Jump to content

Windows vs macOS vs Linux


skaazi
 Share

Recommended Posts

39 minutes ago, skaazi said:

Entre Mac e Windows? Claro, por uma vez estou de acordo contigo.

Entre qualquer um dos sistemas operativos existe diferenças claras, eu trabalho com os 3 sistemas operativos, sendo que em linux trabalho sobretudo a nível de servidores, mas tenho aqui na empresa um colega que preferiu tirar o windows do computador dele e meter o linux e digo-te já é o unico que vai tendo problemas parvos.

Eu nível de o Teams dele as vezes dar problemas nas reuniões com partilhas de ecrã, de volta e meia termos controlarmos algo com ambiente grafico e ele ter que andar ao correr comandos manhosos para fazer o mesmo, de partilhar ecrãs mas aquilo esconder tudo o resto entre outras coisas.
 

Pessoalmente e sendo utilizador de iPhone a nivel pessoal a integração de todos os sistemas da Apple é brutal, a nível de programação como a base é unix tem o melhor dos 2 mundos num só sistema, para além disso a maioria dos programas que existem para windows existem também para Mac.
O windows nos ultimos anos melhorou bastante acho que hoje está muito mais ao nível do Mac do que à uns 8 anos atrás quando mudei de Windows para Mac. 
Para quem gosta de jogar não tenho dúvidas a escolha é Windows, para quem não quer ter problemas e quer ter um computador durante 8 anos sem nunca formatar, sem erros, e com boa bateria o Mac é uma grande escolha. O meu mac tem quase 10 anos de uso diário e nunca foi formatado na vida, não tenho qualquer antivirus uso mais de 8h por dia e zero problemas a nivel de software.

Linux só recomendo para quem realmente precisa de trabalhar nisso, ou funcionalidades que só lá existem, para servidores web, agora para o dia a dia não percebo porque é que alguém iria para um sistema muito menos usado, sem as mesmas garantias de atualizações, sem a mesma comunidade por detrás e com mil e uma versões, cada pessoa prefere uma, tudo bem que existem algumas distros mais usadas mas mesmo assim se aparecerem problemas vai ser o inferno para achar soluções.

Ou seja para uso pessoal a escolha para mim seria sempre Mac/Windows dependendo de vários fatores, linux só para casos específicos. Para quem quer um servidor web ai sim o linux é o rei e senhor.

Link to comment
Share on other sites

Que raio de distro usa o teu colega? Se foi para Arch armado em campeão pode ser que não se amanhe, ou então usa o PC com os pés.

Linux não tem nada que saber. Se não consegues dar o mesmo uso ou mais ainda a uma maquina Linux do que Windows é um problema PEBKAC e não OS.

Link to comment
Share on other sites

Ou então pode ser um ID-10-T :-..

A ultima vez que usei Linux com GUI, foi no meu antigo portátil com o Ubuntu Mint. Ainda está lá instalado, embora não dê uso.

Agora sei que está bastante mais simplificado e fácil para o utilizador comum, principalmente com o software center, mas na altura andei a instalar app's no terminal e lembro-me de pensar que aquilo não seria nada facil para o utilizador comum. Tive inclusive um problema ao instalar os drivers da Nvidia e tive de recorrer ao Google que felizmente safou-me.

O Linux já não é nenhum bicho de 7 cabeças como era antigamente, para mim o maior problema é mesmo a compatibilização de software.

Em casa uso o Office 365 e Gaming que tornam logo praticamente impossível a adoção de Linux, e no emprego nem sequer tenho escolha.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

20 minutes ago, skaazi said:

Que raio de distro usa o teu colega? Se foi para Arch armado em campeão pode ser que não se amanhe, ou então usa o PC com os pés.

Linux não tem nada que saber. Se não consegues dar o mesmo uso ou mais ainda a uma maquina Linux do que Windows é um problema PEBKAC e não OS.

Nem sei bem o que ele usa, sei que já teve vários problemas, sei que as vezes falamos em algum problema especifico e tem que andar sempre à procura de um equivalente que nunca é exatamente igual. Claro que os mais conhecidos ele também arranja igual.

Seja como for visto a maioria dos computadores trazerem logo Windows instalado o que levava alguém a mudar para Linux, o Windows cresceu não foi por ser pior do que o Linux é porque é mais fácil de utilizar, é porque é o que toda a gente usa, é porque é o sistema operativo para o qual a maioria dos developers desenvolvem software.
Tal como nos telemóveis temos iOS e Android também existem outros sistemas operativos mas quase ninguém os utiliza porque depois não existe as mesmas apps, tens que andar sempre à procura de equivalentes e é um dor de cabeça.

Eu já não tenho paciência para isso, já aprendi que as coisas mais usadas são mais usadas por alguma razão, o suporte que temos nestes sistemas operativos é diferente, os problemas se acontecerem vão acontecer a muita gente logo é mais fácil achar soluções. Cada um usa o que quer eu linux uso todos os dias mas em servidores onde realmente são os melhores.

O @Revenge falou das drivers que podem ser um problema em alguns casos, também programas específicos tipo o software de algumas impressoras ou maquinas fotográficas, lembro-me logo aqui de um problema que o meu colega teve logo foi configurar a impressora partilhada do escritório, daquelas que é preciso ter um código por cada pc para imprimir já que as impressões são pagas, o software nativo não existia para o linux e foi uma dor de cabeça na altura, já nem me lembro como ficou isso. São pequenas coisas que muito dificilmente valem a chatice de querer ser diferente e usar algo que uma minoria usa.

Link to comment
Share on other sites

Trabalho em IT support, isso que contaste do teu colega com Linux é o meu pão do dia com Windows.

Se os users tivessem Linux não tinha metade das dores de cabeça que me fazem.

Link to comment
Share on other sites

18 minutes ago, Revenge said:

Tive inclusive um problema ao instalar os drivers da Nvidia e tive de recorrer ao Google que felizmente safou-me.

Isso teve a ver com a NVIDIA especificamente ter bloqueado acesso a blobs das placas Nvidia ao pessoal de Linux, ou uma cena assim parecido 

 

Aliás foi famoso o célebre Middle finger do Linus

torvaldsnvidia-640x215.jpg
ARSTECHNICA.COM

Linux kernel creator: NVIDIA the "worst company" he's worked with.

 

 

Felizmente muito mudou desde então, desde há 10 anos

10 anos é um século em termos informáticos

Link to comment
Share on other sites

Anos atrás estava todo virado para o Linux, e experimentei uma carrada de distros.....A única coisa que não gostava mesmo era das fontes....estava acostumado com as fontes do Windows :-...

Hoje em dia há distros que são praticamente o live and feel do Windows.....Com muito bom aspeto e que funcionam bem.

A questão é mesmo o que disse o @invaderhd...os computadores ja vem com o Windows instalado, e mesmo uma licença se consegue arranjar por pouco mais de 10 euros.....ou seja, se ja vem com o Windows instalado a grande maioria do pessoal deixa andar (e tem lógica).

Link to comment
Share on other sites

Aqui nem se trata de ser melhor ou pior, o Windows tem um grande problema que é os virus. 
A grande diferença é usar algo que toda a gente usa, que toda a gente está habituada, ou ir para algo novo onde não existe nem um décimo das aplicações, onde não existe uma grande comunidade por detrás.

Tudo é feito para Windows, depois atrás existe o Mac que apesar de não ter a mesma comunidade é já algo bastante grande, estes 2 sistemas operativos têm equipas onde se investe milhões todos os anos a inovar e criar novo conteúdo, qualquer empresa grande que faça algum software começa normalmente por atacar estes 2 sistemas operativos, só algumas se aventuram em criar algo para o linux também.

Vejam o Photoshop que é algo enorme e não existe nativo para linux, só correndo maquinas virtuais e cenas assim.

Para mim não dá para meter em pé de igualdade os 2 sistemas operativos, 2 são realmente produtos prontos para toda a gente o linux tenta ser mas nunca vai chegar a esse nível, não têm as mesmas equipas de desenvolvimento, nem o mesmo interesse por parte da industria que faz outros softwares.

A grande mais valia do Linux para uso domestico é praticamente a inexistência de virus, tal como os Mac, é nesse capítulo onde o Windows corre muito atrás, e diga-se é um ponto muito mas mesmo muito importante.

Para o meu tipo de uso o é Mac > Windows >>> Linux, para quem joga o Windows vêm sempre primeiro.

Link to comment
Share on other sites

15 minutes ago, invaderhd said:

A grande mais valia do Linux para uso domestico é praticamente a inexistência de virus, tal como os Mac, é nesse capítulo onde o Windows corre muito atrás, e diga-se é um ponto muito mas mesmo muito importante.

É uma das consequencias de ser o SO mais usado do mercado. Se um dia o macOS ou o Linux passarem a ser os mais usados no mercado de consumidores, o numero de virus/malware também vai aumentar para esses sistemas.

Seja como for, uso Windows 10 desde que saiu, e agora o 11, e não me recordo do Windows Defender ou do Malwarebytes, apanhar o que quer que seja. Também é verdade que não sou o tipo de utilizador que abre os links de todos os emails inocentemente.

Link to comment
Share on other sites

11 minutes ago, invaderhd said:

não têm as mesmas equipas de desenvolvimento

Pois não, uma é closed source em que a empresa que o gere só faz o que lhe apetece e não liga ao que a comunidade diz ou pede.

A outra que representa tão pouco de users já é open source gerido por malta que gosta e dá ouvidos aos users.

Link to comment
Share on other sites

19 minutes ago, Revenge said:

Seja como for, uso Windows 10 desde que saiu, e agora o 11, e não me recordo do Windows Defender ou do Malwarebytes, apanhar o que quer que seja. Também é verdade que não sou o tipo de utilizador que abre os links de todos os emails inocentemente.

Ora nem mais!!! é o que costumo dizer: o melhor antivírus ainda somos nós próprios!

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • 5 months later...
IMG_0940.jpg?w=640
WWW.PCGUIA.PT

Em sistemas Linux, qualquer aplicação corre no terminal, o que permite ter um maior controlo do que está a acontecer no sistema. Neste artigo, vamos mostrar várias maneiras de ver os processos que …

Isto para o @skaazideve ser cagativo. Mas fica aqui para quem possa estar interessado

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.