Jump to content

Epic Games (Fortnite) vs Apple/Google


Stone
 Share

Recommended Posts

59 minutes ago, Mini0n said:

Mas isso não foi porque 30% é muito. Foi por outras práticas. Não sei se é o caso.

Seria o equivalente à Microsoft dizer que todas as apps instaladas no Windows 10 têm de dar 30% dos ganhos, bloqueando a instalação das apps pelos metodos convencionais.
A Microsoft tornava-se na empresa mais valiosa no mundo por larga margem num instante :-..

O que a Epic está a atacar não é o facto de terem de pagar 30% se o pagamento escolhido for através da App Store. O que eles querem é que permitam que se faça pagamentos diretos sem passar pela App Store. Mesma coisa com a Play Store.

49 minutes ago, Stone said:

Fiquei na dúvida era se eles estavam à espera que a Google também removesse da Play Store.

Se está nas guidelines da Play Store, acho que estavam à espera, caso contrario a Google ia criar um enorme precedente na sua Store.

Link to comment
Share on other sites

Do que já estive a ler, isto também remove a possibilidade da Epic continuar a desenvolver o Unreal Engine para iOS e MacOS, o que quer dizer que todos os jogos que usem esse motor de jogo vão sofrer com isso. A Apple está bem da cabeça? Vai prejudicar todos os consumidores dos seus dispositivos.

  • Haha 1
  • Shocked 1
Link to comment
Share on other sites

On 8/13/2020 at 9:24 PM, EsCk said:

A Apple tem claramente muito mais maneio, mas quando chegamos aos mil milhões, é um bocado a cagar quem tem mais ou quem perde mais.

 

18 minutes ago, Spark said:

A partir de um determinado número de zeros já ninguém liga a isso... :-..

^^ -_- 

Por muito chulos que os advogados sejam (hint*hint*punkyto :-.. ), para este processo causar um roubo em qualquer uma das empresas, só mesmo uma derrota.

E quem tem mais a perder neste caso é a Apple.

A Epic se perde este caso, provavelmente faz rollback e vai chorar para a Apple e ficam amigos novamente.

Link to comment
Share on other sites

Está aqui uma luta interessante. Eu percebo a posição da Apple e Google. Eles desenvolvem uma plataforma e equipamentos que permitem de modo grátis para os criadores disponibilizarem jogos e apps, eles suportam os custos com as lojas de apps com a transferência das apps para os equipamentos, gestão de updates etc, nas suas regras é tudo grátis tirando se as empresas quiserem lucrar para isso têm que pagar uma comissão.
E agora estas empresas que já têm um desconto na comissão em vez dos habituais 30% ainda vêm arranjar esquemas para o pessoal pagar as coisas de outra maneira e deixar Google e Apple sem qualquer lucro e só com despesas.

Eu a decidir e sem ter mais conhecimento do caso sou a favor 100% de quem criou o Marketplace.
Tu crias uma cena metes as regras e o pessoal aceita para lá entrar, usam o que tens e quando crescem o suficiente querem lixar-te? Basicamente existem 2 sistemas operativos para telemóveis ambos têm lojas de apps e têm que ganhar alguma coisa com o que criaram, por outro lado existem centenas ou milhares de criadores de apps que claro preferiam não pagar nada, por isso acaba por ser normal vermos uma luta de 2 contra um sem número de empresas que preferem não pagar comissões, mas por mais que se juntem não deixa de ser uma luta algo injusta para quem criou um negócio que nem existia e que apenas quer a sua comissão.

Existe alguns pontos onde não concordo com a postura do Google e Apple é certos serviços que podes querer vender dentro da app e nem tem nada a ver com a app e onde eles querem cobrar comissões, um exemplo a netflix, lá por tu subscreveres dentro da app acho que não deviam pagar comissão no máximo uma comissão mesmo residual tipo 0.5% pela angariação do cliente.
Agora jogos, com compras dentro isso faz todo o sentido pagar.

Edited by invaderhd
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

1 hour ago, invaderhd said:

Está aqui uma luta interessante. Eu percebo a posição da Apple e Google. Eles desenvolvem uma plataforma e equipamentos que permitem de modo grátis para os criadores disponibilizarem jogos e apps, eles suportam os custos com as lojas de apps com a transferência das apps para os equipamentos, gestão de updates etc, nas suas regras é tudo grátis tirando se as empresas quiserem lucrar para isso têm que pagar uma comissão.
E agora estas empresas que já têm um desconto na comissão em vez dos habituais 30% ainda vêm arranjar esquemas para o pessoal pagar as coisas de outra maneira e deixar Google e Apple sem qualquer lucro e só com despesas.

Eu a decidir e sem ter mais conhecimento do caso sou a favor 100% de quem criou o Marketplace.
Tu crias uma cena metes as regras e o pessoal aceita para lá entrar, usam o que tens e quando crescem o suficiente querem lixar-te? Basicamente existem 2 sistemas operativos para telemóveis ambos têm lojas de apps e têm que ganhar alguma coisa com o que criaram, por outro lado existem centenas ou milhares de criadores de apps que claro preferiam não pagar nada, por isso acaba por ser normal vermos uma luta de 2 contra um sem número de empresas que preferem não pagar comissões, mas por mais que se juntem não deixa de ser uma luta algo injusta para quem criou um negócio que nem existia e que apenas quer a sua comissão.

Existe alguns pontos onde não concordo com a postura do Google e Apple é certos serviços que podes querer vender dentro da app e nem tem nada a ver com a app e onde eles querem cobrar comissões, um exemplo a netflix, lá por tu subscreveres dentro da app acho que não deviam pagar comissão no máximo uma comissão mesmo residual tipo 0.5% pela angariação do cliente.
Agora jogos, com compras dentro isso faz todo o sentido pagar.

Isso é muito giro se não tivessem monopolizado o marketplace nos devices deles.

A partir do momento que fazem isso, estão a dizer que não há alternativa e estão dispostos e querem suportar os custos totais da infraestrutura do lado deles. A troca que eles pedem é "só" 30% de cada transação.

Por isso é que vês a Samsung a tentar criar uma store deles, nos devices deles - porque noutros devices a Google já não deixava.

E porque é que te faz sentido deixares a Netflix e Uber, por exemplo, fazerem cobrança direta com o serviço interno do produto, mas com apps de jogos já não podem?

PS: Eu se fosse a Google ou a Apple, tentava chegar a acordo e reduzia a taxa para metade. 15%. Já é um desconto considerável que alivia muitos devs e continuam a faturar como se não houvesse amanhã.

Edited by EsCk
Link to comment
Share on other sites

10 minutes ago, EsCk said:

Isso é muito giro se não tivessem monopolizado o marketplace nos devices deles.

A partir do momento que fazem isso, estão a dizer que não há alternativa e estão dispostos e querem suportar os custos totais da infraestrutura do lado deles. A troca que eles pedem é "só" 30% de cada transação.

Por isso é que vês a Samsung a tentar criar uma store deles, nos devices deles - porque noutros devices a Google já não deixava.

E porque é que te faz sentido deixares a Netflix e Uber, por exemplo, fazerem cobrança direta com o serviço interno do produto, mas com apps de jogos já não podem?

PS: Eu se fosse a Google ou a Apple, tentava chegar a acordo e reduzia a taxa para metade. 15%. Já é um desconto considerável que alivia muitos devs e continuam a faturar como se não houvesse amanhã.

15% já é o que essas grandes empresas pagam. O Uber oferece um serviço extra app dai não pagar, a netflix é mais tramado, mas visto que é algo que até nasceu fora dos telemóveis é um serviço externo faz sentido não cobrarem. E acho que é nisto de decidir o que devem cobrar ou não é que a Apple e Google as vezes falham.
Agora um jogo é feito e jogado praticamente em exclusivo nos telemóveis faz todo o sentido pagarem. 
Já por exemplo comprares no continente atravez da app não faz qualquer sentido a Apple cobrar (e não cobra).
Tudo o que seja desbloquear funcionalidades e serviços dentro da app é pago o que for externo e outro tipo de serviços que não dependem das apps deve ser grátis.

Eu percebo a 100%, eu se fosse a Apple/Google nunca deixava existir uma loja externa, quem garante a qualidade das apps, quem garante que não instalam virus? Depois isso só trás problemas para a marca quando o cliente diz o iPhone é uma merda apareceu um virus lixou-me os dados todos. 
Eu se crio uma plataforma e começa a crescer por alma de quem é que tenho que deixar que qualquer um crie apps para lá, o sistema é meu eu é que gastei recursos a desenvolver, para depois outro fazer uma app store onde mal cobra comissões e beneficia do trabalho que eu tive inicialmente? Isto faz sentido para ti?
 

Link to comment
Share on other sites

Até posso compreender que retirem o jogo da App Store por ter infrigido as guidelines.

Mas retirar o acesso de developer à Epic Games, prejudicando assim o desenvolvimento do Unreal Engine para todos os SO's da Apple, tem alguma lógica? 

Neste momento o Fortnite não está na App Store, logo a Epic não está a infringir nenhuma guideline da Apple.

Na minha opinião é abuso de poder dominante. Do género "Meteste-te comigo, vais levar por tabela em tudo o que fazes na Apple".

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Há uma coisa que não estou a entender... no IOS entendo que a Epic não consiga colocar o jogo porque tem que ser através da store.
Agora em MacOS porque raio é que estão impedidos de disponibilizar o jogo? 

Link to comment
Share on other sites

13 minutes ago, PunK_BoY said:

Há uma coisa que não estou a entender... no IOS entendo que a Epic não consiga colocar o jogo porque tem que ser através da store.
Agora em MacOS porque raio é que estão impedidos de disponibilizar o jogo? 

Pode haver workaround, mas em MacOS, a Apple pode barrar a instalação através dos certificados.

Edited by cyberurbis
Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.