Jump to content

Auschwitz... 60 Anos Depois.


loki
 Share

Recommended Posts

concentracao.jpg

60 anos depois.... lembrar Auschwitz

Auschwitz-Birkenau, um campo de concentração construído pelos nazis na Polónia durante a segunda guerra mundial, funcionou, entre 1940 e 1945, como uma fábrica de extermínio em massa, responsável pelo desaparecimento de mais de um milhão de pessoas.

Não era o único campo de extermínio nazi, mas tornou-se na principal "fábrica de morte" do regime de Adolf Hitler.

De 1940 a 1945 morreram nele entre 1,5 e dois milhões de homens, mulheres e crianças, na maioria judeus, de diversos países europeus ocupados pelos nazis.

Foram igualmente exterminados 85.000 polacos não judeus, 20.000 ciganos, 15.000 soviéticos e 12.000 outras pessoas "marcadas" pelo ódio nazi.

Inicialmente confinado a 20 barracas abandonadas do exército polaco, o campo, erguido na fronteira da cidade de Oswiecim - rebaptizada pelos nazis de Auschwitz - era, no início, destinado a "aterrorizar os polacos", indicou o historiador e conservador do museu de Auschwitz, Miroslaw Obstarczyck.

Progressivamente, transformou-se numa reserva de mão-de-obra para a indústria de guerra alemã onde os prisioneiros eram tratados como escravos.

A partir de 1941, a "zona de terror" desenvolvida pelos nazis incluiu a aldeia de Brzezinka - Birkenau, na Alemanha - situada a três quilómetros de Auschwitz, onde foram instaladas câmaras de gás ligadas a fornos crematórios.

Na Primavera de 1942, o campo foi transformado numa imensa fábrica da morte e em 1943 Birkenau estava totalmente operacional.

Milhares de comboios vindos de toda a Europa confluíam para campos de extermínio, nomeadamente para Auschwitz-Birkenau, isolado, mas acessível por caminhos-de-ferro.

A "máquina de morte" - gás e fornos crematórios de Birkenau -, foi concebida com extrema eficácia: os condenados eram enviados para um "vestiário" situado no subsolo para se despirem.

De seguida, eram empurrados e fechados numa segunda sala para "tomar banho", segundo a versão oficial. No "duche" era utilizado o gás mortal Zyklon B: entre cinco e sete quilogramas para eliminar 2.000 pessoas em 20 minutos.

Entre 1943 e 1945, foram utilizados cerca de 20.000 quilogramas de Zyklon B.

Os corpos, transportados de seguida em ascensores especiais para os fornos crematórios, eram submetidos a uma última inspecção para extrair os dentes de ouro.

"Tudo era reutilizado. Havia extermínio em massa e selecção e verificação minuciosa dos cadáveres", explicou Miroslaw Obstarczyck Os bens dos judeus eram desinfectados e enviados para a Alemanha. Os cabelos das mulheres serviam para o fabrico de meias ou tecidos, os dentes de ouro dos mortos eram fundidos e os esqueletos destinados à investigação científica.

Com a aproximação da ofensiva soviética, em Novembro de 1944, a polícia secreta nazi - SS - começou a dinamitar as câmaras de gás e os fornos crematórios numa tentativa de suprimir qualquer traço de genocídio. Mas o rasto do horror era demasiado profundo para ser apagado completamente.

Aquando da libertação do campo, a 27 de Janeiro de 1945, o Exército Vermelho encontrou restos de construções macabras nunca antes vistas na história da humanidade.

Entre Janeiro e Maio de 1945, os aliados libertaram mais de 200 campos de concentração, revelando ao mundo imagens intoleráveis do inferno vivido nos campos de concentração hitlerianos.

Agência LUSA

Nem que passem mil anos... jamais poderemos apagar ou esquecer esta enorme mancha na humanidade. :(

P: Quando é que a humanidade aprenderá a viver em paz ?

R: Quando o homem aprender a viver e a aceitar as diferenças.

Edited by loki
Link to comment
Share on other sites

No Iraq pessoas estão a ser massacradas todos os dias... cidades destruídas.... mas como é feito pelo nosso "amigo" bush está tudo bem...

E a seguir vem Irão.... não fica só pelo Iraq.... e depois sabe-se lá quem.... (3ª guerra mundial?)

Eu gosto de historia... mas tenho pena que não se aprenda nada com ela.... a história tem tendência a se repetir e estamos a presenciar um novo hitler e anda tudo a dormir.

Enfim....tristeza...

Link to comment
Share on other sites

Nem por isso.

Infelizmente, continuam a haver massacres, de vez em quando.  :angry:

por exemplo na palestina, pelos mesmo judeus que sobreviveram ao holocausto, ironico nao??? mas tb qnd o lider deles, o porco sharon se autoproclama como sendo um nazi é de esperar tudo

Link to comment
Share on other sites

Desde há uns bons anos que tenho algum interesse pelo holocausto tendo começado, como é normal, pelo Diário de Anne Frank. Daí passei para livros directamente relacionados com a história desta judia e consecutivamente fui passando para livros mais gerais sobre o assunto.

É de ficar estupecfacto com as teorias de Hitler e dos seus ajudantes, é de ficar abismado com as atrocidades que foram cometidas tanto em Auschwitz como noutros campos de concentração já não falando dos guettos onde enfiavam todos os judeus e estrangeiros que acreditavam não ser de raça pura ( <_< ) e onde, algum tempo depois, voltavam para extreminar, bombardear, etc e tal. Isto enquanto a comida era racionada ao limite.

Nos campos de concentração, chamadas de presença de milhares de pessoas que duravam horas na neve, mtas delas descalças e com pouco mais que um vestido curto ou uma camisola de verão e, talvez, um casaco por cima (provavelmente também pequeno para o tamanho da pessoa, a fome generalizada, o trabalho forçado (existem histórias de judeus que eram obrigados a trabalhar accionando os acima referidos "duches" de gás ou então queimando os corpos nos crematórios e só assim asseguravam a sua sobrevivência nos campos), as epidemias que se espalhavam a um ritmo alucinante e raramente tratadas. Na realidade as pessoas dos campos não eram mais que bichos, burros de carga e de trabalho que não importava se morriam ou não.

De louvar o trabalho e dedicação de algumas pessoas que, mesmo arriscando a própria vida e segurança, escondiam e ajudavam judeus, ciganos e estrangeiros das mãos dos nazis...

Auschwitz, Hitler, Nazismo, holocausto... tal como tantas outras estórias da nossa História, é algo a não esquecer nunca! Que a lição tenha sido apreendida... pelo menos ligeiramente!

Uma :flower: em respeito daqueles que perderam a sua vida para que a Humanidade aprendesse uma lição.

:kiss:

PiNi-PoM

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.