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XXIII Governo Constitucional


Vasco G
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Se a CP não tivesse o monopólio da ferrovia em Portugal (salvo a Fertagus, que só opera no troço Lisboa-Setúbal), não faziam tantas greves.

Por exemplo, no troço Madrid-Barcelona (bem como noutros de Espanha), há 4 operadores a competir.

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Viva ao facilitismo que o PS introduziu no Ensino. Viva à mediocridade! 

Repitam comigo: ME - DI - O - CRI - DA - DE!

 

Quem é que tira um 3 a história?! Porra... e ainda fazem uma festa?! :facepalm:

Se um destes putos fosse meu filho e eu visse isto, levava tantas naquele focinho! Fdx... que vergonha.

  • Facepalm 1
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Mas o que é que a parvoeira dos miudos tem a ver com o PS? :unsure: tu nem exageras um bocado nem nada...

Além disso não davas nada no focinho de ninguém, hoje em dia não se pode, e isso também não é culpa do PS...

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11 minutes ago, Vasco G said:

Mas o que é que a parvoeira dos miudos tem a ver com o PS? :unsure: tu nem exageras um bocado nem nada...

Além disso não davas nada no focinho de ninguém, hoje em dia não se pode, e isso também não é culpa do PS...

Os miúdos hoje em dia, passam de ano, mesmo sem terem atingido os objetivos mínimos ou o conhecimento necessário. 
Os país não têm tempo para eles. Eles percebem que aprendendo ou não passam na mesma... e depois chegamos a esta bandalheira total.

Ainda bem que há telemóveis e que gravam estas m*rdas para que todos possamos ver o quão miserável está o ensino. Uma turma onde a maioria tem notas miseráveis... incluindo um 3...

3...

Como é que é possível ter um 3?!

Andei em escolas onde sempre tive colegas de bairros problemáticos. Mesmo assim, nunca tive na turma notas tão miseráveis como estas.

Poderia haver meia dúzia de negativas, mas nunca tão baixas como estas.

 

O que é que mudou nos últimos 25 anos? A forma como os miúdos são avaliados. O "facilitismo" com que passam de ano para ano. Os pais a colocarem a completa responsabilidade nos professores e a retirarem sobre si a responsabilidade de co-ensinar. De quem é a culpa?

Ao Governo sempre interessou chegar a Bruxelas e demonstrar que temos bons indicadores no número de alunos com formação do 12º ano e que concluíram o ensino obrigatório.

 

A Sociedade é sempre um espalho do seu Governo e o Governo deve ser sempre um exemplo para a sociedade. É neste ponto que Portugal anda a falhar há demasiado tempo.

Só não vê quem não quer.

Edited by cyberurbis
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2 hours ago, cyberurbis said:

 

O maior e mais importante investimento de todos, continua por fazer e pior, nem está no horizonte 2030. A Terceira Travessia do Tejo, entre o Barreiro e Chelas, com ligação Rodo e Ferroviária. Isto é que era importante para aproximar as 2 margens com maior frequência de transportes ferroviários. Lisboa passava a ter 2 pontes com ferrovia. 

Seria um passo fundamental para reduzir o número de veículos a entrar em Lisboa.

Mas não. Continuamos a ignorar a TTT...

 

Reduzir?

Nunca. Se as pessoas ficam presas 1h ao fim do dia para irem para casa de carro com melhores acessos e mais trânsito distribuído por 3 pontes, mais carros vêm.

 

O projecto da ponte vai desembocar na estrada de Chelas.

 

 

Edited by Kopien
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36 minutes ago, cyberurbis said:

Os miúdos hoje em dia, passam de ano, mesmo sem terem atingido os objetivos mínimos ou o conhecimento necessário. 
Os país não têm tempo para eles. Eles percebem que aprendendo ou não passam na mesma... e depois chegamos a esta bandalheira total.

Ainda bem que há telemóveis e que gravam estas m*rdas para que todos possamos ver o quão miserável está o ensino. Uma turma onde a maioria tem notas miseráveis... incluindo um 3...

3...

Como é que é possível ter um 3?!

Andei em escolas onde sempre tive colegas de bairros problemáticos. Mesmo assim, nunca tive na turma notas tão miseráveis como estas.

Poderia haver meia dúzia de negativas, mas nunca tão baixas como estas.

 

O que é que mudou nos últimos 25 anos? A forma como os miúdos são avaliados. O "facilitismo" com que passam de ano para ano. Os pais a colocarem a completa responsabilidade nos professores e a retirarem sobre si a responsabilidade de co-ensinar. De quem é a culpa?

Ao Governo sempre interessou chegar a Bruxelas e demonstrar que temos bons indicadores no número de alunos com formação do 12º ano e que concluíram o ensino obrigatório.

 

A Sociedade é sempre um espalho do seu Governo e o Governo deve ser sempre um exemplo para a sociedade. É neste ponto que Portugal anda a falhar há demasiado tempo.

Só não vê quem não quer.

O ensino sempre foi mau, antigamente havia maior exigência nas notas, marrávamos a matéria na véspera do teste e uma semana depois já não nos lembrávamos de nada. Era melhor que agora? Não me parece... agora simplesmente continua a ser mau, o problema é a forma como as coisas estão organizadas, não há o minimo esforço de tornar as coisas interessantes para os alunos, 12 anos de ensino generalista que depois não servem para nada é que não faz sentido nenhum, os alunos desde cedo deviam ser repartidos em areas temáticas específicas, cada um escolhia o que gostasse mais...

Depois a questão dos professores, a maioria está frustrada, desmotivada, revoltada, obviamente que professores nestas condições também não ajudam, mais uma vez a culpa não é só do PS mas de todos os que governaram até aos dias de hoje.

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1 hour ago, Kopien said:

Reduzir?

Nunca. Se as pessoas ficam presas 1h ao fim do dia para irem para casa de carro com melhores acessos e mais trânsito distribuído por 3 pontes, mais carros vêm.

 

O projecto da ponte vai desembocar na estrada de Chelas.

 

Eu sei. É óbvio que só com a TTT o número de carros em Lisboa não diminuiu e as pessoas não passam a usar os transportes públicos só porque sim.

Eu defendo há muito que a AML seja a primeira Região Administrativa no Continente e que tenha uma estrutura própria de governo que se sobreponha às Câmaras Municipais. Os transportes não podem ser simplesmente pensados por cada "quinta". A AML funciona como um todo e não um conjunto de "quintas". 

Daí que seja necessário ver as coisas de uma outra perspectiva e acompanhar gradualmente as mudanças de fluxos, para otimizar os transportes públicos em função das necessidades e não em função da especulação imobiliária (como tem sido feito com o metro em Lisboa).

Em Lisboa deveríamos redefinir toda a rede Carris e otimizar com ajuda da AI, para garantir que os períodos de espera nas paragens não fosse em alguns momentos superior a 40 minutos e que nenhum autocarro tivesse circulasse com excesso de passageiros. Tudo isto é possível aos dias de hoje, mas ninguém faz absolutamente nada para mudar o cenário da Carris em Lisboa.

Depois temos o planeamento do Metro de Lisboa que é completamente atirado para o lixo e o seu futuro definido por vontades e favores políticos (linha circular).

As pessoas que moram em Lisboa não vão simplesmente vender os seus carros para passar a usar transportes. Há que conseguir equilibrar a balança. Não somos um país do norte com hábitos de uso de bicicletas (cidades planas) ou que a maioria usa transportes públicos, porque para além da rede ser boa e conveniente, não há aquela necessidade de "status" que o tuga tem em colocar a chave do BMW ou Mercedes em cima da mesa do café para mostrar aos amigos.

Lisboa precisa de mais parques que estacionamento pagos (silos ou parques subterrâneos que permitam em simultâneo, libertar espaco em algumas rua para que estas ofereçam mais espaço para o peão e meios alternativos. Depois precisa de criar um sistema de portagens como em Londres. Quanto mais próximo do "Central Business District", maior é o valor a pagar para quem queira entrar na cidade e não seja residente.

Há todo um conjunto de políticas que têm que avançar em simultâneo para melhorar as cidades. Não é possível fazer isso com medidas avulsas ou desfazadas no tempo.

Por isso é que defendo a TTT e acredito que com ela será possível minimizar o número de veículos a entrar na cidade.

;)

 

(Desculpem o longo post, mas é a minha área de conhecimento e trabalho)

 

1 hour ago, Vasco G said:

a culpa não é só do PS mas de todos os que governaram até aos dias de hoje.

Faz lá as contas a quem nós Governou a maioria do tempo nos últimos 25 anos...

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31 minutes ago, cyberurbis said:

(...)

(Desculpem o longo post, mas é a minha área de conhecimento e trabalho)

(...)

Então mas a tua área não era política autárquica, seca no interior do país, dessalinização de água do mar, arquitectura, propostas orientadas ao cliente?

Also, já é utilizada AI (Siscog) nos transportes de Lisboa há muito tempo (não na Carris, mas no Metro por exemplo).

Edited by Figos
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Nova forma de fugir às perguntas inconvenientes... Não divulgar a agenda ou informar a comunicação social. Assim, fica tudo dependente das fotos do gabinete do PM e do press release do gabinete.

De mestre Costa. De mestre!

 

 

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No caso dos elevadores é obrigatório ter contrato de manutenção.

Provavelmente existe qualquer problema que foge desse âmbito.

Quanto aos AC's, pode estar em curto circuito ou é uma questão de potência contratada insuficiente.

Mais um dia num serviço publico português

  • Haha 1
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Já tinha saudades de tudo ser culpa do PS. Até miúdos a festejarem ter um 3. :lol: 

Claramente quando é governo não PS os miudos até choram quando só tiram um 4.

É claro como a agua, que quando a IL vier aí com os student loans os miudos até vão festejar terem a possibilidade de continuarem a estudar e só vão festejar 18s para cima, não há cá festejar passar às cadeiras.

Edited by review
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On 3/29/2023 at 2:50 PM, Vasco G said:

No Porto têm uma meia dúzia de pontes com Gaia, aqui temos duas...

Tipo... só o que custou a Vasco da Gama paga as pontes todas entre o Porto e Gaia :rolleyes: ... e ainda sobra...

 

... muito...

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Caguei pa isso, se há dinheiro para a TAP, para a banca e para o Papa vir a Portugal também tem de haver para uma coisa tão básica e importante como uma nova travessia entre Lisboa e a margem sul. 

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