Jump to content
  • 0

Problemas com Powerline e Mesh


CMC_PUBLIKUM
 Share

Question

Boas..
 

Powerline:

Em minha casa tenho uma camera na garagem ligada por ethernet a uma powerline TP-Link WPA8630P por não ter porta lá. Acontece que todos os dias recebo notificação da Surveillance Station (Synology) a dizer que a ligação foi perdida, e passados uns segundos (e raramente, 1 minuto), recebo outra a dizer que foi restabelecida. Há alturas que isto acontece várias vezes por dia.

Apesar de desde o início estar desconfiado que o problema está na powerline, ou na rede eléctrica de casa, ainda pus a hipótese de ser algo relacionado com a Surveillance Station ou com a própria camera.

Também é estranho que durante 3 semanas que estivemos fora de casa, não recebemos uma única notificação de perda de ligação.

Agora, há mais de 1 dia que a liguei na sala a uma porta de rede, e não falhou uma única vez.

A powerline dentro de casa está ligada directamente ao router, e à tomada dentro do ATI:

Acham que será a powerline, ou poderá ser da rede eléctrica?

 

Mesh:

Tenho o wifi do meu router (Smart Router 2.0) desligado, e sai 1 cabo para o switch, outro para a powerline que falei anteriormente, e 1 cabo de rede para o quadro, alimentando uma porta na sala para 1 Deco M4 ligado em modo AP. Depois tenho os restantes satélites ligados ao 1º igualmente por rede.

O que me acontece é que inúmeras vezes reparo que o meu telemóvel (OnePlus 7 Pro, Android 11 stock) passa de wifi para 4G e novamente para wifi em (talvez) 3 segundos. Também ja reparei no mesmo com o telemóvel (Huawei P30 Pro, Android 10 stock) da minha namorada. Há dias que é uma constante.

Apesar de anteriormente já ter testado, estou a testar novamente há mais de 1 dia ter os Deco desligados e usar o wifi do router. Até agora, não vi a ligação a "cair" uma única vez.

Será do router, dos Deco (3 em uso), da rede de fibra, do quadro, da rede ethernet de casa?

 

Outra coisa que já reparei que me acontece com os Deco (apesar de não ser frequente), é estar a ver um vídeo em 2160p e começar a "encravar". Faço o speed test e vejo que os Deco apenas estão a debitar 100 e poucos Mb ; reinicio-os e volto a conseguir 300 e tal, 400 e tal (que também é pouco, mas é o que consigo. Com o do router consigo 500 e tal)

 

Já ando doente com estas duas situações por não saber o que causa os problemas, como poderei saber, e como os resolver.

Obrigado.

Edited by CMC_PUBLIKUM
Link to comment
Share on other sites

Recommended Posts

  • 0

Não te consigo ajudar. Apenas para te deixar "descansado" acerca da powerline, não és o único. Tenho uma para a garagem, 5 pisos abaixo, e também tenho perdas de ligação de vez em quando. Sempre assumi que fosse da powerline/distância.

Link to comment
Share on other sites

  • 0

Já te dei uma sugestão há tempos

Liga o DHCP sem estar em modo AP dos deco e testa 

Sei que vais perder velocidade e backbone cabo, mas vai dar para perceber se o problema não será o DHCP do router

 

Link to comment
Share on other sites

  • 0
11 hours ago, Ovelha said:

Não te consigo ajudar. Apenas para te deixar "descansado" acerca da powerline, não és o único. Tenho uma para a garagem, 5 pisos abaixo, e também tenho perdas de ligação de vez em quando. Sempre assumi que fosse da powerline/distância.

Pois, mas no meu caso é extremamente curta a distância. 

No prédio onde morava, o meu apartamento é no 6º andar, e a garagem era no - 2, e não tinha problemas usando a powerline com Wi-Fi!

9 hours ago, Perks said:

Já te dei uma sugestão há tempos

Liga o DHCP sem estar em modo AP dos deco e testa 

Sei que vais perder velocidade e backbone cabo, mas vai dar para perceber se o problema não será o DHCP do router

 

Mudei o DECO para modo router (o DHCP fica logo activo), e não parece perder ligação, mas em modo AP também não acontece sempre; há períodos em que se mantém estável durante algum tempo.

Link to comment
Share on other sites

  • 0

No início, estava a ver 1 vídeo no YouTube do telemóvel, e apareceu a barra verde de ligação retomada 2x.

 

Depois de responder aqui, ou seja, passando umas horas, aconteceu mais uma. 

Acabei por mudar agora novamente para AP porque como router não estava a funcionar muito bem. 

Link to comment
Share on other sites

  • 0

Quando o deco está em router tens uma pool de IP differente da do main router?

O switch é managed ou "burro"?

Não faço ideia do que possa realmente ser sem mexer nisso mas os sintomas parecem-se com conflitos de IP.

Link to comment
Share on other sites

  • 0
6 minutes ago, skaazi said:

Quando o deco está em router tens uma pool de IP differente da do main router?

O switch é managed ou "burro"?

Não faço ideia do que possa realmente ser sem mexer nisso mas os sintomas parecem-se com conflitos de IP.

Muda o gateway. Mas, o modo router foi somente para experimentar porque tenho de os usar em AP (e onde tenho problemas). 

 

Quanto ao switch tp-link tl-sg116e) , não é, mas nem os decos nem a powerline estão ligadas ao switch, mas sim directamente ao SR2.0. 

Edited by CMC_PUBLIKUM
Link to comment
Share on other sites

  • 0
23 hours ago, CMC_PUBLIKUM said:

Também é estranho que durante 3 semanas que estivemos fora de casa, não recebemos uma única notificação de perda de ligação.

Qual foi (foram) o(s) devices que não estiveram ligados à rede durante esse periodo?

Tentaste reproduzir essa condições e ir adicionando um device de cada vez à rede de x em x tempo (mais tempo do que leva à rede dar o tal problema)?

Link to comment
Share on other sites

  • 0

Não acho que seja relacionado com o canal porque usando o wifi do SR2.0, não perco, mas usando o dos Deco já perco.

🤷🏼

Apanho uma Meo (e Meo WiFi) que deve ser da casa geminada, e mais 2 também da Meo com sinal muito fraco.

No apartamento apanhava mais e sem problemas. 

 

Obrigado.

Edited by CMC_PUBLIKUM
Link to comment
Share on other sites

  • 0
29 minutes ago, skaazi said:

por curiosidade procurei no google "mesh wifi disconnecting", o google deu logo meia duzia de sugestoes com "deco" na busca, parece que estas longe de ser o unico com esse problema...

Sim, cheguei a ver pessoas no fórum da TP-LINK a queixarem-se disso, e penso que não era só com M4. E já não eram posts de há umas semanas...

Além disso, segundo me lembro, as respostas da marca a esses casos no fórum, deixavam a desejar... 

 

Mas por outro lado, o Perks tem os M4 e diz que não lhe acontece.

28 minutes ago, Perks said:

Anyway, estava aqui a pensar testa com o Fast Roaming Desactivado no Deco

Vou experimentar, mas mesmo que resulte, não vejo isso como alternativa. 

Edited by CMC_PUBLIKUM
Link to comment
Share on other sites

  • 0
8 minutes ago, skaazi said:

se calhar tens de meter umas antenas para ampliar o sinal como aquelas que ele tem espalhadas pela casa fora

  Hide contents

il_fullxfull.3713827903_rtdj.jpg

 

Por momentos até me assustei 😆

O meu problema não é cobertura, é mesmo perder rede, até sem sair do sítio. 

Link to comment
Share on other sites

  • 0
55 minutes ago, CMC_PUBLIKUM said:

Vou experimentar, mas mesmo que resulte, não vejo isso como alternativa. 

Pois, mas e se o problema for do telefone?

https://community.oneplus.com/thread?id=1229666

 

Quote

isn't it about time OnePlus supported WiFi modes 802.11k, 802.11v, and 802.11r?

 

https://community.oneplus.com/thread?id=1568260

Quote

Wifi roaming has stopped working after OS12 upgrade. It is working on other devices I have.

 

Link to comment
Share on other sites

  • 0

Epah pode ter a ver com os beacons 802.11r, nãi sei

Ether way, desactiva o Fast Roaming e testa.

 

Se estás à espera que o problema desapareça sem testar dificilmente vais resolver

como te disse tenho vários telefones em casa com uns deco e não me acontece. 

A unica coisa que muda para os teus é que tenho um router meu como servidor DHCP e os telefones

Link to comment
Share on other sites

  • 0

É o que estou a fazer, e tenho um applet no IFTTT a monitorizar a ligação, e sempre que a perco, cria uma linha nas Sheets. 

 

Eu sei que tens e sem problemas, nunca pus isso causa. Mas, conforme já disse, há pessoas no fórum da TP-LINK a queixarem-se do mesmo (com os M5 e penso que outros modelos).

Link to comment
Share on other sites

  • 0

Registo das perdas (mesmo com o Fast Roaming desactivado):

disconnected from October 20, 2022 at 11:11AM
connected to October 20, 2022 at 11:11AM
disconnected from October 20, 2022 at 02:32PM
connected to October 20, 2022 at 02:32PM
disconnected from October 20, 2022 at 03:33PM
connected to October 20, 2022 at 03:33PM
disconnected from October 20, 2022 at 04:18PM
connected to October 20, 2022 at 04:18PM
disconnected from October 20, 2022 at 04:19PM
connected to October 20, 2022 at 04:19PM
disconnected from October 20, 2022 at 04:20PM
connected to October 20, 2022 at 04:20PM
disconnected from October 20, 2022 at 04:36PM
connected to October 20, 2022 at 04:36PM
Link to comment
Share on other sites

  • 0

Ou isso está avariado ou o DHCP da vodafone está roto

coincidência que é quase tudo de hora em hora

 

o DHCP renova o IP quando o lease time atinge os 50%, normalmente

 

consegues alterar o Leasetime do DHCP para 48H ou parecido?

Link to comment
Share on other sites

  • 0

Não é tão linear assim porque há alturas que não acontece, ou acontece com menos frequência e menos regularmente (pelo menos pela ideia que tenho).

 

Vou experimentar. Da outra vez que falamos em alterar o lease time foi apenas em 60min, e não deu qualquer resultado. 

 

Estava em 1 dia e alterei para 2.

Edited by CMC_PUBLIKUM
Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.