Jump to content

Disco Sata WD RED ou Blue?

Recommended Posts

Boas.

No meu trabalho, temos um pc a funcionar mais ou menos como servidor, e temos os discos alocados nele. E atráves dos pc's de cada um, ligamo-nos via rede doméstica a esses discos.

Como temos que comprar um novo disco, o que recomendam para que se possa trabalhar directamente nele por intermédio de ligação de rede? O RED será o mais indicado ou uma vez que não irá estar num NAS, não tem qualquer ganho sobre o BLUE?

Os RED são feitos para estarem ligados 24/7, daí serem indicados para NAS.

Esse PC que funciona "mais ou menos como servidor", é desligado todos os dias? Se sim, vai para o BLUE. Se estiver sempre ligado, vai para o RED.

É só 1 disco ou são vários? Têm redundância? E backups?

Nesse caso recomendo mesmo os REDs, mas tem cuidado!

Houve aí uma controvérsia com os REDs: https://www.extremetech.com/computing/309730-western-digital-comes-clean-shares-which-hard-drives-use-smr

Se vais meter 8 discos RED numa máquina que está ligada 24/7 convém que sejam CMR: https://blog.westerndigital.com/wd-red-nas-drives/

Tem muita atenção aos modelos que compras.

• Thanks 1

Sorry intrometer-me mas parece-me que estamos a falar de um desktop de consumo com 4 discos SATA sem qualquer tipo de RAID implementado.

Para além do consumo energético é um risco pois devemos estar a falar de uma máquina Windows com 4 discos adicionais ligados por USB right? Calculo as outras funções que este desktop deverá ter...

Deviam a meu ver ponderar uma aquisição de uma NAS Synology ou QNAP para servir o fileshare da vossa empresa e usar os discos USB ligados directamente à NAS para backup. Ganham fiabilidade, funcionalidade, expansão e até alguma performance.

Edited by JP--

pois, eu tb acho que deviam investir num NAS, mas na altura foram enganados com esse servidor windows e agora é aguentar.

O "servidor" tem 3 HDD ligados por SATA e depois mais 6 discos ligados por USB através de 2 baias.

Invistam então pelo menos num bom AV com anti-ransomware e coloca em cima da mesa um plano para pegares em dois desses discos USB e criares alguma rotatividade de backup com a informação mais critica à empresa.

A ideia é ficares sempre com um dos discos USB fora da empresa, irem alternando todas as semanas com backups "frescos" para o caso de haver um furto, incêndio, etc. 

Não tenhas medo de fazer a pergunta "Se esta informação for toda à vida, o que é que custará à empresa?".

O problema é que isso requer muitos discos e de grande capacidade. Somos uma empresa pequena de design gráfico e como tal, os custos são sempre muito deliberados.

Para já, consegui com que todos os discos com que trabalhamos, tenham outro de backup. Daqui a uns tempos pode ser que consiga com que comprem um NAS.

Então pelo menos tenta ter sempre um disco USB fora do escritório com informações mais "importantes". Se houver problemas no futuro, quem é que os terá que resolver? ;)

Não é complicado, mas é sempre um excelente plano B.

Imagina:

• Sexta feira ligas um disco USB (vamos chamar-lhe de disco DR A) ao servidor (este disco será encriptado através do Bitlocker, depois posso-te ajudar com isso)
  • Copias toda a informação pertinente para esse disco DR A
  • desligas o disco DR A do USB e levas para casa ou para casa do responsável IT/CEO/etc..
  • Na próxima sexta-feira repetes o processo mas com um novo disco USB DR B (para não haver pontos no tempo em que a informação está toda no escritório)
  • Na sexta-feira seguinte (15 dias após o backup inicial do 1º disco), trazes o disco DR A de volta e actualizas o backup. O DR B está neste momento fora do escritório
  • Uma semana depois fazes o mesmo com o disco DR B

E assim todas as semanas que seja possível.

Houve um grande azar (furto, incendio, ataque ransomware, etc) e o servidor com a informação foi à vida? Não há stress, tens um backup "offline" que vai salvar a malta, mesmo que possa estar uns dias not up to date.

Coisas como periodicidade ficam ao vosso critério claro.

Edited by JP--