Jump to content
  • 0

Ajuda na escolha de switch para rede doméstica.


ruit
 Share

Question

A situação é a seguinte, tenho a maioria das coisas ligadas por cabo em casa e o switch e o router da Vodafone estão no limite. Por isso tenho de comprar um novo switch (podia optar pela mesh mas isso da muito trabalho e despesa..) 

O switch é para ligar pcs tvs boxes e wdcloud - o que sei tem que ser gigabyte. tem que ter mais de 8 portas.

O que não sei - tem que ser fullduplex para poder ir à cloud não é? são todos agora fullduplex? 

encontro varios com portas por POE mas não quero meter corrente nos cabos ainda me lixa alguma coisa por isso tem que ser um que verifique se vai mandar corrente (preferia que nao tivesse poe para não correr o risco).

Que switch aconselham ... abaixo dos 100€

Link to comment
Share on other sites

Recommended Posts

  • 0

Se queres algo profissional, como milhares de opções um Mikrotik 

Para um uso normal, um Tp-link sg108e por 30€ (está a esse preço na pcdiga e um pouco menos na Amazon) e estás resolvido. Se quiseres ligar a box ao switch então convém ser mesmo o que termina em "e" porque tem igmp snooping v3

Btw tenho um a ser alimentado por uma porta USB do router com um USB com um power up de 12v, nem sequer carregador precisa, e a fazer cascata para um sg105e e a rede continua um mimo

Link to comment
Share on other sites

  • 0

@skazi e @Perks este é uma má escolha? Na prática tem 9 portas porque me liberta a ligação do router da vodafone para a porta uplink (é assim?). O router de 8 portas tp link baratinho, que tenho (já é giga) pode ficar em cascata não pode? Um dos problemas que tenho tem a ver com o acesso da tvbox à wdcloud com filmes 4k as vezes patinam na leitura e imagem pára, pode ser que um melhor resolva. (este ficava já com portas PoE+ para o futuro).

WWW.AMAZON.ES

TP-Link 10-Port Gigabit PoE+ Switch 8: Tp-Link: Amazon.es: Industrial e científico

 

Link to comment
Share on other sites

  • 0

Eu não sei muito bem que ligação tens, mas PoE serve para ligar AP's, telefones IP ou câmeras de segurança. 

Tens isso para que valha a pena gastar dinheiro em PoE ou numa porta extra?

 

Tens de ver que a principal diferença será essa e a porta SFP julgo eu. e em Portugal não há ISP nenhum a debitar saída em SFP, julgo

Eu em casa preciso de uma ligação constante superior a 8 megas por causa de um servidor multicast que me transmite vídeo. e um s108e e um s105e em cascata aguentam isso, portanto esse deve aguentar. Não sei é se vale a pena.

 

Mas deixa que o @Nazgulled e o @JP-- cá passem que podem dar uma opinião mais avalizada

Se a questão são breaks vê lá se o problema não será a merda dos routers do ISP ao invés do switch

Link to comment
Share on other sites

  • 0

Como já disseram, PoE é para permitir ligar APs, câmaras e afins usando apenas 1 só cabo, o de rede. Se não tens este tipo de equipamentos (nem imaginas ter no futuro), então faz sentido investires num equipamento com suporte para tal (que normalmente são bem mais caros). Se te imaginas a ter num futuro próximo (1 ou 2 anos), talvez valha a pena o investimento. De qualquer forma, não tens de te preocupar com isto:

Quote

encontro varios com portas por POE mas não quero meter corrente nos cabos ainda me lixa alguma coisa por isso tem que ser um que verifique se vai mandar corrente (preferia que nao tivesse poe para não correr o risco).

Até porque existe sempre a opção de ligar/desligar o PoE por cada porta no switch. É um não problema.

9 hours ago, ruit said:

@skazi e @Perks este é uma má escolha? Na prática tem 9 portas porque me liberta a ligação do router da vodafone para a porta uplink (é assim?). O router de 8 portas tp link baratinho, que tenho (já é giga) pode ficar em cascata não pode? Um dos problemas que tenho tem a ver com o acesso da tvbox à wdcloud com filmes 4k as vezes patinam na leitura e imagem pára, pode ser que um melhor resolva. (este ficava já com portas PoE+ para o futuro).

WWW.AMAZON.ES

TP-Link 10-Port Gigabit PoE+ Switch 8: Tp-Link: Amazon.es: Industrial e científico

 

Sem investigar muito, diria que tens com este switch 8 portas para usares para as tuas coisas, não 9. O uplink é onde ligas o router da Vodafone, que nesse router tens 2, sendo uma delas SFP. Mas é irrelevante, só precisas de uma porta uplink. Portanto, para usares para os teus equipamentos, tens 8 portas de rede. Se for suficiente para ti, e o preço estiver dentro do teu orçamento, não me parece má opção. Mas se não precisas de PoE, tens opção bem mais baratas, como este (managed) ou este (managed), mas aqui só tens 7 portas para os teus devices.

Quote

Um dos problemas que tenho tem a ver com o acesso da tvbox à wdcloud com filmes 4k as vezes patinam na leitura e imagem pára, pode ser que um melhor resolva.

Suponho que tenhas a TV Box da Vodafone ligada directamente ao router/swit, e a WDCloud também ligada ao router/switch, e depois usas a box para aceder a conteúdos da WDCloud para ver na TV, é isso? Nem sabia que isso dava para fazer, que software é que usas na TV Box para conseguires fazer isso? Pensei que só dava para usar apps built-in, e tanto quanto me lembro de ver na minha, nunca vi lá nada para ler conteúdos meus. Ou estarei a confundir algo? Se tens esses equipamentos todos ligados ao router/switch, não acho que o problema esteja nos equipamentos, cheira-me mais ser problema do box em si, já experimentaste ligar da mesma forma um box Android melhor que a box da Vodafone? Só para comparar e ter melhor noção onde pode estar o problema.

Tu tens um switch de quantas portas agora? Queres substituir esse switch ou queres acrescentar ao que tens?

Link to comment
Share on other sites

  • 0
56 minutes ago, Nazgulled said:

Suponho que tenhas a TV Box da Vodafone ligada directamente ao router/swit, e a WDCloud também ligada ao router/switch, e depois usas a box para aceder a conteúdos da WDCloud para ver na TV, é isso? Nem sabia que isso dava para fazer, que software é que usas na TV Box para conseguires fazer isso? Pensei que só dava para usar apps built-in, e tanto quanto me lembro de ver na minha, nunca vi lá nada para ler conteúdos meus. Ou estarei a confundir algo? Se tens esses equipamentos todos ligados ao router/switch, não acho que o problema esteja nos equipamentos, cheira-me mais ser problema do box em si, já experimentaste ligar da mesma forma um box Android melhor que a box da Vodafone? Só para comparar e ter melhor noção onde pode estar o problema.

Tu tens um switch de quantas portas agora? Queres substituir esse switch ou queres acrescentar ao que tens?

é isso, ate tenho 3 box da Tvcabo uma em cada quarto e outra na sala, e tenho 3 box android - são estas que acedem aos conteúdos pelo Kodi  por smb. Tenho neste momento um tp link giga com as 8 portas ocupadas (uma delas como tu disseste pelo cabo do router), a minha ideia é libertar uma para poder ligar o outro router em cascata. Dá?

@skazi Netgear Switch Gigabit 24 portas GS324v2

essa solução parece-me melhor - pelo mesmo preço praticamente escuso de andar a montar cascatas e ainda fico com portas livres para o que der e vier.

Edited by ruit
Link to comment
Share on other sites

  • 0

@ruit

O Netgear que indicas não aparenta ter suporte "oficial" ao IGMP, que é o que permite que algumas boxes de TV de operador consigam comunicar com o router sem problemas. (O Perks já tinha feito referência a isso e muito bem). 

Tenta antes ir para algo do género:

 

WWW.TP-LINK.COM

16-Port Gigabit Desktop Switch

 É baixo perfil, ideal para colocar na vertical atrás de um armário.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

  • 0
10 hours ago, Spark said:

Dúvida: essas boxes não podiam ficar ligadas por wifi? 

(a não ser que não tenham wifi) 

O que me interessa é que elas  tenham acesso ao wdcloud por isso acho devem estar por cabo (estou enganado?)

12 hours ago, Nazgulled said:

Ou então, se possível, ligar os boxes da TV directamente ao router, mas tendo tu tantas, pode ser complicado :-..

pois .. .nao dava. Um dia meto um router melhor como disse o @skaazi

vou optar pela solução do @JP--, obrigado a todos.

Edited by ruit
Link to comment
Share on other sites

  • 0
14 hours ago, ruit said:

O que me interessa é que elas  tenham acesso ao wdcloud por isso acho devem estar por cabo (estou enganado?)

 

Tenho uma wdmycloud que esta ligada ao router e acedo no quarto por wifi. Mas não esta longe, digamos uns dois metros em linha reta, com apenas uma parede pelo meio.

Por cabo é sempre preferível, ainda por cima se estiveres a ver algum filme com alto bitrate. Se a box tiver acesso a rede wi-fi 5G do router não deve haver problemas (sempre são menos cabos espalhados...)

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

  • 0
WWW.AMAZON.ES

Western Digital WDBVXC0040HWT-EESN My Cloud Home Nube Personal, Ethernet, 4TB, Blanco/Gris: Amazon.es: Informática

É de uma coisa dessas que estão a falar?

Parece-me interessante. 

Pelo que falaram, também vêem filmes através disso na rede? Chega box android? 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • 0
16 minutes ago, Jotha said:
WWW.AMAZON.ES

Western Digital WDBVXC0040HWT-EESN My Cloud Home Nube Personal, Ethernet, 4TB, Blanco/Gris: Amazon.es: Informática

É de uma coisa dessas que estão a falar?

Parece-me interessante. 

Pelo que falaram, também vêem filmes através disso na rede? Chega box android? 

 

 

é tenho 3 box android em casa

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

  • 0
46 minutes ago, Jotha said:
WWW.AMAZON.ES

Western Digital WDBVXC0040HWT-EESN My Cloud Home Nube Personal, Ethernet, 4TB, Blanco/Gris: Amazon.es: Informática

É de uma coisa dessas que estão a falar?

Parece-me interessante. 

Pelo que falaram, também vêem filmes através disso na rede? Chega box android? 

 

 

Exato. Ligado ao router, acedes pelas boxes (por wifi ou cabo/powerline) ou pela TV se a mesma for smart (e tiver os necessários codecs de áudio/vídeo).

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

  • 0
7 minutes ago, Prince said:

Exato. Ligado ao router, acedes pelas boxes (por wifi ou cabo/powerline) ou pela TV se a mesma for smart (e tiver os necessários codecs de áudio/vídeo).

E ja me esquecia de referir...também da para fazer backups de coisas importantes :-..(fotos, documentos, etc)

Link to comment
Share on other sites

  • 0

Mudei de casa (ainda não estou lá a viver), mas vou investir assim numas coisitas, ainda ando a ver. Primeiro é meter 1 ou 2 AP em mesh para apanhar rede na casa toda.

E isso também me pareceu interessante. Só que agora na pesquisa, os discos não estão em RAID, ou seja, se isso der o badagaio, perde-se tudo?

Link to comment
Share on other sites

  • 0

@Jothapois...atenção que isto não é uma NAS típica como ja reparaste. Tem um único disco e se for ao ar, perde-se tudo. No meu caso Tenho um disco WD ligado ao PC onde tenho as coisas importantes (fotos, documentos, etc) e que por sua vez faço o backup para esta wdmycloud.

Uma NAS Synology ou Qnap típica, sendo melhor para backups, ja te fica por um preço muito superior....

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

  • 0

Eu tenho um Synology e tenho um WDmycloud EX2, não é desses é com discos swappable

Mas se alguém quiser comprar o my cloud ex2 com 2 discos WD de 1TB cada, faço negócio

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.