Jump to content
  • 0

Desktop Novo

2n2u
 Share

Question

Então no meu desktop antigo, o SSD pifou e como já andava a pensar comprar um novo, veio acelerar o processo (o máximo que se poderia aproveitar do desktop seria um disco não SSD de 1TB).

Assim de repente, com o que andei a ler, acho que o processador que deveria comprar deveria ser um i5 12400 (sem ser F, para ter GPU integrado).

A minha ideia seria não comprar placa gráfica já devido aos preços ridículos que se estão a praticar. Portanto a ideia seria gastar 1000/1200 euros no resto dos componentes e mais tarde investir numa gráfica.

Assim sendo, que componentes recomendariam (ou mesmo se o processador que disse faz sentido) ?

As boards estava à espera que saíssem mais reviews para este socket novo da Intel, mas não vejo assim grande coisa ainda. Não me estava a apetecer pagar 200 + euros por uma board, se uma de 120 euros me servisse.

Recommended Posts

• 0
15 minutes ago, 2n2u said:

As boards estava à espera que saíssem mais reviews para este socket novo da Intel, mas não vejo assim grande coisa ainda. Não me estava a apetecer pagar 200 + euros por uma board, se uma de 120 euros me servisse.

O Chipset serve-te o H610 ou necessitas de um B660?

Se o H610 servir, tens boards na casa dos 90€ (micro-atx).

intel_chipset_series_600.jpg

• 0
45 minutes ago, 2n2u said:

Diria que não serve, poucas portas e se for preciso dar uns pózinhos à RAM também me impossibilita.

B660 arranjas boards micro-atx na casa dos 120€ da Asus e AS Rock. 
Para boards Atx já vai para os 200€, mas regra geral, micro-atx é suficiente.

Neste momento, uma gráfica relativamente boa, tipo uma 3060 Ti, come-te o orçamento quase todo. O ideal é mesmo esperar que estes tempos malucos passem (e rezar que passem mesmo e isto não seja o novo normal).

• 0

Sim a ideia é usar a integrada, o orçamento com gráfica já iria para os 2k. Em relação à board, li que as B660 da Asus estavam porreiras e como o CPU não deve dar problemas de throttling talvez seja a melhor opção. Suponho que não valha a pena ir para DDR5, pelos preços e porque o ganho é relativamente pequeno. Mas não percebo muito disto. 

• 0
1 hour ago, 2n2u said:

Suponho que não valha a pena ir para DDR5, pelos preços e porque o ganho é relativamente pequeno. Mas não percebo muito disto. 

Atualmente DDR5 ainda não compensa.

Por exemplo, compras 2*16GB DDR4 3200 CL16 da G.Skill por 130€.
E compras 2*16GB DDR5 5200 CL40 da G.Skill por 290€.

O preço é completamente overkill, e embora a velocidade seja superior, 5200Mhz para 3200 Mhz, a latência passa para mais do dobro, e como a velocidade não é mais do dobro, efetivamente a Ram até pode ser mais lenta em determinadas situações.

Daqui a uns tempos quando o DDR5 amadurecer, sim, vai ser uma opção viável.

• Like 1

• 0

Eu vou comprar um Dell mini PC com um i5 8ª geração, com 16GB de RAM e 512GB SSD m.2 por 230 euros.

Viva o OLX. Vem de uma empresa falida.

Para os meus velhotes, chega e sobra.

Just now, 2n2u said:

Mas não se acanhem de meter a build, que eu só sei mesmo o processador que quero :-..

Já te coloco aqui uma configuração TOP XUXU

• 0

Intel Core i7-12700K 3.6 GHz 12-Core Processor - 394,94€ (amazon.es)
Asus ROG STRIX B660-I GAMING WIFI Mini ITX LGA1700 Motherboard - 225,95€ (amazon.fr)
Samsung 980 Pro 1 TB M.2-2280 NVME SSD - 159,95€ (amazon.es)
G.SKILL Trident Z5 RGB 32GB (2x16GB) DDR5 6000MHz CL36 - 477,99€ (mbit)
Corsair SF Series SF750 750 Watt 80 PLUS - 134,90€
2x Noctua NF-A12x25 - 26,90€ (nanochip)
Noctua NH-L12 Ghost S1 Edition - 55,90€ (amazon.es)
Formd T1 - 175 $

1530,33 euros + caixa :-..

Baseado nesta build

TOP XUXU

O preço pode baixar significativamente se:

O CPU passar para o i5 12400 que referiste.
As rams passarem a DDR4... os preços andam loucos para as DDR5.

Mas esta caixa é brutal!

Edited by cyberurbis
  • Confused 1

• 0
2 minutes ago, Revenge said:

@cyberurbisele pede um desktop com orçamento até 1200€, e tu, pumba... Pega lá um por 1600€ (com caixa) :lol:

Leste o que escrevi no fim? Basta descer o CPU para o i5 12400 que ele referiu e as RAMs para as DDR4 para o valor entrar nos valores que ele pediu.

Só tentei colocar o melhor, para ver qual seria a diferença. Por vezes é útil perceber o valor de uma configuração superior para tomar a decisão. ;)

• 0
6 minutes ago, cyberurbis said:

Leste o que escrevi no fim? Basta descer o CPU para o i5 12400 que ele referiu e as RAMs para as DDR4 para o valor entrar nos valores que ele pediu.

Ok, mas verdade seja dita, também não tinha muita logica comprar um 12700K com uma Board que não dá para fazer overclock. Se é para comprar um "K", tem de ser com uma board Z690.

Fazia um assim (preços da PC Diga):

I7-12700K - 450€
Asus Prime Z690M-PLUS D4 - 204€
G.SKILL Ripjaws V 32GB (2x16GB) DDR4-3600MHz CL18 - 140€
SEASONIC FOCUS GOLD GX 750W FULL MODULAR - 120€
Corsair Force MP600 Core 1TB - 120€

Total: 1.034€

Sobra 166€ no orçamento para comprar uma caixa ao teu gosto e ventoinhas se for necessário.

• Like 1

• 0
9 hours ago, cyberurbis said:

Intel Core i7-12700K 3.6 GHz 12-Core Processor - 394,94€ (amazon.es)
Asus ROG STRIX B660-I GAMING WIFI Mini ITX LGA1700 Motherboard - 225,95€ (amazon.fr)
Samsung 980 Pro 1 TB M.2-2280 NVME SSD - 159,95€ (amazon.es)
G.SKILL Trident Z5 RGB 32GB (2x16GB) DDR5 6000MHz CL36 - 477,99€ (mbit)
Corsair SF Series SF750 750 Watt 80 PLUS - 134,90€
2x Noctua NF-A12x25 - 26,90€ (nanochip)
Noctua NH-L12 Ghost S1 Edition - 55,90€ (amazon.es)
Formd T1 - 175 $

1530,33 euros + caixa :-..

Baseado nesta build

TOP XUXU

O preço pode baixar significativamente se:

O CPU passar para o i5 12400 que referiste.
As rams passarem a DDR4... os preços andam loucos para as DDR5.

Mas esta caixa é brutal!

Os 1000/1200 é se fosse preciso chegar a esses valores, se se conseguir por menos melhor, porque depois ainda terei que comprar a gráfica. DDR5 é como o Revenge disse, as latências não compensam, e depois vê esse preço, 500 euros para RAM? :hitler:

8 hours ago, Revenge said:

Ok, mas verdade seja dita, também não tinha muita logica comprar um 12700K com uma Board que não dá para fazer overclock. Se é para comprar um "K", tem de ser com uma board Z690.

Fazia um assim (preços da PC Diga):

I7-12700K - 450€
Asus Prime Z690M-PLUS D4 - 204€
G.SKILL Ripjaws V 32GB (2x16GB) DDR4-3600MHz CL18 - 140€
SEASONIC FOCUS GOLD GX 750W FULL MODULAR - 120€
Corsair Force MP600 Core 1TB - 120€

Total: 1.034€

Sobra 166€ no orçamento para comprar uma caixa ao teu gosto e ventoinhas se for necessário.

O processador acho que é mesmo aquele, não estou a pensar fazer overclock, esquecer os K :-..

O resto parece-me bem, mas acho que preferia disco da Samsung pela performance. Até acho que tentaria colocar dois SSDs NVME (um para SO e outro para dados).

image.png

CL16 compensa dar mais 38 euros por elas?

• 0

Precisas mesmo de 32GB de RAM?

É que se o foco da build é para gaming, podes poupar aí um bocado porque 16GB chega e sobra.

PS: Depois deixa aqui a build final, que um amigo meu está a pensar fazer a mesma coisa que tu; construir um PC sem gráfica e depois comprar uma mais tarde.

Edited by EsCk

• 0

É mais para ser future proof, e no meu dia a dia, com IDE ligado (come ainda alguma), montes de tabs abertas, acho que me compensa dar mais uns euros e ficar já com 32.

Por exemplo neste momento no portátil:

image.png

• 0
18 minutes ago, 2n2u said:

Estou assim neste momento:

Com o i5-12400 não necessitas de uma Board Z690.

Altera para esta, que basicamente é a mesma board apenas com o chipset diferente:

image.png

54 minutes ago, 2n2u said:

CL16 compensa dar mais 38 euros por elas?

Eu não dava, pois muito dificilmente vais notar diferenças de performance. 1 ou 2fps num jogo Cpu Bound e deve ficar pro ai.

• Like 1

• 0
13 minutes ago, 2n2u said:

É mais para ser future proof, e no meu dia a dia, com IDE ligado (come ainda alguma), montes de tabs abertas, acho que me compensa dar mais uns euros e ficar já com 32.

Por exemplo neste momento no portátil:

image.png

Ah, então é para programar também ;)

Nesse caso sim, vais dar uso aos 32GB. A build para o meu amigo também vai ser para gaming e programar (C#/Unity). A build que sair daqui, acho que vai ser a mesma que lhe vou aconselhar :P

• 0
4 minutes ago, Mini0n said:

Se usares o PhpStorm, até te recomendava 64 :-..

Uso Pycharm (também da JetBrains), portanto sei <_<

5 minutes ago, EsCk said:

Ah, então é para programar também ;)

Nesse caso sim, vais dar uso aos 32GB. A build para o meu amigo também vai ser para gaming e programar (C#/Unity). A build que sair daqui, acho que vai ser a mesma que lhe vou aconselhar :P

Sim, eu coloco aqui a build final.

14 minutes ago, Revenge said:

Com o i5-12400 não necessitas de uma Board Z690.

Altera para esta, que basicamente é a mesma board apenas com o chipset diferente:

image.png

Eu não dava, pois muito dificilmente vais notar diferenças de performance. 1 ou 2fps num jogo Cpu Bound e deve ficar pro ai.

Não tem PCI-e 5.0 por exemplo, também pode dar jeito no futuro. Acho que vou deixar a Z por enquanto.