oleole Posted January 27, 2008 Share Posted January 27, 2008 BMW 635d Auto (E63) Por definição, um GT, na tradição de carros como o Ferrari 250 GT e 275 GTB, os Aston Martin DB4/5/6 e, num passado menos distante, o BMW M635 CSi dos anos oitenta, é um carro que combina uma carroçaria exclusiva, um motor muito potente, engenharia de qualidade e soluções tecnológicas “estado da arte”. Tudo somado, permitem abater quilómetros de forma (ultra) rápida e… em grande estilo. Ora, o BMW 635d pontua forte em todos estes aspectos. Para começar, o Série 6 é o único BMW que continua a merecer atenção (e distinção) por parte do grande público, pois, com excepção do M3, o sucesso comercial da marca na última década tornou banais os Série 3 e 5, ao passo que o distintivo 7, após o choque inicial, nunca foi conhecido pela sua capacidade de “virar cabeças”. Depois, e isto é um ponto que não merece discussão, se existe uma marca que poderá fazer de um GT Diesel um caso credível, essa marca é a BMW, pois produz os melhores motores Diesel do mundo. Entre estes, o famoso seis cilindros em linha biturbo é o candidato perfeito para o casamento com o Série 6. Vinte anos de evolução permitiram superar os valores característicos do M635 CSi, com a potência a ficar-se nos mesmos 286 cv, mas obtidos às 4400 rpm em vez das 6500 rpm, e o binário a atingir valores dignos de uma locomotiva: 580 Nm disponíveis entre as 1750 e as 2250 rpm. Outro ponto favorável desta unidade é a forma como se comporta para lá das 4000 rpm, o natural regime crítico em que os Diesel ditos normais começam a ficar sem fôlego, continuando a subir com alma e sem que a agulha do velocímetro ou o fundo das costas acusem qualquer quebra na progressão. De facto, só a caixa automática limita esta “corrida” às 4800 rpm, regime ao qual passa à mudança seguinte. A combinação deste motor com a excelente caixa automática de seis velocidades resulta em prestações dignas de registo… obtidas com toda a serenidade. Outra marca de um bom GT. Aliás, como o motor começa logo a empurrar com força a regimes tão baixos como as 1500 rpm e o 635d esgota três relações nos primeiros 100 km/h do seu leque de acção, na prática, até resulta mais impressionante do que o M6 quando esmagamos o acelerador na saída de um cruzamento, ou de uma rotunda, saltando para a frente com a acutilância típica de um felino que liberta a energia armazenada nos seus poderosos músculos. Aliás, dentro dos limites legais de velocidade, as prestações são comparáveis às de um 911 Carrera 2 Tiptronic com 325 cv e bem melhores que as de um Jaguar XK V8 de 300 cv, relativamente aos quais o 635d goza de um espaço significativamente superior e de consumos muito mais contidos. Por outro lado, activando a função Sport, as passagens de caixa ganham uma rapidez semelhante a uma DSG e é um verdadeiro prazer atacar uma troço de estrada mais sinuoso utilizando o comando manual com selectores no volante. Depois de superadas as dificuldades de amortecimento evidentes em certas irregularidades de alta frequência, comuns a todos os BMW com pneus Run Flat, as quais resultam num saltitar e em alguns ruídos de funcionamento da suspensão, com o elevar da velocidade o 635d ganha uma postura mais serena. Os movimentos da carroçaria estão bem controlados e a potência pode ser utilizada para antecipar o realinhamento, completando-se a parte final da trajectória de volante direito. As melhores mudanças para comunicar com o chassis são a terceira e quarta, as quais nos servem o motor na zona de binário óptima (2000-3000 rpm). Utilizando o binário, até é possível contornar a falta do autoblocante e levar o 635d a realizar algumas manobras mais artísticas. Embora não seja uma vocação básica, esta atitude irreverente é fundamental no reportório de qualquer GT. Então, qual é o problema? O problema é que o motor peca por alguma falta de personalidade, faltando-lhe rotações e uma sonoridade inspiradora. Assim, o 635d é demasiado clínico e não consegue quebrar “a barreira do som”. Link to comment Share on other sites More sharing options...
jr_cardoso Posted January 27, 2008 Share Posted January 27, 2008 Queria um só para mim... Link to comment Share on other sites More sharing options...
oleole Posted January 27, 2008 Author Share Posted January 27, 2008 tem o mesmo motor do 335d Link to comment Share on other sites More sharing options...
Luke Posted January 27, 2008 Share Posted January 27, 2008 O 1º que veio para Portugal, esta na garagem da minha empresa :-Luke Link to comment Share on other sites More sharing options...
oleole Posted January 27, 2008 Author Share Posted January 27, 2008 O 1º que veio para Portugal, esta na garagem da minha empresa :-Luke1º 335d? Link to comment Share on other sites More sharing options...
royaltartufo Posted January 27, 2008 Share Posted January 27, 2008 O 1º que veio para Portugal, esta na garagem da minha empresa :-LukeTrabalhas em que Ministério????? Link to comment Share on other sites More sharing options...
AMSA Posted January 27, 2008 Share Posted January 27, 2008 Um dia.. :funny: :y: Link to comment Share on other sites More sharing options...
Luke Posted January 27, 2008 Share Posted January 27, 2008 O 1º que veio para Portugal, esta na garagem da minha empresa :-Luke1º 335d?YepSe quiseres amanha tiro foto á traseira com a matricula assim podes confirmar a data de registo ;)Luke Link to comment Share on other sites More sharing options...
EsCk Posted January 27, 2008 Share Posted January 27, 2008 Uuuuuhh.. 500rpms de binario maximo :P Link to comment Share on other sites More sharing options...
karkov Posted January 27, 2008 Share Posted January 27, 2008 Uuuuuhh.. 500rpms de binario maximo :Pta ai um engano qualquer :-.. Link to comment Share on other sites More sharing options...
oleole Posted January 27, 2008 Author Share Posted January 27, 2008 O 1º que veio para Portugal, esta na garagem da minha empresa :- Luke 1º 335d? Yep Se quiseres amanha tiro foto á traseira com a matricula assim podes confirmar a data de registo ;) Luke o meu é de dezembro de 2006..é dos primeiros.. ele saiu em outubro 2006 (acho eu), foi quando encomendei e chegou em dezembro para os anos Link to comment Share on other sites More sharing options...
AMSA Posted January 27, 2008 Share Posted January 27, 2008 Rise, quando for grande também quero receber prendas dessas :P Link to comment Share on other sites More sharing options...
Racer_911 Posted January 27, 2008 Share Posted January 27, 2008 :lol: eu com um A3 1.6 dos antigos ja anda q se farta nas minhas mãos.. Olha um 335d.. menino.... :-.. Link to comment Share on other sites More sharing options...
EsCk Posted January 28, 2008 Share Posted January 28, 2008 (edited) 580 Nm disponíveis entre as 1750 e as 2250 rpm.Uuuuuhh.. 500rpms de binario maximo :Pta ai um engano qualquer :-..Nops, nao é engano.. O binario maximo so está mm disponivel durante 500 rotaçoes. Mas tb sou eu a ser mauzinho ;) Edited January 28, 2008 by EsCk Link to comment Share on other sites More sharing options...
Bry-Marxx Posted January 28, 2008 Share Posted January 28, 2008 axo k ele se referia a rotaçoes por minuto segundo lol Link to comment Share on other sites More sharing options...
karkov Posted January 28, 2008 Share Posted January 28, 2008 nop, nao reparei que ele se estava a referir ao intervalo, pensei que se tivesse equivocado nas unidades Link to comment Share on other sites More sharing options...
Blade Runner Posted January 28, 2008 Share Posted January 28, 2008 Fui atrás de um hoje em Leiria.... matrícula de 01/08 do stand A. Braz & Heleno Lda. :P Link to comment Share on other sites More sharing options...
Luke Posted January 28, 2008 Share Posted January 28, 2008 @Rise Aqui ficam as Pics :P Axo q te enganaste no ano !!!! Ele saiu em 2007 e não em 2006 Luke Link to comment Share on other sites More sharing options...
karkov Posted January 28, 2008 Share Posted January 28, 2008 ele estava a referir-se ao 335d...ele ate te perguntou se era a esse e tu disseste que sim... Link to comment Share on other sites More sharing options...
ccrgs Posted January 28, 2008 Share Posted January 28, 2008 Esse é teu Luke? Link to comment Share on other sites More sharing options...
Luke Posted January 28, 2008 Share Posted January 28, 2008 OK fui eu q fiz confusão :lame:Não me importava q fosse meu:-Na mesma garagem tb mora um 535d :eek:Luke Link to comment Share on other sites More sharing options...
oleole Posted January 28, 2008 Author Share Posted January 28, 2008 bem lindo ;)de que empresa é? Link to comment Share on other sites More sharing options...
Luke Posted January 28, 2008 Share Posted January 28, 2008 LLLOOOOLLLAgora é q vi que na 4ª foto apareco eu de gravata vermelha :-Luke Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts
Create an account or sign in to comment
You need to be a member in order to leave a comment
Create an account
Sign up for a new account in our community. It's easy!
Register a new accountSign in
Already have an account? Sign in here.
Sign In Now