Jump to content

Disco Sata WD RED ou Blue?


tiagoalvin
 Share

Recommended Posts

Boas.

No meu trabalho, temos um pc a funcionar mais ou menos como servidor, e temos os discos alocados nele. E atráves dos pc's de cada um, ligamo-nos via rede doméstica a esses discos.

Como temos que comprar um novo disco, o que recomendam para que se possa trabalhar directamente nele por intermédio de ligação de rede? O RED será o mais indicado ou uma vez que não irá estar num NAS, não tem qualquer ganho sobre o BLUE?

Link to comment
Share on other sites

Os RED são feitos para estarem ligados 24/7, daí serem indicados para NAS.

Esse PC que funciona "mais ou menos como servidor", é desligado todos os dias? Se sim, vai para o BLUE. Se estiver sempre ligado, vai para o RED.

É só 1 disco ou são vários? Têm redundância? E backups?

Link to comment
Share on other sites

Nesse caso recomendo mesmo os REDs, mas tem cuidado!

Houve aí uma controvérsia com os REDs: https://www.extremetech.com/computing/309730-western-digital-comes-clean-shares-which-hard-drives-use-smr

Se vais meter 8 discos RED numa máquina que está ligada 24/7 convém que sejam CMR: https://blog.westerndigital.com/wd-red-nas-drives/

Tem muita atenção aos modelos que compras.

  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Sorry intrometer-me mas parece-me que estamos a falar de um desktop de consumo com 4 discos SATA sem qualquer tipo de RAID implementado.

Para além do consumo energético é um risco pois devemos estar a falar de uma máquina Windows com 4 discos adicionais ligados por USB right? Calculo as outras funções que este desktop deverá ter...

 

Deviam a meu ver ponderar uma aquisição de uma NAS Synology ou QNAP para servir o fileshare da vossa empresa e usar os discos USB ligados directamente à NAS para backup. Ganham fiabilidade, funcionalidade, expansão e até alguma performance.

Edited by JP--
Link to comment
Share on other sites

pois, eu tb acho que deviam investir num NAS, mas na altura foram enganados com esse servidor windows e agora é aguentar.

O "servidor" tem 3 HDD ligados por SATA e depois mais 6 discos ligados por USB através de 2 baias.

Link to comment
Share on other sites

Invistam então pelo menos num bom AV com anti-ransomware e coloca em cima da mesa um plano para pegares em dois desses discos USB e criares alguma rotatividade de backup com a informação mais critica à empresa.

A ideia é ficares sempre com um dos discos USB fora da empresa, irem alternando todas as semanas com backups "frescos" para o caso de haver um furto, incêndio, etc. 

 

Não tenhas medo de fazer a pergunta "Se esta informação for toda à vida, o que é que custará à empresa?".

Link to comment
Share on other sites

O problema é que isso requer muitos discos e de grande capacidade. Somos uma empresa pequena de design gráfico e como tal, os custos são sempre muito deliberados.

Para já, consegui com que todos os discos com que trabalhamos, tenham outro de backup. Daqui a uns tempos pode ser que consiga com que comprem um NAS.

Link to comment
Share on other sites

Não é complicado, mas é sempre um excelente plano B.

Imagina:

  • Sexta feira ligas um disco USB (vamos chamar-lhe de disco DR A) ao servidor (este disco será encriptado através do Bitlocker, depois posso-te ajudar com isso)
  • Copias toda a informação pertinente para esse disco DR A
  • desligas o disco DR A do USB e levas para casa ou para casa do responsável IT/CEO/etc..
  • Na próxima sexta-feira repetes o processo mas com um novo disco USB DR B (para não haver pontos no tempo em que a informação está toda no escritório)
  • Na sexta-feira seguinte (15 dias após o backup inicial do 1º disco), trazes o disco DR A de volta e actualizas o backup. O DR B está neste momento fora do escritório
  • Uma semana depois fazes o mesmo com o disco DR B

E assim todas as semanas que seja possível.

Houve um grande azar (furto, incendio, ataque ransomware, etc) e o servidor com a informação foi à vida? Não há stress, tens um backup "offline" que vai salvar a malta, mesmo que possa estar uns dias not up to date.

Coisas como periodicidade ficam ao vosso critério claro.

Edited by JP--
Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.