Jump to content

Sonae Com Lança Opa Sobre A Pt


HARLEY-DAVIDSON
 Share

Recommended Posts

Acertaram em cheio, é mesmo a France Telecom que quer agarrar o monopólio PT, assim sendo, apenas mudam as moscas :(

Esta concentração não é boa para o país, e não deve ser autorizada pela autoridade da concorrência, assim espero, para bem de todos nós.

:fnf:

Link to comment
Share on other sites

Exactamente ... no extracto que recebi do Balanço do BCP está lá tudo . Alias , se fores cliente BCP tens ofertas se aderires à ONI

;)

Disso sei eu bem o que estou a dizer.

B)

Não me digas que és meu " empregado " ??? :P

Se sim vou já baixar-te o vencimento :-..

PS: Desculpem o Off Topic :)

Link to comment
Share on other sites

Tou desconfiado que o euromilhoes foi para o Belmiro :D

Agora a serio ... isto é um retrocesso , a acontecer , na concorrencia nas telecomunicações em Portugal . Só se a ONI acelerar o passo ... e a POWERLINE

a Powerline é uma ligação ADSL de alto debito partilhada pelo p´redio todo atraves da corrente electrica, por isso nao sei ate que ponto será um ponto a favor da oni

http://en.wikipedia.org/wiki/Power_line_communication
Link to comment
Share on other sites

Tou desconfiado que o euromilhoes foi para o Belmiro :D

Agora a serio ... isto é um retrocesso , a acontecer , na concorrencia nas telecomunicações em Portugal . Só se a ONI acelerar o passo ... e a POWERLINE

a Powerline é uma ligação ADSL de alto debito partilhada pelo p´redio todo atraves da corrente electrica, por isso nao sei ate que ponto será um ponto a favor da oni

http://en.wikipedia.org/wiki/Power_line_communication

oh fofa, n axas mm k vou ler akilo td, nao? :F

se tou errado, diz e xplika pk :P

Link to comment
Share on other sites

Tou desconfiado que o euromilhoes foi para o Belmiro :D

Agora a serio ... isto é um retrocesso , a acontecer , na concorrencia nas telecomunicações em Portugal . Só se a ONI acelerar o passo ... e a POWERLINE

a Powerline é uma ligação ADSL de alto debito partilhada pelo p´redio todo atraves da corrente electrica, por isso nao sei ate que ponto será um ponto a favor da oni

http://en.wikipedia.org/wiki/Power_line_communication

oh fofa, n axas mm k vou ler akilo td, nao? :F

se tou errado, diz e xplika pk :P

Procura lá para baixo, jeitosa })
Link to comment
Share on other sites

Tou desconfiado que o euromilhoes foi para o Belmiro :D

Agora a serio ... isto é um retrocesso , a acontecer , na concorrencia nas telecomunicações em Portugal . Só se a ONI acelerar o passo ... e a POWERLINE

a Powerline é uma ligação ADSL de alto debito partilhada pelo p´redio todo atraves da corrente electrica, por isso nao sei ate que ponto será um ponto a favor da oni

http://en.wikipedia.org/wiki/Power_line_communication

oh fofa, n axas mm k vou ler akilo td, nao? :F

se tou errado, diz e xplika pk :P

Procura lá para baixo, jeitosa })

aiiii, mas tou errado, é?

eu tou a falar por uns diagramas que vi da propria ONI a explikar a tecnologia :O

Link to comment
Share on other sites

eu ca para mim acho que a continuar assim portugal vai ser o primeiro e original exemplo do one king to rule them all...

eu sempre ah espera que a merda da net melhorasse para uns preços e velocidades de gente, e agora vem o gajo e tal e faz como o shor mourinho...

isto vai ser uma bela merda

Link to comment
Share on other sites

Exactamente ... no extracto que recebi do Balanço do BCP está lá tudo . Alias , se fores cliente BCP tens ofertas se aderires à ONI

;)

Disso sei eu bem o que estou a dizer.

B)

Não me digas que és meu " empregado " ??? :P

Se sim vou já baixar-te o vencimento :-..

PS: Desculpem o Off Topic :)

:shut:

B)

Link to comment
Share on other sites

Realmente ha aqui muitos experts no assunto de OPA's :funny:

Nao sei e o que fazem aqui :- "

Com tanto knowledge podiam estar a ganhar €€MILHOES€€ numa grande multinacional :lame:

Mas e como os treinadores de bancada

Falam, falam, mas .... :- "

Luke

Link to comment
Share on other sites

Realmente ha aqui muitos experts no assunto de OPA's :funny:

Nao sei e o que fazem aqui :- "

Com tanto knowledge podiam estar a ganhar €€MILHOES€€ numa grande multinacional :lame:

Mas e como os treinadores de bancada

Falam, falam, mas .... :- "

Luke

Tu sabes tanto Luke!!! :tongue:

Edited by eguinho
Link to comment
Share on other sites

Belmiro de Azevedo quer adquirir 50,01% da Portugal Telecom. Governo pode anular operação

Pedro Araújo e Alexandra Figueira

Belmiro de Azevedo lançou ontem uma oferta pública de aquisição (OPA) sobre a totalidade do capital social da Portugal Telecom SGPS. A notícia surpreendeu os analistas, já depois do fecho da Bolsa (PT fechou nos 8,18 euros). A Sonae oferece 9,5 euros por cada acção e 5000 euros por cada obrigação convertível (títulos da dívida).

De acordo com as condições impostas pela Sonae na oferta, o Estado terá de abdicar da sua golden share ou, não o fazendo, abster-se de vetar a operação. Por outro lado, a Assembleia Geral da PT terá de permitir que empresas suas concorrentes (a Sonae é dona da Sonae.com, que detém a Optimus e a Novis) adquiram uma participação superior a 10%, uma vez que Belmiro de Azevedo se propõe ficar com, pelo menos, 50,01% da PT.

A concretizar-se, este será o negócio do ano, com o conglomerado de Belmiro de Azevedo a comprar a maior empresa privada do país. Tanto a PT como a Sonae.com prometem prestar hoje esclarecimentos em conferências de imprensa.

O BES, o maior accionista individual da PT, não comenta até saber mais pormenores da operação. Também o Ministério das Finanças preferiu não comentar, mas fonte daquele órgão governamental lembra que estamos perante um negócio entre uma entidade 100% de capital privado (Sonae) e outra que é "esmagadoramente" do sector privado (PT). "Se o Estado resolver intervir, fá-lo-á atempadamente", sublinhou a mesma fonte oficial.

Estado fragilizado

E, de facto, os analistas convergem num ponto: o Estado está particularmente fragilizado no contexto actual. "O Governo levou recentemente um cartão amarelo de Bruxelas pelo facto de manter golden shares e repare-se o que aconteceu hoje (ontem) em Espanha. O Governo do país vizinho abdicou da golden share que tinha na Repsol", explica Vasco Balixa, analista da "ok2deal".

Quanto à oferta propriamente dita - 9,5 euros por acção -, Vasco Balixa é cauteloso, lembrando que a média europeia do sector em termos de "price earning ratio" ou "per" (valor das acções a multiplicar pelo número de acções a dividir pelos resultados anuais da empresa) está nos 10 euros para empresas do sector das telecomunicações. Balixa calcula que o "per" actual da PT deva andar nos 11 euros.

Um negócio de milhões

O número de acções da PT cifrava-se, a 30 de Junho de 2005, em 1,1 mil milhões. Ou seja, em termos aproximados, a Sonae está a valorizar a PT em cerca de 11 mil milhões de euros (sem contar com as obrigações convertíveis), equivalente a 8% do PIB nacional.

Eduardo Gago, analista da LJ Carregosa, confessava-se ontem surpreendido com esta OPA financiada pelo Banco Santander. "Falava-se há muito de uma hipótese de OPA da Telefónica sobre a PT, mas este cenário estava fora de hipótese no mercado". Quanto à aparente assimetria das empresas, Eduardo Gago lembra que o BCP comprou em tempos o BPA, sendo que o primeiro era mais pequeno que o segundo.

"A Autoridade da Concorrência terá de se pronunciar sobre este caso, uma vez que, a concretizar-se, esta OPA concentra nas mãos de um operador toda uma fileira de telecomunicações e áreas afins", sublinha Eduardo Gago. A hipótese de o Governo recorrer aos seus poderes especiais para travar a OPA não lhe parece muito plausível, precisamente devido às pressões que o Executivo tem sofrido de Bruxelas. Além disso, é a própria Sonae que admite a hipótese de a golden share se manter, desde que o Governo diga claramente que não se opõe à reestruturação que advirá da aquisição ou se absterá completamente de tomar qualquer medida que contrarie a OPA e subsequentes fases do processo.

Vasco Balixa não considera que estejamos perante uma simples manobra de diversão de Belmiro de Azevedo, como argumentava ontem uma fonte ligada à PT. "A Sonae apanha o Estado português numa posição particularmente fragilizada".

Corria ontem o rumor de uma eventual contra-OPA por parte da Telefónica, que detém quase 10% do capital da PT, ou ainda de um grupo de accionistas que estariam a arquitectar uma estratégia com o objectivo de dar a volta por cima.

De recordar que uma OPA não se limita ao chamado "free float", isto é, às acções em negociação no mercado, visando igualmente os accionistas, maiores ou menores.

O que é?

8,18

Golden share

Uma golden share é uma participação accionista detida pelo Estado, que apesar de ser minoritária confere poderes especiais. Por isso mesmo, está em discussão no seio da União Europeia proibir os vários países membros de possuir golden shares em empresas, por norma que já pertenceram ao universo público e foram privatizadas. No caso da Portugal Telecom, o Estado possui uma tranche de apenas 500 acções, chamadas da categoria A, que lhe conferem o poder de eleger um terço do número total de administradores, incluindo o presidente, que neste momento é Ernâni Lopes, com Miguel Horta e Costa como presidente da comissão executiva. Além disso, essas 500 acções permitem ao Governo ter capacidade de veto sobre alterações de estatutos (que neste momento proíbem qualquer empresa concorrente de ter mais que 10% do capital), aumentos de capital ou emissão de obrigações e outros títulos de crédito. Os direitos especiais alargam-se, ainda, à definição da estratégia e políticas que a empresa segue, bem como lhe dão uma palavra determinante no que toca à "definição dos princípios gerais de política de participação em sociedades", leia-se, na compra e venda de empresas.

euros Valor de cada acção da PT, ontem, na Euronext. Em Nova Iorque, cujo mercado ainda estava aberto quando a OPA foi anunciada, as acções ganharam perto de 17%.

Oferta Pública de Aquisição (OPA)

Uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) permite a uma entidade ou pessoa comprar uma fatia significativa de acções de uma outra empresa, cotada em Bolsa, como é o caso da PT (e também da Sonae SGPS). Como a Sonae pretende comprar todo o capital, ou no mínimo a maioria do capital da PT, é forçada a estender essa oferta a todos os accionistas, e não apenas negociar com os que têm maior percentagem de capital - é uma forma de defender os pequenos accionistas. Depois do anúncio preliminar do lançamento de uma OPA, a Sonae terá que elaborar e apresentar um relatório completo onde especifique todas as condições em que se propõe comprar as acções e onde, foi já adiantado, estabelecerá um plano de desenvolvimento estratégico para a empresa. Esse relatório, que será o anúncio definitivo da OPA, terá que ser aprovado pela Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM, o "polícia" do mercado bolsista), que verá se a oferta cumpre todos os requisitos impostos por lei. Depois disso, abre-se a fase em que os accionistas interessados declaram a sua intenção de vender as suas acções. Caso a Sonae compre mais de 90% do total de acções, lançará uma OPA potestativa, em que os restantes accionistas são mesmo obrigados a vender, dando o controlo total da empresa a quem lançou a OPA.

9,5

euros Valor oferecido pela Sonae SGPS por cada acção ordinária da Portugal Telecom.

mil milhões de euros É quanto, aproximadamente, a Sonae está disposta a pagar pela PT.

Os dois grupos

Ana Paula Lima

A Sonae SGPS e a Portugal Telecom (PT) são dois dos maiores grupo empresariais nacionais e têm áreas de actividade convergentes no que toca ao sector das telecomunicações.

A PT iniciou há 11 anos um processo de privatização e transformou-se num grupo de referência que engloba mais de uma dezena de empresas em Portugal e no exterior, nomeadamente no Brasil, através da Vivo, e está cotado nas bolsas de Lisboa e de Nova Iorque.

O grupo tem actualmente interesses na rede fixa através das empresas PT Comunicações, PT Corporate, PT Prime e PT.Com.

No negócio móvel opera com a TMN e PT Wi-Fi e, na área de multimédia, gere a TV Cabo e os cinemas Lusomundo, entre outros. Isto depois de, no ano passado, ter vendido a Lusomundo Serviços, deixando de deter títulos como o Jornal de Notícias e o Diário de Notícias.

Fora de Portugal, a PT tem 50% da Vivo, o maior operador móvel da América do Sul e o quarto a nível mundial, com uma presença de destaque no Brasil, onde a Vivo cobre 86% do território. É aqui que o grupo liderado por Horta e Costa tem uma parceria com a espanhola Telefónica, que em simultâneo é um dos seus principais accionistas.

Em Setembro do ano passado, todo o universo do grupo PT empregava mais de 31 mil trabalhadores, que contribuíam para gerar um volume de negócios de 4,6 mil milhões de euros, no terceiro trimestre do ano passado. A empresa contabilizava, ainda, mais de 38 milhões de clientes a nível nacional e internacional.

Império de Belmiro

A Sonae SGPS é o império do empresário do Norte, Belmiro de Azevedo, e tem interesses em áreas tão diversas como a indústria, centros comerciais, distribuição, telecomunicações. No total, emprega cerca de 58 mil pessoas, distribuídas por 17 países.

Com um volume de negócios de 4,9 mil milhões de euros até Setembro do ano passado, o grupo tem vindo a reforçar a actividade no sector das telecomunicações desde a constituição da Sonaecom, em 1994, liderada de início por um dos filhos de Belmiro, Paulo Azevedo.

Tendo como accionista de referência a France Télécom, a Sonaecom é formada por oito empresas, em que se destacam a Optimus, a Novis e o Cilx, como concorrentes directas da PT.

No final do terceiro trimestre do ano passado, a Sonaecom registou um volume de negócios de 627 milhões de euros, menos 5% que no ano anterior. Mas a Optimus já tinha conquistado um universo de 2,27 milhões de subscritores, mais 7% que no mesmo período de tempo de 2004.

A ascensão e rentabilidade da Optimus, em particular (já que nasceu quando a TMN da PT estava implantada no mercado e bem depois do aparecimento da Vodafone), fizeram desta empresa um "caso de estudo" a nível internacional.

B)

P.S. - acabei de ganhar 630 euritos. :P

Edited by jr_cardoso
Link to comment
Share on other sites

Entre a France Telecom e a Telefonica, venha o diabo e escolha <_<

É só esperar pela contra OPA da Telefonica

Realmente, venha o diabo e escolha :(

Seja qual for o cenário, é sempre mau para nós portugueses.

Link to comment
Share on other sites

Eu cá gosto de concorrência, monopolismos não.

Por acaso nunca gostei desse jogo :P

Vou levar o topic na brincadeira pq se respondo a serio ha pessoas q se ofendem.....Por isso nao vou dar a minha opiniao para passar a imagem q sou burro e q realmente nao percebo nada...

BTW, Cardoso ja podes pagar os 600 euros que te emprestei para ires ver os jogos do benfica esta epoca... :-..

Vamos esperar para ver...

Cumpz

Link to comment
Share on other sites

Mas por acaso pode acabar com alguns monopólios, com os do cabo e da banda larga, se o objectivo principal da SONAE fôr a rede móvel.

Mas isto é tudo complexo de mais para eu falar aqui, além de que os meus conhecimentos de Economia resumem-se só a duas cadeiras lol.

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.