Jump to content

Tudo sobre NAS - Guia Completo - PC Guia


karkov
 Share

Recommended Posts

Trata-se de um guia da PC Guia sobre NAS em várias partes.

Para mim é interessante porque não tenho muitos conhecimentos na área e poderá ter interesse para mais gente aqui.

Vou adicionando aqui à medida que forem saindo.

Capa.jpg?w=640
WWW.PCGUIA.PT

Na primeira parte da nova série sobre discos de rede, ou NAS, começamos por explicar o que são e para que servem.
Synology.jpg?w=640
WWW.PCGUIA.PT

Na segunda parte do nosso especial sobre sistemas NAS vamos falar da alma destes dispositivos: a armazenagem em si.
NAS.jpg?w=640
WWW.PCGUIA.PT

Na terceira parte deste especial, vamos abordar a configuração inicial de um sistema NAS.
NAS-1.jpg?w=640
WWW.PCGUIA.PT

Na quarta parte do nosso tutorial sobre NAS, vamos mostrar como se consegue aceder às pastas partilhadas no NAS através de Windows e macOS.

 

Edited by karkov
  • Like 2
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Hoje, por causa de uma actualização que fiz no meu QNAP (uma release candidate em que o Sonarr deu incompatibilidade, não iniciava e meu forçou a fazer downgrade) acabei por instalar o Docker pus-me a mexer naquilo.

Já lá instalei o Sonarr, NZBGet e o Plex mas ainda não configurei nada. Durante o fim de semana a ver se configurou as coisas.

Alguém tem dicas sobre o Docker?

Link to comment
Share on other sites

Docker é uma virtualização do OS independente do OS principal, tipo mini VM isolada em sandbox (corre com base no kernel), podes mexer à vontade com cada container e não influencia nem o OS nem os outros containers, mas como estão isolados se criaste um container para cada app vais ter de os meter em contacto uns com os outros, se meteste tudo no mesmo container então mexes normalmente, talvez devas só disponibilizar o acesso ao espaço disco ao container.

  • Like 1
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Não me levem a mal, mas isso é uma péssima utilização do Docker. PS: Recentemente herdei um sistema de um colega que saiu e aquilo foi o pior exemplo de Docker que eu já vi na vida, por isso posso estar ressabiado :-.. 

O Docker, por si só, adiciona um layer de segurança baseada na isolação de containers, mas ao mesmo tempo, está a utilizar recursos de SO partilhados, por exemplo, a memória RAM. Se instalares um container de uma fonte que não tem totalmente a certeza que é fidedigna, podes estar a comprometer o SO (e todos os outros containers), da mesma forma que estarias ao executar um Malware no SO normalmente.
Usar o Docker com a "premissa" de ser mais seguro, e apenas por este objectivo, pode ser um engano.

Depois, estas a colocar em containers 2 apps que vão escrever em algum lado. É uma má prática essa informação ficar no containers, vais começar a ter problema de performance. E se vais mandar a informação para fora do container, mais vale ele não existir.

A mesma coisa com o facto de necessitares que os 2 containers falem entre si. Se tens este cenários, se calhar não precisas de ter estas apps em docker.

Para mim, um bom cenário para o docker é quando tens que fazer deploy da mesma aplicação para vários ambientes, sendo que essa aplicação corre isolada. Ou quando tens uma aplicação que pode ser partida em várias secções e que faz sentido elas funcionarem de forma independente.

Mas como tudo, isto são os meus 2 cents, outras pessoas podem ter uma visão diferente.

Link to comment
Share on other sites

Pelo que percebi o intuito do Skywriter seria de ter as apps em container com "versao de OS fixa e funcional" para poder fazer updates ao NAS sem estar sempre a temer que o proximo update lhe lixe a config toda, ou lhe deixe mesmo as apps nao funcionais.

Link to comment
Share on other sites

Exactamente, que foi o que aconteceu. Fiz upgrade ao QTS para uma versão RC e lixou-me o Sonarr. Com o Docker isso deixaria de acontecer.

Até porque no NAS só tenho séries e filmes para ver. Nada de muito importante em caso de hack ou falha de discos.

Link to comment
Share on other sites

2 hours ago, Ilusi0n said:

Não me levem a mal, mas isso é uma péssima utilização do Docker.

Não, não é. É só a melhor e mais estável forma de ter aplicações destas a correr num NAS. Não estás dependente de incompatibilidades com SO do NAS, não interferes com o normal funcionamento do NAS, não tens qualquer preocupação com gestão de permissões, etc. Amanhã compras um NAS novo, é só copiar os ficheiros da configuração (que devem estar montados num volume com acesso aos discos do NAS) e criar o container de novo, boom, done. Até podes usar o Docker Compose para configurar todos os containers num único ficheiro, e copiar tudo de um lado para outro e em segundos tens tudo a funcionar. Não só, mas é para isto que o Docker é bastante útil e uma boa ferramenta.

Vais aos sub-reddits da Synology, QNAP, homelab, etc, e não vais encontrar ninguém com experiência e conhecimento que não te recomende Docker, principalmente para aplicações como Sonarr/Radarr/*arr, entre outras. Façam um favor a vocês próprios, e aprendam a configurar o Docker para estas coisas, o futuro vocês vai agradecer.

 

2 hours ago, Ilusi0n said:

O Docker, por si só, adiciona um layer de segurança baseada na isolação de containers, mas ao mesmo tempo, está a utilizar recursos de SO partilhados, por exemplo, a memória RAM. Se instalares um container de uma fonte que não tem totalmente a certeza que é fidedigna, podes estar a comprometer o SO (e todos os outros containers), da mesma forma que estarias ao executar um Malware no SO normalmente.

Isso não é bem assim. Os containers não vão ter acesso à RAM do SO ou de outros containers por default, depende muito dos privilégios que forem dados no container. Os containers da linuxserver.io ou hotio.dev (os que eu uso) são de confiança.

 

3 hours ago, Ilusi0n said:

É uma má prática essa informação ficar no containers, vais começar a ter problema de performance. E se vais mandar a informação para fora do container, mais vale ele não existir.

Depende, afinal de contas, os volumes existem por algum motivo.

 

3 hours ago, Ilusi0n said:

A mesma coisa com o facto de necessitares que os 2 containers falem entre si. Se tens este cenários, se calhar não precisas de ter estas apps em docker.

Porque não? São 2 aplicações que comunicam entre si por HTTP, onde é que está o problema? Se as aplicações estiverem a correr de forma nativa no Synology/QNAP, vão fazer a mesma coisa, onde é que está a diferença? De qualquer forma, esses 2 containers (ou mais), podem ter a sua própria rede bridge, e comunicar entre eles sem problemas, estão essa comunicação limitada a containers dentro da mesma bridge. Pessoalmente é isto que eu faço para 99% dos meus containers.

 

3 hours ago, Ilusi0n said:

Para mim, um bom cenário para o docker é quando tens que fazer deploy da mesma aplicação para vários ambientes, sendo que essa aplicação corre isolada. Ou quando tens uma aplicação que pode ser partida em várias secções e que faz sentido elas funcionarem de forma independente.

O Docker é uma ferramenta como outra qualquer, e serve vários propósitos. Os que descreves são alguns deles, usa-los em NAS, são outro perfeitamente válido, pelas vantagens descritas anteriormente.

  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

If it ain't broken, don't fix it. O meu media center esta com a mesma versao de OS ha 4 anos, o meu router padavan ha 3 anos, o meu desktop OS Linux ha 2 anos, ja marrei demasiado com a cabeca nas paredes, funciona e nao faz parvoices entao nao mexe mais :whistling:

Link to comment
Share on other sites

Por acaso só atualizo o OS do meu QNAP por causa dos supostos patchs de segurança. Mas o que reparo é que cada vez mais aquilo está mais lento. Se desse para colocar com o primeiro OS e saber que estava seguro... 

Link to comment
Share on other sites

20 hours ago, Nazgulled said:

*snip*

Não deves ter lido a minha última frase, em que refiro que é meramente a minha opinião, enquanto profissional que mexe em literalmente todas as tecnologias que possas conhecer.

Inclusive estou a implementar uma solução de VMware Tanzu, que é precisamente de containers, para um cliente. Apesar de não achar que a tecnologia seja o que toda a gente faz parecer, não é por isso que deixo de trabalhar com ela.

Simplesmente não acho que os containers/dockers,etc, sejam pau para toda a obra ou a próxima forma de pão fatiado, como fazem parecer.

Link to comment
Share on other sites

20 hours ago, PunK_BoY said:

Há mesmo coisas que não mudam com o tempo 🤣

Como assim? 🤔


Eu por acaso tento sempre ter estas coisas actualizadas, dou alguns dias/semanas até actualizar e durante esse tempo fico atento à malta que já fez o upgrade a ver se não vai partir nada de importante. Tem funcionado para mim sem grandes stresses, mas vejo muito malta a dizer que isto ou aquilo deixou de funcionar com o update...


9 minutes ago, Ilusi0n said:

Não deves ter lido a minha última frase, em que refiro que é meramente a minha opinião, enquanto profissional que mexe em literalmente todas as tecnologias que possas conhecer.

Simplesmente não acho que os containers/dockers,etc, sejam pau para toda a obra ou a próxima forma de pão fatiado, como fazem parecer.

Tal como eu, quis dar a minha opinião discordando da tua, que considero demasiado purista. Tu és livre de ter a opinião que quiseres, não deixa de ser uma opinião oposta às centenas de outras que já li por toda a Internet fora... Mas, eu não estou aqui para mudar a opinião de ninguém, apenas quis demonstrar um outro ponto de vista.

De qualquer forma, acho que ninguém aqui deu a entender que Docker era pau para toda a obra, mas usá-lo num NAS com o propósito já mencionado, faz todo o sentido. É uma ferramenta como outra qualquer, e as desvantagens superam as possíveis desvantagens (que em muitos casos podem ser controladas, como a questão de permissões ou gestão de recursos).

Edited by Nazgulled
Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.