Jump to content

Epic Games (Fortnite) vs Apple/Google


Stone
 Share

Recommended Posts

2 minutes ago, invaderhd said:

Mesmo no Android se queres outras stores também existe mas tens que fazer roots e cenas assim.

Isto não é verdade. Podes instalar um .apk qualquer (uma store como o F-Droid, por exemplo) sem precisar de "root e cenas assim"; usas a funcionalidade que o próprio sistema te dá.

4 minutes ago, invaderhd said:

(...)ambas as empresas criaram uma nova área de negócio e definirem desde cedo as regras(...)

Isto também não é totalmente verdade. O que quero dizer é que aqueles Termos & Condições (de ambas as empresas) têm sofrido alterações ao longo dos anos, não nasceram assim.

  • Like 1
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

@Nazgulled sim os termos e condições têm alterado isso é normal mas sem mudanças de fundo, quando falei em mudanças era tipo a App Store não cobrar nada ou cobrar 10% e passar a cobrar 30% isso era uma pratica que certamente ia ser considerada de monopolização do mercado porque basicamente eles controlam tudo e podem subir o que quiserem porque não tens alternativas. Mas os valores sempre foram os mesmos, à anos e anos que não existem mudanças de fundo que influenciem os programadores.

Para mim esta questão de que empresas é que devem pagar comissões é complexa, por exemplo acho que jogos e apps que nasceram nos telemóveis e são usadas maioritariamente nos telemóveis devem pagar ao Google e Apple, já aplicações tipo Netflix que nasceu nas televisões e é usado maioritariamente nas televisões não devem pagar.
Aqui o que fica complicado é que pelas regras venda de serviços externos ou produtos fisicos dentro de apps não se aplica os 30%, venda de funcionalidades aplica-se, aqui acho que isso devia ser melhor detalhado porque existe serviços que não faz sentido pagares como é para mim o caso da Netflix.

Eu sou 100% a favor das empresas que usam a app store que juntem e tentem mudar estas regras, acho que deviam pedir uma diminuição da percentagem que fica para a apple, e clarificar melhor que serviços podem ou não se podem vender sem pagar a taxa. Agora sou contra uma empresa que quer criar a sua própria loja que prejudica claramente o negócio da empresa que criou o ecosistema só porque viu que é uma excelente oportunidade de fazer muitos milhões.

Link to comment
Share on other sites

28 minutes ago, PJP said:

Alguém fez uma boa questão atrás, qual a diferença entre a Epic e a Netflix ou a Spotify? Se bem me lembro já nem é possível pagar a Netflix via Itunes.

 

8 minutes ago, Stone said:

Referiram Netflix aí atrás. Se não estou em erro, a Netflix chegou a acordo com a Apple para reduzir os 30% assim como a Amazon.

Precisamente.

Está no documento do processo da Epic. Há tratamento desigual entre aplicações como a Uber, Netflix e outros, em relação a outras apps.

Os pagamentos da Uber vão diretamente para eles. Usam o serviço interno da Uber para processar transações/pagamentos.

Jogos como o Fortnite, a Apple já não deixa fazer o mesmo.

Porquê, não faço ideia. Mas é parte do argumento da Epic versus a Apple.

 

Quote

App developers are free to use Apple’s payment processing services, the payment processing services of third parties, or the developers’ own payment processing service; users are offered their choice of different payment processing options (e.g., PayPal, Amazon, and Apple). The result is that consumers and developers alike have choices, competition is thriving, prices drop, and innovation is enhanced. The process should be no different for Apple’s mobile devices. But Apple has chosen to make it different by imposing contractual and technical restrictions that prevent any competition and increase consumer costs for every app and in-app content purchase—restrictions that it could never impose on Macs, where it does not enjoy the same dominance in the sale of devices. It doesn’t have to be like this.

https://cdn2.unrealengine.com/apple-complaint-734589783.pdf

Edited by EsCk
Link to comment
Share on other sites

Já agora, a Epic diz que não mas a Apple disse que tinha emails da parte deles a pedirem tratamento especial também. 

Seja como for, acho que a Epic está a entrar num caminho de criancice na maneira como está a lidar com isto. Lançar aquele anúncio, propaganda #freefortnite, vender t-shirts e chapéus com isso, eventos, etc.

Eles estão a ir atrás do mercado mobile mas o mercado das consolas não é igual? Porque não vai a Epic atrás das consolas também?

Link to comment
Share on other sites

2 minutes ago, Stone said:

Já agora, a Epic diz que não mas a Apple disse que tinha emails da parte deles a pedirem tratamento especial também. 

Seja como for, acho que a Epic está a entrar num caminho de criancice na maneira como está a lidar com isto. Lançar aquele anúncio, propaganda #freefortnite, vender t-shirts e chapéus com isso, eventos, etc.

Eles estão a ir atrás do mercado mobile mas o mercado das consolas não é igual? Porque não vai a Epic atrás das consolas também?

Sobre isso, o Sweeney respondeu:

 

  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

7 minutes ago, Stone said:

Eles estão a ir atrás do mercado mobile mas o mercado das consolas não é igual? Porque não vai a Epic atrás das consolas também?

Boa pergunta, e por acaso não faço ideia.

O pessoal que joga Fortnite na PS4 e X1, quando fazem micro-transacções, a Sony e Microsoft ficam com 30% (ou a % que for) dessa transacção? Ou nas consolas podem usar o seu próprio método de pagamento?

Link to comment
Share on other sites

22 minutes ago, EsCk said:

 

Precisamente.

Está no documento do processo da Epic. Há tratamento desigual entre aplicações como a Uber, Netflix e outros, em relação a outras apps.

Os pagamentos da Uber vão diretamente para eles. Usam o serviço interno da Uber para processar transações/pagamentos.

Jogos como o Fortnite, a Apple já não deixa fazer o mesmo.

Porquê, não faço ideia. Mas é parte do argumento da Epic versus a Apple.

 

https://cdn2.unrealengine.com/apple-complaint-734589783.pdf

A Uber é um exemplo claro de algo que não pode ser cobrado os 30% pela Apple, eles vendem um serviço externo à app store, nada relacionado com a app. Tal como o Continente pode vender os seus produtos dentro da app sem pagar comissão nenhuma à Apple. Isso é assim e sempre foi assim e não foi preciso nenhum acordo, faz parte dos termos. 

Já a Netflix essa claramente desbloqueia um serviço, no meu entender não devia pagar porque é algo onde que se vê habitualmente no telemóvel, o telemóvel é apenas mais um meio para aceder ao serviço o principal é a televisão. Mas sim a Netflix para conseguir usar os pagamentos sem pagar possivelmente tiveram que pedir à Apple.

O que a apple cobra e para mim deve cobrar é todas aquelas apps que são essencialmente usadas apenas nos telemóveis (jogos é um desses casos) e têm microtransações lá dentro para desbloquear funcionalidade, essas estão nos termos do serviço não é monopólio nenhum é simplesmente as regras iniciais que a Apple criou para o seu sistema.

Eu apoio que deviam pagar menos do que os 30%, mas isso é outro problema, eles criaram o ecosistema com essa regra não faz sentido agora alguém achar que têm o direito a mudar isso só porque viu que aquilo é um negócio milionário e quer fazer algo igual, mas como não têm um sistema operativo quer usar o dos outros e aproveitar o trabalho dos outros para instalar lá a sua própria loja.

Link to comment
Share on other sites

8 minutes ago, Stone said:

Eu ouvi algures que também era 30% mas não faço ideia se era verdade.

@EsCk já agora nesse email ele diz Android em vez de iOS lol. Deve ter enviado primeiro à Google e depois fez copy paste para a Apple.

Só vejo referências ao iOS. Mas sim, provavelmente usou os mesmos argumentos para os dois lados.

14 minutes ago, Revenge said:

Boa pergunta, e por acaso não faço ideia.

O pessoal que joga Fortnite na PS4 e X1, quando fazem micro-transacções, a Sony e Microsoft ficam com 30% (ou a % que for) dessa transacção? Ou nas consolas podem usar o seu próprio método de pagamento?

Sim, são 30% também.

A diferença é que é 30% para todos e não há jogos/publishers a fazer bypass ao serviço.

Link to comment
Share on other sites

30% é atualmente um padrão para marketplaces de software. Sim é elevado mas estão todos a usar o mesmo, a realidade é que os programadores beneficiam imenso destes ecossistemas que lhe permitem chegar muito mais facilmente a milhões de clientes, estes 30% é o preço a pagar.

Link to comment
Share on other sites

4 minutes ago, Stone said:

@EsCk penúltima linha antes de “Best regards”. Última palavra dessa linha é Android.

Mesmo no fim, copy/paste fail :-.. Acontece aos melhores.

4 minutes ago, invaderhd said:

30% é atualmente um padrão para marketplaces de software. Sim é elevado mas estão todos a usar o mesmo, a realidade é que os programadores beneficiam imenso destes ecossistemas que lhe permitem chegar muito mais facilmente a milhões de clientes, estes 30% é o preço a pagar.

Só uma pergunta, és dev ou trabalhas com uma dev team?

Link to comment
Share on other sites

7 minutes ago, EsCk said:

Mesmo no fim, copy/paste fail :-.. Acontece aos melhores.

Só uma pergunta, és dev ou trabalhas com uma dev team?

Sim sou, aliás já tive vários problemas com aprovações com a Apple. 
Eu não estou a defender que é justo levarem 30%, o que digo é que eles criaram o mercado e desde cedo definiram as regras, quem quer  aceita quem não quer crie o seu sistema e faça o que quer. Para mim isto é simples, eu se alguma vez fizer algo grande onde o meu modelo de negócio seja cobrar uma comissão qualquer aos vendedores também exigia que não pudessem usar o sistema se tentassem arranjar uma maneira de se livrar dessa comissão. 

Para mim a realidade é que a EPIC está a tentar fazer uma "ciganice", usar o ecosistema iOS que têm milhões de utilizadores, lançar a sua propria store lá dentro e agora que já está tudo montado cobrar menos que os 30% para convencer grande parte dos programadores a meter lá as suas aplicações, e com isso lucrar com o negócio que a Apple criou.

O mesmo se aplica ao Google que apesar de ser um sistema mais aberto também não vê nada com bons olhos a instalação de outras stores.

Eu dei a minha opinião no caso de ter que ser eu a decidir imparcialmente que decidia a favor da Apple, agora possivelmente até beneficio mais se a EPIC criar a sua store. Isto é semelhante ao futebol o Benfica pode sofrer um penalti que não é, eu até digo que não é, mas não impede de ficar contente pelo árbitro o ter marcado...

Edited by invaderhd
Link to comment
Share on other sites

Ok, é que estás sempre a dizer "os devs usam este ecossistema, portanto têm que se sujeitar às condições do mesmo".

As coisas não são preto no branco.

Usar um ecossistema proporcionado por uma determinada marca, não quer dizer que têm o direito de fazer o que lhes apetece com isso. Não podem promover atividades ilícitas, por exemplo, e no entanto o ecossistema é deles.

Há uma data de nuances a ter em conta.

Cobrar uma taxa se as apps usam serviços deles, acho que faz sentido. Obrigar todas as apps a usar esse serviço e não deixar desenvolver os próprios serviços, não concordo. Especialmente quando abrem exceções para uns e para outros não.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

42 minutes ago, EsCk said:

Ok, é que estás sempre a dizer "os devs usam este ecossistema, portanto têm que se sujeitar às condições do mesmo".

As coisas não são preto no branco.

Usar um ecossistema proporcionado por uma determinada marca, não quer dizer que têm o direito de fazer o que lhes apetece com isso. Não podem promover atividades ilícitas, por exemplo, e no entanto o ecossistema é deles.

Há uma data de nuances a ter em conta.

Cobrar uma taxa se as apps usam serviços deles, acho que faz sentido. Obrigar todas as apps a usar esse serviço e não deixar desenvolver os próprios serviços, não concordo. Especialmente quando abrem exceções para uns e para outros não.

Atenção que promover atividades ilícitas não tem nada a ver aqui com a discussão.

Defendo que qualquer empresa pode criar um sistema e fazer as exigências que quiser para que outros o possam usar, se quiserem meter uma fee de inscrição e 10000€ podem fazer, possivelmente não apanham é ninguém lá. A própria empresa pode dar descontos diferentes a clientes diferentes, isto acontece em todo o lado, os melhores clientes têm mais descontos, agora é o que faltava que por baixarem a fee a uns tinham que baixar a toda a gente.

Isto são empresas privadas criaram um sistema, e criaram as regras, essas próprias empresas estão sujeitas a regras mais gerais dai não se poder criar um marketplace para vender armas e drogas ilegais.
Nas regras da apple existe certo tipo de serviços que podem ser cobrados dentro das apps sem usar os pagamentos deles, isso está nas regras, existe casos que como Netflix que é complexo e ai acho que a Netflix deve expor a sua situação à Apple e a apple decide, pode até ser uma decisão injusta mas em ultima instância a palavra é da Apple porque o sistema é deles e são eles que desenvolveram. 

O que querem aqui e o que é complexo nisto é que quanto as coisas são pequenas parece que é tranquilo que quem controla o sistema é que faz as regras, quando crescer a niveis mesmo muito grandes querem que deixe de ser quem construiu o sistema a fazer as regras e qualquer um pode decidir o que quer sobre o sistema acusando a empresa que tem o sistema enorme de monopólio. É um assunto muito complexo e estou curioso no que vai dar.

 

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Não sei se não se meteram uma guerra demasiado grande.
Só o iOS deve ser uma das principais fontes de receita que tinham, por norma os utilizadores do iOS gastam muito mais dinheiro que os de Android. Aqui não sei o lucro que têm em cada plataforma mas devem ter levado uma boa porrada nas receitas.

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.