Jump to content

Médico de Família / Mudança de Morada Fiscal / Apoios


cyberurbis
 Share

Recommended Posts

Se mudar a minha morada fiscal, retiram-me o meu médico de família?

 

A questão é que eu e a minha Maria não somos casados e ainda mantemos as moradas fiscais de solteiros... ou seja, a casa dos pais. Nunca necessitámos de alterar as mesmas.

Contudo, foi-me dito que se mudar a minha morada fiscal, isso vai implicar deixar de ter acesso à minha Médica de Família, que embora seja em Beja, está sempre a um email de distância. O mesmo se aplica à minha Maria com a sua médica de Família em Mafra.

 

Digo isto porque também me disseram que para efeitos do apoio Pré Natal, o Estado considera o agregado familiar de acordo com a Morada Fiscal. Ou seja, não considera aquilo que preenchemos para efeitos de IRS, mas sim o total dos IRS's naquela morada.


Sei que são várias perguntas, mas quem puder que dê uma ajuda.

Obrigado desde já!

Link to comment
Share on other sites

Eu nunca tive médico de família portanto no meu caso pessoal não sei dizer.

Mas no caso da minha mulher quando saiu de casa dos pais para vivermos juntos continuou a ir ao médico de sempre, quando o senhor se reformou foi obrigada a mudar para o centro de saúde da nossa area de residência.

Edited by Vasco G
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

A última vez que fui a um médico de família devia ter os meus 15/16 anos (ou seja, há mais de 20 anos). Quando me juntei e vim morar para a casa onde estou agora (desde 2011), ambos mudámos as moradas fiscais. Não faço a minima ideia de como está a minha situação a nível de MF, mas a minha Maria continua a ser seguida pela sua médica de família de sempre, que fica noutro concelho. O nosso filho também é seguido por essa médica e também está associado ao mesmo centro de saúde, mesmo nunca tendo morado na casa dos pais da minha companheira.

Quando ele nasceu (2017) e para efeitos de IRS, juntei-o ao nosso agregado familiar, pelo que a morada fiscal dele, desde sempre, é a mesma que a nossa de 2011.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

2 hours ago, cyberurbis said:

Se mudar a minha morada fiscal, retiram-me o meu médico de família?

Mudei de morada Fiscal, para outro concelho do distrito do Porto, e continuo com a mesma medica de família.

Na altura até me disse para não mudar, pois podia ficar sem medico por um bom tempo e depois tinha de ir para vagas caso necessitasse.

Link to comment
Share on other sites

24 minutes ago, Revenge said:

Mudei de morada Fiscal, para outro concelho do distrito do Porto, e continuo com a mesma medica de família.

Na altura até me disse para não mudar, pois podia ficar sem medico por um bom tempo e depois tinha de ir para vagas caso necessitasse.

Não percebi. Foi a médica de família que te disse isso? Que podias ficar sem médico de família?

Depois mudaste e acabaste por conseguir manter?

 

...

Esta merda dos médicos de família está muito confusa.


:facepalm:

Link to comment
Share on other sites

10 minutes ago, cyberurbis said:

Não percebi. Foi a médica de família que te disse isso? Que podias ficar sem médico de família?

Depois mudaste e acabaste por conseguir manter?

Quando mudei para a Maia, fui com a Ana ver se podia mudar para o mesmo medico de família dela (que já era da Maia). O medico dela é que me aconselhou a não fazer, porque no estado que as coisas estavam (foi há 7 anos), o mais certo era ficar sem medico de família bastante tempo, pois estavam todos os médicos sem vagas para novos utentes.

Até ao dia de hoje continuo com a mesma medica de família na Trofa. É perto, logo não me faz muita diferença.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Resumindo... mudar a morada fiscal não implica perder o médico de família. 
Só perdemos o nosso médico de família se for solicitado por nós, a mudança.

É isso?

 

Estou farto de falar com pessoal no “limbo” dos Médicos de Família.

Edited by cyberurbis
Link to comment
Share on other sites

5 hours ago, cyberurbis said:

Resumindo... mudar a morada fiscal não implica perder o médico de família. 
Só perdemos o nosso médico de família se for solicitado por nós, a mudança.

É isso?

 

Estou farto de falar com pessoal no “limbo” dos Médicos de Família.

No passado tinha questionado isso e o @Kinas_ tinha dito que não havia obrigatoriedade de mudar.

Já agora, devias ter mudado a residência fiscal logo, sempre começava a contar mais cedo os 5 anos para a união de facto. 

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.