Jump to content

Mundial de Clubes


Jokeman
 Share

Recommended Posts

Eu penso que a carreira de futebolista é tanto de carreira rápida e de desgaste rápido sem qualquer desrespeito por mineiros e pescadores. Agora o topo de carreira de um futebolista é o que se quer duma carreira de desgaste rápido, motivante, bem remunerada e com varias avenidas de rendimento que poucas outras profissões oferecem.

Há uns anos os pensadores do futebol de formação discutiam o impacto dos cabeceamentos no desenvolvimento físico e mental dos miúdos na formação e se retirar isso do futebol naquele nível era uma opção valida devido à falta de informação legitima sobre o assunto sendo a existente baseada mais nos estudos do futebol americano. Pelos vistos nada mudou mas lembro-me de ter lido na diagonal existia um numero anormal de doenças do foro mental em ex futebolistas.

A titulo de curiosidade, tive recentemente com um grupo de "futebolistas" do clube de bairro, malta por volta dos 35 anos, cerca de 20 pessoas que fizeram dos 8 anos até aos 18 a jogar no clube bairro. Nesse grupo 8 já andavam na fisioterapia devido a lesões nos tornozelos, joelhos ou costas, tudo relacionado com o futebol amador, alias os centros de fisioterapia locais das zonas são os pontos de encontro desta malta. Claro que este caso pode ser uma anomalia estatística mas parece-me possível pensar que com mais uma década de futebol em cima a um ritmo bem superior as consequências físicas no corpo de ex futebolistas vai ser notório.

Link to comment
Share on other sites

Eu não digo que as consequências não sejam notórias.

Agora querer fazer deles coitadinhos, menos...

Em primeiro lugar essa quantidade de jogos (que era o que se estava a falar e deu o inicio a este ponto e não de sequelas e afins) que se fala acontece em jogadores de elite (clubes de primeira linha e que são convocados à seleção). Em segundo lugar, eles são compensados em MILHÕES para aceitarem essa desvantagem (por isso sim comparo com mineiros e pescadores que recebem tostões). Em terceiro lugar querem diminuir a carga de jogos? Renunciem à seleção por exemplo. 

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Eu cá não os faço de coitadinhos, até os faço de sortudos.

Falei da profissão e de ser ou não de desgaste rápido e nisso tenho de englobar os outros todos também, não só os de elite, esses são sortudos. Por exemplo no Oriental há uns anos na segunda liga, sendo profissional, tinha jogadores com outros trabalhos porque não conseguiam viver daquilo e esses jogadores também têm aumento de jogos. Claro que nunca será tão notório como os outros mas existe.

Quanto aos jogadores de elite, percebo as queixas, afinal de contas:  "FIFPro's numbers are eye-opening. Vinicius Jr has already played twice the minutes that another young phenom, Ronaldinho, had played at the same age. Jude Bellingham, who turns 20 this month, has played 30% more than Wayne Rooney had at 20. And we know both Ronaldinho and Rooney suffered all sorts of strains that would ultimately limit their careers. That's worth noting, as is the fact that FIFPro calculates that in 2024-25, with the expanded Champions League and FIFA Club World Cup, a player could theoretically play 89 games in a season for club and country." mas até que ponto é necessário este aumento absurdo de jogos.

 

 

Link to comment
Share on other sites

3 hours ago, PunK_BoY said:

Invalida porque para mim acho absolutamente ridículo dizer que é um esforço tremendo o que eles fazem e que ah e tal é um exagero o número de jogos que existem. Como o Minion disse e bem em cima 6000 minutos de jogo numa época dá 20 minutos por dia. Mesmo com treinos é ridículo dizer que é de loucos o que os "obrigam" a fazer.

E apesar de legalmente indicado, a profissão de futebolista não é uma profissão de desgaste rápido. Carreira rápida e desgaste rápido são coisas muito diferentes.

Desgaste rápido são mineiros, operadores de controlo aéreo, pescadores isso sim. 

 

Mas pensa também na perspectiva dos espectadores. Mais jogos, mais lesões, leva a uma diminuição da qualidade dos jogos. Vale a pena? A FIFA está-se a cagar, desde que aumente o rendimento.

Não quero desvalorizar os outros empregos que mencionaste, mas estamos a falar de algo que, mais do que tudo, acaba por ser entretenimento para nós.

Link to comment
Share on other sites

Os espectadores papam tudo, há uns anos tive um colega que papava tudo o que fosse jogo por mais desinteressante que fosse, acredito que a maioria seja assim.

Link to comment
Share on other sites

Correm 12km a 15km em esforço de 3 em 3 dias... entre os dias dos jogos, têm os treinos diários e bi-diários, as deslocações (de autocarro ou avião) que também contribuem para o cansaço.

Não são maratonistas, ou ciclistas, mas também é uma profissão de desgaste rápido, além de que as lesões podem ditar o fim de carreiras, muito mais cedo. São uma classe que não luta por esse estatuto de profissão de desgaste rápido porque a elite é paga a peso de ouro...

Se com as atuais competições os clubes já ficam com um calendário apertado, não quero sequer imaginar com a inclusão de mais uma competição internacional que obriga a maiores deslocações.

O último Mundial a meio da temporada na Europa, provou ser um problema ao rendimento das equipas dos principais campeonatos, ao ponto de apenas o City ter sido campeão pela Premier e ter vencido a Champions. Todos os outros finalistas (Champions e Liga Europa) escorregaram na tabela do respetivo campeonato.

Uma coisa são os jogadores do clube da terrinha. Outra bem diferente, são os jogadores de elite. De 3 em 3 dias têm que estar aptos a dar 120%. Se não fosse cansativo, não haviam tantos casos de lesões por desgaste e cansaço.

 

Edited by cyberurbis
Link to comment
Share on other sites

Acho que ninguém disse que os jogadores da bola não correm, não se cansam ou não fazem nada.
Mas estar a ir buscar números para justificar o que quer que seja quando o que se falou de mineiros... :unsure:

Se o salário fosse o mesmo, o que vocês preferiam fazer? Jogar à bola ou ser mineiro?
Pois. Eu também. ;)

  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

  • 5 months later...
OBSERVADOR.PT

Vitória do FC Porto frente ao Shakhtar foi passo decisivo para entrada do Benfica no Mundial de Clubes de 2025 (que já tem 13 garantidos) a par dos dragões. Ranking final terá ainda de ser confirmado.

 

Link to comment
Share on other sites

Ronda Qualificação

Al-Ittihad Jeddah 3-0 Auckland City

 

Quartos-de-Final

Club León 0-1 Urawa Reds

Al-Ahly 3-1 Al-Ittihad Jeddah

 

Meias-Finais

Fluminense vs Al-Ahly (18/12 - 18h)

Urawa Reds vs Manchester City (19/12 - 18h)

Link to comment
Share on other sites

  • 3 months later...

Com a eliminação do Arsenal nos 1/4 final da Champions, já estão definidos todos os participantes europeus do novo formato do Mundial de Clubes, que vai jogar-se nos Estados Unidos, entre 15 de junho e 13 de julho de 2025.

 

São 12 vagas europeias, mas há mais 20 distribuídas pelo globo: quatro de África (CAF), quatro da Ásia (AFC), quatro da América do Norte e Central (CONCACAF), seis da América do Sul (CONMEBOL) e um da Oceania (OFC).

 

Clubes já garantidos:

Europa (UEFA): Manchester City, Real Madrid, Chelsea, Bayern, PSG, Inter, FC Porto, Benfica, Borussia Dortmund, Juventus, Atl. Madrid, Salzburgo

África (CAF): Al Ahly, WAC

Ásia (AFC): Al Hilal, Urawa Reds, Ulsan

América do Norte e Central (CONCACAF): Monterrey, Seattle Sounders, Clube Leon

América do Sul (CONMEBOL): Palmeiras, Flamengo, Fluminense

Oceania (OFC): Auckland City

Anfitrião: Vaga para um clube norte-americano, ainda não anunciado.

  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Como europeus e mundiais de seleções só ocorrem em anos pares há que preencher o verão dos anos impares. Há que promover e espremer ao máximo o negócio e como em qualquer negócio os ricos ficarão cada vez mais ricos e os pobres cada vez mais pobres.

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.