Jump to content

Recommended Posts

Posted
8 minutes ago, invaderhd said:

Mas eu baseio o que digo em facto que vou lendo:

WWW.PUBLICO.PT

A cada semana, os portugueses percorrem entre 50 a 200 quilómetros em carros cuja vida útil é “prolongada o mais possível”. A conclusão é do relatório do Automóvel Club de Portugal sobre o perfil do condutor português. Documento é apresentado esta t

A noticia não é recente mas não deve ter variado assim tanto se um condutor conduz em média 9 mil km por ano dá aproximadamente 25km por dia, que dá 175km por semana.
Se comprares um dácia Spring que deve ser o carro eletrico que menos km faz com uma bateria a autonomia dele é superior a 200km logo num dos carros mais fracos do mercado dá para carregares 1 vez por semana em média.
Sabes quanto é a bateria desse caro é de 26,8 kW isso diluido por 7 dias dá aproximadamente 4kW por dia, isto é um valor muito baixo que acredito que a rede eletrica aguenta bem com os reforços que vai levar, até porque é algo gradual.

Para já o maior problema será ter carregadores para tudo isso, mas lá está é algo progressivo, que vai acontecer ao longo do tempo. 

Mesmo os países com taxas maiores de adoção dos eletricos estão a ligar com isso sem grandes sobressaltos e acredito que será o que vai acontecer na maioria dos locais, mas cá estamos para ver.

Agora não tentem é vender essa ideia que muita gente parece acreditar que um carro elétrico tem que ser carregado todos os dias, mesmo que seja carregado todos os dias será só o que consumiu durante esse dia.

Se estiverem curiosos leiam mais um pouco:

WWW.STANDVIRTUAL.COM

Tudo indica que a tendência dos elétricos irá continuar, mas será que rede elétrica aguenta o aumento de procura dos veículos a bateria?

Não vou ler isso tudo. Que parte de o Heri saber do que está a falar é que não percebeste? Tu vais lendo na internet, ele é da área. Estás a fazer exatamente o que a comic que o karkov colocou diz. 

Posted
1 hour ago, dastinger said:

Não vou ler isso tudo. Que parte de o Heri saber do que está a falar é que não percebeste? Tu vais lendo na internet, ele é da área. Estás a fazer exatamente o que a comic que o karkov colocou diz. 

Concordo contigo. Mas não é porque o Heri trabalha na área que a palavra dele é lei. Até porque ele trabalha na outra área que só perde com os verdes...

E se criticam o rapaz por dizer que acha que X e depois ele vos mostra artigos a falar em X e vocês criticam à mesma, fica difícil o diálogo. 

Quantos é quantos estudos do petróleo não from pagos para serem feitos e terem certos resultados (como em todas as áreas, atenção)?

Por fim, não estou a defender nada nem ninguém. Não sei o suficiente para mandar verdades absolutas. Nem acho que seja tanto ao mar nem tanto à terra, como é apregoado, por vezes, de ambos os lados. 

• Like 1
Posted (edited)

O @HERiTAGE é simplesmente a pessoa que a opinião está mais condicionada aqui no forum, e não a autoridade no que diz respeito ao que diz respeito aos veículos eléctricos.
Para além disso todo o seu ambiente laborar é do setor "inimigo" logo leio tudo o que ele diz, mas tenho sempre em consideração a sua área.

Eu coloquei aqui artigos de estudos feitos, melhor do que estudo feitos é casos concretos como o da Dinamarca, onde 20% da frota electrificada deu um impacto brutal de 1.4% de mais consumo de eletricidade, como o outro dizia façam as contas...
Se quiserem comentem estes dados concretos da Dinamarca, gostava ouvir ai as justificações dos peritos.

Atenção que a rede eléctrica vai ter que se adaptar mas está longe de ser impossível, aliás possivelmente nem é muito dificil é mais uma questão de investimento na infraestrutura e em energias limpas, algo que já está a ser feito atualmente.

Edited by invaderhd
Posted
20 minutes ago, Mini0n said:

Concordo contigo. Mas não é porque o Heri trabalha na área que a palavra dele é lei. Até porque ele trabalha na outra área que só perde com os verdes...

E se criticam o rapaz por dizer que acha que X e depois ele vos mostra artigos a falar em X e vocês criticam à mesma, fica difícil o diálogo. 

Quantos é quantos estudos do petróleo não from pagos para serem feitos e terem certos resultados (como em todas as áreas, atenção)?

Por fim, não estou a defender nada nem ninguém. Não sei o suficiente para mandar verdades absolutas. Nem acho que seja tanto ao mar nem tanto à terra, como é apregoado, por vezes, de ambos os lados. 

Nada a ver. Cada um é livre de ter a sua opinião. A questão é como o Invader fala das coisas. Teimar utilizando "factos" e dizer a um gajo que efetivamente percebe do assunto que ele é que manda postas de pescada não faz sentido nenhum. O Invader não é o único a fazer isso aqui e, coincidência, até te passas algumas vezes com um dos utilizadores que o faz ;)

Ninguém está a dizer que o Heri tem a razão toda do mundo só porque é da área (nem terá toda a razão nesta discussão em particular), mas podes ter a certeza que eu nunca me iria meter numa discussão a teimar sobre um assunto que não domino minimamente só porque pego numa calculadora e faço contas usando números de uma notícia que vi num jornal quando essa pessoa acaba de ter confirmação daquilo que sempre disse ao longo dos anos. E não era preciso ser um expert para perceber que nunca na vida seria viável cumprir a meta que eles definiram btw

• Like 1
Posted
1 minute ago, dastinger said:

Nada a ver. Cada um é livre de ter a sua opinião. A questão é como o Invader fala das coisas. Teimar utilizando "factos" e dizer a um gajo que efetivamente percebe do assunto que ele é que manda postas de pescada não faz sentido nenhum. O Invader não é o único a fazer isso aqui e, coincidência, até te passas algumas vezes com um dos utilizadores que o faz ;)

Ninguém está a dizer que o Heri tem a razão toda do mundo só porque é da área (nem terá toda a razão nesta discussão em particular), mas podes ter a certeza que eu nunca me iria meter numa discussão a teimar sobre um assunto que não domino minimamente só porque pego numa calculadora e faço contas usando números de uma notícia que vi num jornal quando essa pessoa acaba de ter confirmação daquilo que sempre disse ao longo dos anos. E não era preciso ser um expert para perceber que nunca na vida seria viável cumprir a meta que eles definiram btw

Eu dou a minha opinião com base no que leio e vou vendo, mas já li muito e quando vêm com essa conversa da rede não aguentar e cenas assim sem qualquer base eu simplesmente mostro dados concretos e atuais que estão em noticia que mostram que as coisas não são assim.

Agora concordo as metas que definiram não foram adequadas sobretudo porque se continuar a existir mercado para motores a combustão não podes forças as empresas europeias a sair desses mercados.

Mas apesar das metas serem tramadas de se atingir acabam por impulsionar a mudança que já está a acontecer, para mim muito pior que estas metas são toda a burocracia europeia que nos coloca atrás de todos os outros continentes, e impede as empresas europeias de crescer e serem competitivas

Posted

A rede não ia aguentar já desde que os primeiros leaf sairam. Os carros não vão passar a ser todos eléctricos da noite para o dia. É progressivo e a rede evolui, não é estática.

Como é claro carros eléctricos não são pau para toda a obra nem validos para todo o globo. Agora num país normal tipo Portugal, dão para a grande maioria da população. A grande maioria da população não os pode é comprar.

Posted
39 minutes ago, [Black_Lotus] said:

A rede não ia aguentar já desde que os primeiros leaf sairam. Os carros não vão passar a ser todos eléctricos da noite para o dia. É progressivo e a rede evolui, não é estática.

Como é claro carros eléctricos não são pau para toda a obra nem validos para todo o globo. Agora num país normal tipo Portugal, dão para a grande maioria da população. A grande maioria da população não os pode é comprar.

Exatamente. 
Menos a parte de a maioria da população não os poder comprar, já viste a quantidade de carros novos que existem ai. Vai ser os preços deles anda quase tudo acima dos 30k. 
A dacia já tem um modelo elétrico a 16k, para cidade é perfeito. 

• 2 weeks later...
Posted

Antes lá do que cá. Se a AutoEuropa fecha, vai ser mau para a nossa economia e para o desemprego aqui no distrito.

Posted
12 minutes ago, Vasco G said:
JORNALECONOMICO.SAPO.PT

A construtora automóvel alemã tem estado em sérias dificuldades este ano e a presidente do conselho de trabalhadores, que representa 662 mil trabalhadores, citada pela "Reuters", destaca que o...

Aqui está uma das consequência do excesso de legislação europeia e falta de apoio às industrias onde tínhamos algum peso.
É muito difícil atualmente a europa ser competitiva no quer que seja, excesso regras, excesso de proteção do emprego, excesso de impostos, tudo contribui para as empresa europeias não conseguirem competir com EUA e China.

Marcas como a Tesla e BYD vieram refazer as linhas de produção, são muito mais eficiente, processos muitos mais rápidos e são mais ágeis com updates e melhoramentos do produtos mesmo depois de vendido, as outras marcas de automóveis quando compras alguma coisa praticamente não volta a receber nenhum update até ao fim de vida, acho fundamental a europa criar um plano para potenciar a industria, senão vamos penar muito nos próximos anos e mandar todo o nosso dinheiro para fora da Europa.

Posted

Isso da Europa ter a mania de ir a correr fazer as coisas, só pode dar problemas, como o que esta acima.

Já estou cheio de ouvir (na empresa) sobre as questões da sustentabilidade, mercado/créditos/taxas de carbono, que se aplicam/vão aplicar na Europa, enquanto nos outros lados é tipo :whistling:

Posted
11 hours ago, invaderhd said:

Aqui está uma das consequência do excesso de legislação europeia e falta de apoio às industrias onde tínhamos algum peso.
É muito difícil atualmente a europa ser competitiva no quer que seja, excesso regras, excesso de proteção do emprego, excesso de impostos, tudo contribui para as empresa europeias não conseguirem competir com EUA e China.

Marcas como a Tesla e BYD vieram refazer as linhas de produção, são muito mais eficiente, processos muitos mais rápidos e são mais ágeis com updates e melhoramentos do produtos mesmo depois de vendido, as outras marcas de automóveis quando compras alguma coisa praticamente não volta a receber nenhum update até ao fim de vida, acho fundamental a europa criar um plano para potenciar a industria, senão vamos penar muito nos próximos anos e mandar todo o nosso dinheiro para fora da Europa.

A Europa sempre foi o reino da burocracia... O q mudou não foi haver mais regras mas sim a estratégia. Transição, verde, electrificação... Quem tem a matéria prima, a mão de obra e (agora) o know-how no q diz respeito aos EVs?

Foi um tiro nos pés da UE. Nada que não tivesse sido avisado. Agora é fechar... 

Posted

Nem de propósito, aqui vai um video de há coisa de 3 dias sobre a desindustrialização na Europa. 

Reparem como o tópico central é o excesso de burocracia... Not! 

• 4 weeks later...
Posted

É um automóvel com menos rodas

EXECUTIVEDIGEST.SAPO.PT

De acordo com a publicação austríaca 'DerStandard', é necessário um financiamento de curto prazo de várias centenas de milhões de euros para evitar o colapso. Sem tais fundos disponíveis, torna-se uma...

• 4 weeks later...
  • 3 weeks later...