Jump to content

Finanças - Q&A


Stone
 Share

Recommended Posts

Ora nestes tempos incertos e de custo de vida a aumentar, se calhar cria-se um tópico para o pessoal fazer sugestões e questões sobre tudo o que é relacionado com finanças. Seja poupanças, investimentos, IRS, IRC, tudo o que possa ajudar.

Começo eu: alguém daqui com uma conta mais ordenado do Bankinter? 

https://www.bankinter.pt/conta-mais-ordenado

Basicamente uma conta onde se tiveres 5000€ parados, fazer movimentos de 800€ semanais e 5 movimentos de CC, podes ter juros até 252€ no primeiro ano e um valor inferior no 2º ano nos dois anos (obrigado @Jotha).

A questão prende-se com a utilização do CC porque até Maio, segundo percebi, não era necessário. Alguém que tenha esta conta por aqui?

Edited by Stone
Link to comment
Share on other sites

Tá lixado é para quem precisa de casa... Tenho os dias contados nesta onde estou e não sei mesmo o que fazer. Rendas altas que nem vale a pena comentar. Preços das casas ridículos que nem vale a pena comentar. Euribor a subir como gente grande e um futuro muito incerto com tendência a ser pessimamente mau... :no:

Link to comment
Share on other sites

1 hour ago, Mini0n said:

Tá lixado é para quem precisa de casa... Tenho os dias contados nesta onde estou e não sei mesmo o que fazer. Rendas altas que nem vale a pena comentar. Preços das casas ridículos que nem vale a pena comentar. Euribor a subir como gente grande e um futuro muito incerto com tendência a ser pessimamente mau... :no:

Rezo a todos os santinhos ter decidido comprar casa na melhor altura no que toca a preços, em 2013. Neste momento conseguia vender na boa por 3x mais que a comprei. Não o faço, porque depois tinha de comprar outra a preços exorbitantes.

No teu caso, se calhar tentava algo alugado por pouco tempo. Com a Euribor a subir e o nível de vida a cair, a procura por casas vai cair, presumo. Se isso acontecer, os preços vão começar a vir por ai a baixo.

Link to comment
Share on other sites

Relativamente à casa tive uma sorte do caraças. Comprei 1 t2 em 2019 por 84k.

Estou a pagar uma renda super baixa ao banco e consigo fazer uma vida confortável.

Os gajos que estavam a vender a casa tinha a corda ao pescoço com dividas tanto que nem chegaram a cheirar o cheque, foi logo para o agente de penhora da caixa.

Hoje conseguia vender por 160k sem muito esforço...mais uma vez o problema está que não conseguia arranjar nenhuma a bom preço.

 

Link to comment
Share on other sites

3 minutes ago, CivEng said:

Relativamente à casa tive uma sorte do caraças. Comprei 1 t2 em 2019 por 84k.

Estou a pagar uma renda super baixa ao banco e consigo fazer uma vida confortável.

Os gajos que estavam a vender a casa tinha a corda ao pescoço com dividas tanto que nem chegaram a cheirar o cheque, foi logo para o agente de penhora da caixa.

Hoje conseguia vender por 160k sem muito esforço...mais uma vez o problema está que não conseguia arranjar nenhuma a bom preço.

 

Leilão das finanças ou outro?

Para poupanças neste momento só mesmo nos hábitos de vida.

Aliás, do que vejo há minha volta, restaurantes cheios, museus cheios, pontos de interesse cheios, está uma parte da população na era pós-covid a viver a vida.

 

Eu estou sempre preparado para estas alturas, mas por exemplo é praticamente impossível ganhar acima da inflação, pelo que os investimentos e poupança estão a perder valor.

Ganho uns 4-5% ao ano em média e a inflação está nos 9%.

Link to comment
Share on other sites

30 minutes ago, Kopien said:

Leilão das finanças ou outro?

Para poupanças neste momento só mesmo nos hábitos de vida.

Aliás, do que vejo há minha volta, restaurantes cheios, museus cheios, pontos de interesse cheios, está uma parte da população na era pós-covid a viver a vida.

 

Eu estou sempre preparado para estas alturas, mas por exemplo é praticamente impossível ganhar acima da inflação, pelo que os investimentos e poupança estão a perder valor.

Ganho uns 4-5% ao ano em média e a inflação está nos 9%.

Os gajos tinham chegado a um acordo com o Banco para lhes dar tempo de vender a casa.

Eu sou um sortudo, isto não é humble brag ou flex, desde que entrei na consultoria tenho tido aumentos nunca inferiores a 10%. Agora em Setembro tive um aumento de 18.75%. No entanto tenho a perfeita noção que a coisa não está facil

Bem como a minha situação um dia pode não ser favorável. Faço uma vida desafogada mas meto sempre € de parte para azares ou imprevistos(em 2021 o meu vizinho de baixo queixou se de infiltrações e o meu seguro fugiu a pagar a conta ... nem comento... tive que arrotar 1800 paus a pronto e felizmente tinha disponibilidade financeira para pagar logo a pronto sem stresses, mas fiz umas ferias com os sogros (onde paguei a minha parte e da minha mulher) para abater no prejuizo. Tento sempre ter uma almofada que que ampare alguma queda. Não ando em loucuras nem a esbanjar em viagens a punta cana, maldivas etc. Não vou a restaurantes fancy, vou de vez em quando ao restaurante aqui da rua e em dias de festa, ai sim, vou a uma coisa mais fancy mais a minha mulher.

Link to comment
Share on other sites

2 hours ago, Revenge said:

Com a Euribor a subir e o nível de vida a cair, a procura por casas vai cair, presumo. Se isso acontecer, os preços vão começar a vir por ai a baixo.

Esta frase está a ser dita há 5 ou 6 anos. A probabilidade de acertar é grande... mas quando? Ainda nesta década?

A malta que comprou há uns anitos está bem, teve "sorte" e deixe-se estar. A menos que tenham 2 casas, vender caro para comprar caro não compensa...

Link to comment
Share on other sites

Comprei recentemente certificados de aforro. Tenho algum dinheiro parado e já ando, faz algum tempo, a planear investir. 

O problema é a falta de conhecimento e de coragem. Por enquanto investi nos certificados de aforro que são considerados investimento de capital garantido, mas queria investir também em fundos de investimento. Quando começo a debulhar a imensa informação que existe sobre investimentos rapidamente afundo-me. Considero-me um investidor passivo, com poucos conhecimentos e risco mínimo.

Partilhem ai os vossos investimentos.  

Link to comment
Share on other sites

Também tenho algum investimento nos certificados de aforro. Série E e a outra modalidade dos 7 anos. Para quem não quer arriscar, talvez seja a melhor solução. De modo geral tem uma boa rentabilidade e é capital garantido.

Há cerca de 1 ano iniciei também uma brincadeira nos fundos de investimento. Até ao início da guerra estavam a dar algum (~20%) lucro. De lá para cá, estou a perder cerca de 10% do capital investido. Quando o lá meti também foi mesmo para ver no que ia dar, pois era dinheiro que não precisava. Mas agora para não ter prejuízo, cheira-me que vou ter que aguentar bastante tempo…

Link to comment
Share on other sites

Se resgatasses agora terias prejuízo então? Tenho a sensação que agora seria uma boa aposta em fundo de investimento, acreditando que mais ano menos ano o Putin parava ou atenuava esta m£rd@ e o mundo avançava com um novo fôlego a todos os níveis, influenciando direta e indiretamente no mundo financeiro.

Começo a ter o famoso fomo (fear of missing out)

Link to comment
Share on other sites

2 hours ago, Mini0n said:

Esta frase está a ser dita há 5 ou 6 anos. A probabilidade de acertar é grande... mas quando? Ainda nesta década?

Nesses 5 ou 6 anos que a frase foi dita, era mais no proposito que um dia a bolha ia rebentar, mas a Euribor estava negativa e não havia recessão económica, duas coisas que existem agora.

Link to comment
Share on other sites

Tenho "acompanhado" o mercado dos States e diz que aquilo está a travar, com preços a começar a descer 5/10% e a procura a travar forte.
Pode ser que sim, que em breve a coisa acalme.

Porque assim é o crl. Pagas mais pelas casas e a banca cobra-te mais pelo empréstimo. Não fossem os 125€ do Costa e era praticamente impossível!

Link to comment
Share on other sites

3 hours ago, squallx said:

eu tenho ppr, um etf e faço investimentos em ações que analiso fundamentalmente...demoro cerca de uma semana e meia +- a fazer uma análise

O que podes partilhar de como fazer a analise fundamental da empresa? Alguma para onde estejas a olhar?

Link to comment
Share on other sites

Eu tenho um PPR da Optimize (foi a empresa onde trabalho que escolheu) e aquilo está terrível... Tem cerca de 1 ano e nunca o vi com lucro, está sempre entre -10% e -20%.

Claro que um PPR é a pensar no longo prazo, mas a sensação que eu tenho é que eu a gerir o dinheiro de forma diferente que o gestor de conta, fazia um melhor trabalho.

Link to comment
Share on other sites

21 hours ago, Ovelha said:

O que podes partilhar de como fazer a analise fundamental da empresa? Alguma para onde estejas a olhar?

bem... tem ainda alguns passos mas vou tentar resumir um pouco. Basicamente leio os relatórios anuais e trimestrais da empresa e daí extraio informação relativamente ao modelo de negócio da empresa, como é que a estrutura accionista está montada, quem são os diretores, CEO, CFO e COO.. Analiso a experiência deles, tipo ver quanto é que recebem e como é que isso está indexado aos resultados da empresa, que tipos de incentivos é que têm etc.. Depois verifico como é que a empresa está atualmente olhando para o income statment, balance sheet e cash flow statement. Verifico como é que historicamente a empresa se comportou e o que fez subir ou não certas métricas/ratios. Analiso também os seus competidores mais diretos e a industria onde opera para tentar juntar tudo e meter em perspectiva os resultados a empresa face ao seu histórico, competidores e médias da industria.

Após isso faço modelação financeira transformo os numeros todos e faço uma previsão para o futuro com base nos meus pressupostos, previsões de analistas, entre outras coisas e com base nessa informação acabo por encontrar um intervalo de valor onde possivelmente me pode dizer com base no que assumo para o futuro se a ação está a um preço bom ou mau no dia de hoje.

e ao fim de umas 50 páginas de informação com uma história de investimento por trás...decido se avanço ou não com base no que tenho no portefólio.

esta semana estou a analisar a $MOV...quero ver se acabo lá para domingo.

7 hours ago, Ilusi0n said:

Eu tenho um PPR da Optimize (foi a empresa onde trabalho que escolheu) e aquilo está terrível... Tem cerca de 1 ano e nunca o vi com lucro, está sempre entre -10% e -20%.

Claro que um PPR é a pensar no longo prazo, mas a sensação que eu tenho é que eu a gerir o dinheiro de forma diferente que o gestor de conta, fazia um melhor trabalho.

É normal que sintas isso porque até pode ser em parte verdade. Uma das vantagens que o investidor de retalho tem em relação a este tipo de casas de investimento/bancos/grandes fundos etc.. é simplesmente não termos regras sobre como e onde podes aplicar o dinheiro e em que tipo de ações podes investir.
Existem muitas oportunidades que grandes fundos não podem aproveitar nomeadamente em small caps porque como lidam com tanto dinheiro, a sua participação acaba por comprar as empresas todas pequenas.. (entre outras coisas). Depois uma coisa que se queixam é que quando os clientes vem que o resultado está negativo normalmente tiram o dinheiro e é quando eles mais precisam para poder aproveitar os saldos e fazer gerar lucros mas as pessoas não pensam assim portanto é normal que os resultados não sejam os ideais.

De qualquer forma... tens isso há um ano... não é tempo suficiente para avaliar.. principalmente porque todo o mercado accionista anda em queda há algum tempo.. e não sei qual dos ppr's escolheste mas se foi o de 100% ou lá ou que era em ações é normal apanhares com isso porque não acabas por não ter obrigações que te balancem essas quedas.

7 hours ago, Stone said:

Eu ouvi falar bem do PPR Alves Ribeiro. Alguém tem opinião?

Eu tenho... mas enfim.. a rentabilidade não está a melhor (se bem que está melhor que a da optimize) mas na verdade não estou a investir para tirar de lá o dinheiro amanhã e face ao que se tem passado nos ultimos anos... estes resultados não me supreendem. 

Edited by squallx
Link to comment
Share on other sites

13 minutes ago, squallx said:

Eu tenho... mas enfim.. a rentabilidade não está a melhor (se bem que está melhor que a da optimize) mas na verdade não estou a investir para tirar de lá o dinheiro amanhã e face ao que se tem passado nos ultimos anos... estes resultados não me supreendem. 

O objectivo no meu caso também não será para tirar o dinheiro amanhã mas sim deixá-lo durante uns bons anos. Também li favoravelmente sobre o NB e o Stoik. Opinião?

Link to comment
Share on other sites

5 minutes ago, Stone said:

O objectivo no meu caso também não será para tirar o dinheiro amanhã mas sim deixá-lo durante uns bons anos. Também li favoravelmente sobre o NB e o Stoik. Opinião?

o NB não conheço mas já ouvi falar bem do Stoik mas sinceramente ainda não o analisei para ter uma opinião bem fundamentada. Um outro bom é o PPR da casa de investimentos... que basicamente segue o principio que eu sigo nas ações que é o investimento em valor.

De qualquer forma se precisares de ajuda a analisar as opções avisa.. pode ser que te consiga ajudar em alguma questão que possas ter.

Edited by squallx
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Também tenho o Alves Ribeiro, subscrevi pela primeira vez o ano passado em nome individual para mim e para a minha mulher.

Subscrevi um PPR com 2 objectivos:

  • Beneficio no IRS
  • Reforma parcial (daqui a 20/30 anos)
    • Nota: Parcial porque tenho investimentos também em ETFs/Stocks.

Ou seja, como o @squallx disse, a rentabilidade não está a melhor, mas não tenciono tirar de lá dinheiro nenhum nos próximos 10 anos, pelo menos.

Optei por este, pois pareceu-me, de forma generalizada, ser o que melhor rendimento anual tinha (com base no histórico, claro). Não tenho grande opinião formada sobre o mesmo para além disto.

  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

  • Stone pinned this topic

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.