Jump to content

Finanças - Q&A


Stone
 Share

Recommended Posts

7 minutes ago, tiagoalvin said:

Precisamente. Infelizmente só depois do erro ter sido feito, é que se lembraram.

Posto isto, como comunicar?

fbimg.php?img=https%253A%252F%252Fwww.do
WWW.DOUTORFINANCAS.PT

Já alguma vez quis fazer doações, mas não sabe em que situações se é obrigado a pagar impostos? Fique atento a este artigo.

 

Quote

Todas as doações que excedam o valor de 500€ devem ser declaradas às Finanças, mesmo que estejam isentas de imposto de selo. Assim, para comunicar essa informação ao Fisco, deve preencher o formulário Modelo 1 - Participação de transmissões gratuitas. Em seguida, submeta-o simultaneamente com os anexos I-03 e II-02, por via online ou entregue num balcão das Finanças até ao final do terceiro mês após a doação.

ajuda?

  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

@tiagoalvino que fizeram não foi uma doação, logo, não tem nada que declarar esse valor dessa forma, até induz em erro e pode eventualmente dar chatice futura.

O que ela fez foi a partilha, com lapso temporal, pois deveria apenas ser feita após a habilitação de herdeiros e liquidação do imposto sucessório (neste caso isento porque são herdeiras diretas).
O que faria, para ficares descansado (eu não faria, mas adiante), era proceder à habilitação de herdeiros. Junto do banco onde a falecida tinha contas, proceder à comunicação e solicitar (a cabeça de casal de herança) a respetiva relação de bens, à data do óbito, para entrega nas finanças. As finanças, como as herdeiras são conforme referi inicialmente, vão emitir uma guia de pagamento de imposto sucessório a zeros, porque estão isentas.

A partir daí está feito o processo, é só dividir os bens.

o @PunK_BoY que esclareça eventualmente mais algum caso particular, uma vez que o código civil deverá estar entre as suas praias.

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

Eu já me deixei disso, especialmente desde que nasceu a herdeira. Mas quando fazia era muito baseado numa análise macro que eu fazia, por exemplo sector mineiro em 2020 pre-inflacao, sector petrolífero também em 2020 no quando o petróleo teve negativo, sector do shipping quando os containers dispararam, etc. Depois tento encontrar empresas desses sectores e analisar as receitas, os forecasts e a estabilidade. Mas eu sou um amador completo nisto. 

Link to comment
Share on other sites

WWW.BANCOINVEST.PT

Depósito Estruturado Invest Health Tech Jan-23

Era para fazer este, mas o prazo 18 meses é muito para mim. Pode ser que interesse a alguém.

 

Resumo:

Prazo:    18 meses
Montante Mínimo:    Eur 1.000
Capital Garantido:    100,00%

Forma de determinação da remuneração:    Remuneração sobre o montante depositado:
Entre 1,50% e 8,00% do montante depositado, igual à rentabilidade do cabaz de acções (rentabilidades individuais sujeitas a um máximo de 8,00%), a pagar no final do prazo do Depósito.
A TANB será entre 0,975% e 5,199%.

 

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...

Os meus velhotes vão receber uma indemnização por terem que abandonar a casa onde habitam. Aquilo vai dar-lhes dores de cabeça no IRS do próximo ano.

Qual a melhor solução? Esperar e declarar na altura o bolo que recebem e fazer o acerto, ou pagar já os 25% pelo valor passar dos 5k?

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
On 1/4/2023 at 9:33 AM, GsmCyber said:

Resumindo, durante 2023 é possível levantar fundos do PPR, com menos de 5 anos, para pagar exclusivamente a prestação do crédito habitação, e aqui não existe margem de dúvida na questão da antiguidade como existe no levantamento de um IAS por mês, situação que ele indica no fim do vídeo que está aguardar esclarecimentos da AT.

Para os interessados, é oficial que se pode levantar um IAS por mês sem a obrigatoriedade dos fundos terem pelo menos 5 anos ;)

WWW.JORNALDENEGOCIOS.PT

O resgate antecipado de planos poupança-reforma sem penalizações está previsto na lei publicada em outubro do ano passado, que contempla medidas para mitigar o impacto da subida da inflação no rendimento das famílias.

 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
5 minutes ago, dastinger said:

Malta com seguros de saúde, como é que classificam os prémios do seguro no e-fatura?

Experimenta a colocar em saúde. Se não der dá erro e então colocas em outros...

Aquilo dá para ir por tentativa e erro. Nós escolhemos, mas o portal só aceita se o NIF do emissor tiver um CAE associado à opção que escolhemos.

 

Edited by cyberurbis
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...
CNNPORTUGAL.IOL.PT

Os seis maiores bancos portugueses lucraram quase mil milhões de euros em três meses. Com estes resultados, é inacreditável que paguem tão pouco nos depósitos. É por isso que muita gente está a transferir dinheiro para certificados de aforro - mas nos corredores já se fala em pressões dos bancos sobre o Governo para baixar os juros dos certificados de aforro.

 

  • Haha 2
Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Qual é a melhor maneira para transferir dinheiro para o estrangeiro?

Por exemplo, agora numa transferência internacional de 100€ e através do meu banco, para a Holanda paguei 1€...

Qual é a melhor forma para contornar estas comissões?

Link to comment
Share on other sites

os bancos querem que o estado baixe os juros dos CA e passado duas semanas o estado passa os CA para a serie F com juros mais baixos, há com cada coincidencia neste mundo...

  • Haha 1
  • Facepalm 2
Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.