Jump to content

Uma Num Milhão....


JaY_CeE
 Share

Recommended Posts

moonlightning_besel_c02.jpg

Esta foto é uma daquelas em um millhão.. é preciso estar no sitio certo na altura certa.

Tirada pelo fotografo Marc-André Besel, em 22 de Agosto de 2004, no golfo do Mexico, a partir da ilha Anna Maria na Florida (uma região onde costumam haver tempestades ) deu-nos esta Fotografia espantosa, por pura sorte conseguiu captar um relampago ao por do sol.

Link to comment
Share on other sites

photoshop rulez :D

esta imagem ganhou um concurso a uns tempos atras (li num site de fotografia) como a melhor montagem

isso sao 3 fotos k resultaram numa montagem espetacular e um excelente trabalho de photoshop ;)

PS-eu ao inicio tb pensei k era uma foto... :D

Link to comment
Share on other sites

  • 4 weeks later...

Meus amigos, esta foto tem certamente alguns (largos) minutos de exposição. O que é preciso para obter uma imagem destas é colocar a máquina num tripé e deixar o obturador aberto durante um período de tempo bastante grande.

Neste caso dá para ver que são vários minutos pois os traços, que alguns chamaram de chuva ou estrelas cadentes não são mais do que estrelas no céu que, pelo movimento da terra que decorreu durante o tempo de exposição aparecem aqui como um rasto de luz semelhante aqulas fotos tiradas nas estradas em que se veem os farois dos automoveis - o princípio é o mesmo.

Se tiverem uma máquina que dê para regular o tempo de exposição, podem perfeitamente fazer uma foto como esta.

Link to comment
Share on other sites

n percebo muito de fotografia ...mas...se fosse mm foto e n montagem, os relampagos fariam um minimo de reflexo na agua tal como sol... estarei enganado ?!

Edited by Dejavou
Link to comment
Share on other sites

n percebo muito de fotografia ...mas...se fosse mm foto e n montagem, os relampagos fariam um minimo de reflexo na agua tal como sol... estarei enganado ?!

E fizeram! olha com atenção. a área de água imediatamente abaixo dos relampagos está mais iluminada do que mais à direita. Não me parece que seja uma montagem, é apenas uma exposição longa que, por sorte ou presistencia do fotógrafo, apanhou um relampago (ouvários) durante o tempo que o obturador ficou aberto.

Link to comment
Share on other sites

n percebo muito de fotografia ...mas...se fosse mm foto e n montagem, os relampagos fariam um minimo de reflexo na agua tal como sol... estarei enganado ?!

E fizeram! olha com atenção. a área de água imediatamente abaixo dos relampagos está mais iluminada do que mais à direita. Não me parece que seja uma montagem, é apenas uma exposição longa que, por sorte ou presistencia do fotógrafo, apanhou um relampago (ouvários) durante o tempo que o obturador ficou aberto.

Dou-te razão, mas também há algo estranho. Tudo parece que teve uns minutos de esposição menos o sol. Com efeito o Sol também deveria ter "mostrado"o seu pôr ou o seu "levantar".

Agora que começo a ver bem a foto já não me parece assim tão perfeita...nem como montagem.

Em relação aos relampagos, há dezenas de fotografos que passam a vida só para fotografá-los. Vivem em caravanas atrás das tempestades para tirarem dezenas de fotos de cada uma. Têm equipamento especial e técnicas de esposição muito rápida. Contudo, não abrem a objectiva em exposição e ficam à espera que apareça o raio.

Como podem ver aqui há milhares de fotos em todo o lado e não se veem exposições prolongadas de objectiva para apanhar os relampagos

O que me parece nesta foto é que haja montagem de várias fotos e que podería ficar melhor.

Edited by catxaporra
Link to comment
Share on other sites

Sinceramente, não me parece montagem. Acreditem...trabalho em fotografia há vários anos, eu próprio já fiz imagens desse género, exposições de 1, 5 e até 20 minutos e sei que nestes casos, o primeiro movimento a notar-se mais é o das estrelas, pois são pontos muito pequenos num espaço muito grande.

No caso do Sol (ou mesmo da lua) só começa a notar-se o movimento ao fim de vários minutos ( a partir de 8-10 minutos) embora também dependa da altura do ano e da situção geogáfica em que te encontras.

O sol e a lua são maiores em termos da dimensão que ocupam no espaço da foto, por isso o seu movimento não se nota tanto e a luz que irradiam (sol) ajuda a camuflar esse movimento.

Se a esposição fosse mesmo muito longa o efeito seria este:

http://www.astropix.com/HTML/I_ASTROP/I06/I0601/I0601.HTM

Sinceramente, acho mais prático obter esta imagem pela via tradicional do que estar a ter o trabalho no Photoshop, mas há gente para tudo.

Link to comment
Share on other sites

Bom...

tive a procurar um bocado e parece que não é montagem...

Pelos vistos, o Marc-André Besel é um astrónomo amador e já tem algumas referências na área.

Por exemplo, aparenta ser um dos primeiros a fotografar astros com uma Nikon D70 DSLR.

Probably the first astro-images ever taken with a Nikon D70 DSLR camera

E além de ser mencionado em vários sites, justamente por esta foto, um deles merece especial destaque... a NASA.

Little White Dog

istockphoto.com

NASA.gov - 7 de Outubro de 2004

Estou inclinado a acreditar que não seja montagem... a mas a foto que aparece uma vez na vida... aos que têm essa sorte...

Link to comment
Share on other sites

Parece-me ser claramente uma montagem :P

Eu até entrava em promenores, mas desde qto é q existem 2 tipos de mares, uns com reflexo de raios, e outro sem reflexos? :unsure:

A mim parecem-me 3 fotos distintas q foram montadas :P

Cumpz :D

Link to comment
Share on other sites

Parece-me ser claramente uma montagem :P

Eu até entrava em promenores, mas desde qto é q existem 2 tipos de mares, uns com reflexo de raios, e outro sem reflexos? :unsure:

A mim parecem-me 3 fotos distintas q foram montadas :P

Cumpz :D

Não entres em pormenores de matérias que não dominas... :- "

Eu explico-te: o reflexo quase liso do sol resulta duma exposição longa ao mar, i.e., o sol esteve durante alguns minutos a iluminar algo que está sempre em movimento, o que resulta numa imagem lisa, difusa (tremida, se ele não estivesse a usar um tripé). No caso do relampago, ele aconteceu durante um cagalhésimo de segundo, mas com intensidade suficiente para ficar registado na película (neste caso, no CCD da máquina digital) - este reflexo do relampago é diferente do reflexo do mar, porque a duração e intensidade da luz que lhe deu origem também o é.

Capice?... ;)

Link to comment
Share on other sites

Epá...ia jurar que só estava a fotografia na primeira vez que vi esta thread :blink: , mas quando o Craft falou no Marc-André Besel e voltei à foto é que vi a legenda.

Zaper tens razão a 100 %, conheço algo deste tipo e se a foto é dele é 100% verdadeira, mas é uma em num milhão:-..

Podem ver aqui os detalhes da foto:

Foto do dia

sem_nome1_copy1.jpg

Edited by catxaporra
Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.