Share on other sites

Não, não tem. Tem a ver com gostos. Um final satisfatório é o exemplo perfeito. Então um final satisfatório não é do mais subjectivo que há? Fdx Figos, não me lixes.
Como é que tu avalias um final como satisfatório de forma objectiva? Há alguma escala-de-verdade-absoluta que o defina?

Link to comment
Share on other sites

O que o pessoal quis dizer é que quando um jogo ou filme tem a capacidade de te fazer lembrar dele passado 20 anos, é porque tem qualidade para dar e vender. Só algo com muita qualidade consegue causar esse efeito numa pessoa (ou neste caso, milhões de pessoas).
Eu não disse que a qualidade era objectiva, disse que era mensurável. Memórias não são. As coisas não são boas com base no quão bem envelhecem ou se alguém se vai lembrar delas daqui a uns anos.
Não, não tem. Tem a ver com gostos. Um final satisfatório é o exemplo perfeito. Então um final satisfatório não é do mais subjectivo que há? Fdx Figos, não me lixes.
Como é que tu avalias um final como satisfatório de forma objectiva? Há alguma escala-de-verdade-absoluta que o defina?
Dei te n exemplos de critérios que podes usar para dizer se um final é satisfatório. Se tu os utilizas ou não, é outra conversa. Mas estamos na mesma a falar de coisas objectivas e concretas.
Link to comment
Share on other sites

1 minute ago, Figos said:
5 minutes ago, Revenge said:
O que o pessoal quis dizer é que quando um jogo ou filme tem a capacidade de te fazer lembrar dele passado 20 anos, é porque tem qualidade para dar e vender. Só algo com muita qualidade consegue causar esse efeito numa pessoa (ou neste caso, milhões de pessoas).

Eu não disse que a qualidade era objectiva, disse que era mensurável. Memórias não são. As coisas não são boas com base no quão bem envelhecem ou se alguém se vai lembrar delas daqui a uns anos.

Só estou a dizer que não foi nesse sentido que se falou da parte das memorias, ou pelo menos não foi o meu sentido.

PS: Até porque para mim o FF VII não envelheceu bem. Já cheguei ao ponto que já não conseguiria jogar algo com aqueles gráficos, como na altura conseguia :-..

Link to comment
Share on other sites

1 hour ago, Figos said:

Dei te n exemplos de critérios que podes usar para dizer se um final é satisfatório. Se tu os utilizas ou não, é outra conversa. Mas estamos na mesma a falar de coisas objectivas e concretas.

Oi? Que exemplos? Como é que podes dizer se um filme tem um final satisfatório de uma forma objectiva? :blink:

Link to comment
Share on other sites



No final da história, as personagens estão no mesmo "sítio" em termos narrativos, ou houve algum tipo de desenvolvimento? O foco da história foi bem resolvido, mal resolvido, ou fica para o dlc ou a sequela?

Até te dou exemplos mais concretos: Havia um vilão na história? Foi absolvido ou castigado? De que forma é que isso impactou as personagens e o mundo no geral? Foi um final demasiado previsível ao ponto de ser desapontante? Houve algum twist credível? Há tanta coisa que podes avaliar...
Link to comment
Share on other sites

10 minutes ago, Figos said:


 


Até te dou exemplos mais concretos: Havia um vilão na história? Foi absolvido ou castigado? De que forma é que isso impactou as personagens e o mundo no geral? Foi um final demasiado previsível ao ponto de ser desapontante? Houve algum twist credível? Há tanta coisa que podes avaliar...

Mas avalias isso com base nas tuas preferências. 

Não existe nenhuma regra objetiva que diga: Teve vilão? Mais um ponto. Não teve vilão? Menos um ponto. Foi um final desapontante? Menos 1 ponto. Aliás, o que para ti pode ser desapontante, para mim pode ser muito bom. 

A qualidade está ligada à preferência de cada pessoa. 

Link to comment
Share on other sites

1 hour ago, Figos said:

Até te dou exemplos mais concretos: Havia um vilão na história? Foi absolvido ou castigado? De que forma é que isso impactou as personagens e o mundo no geral? Foi um final demasiado previsível ao ponto de ser desapontante? Houve algum twist credível? Há tanta coisa que podes avaliar...

Agora fiquei curioso. Qual a classificação se tivesse sido absolvido e qual a classificação se tivesse sido castigado?

Final previsível? Para quem? Para um puto de 10 anos? Para um adulto distraído? Para um gajo que tem 300 jogos platinados? Onde é que a regra está escrita para eu ir ler melhor?

Also, porque crl não temos filmes e jogos perfeitos se é tudo tão objectivo? Basta fazer o que a regra objectiva diz e puff, perfeição. Ou não?

Link to comment
Share on other sites

Duas notas, apenas.

 

1 - Dizer que um jogo não envelheceu bem por causa dos gráficos é um bocado... estranho.

Vão-me dizer, por exemplo, que em 2018 já não conseguem jogar Doom/Wolfenstein/Quake? Já não vibram com o jogo "apenas" por causa dos gráficos?

Honestamente, não consigo imaginar um jogo, que seja, que tenha envelhecido mal...

2 - Querem um jogo com gráficos exuberantes (para a altura), uma história com um final gratificante, com twists (poucos, é certo), com uma jogabilidade muito boa, com um "ambiente virtual" quase perfeito, com uma banda sonora fascinante?

Unreal!

Link to comment
Share on other sites

Depois de me habituar a gráficos bons, os antigos passam a fazer-me confusão. 

Exemplo, joguei Witcher 2 este ano na x360. Ao jogar o Witcher 3, fui ao YouTube ver algo do Witcher 2 que já não me lembrava e até fiquei pensar "Como é que estes gráficos de merda me pareceram bons há uns meses atrás?" True story. 

O mesmo já não me acontece com jogos 2d, tipo Donkey Kong, Mario etc

Link to comment
Share on other sites

São gosto, é certo.

Vou-te dar um exemplo. Conheces o Daytona, certo? Aquele jogo de arcadas de carros. Este fds lá voltei a ligar a Saturn, para espalhar o pó e joguei o jogo. Se comparares os gráficos da versão da Saturn com a das arcadas, vais ver que não têm nada a ver uma com a outra. Todavia, aquela meia-hora que joguei deu-me o mesmo gozo como se estivesse a jogar o jogo nas arcadas.

Caramba, logo a seguir liguei o Spectrum e joguei o Chase H.Q. e nem prestei atenção à "qualidade" dos gráficos!

Falaste em jogos 2d e jogos 3d. Eras incapaz, neste momento, de voltar a jogar o 1º Tomb Raider, sabendo que as mamas da Lara são pirâmides?

Mas somos todos diferentes...

Link to comment
Share on other sites

Mas avalias isso com base nas tuas preferências. 
Não existe nenhuma regra objetiva que diga: Teve vilão? Mais um ponto. Não teve vilão? Menos um ponto. Foi um final desapontante? Menos 1 ponto. Aliás, o que para ti pode ser desapontante, para mim pode ser muito bom. 
A qualidade está ligada à preferência de cada pessoa. 
Claro que não existem regras, mas és tu que defines o que é que é relevante e não é. A forma como atribuis pontos, mesmo que inconscientemente, é que depende de ti.
Agora fiquei curioso. Qual a classificação se tivesse sido absolvido e qual a classificação se tivesse sido castigado?
Final previsível? Para quem? Para um puto de 10 anos? Para um adulto distraído? Para um gajo que tem 300 jogos platinados? Onde é que a regra está escrita para eu ir ler melhor?
Also, porque crl não temos filmes e jogos perfeitos se é tudo tão objectivo? Basta fazer o que a regra objectiva diz e puff, perfeição. Ou não?
Aí é que está, nós temos filmes e jogos perfeitos em determinados aspectos. Seja porque eu acho, porque tu achas, ou porque um determinado júri ou painel chegou a uma conclusão. E como é óbvio, o número de conteúdos a que estás exposto influencia o que achas. Porque para poderes avaliar quantitativamente algo, precisas sempre de conhecer coisas melhores, coisas piores e coisas semelhantes para poderes enquadrar.
Link to comment
Share on other sites

Continuas sem dizer o que é que torna a cena objectiva. Onde está a regra? Onde está isso escrito? Quem o escreveu?

E eu não estou a falar em jogos perfeitos em determinados aspectos. Estou a falar em perfeição pura. Em todos os aspectos, já que dizes que é tudo objectivo, devia haver mais jogos/filmes perfeitos, certo?

Link to comment
Share on other sites

5 minutes ago, Figos said:
1 hour ago, Revenge said:
Mas avalias isso com base nas tuas preferências. 
Não existe nenhuma regra objetiva que diga: Teve vilão? Mais um ponto. Não teve vilão? Menos um ponto. Foi um final desapontante? Menos 1 ponto. Aliás, o que para ti pode ser desapontante, para mim pode ser muito bom. 
A qualidade está ligada à preferência de cada pessoa. 

Claro que não existem regras, mas és tu que defines o que é que é relevante e não é. A forma como atribuis pontos, mesmo que inconscientemente, é que depende de ti.

Estivemos este tempo todo a concordar então :-..

 

Link to comment
Share on other sites

Continuas sem dizer o que é que torna a cena objectiva. Onde está a regra? Onde está isso escrito? Quem o escreveu?
E eu não estou a falar em jogos perfeitos em determinados aspectos. Estou a falar em perfeição pura. Em todos os aspectos, já que dizes que é tudo objectivo, devia haver mais jogos/filmes perfeitos, certo?
Volto a dizer, nós já temos filmes e jogos perfeitos nalguns aspectos. Em termos técnicos por exemplo tens filmes unânimente considerados como exemplares em termos edição por exemplo. O que não consegues é manter a bitola elevada em todos os aspectos de um jogo. Seja Ost, narrativa, jogabilidade, performance, etc...
Link to comment
Share on other sites

1 minute ago, Figos said:
26 minutes ago, Mini0n said:
Continuas sem dizer o que é que torna a cena objectiva. Onde está a regra? Onde está isso escrito? Quem o escreveu?
E eu não estou a falar em jogos perfeitos em determinados aspectos. Estou a falar em perfeição pura. Em todos os aspectos, já que dizes que é tudo objectivo, devia haver mais jogos/filmes perfeitos, certo?

Volto a dizer, nós já temos filmes e jogos perfeitos nalguns aspectos. Em termos técnicos por exemplo tens filmes unânimente considerados como exemplares em termos edição por exemplo. O que não consegues é manter a bitola elevada em todos os aspectos de um jogo. Seja Ost, narrativa, jogabilidade, performance, etc...

Mas o que está a bold é subjectivo! Como é que queres classificar isso de forma objectiva? A performance ya, é objectiva. Mas a OST, narrativa e jogabilidade são 100% subjectivas.

 

19 hours ago, Figos said:

Não é uma questão de ser imparcial. Eu acho é que vocês confundem preferência com qualidade.

Como é que tu queres separar a preferência no que toca a OST, narrativa, jogabilidade, final statisfatório, etc?

Link to comment
Share on other sites

Se um jogo tiver maus controlos ou mecânicas mal implementadas, isso afecta directamente a jogabilidade. Não é subjectivo, a menos que sejas masoquista e gostes de coisas mal feitas!

Quanto à preferência, volto a dizer é precisar saber separar as coisas e separar o que preferimos do que é melhor. E volto a dizer, o meu filme preferido não é o melhor filme que já vi. E o jogo onde meti mais horas não é o melhor que já joguei!

Link to comment
Share on other sites

7 minutes ago, Figos said:

Se um jogo tiver maus controlos ou mecânicas mal implementadas, isso afecta directamente a jogabilidade. Não é subjectivo, a menos que sejas masoquista e gostes de coisas mal feitas!

Figo, maus controlos para ti, pode ser bons controlos para o Mini0n. É isto que é subjetivo. Ninguém pode dizer que são maus controlos para toda a gente.

Por exemplo, há pessoal que joga com os axis invertidos. Um jogo que que viesse apenas com essa opção, para mim era simplesmente injogável, enquanto que para outros é a única maneira de jogarem. Eu sei que podem dar a opção de escolher ambas, mas é só um exemplo em como a preferência mexe com a nossa definição de qualidade.

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.