Jump to content

Pesca e Faina


Sebadelho
 Share

Recommended Posts

Olá FNF. Já lá vai um tempo sem cá vir.

Ingressei há pouco tempo na pesca amadora por curiosidade e a coisa bateu. No meio de tentar perceber alguma coisa da pesca apercebi-me que isto é basicamente um mundo sem fim e que há muito por onde se lhe pegue. Por isso lembrei-me de perguntar aqui no fórum se existe malta que goste da faina para trocar umas ideias e estimular um bocado a coisa.

Disclaimer: o meu objetivo final é massificar a pesca no fórum, viciar toda a gente do fórum - sem limite de idade - e ressuscitar a glória pesqueira portuguesa com sangue português novo e sob bandeira do FNF. Em última instância podemos iniciar um novo empreendimento de Descobrimentos e/ou de pesca internacional em larga escala, mas vou manter-me com baixa expectativa, pelo menos até termos uma traineira comunitária.

Cumps.

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

20 minutes ago, Mini0n said:

Na neve não há atum!

Truta deve haver, os bichos gostam do frio. E se chegarmos à Antártida devemos ser dos poucos a pescar, há-de haver peixe. Mas nada de baleias, malta, por favor.

7 minutes ago, Vasco G said:

A união europeia sabe?

Vou começar por dar um toque ao nosso Guterres, com o apoio da ONU duvido que não cheguemos onde nos propusermos (desde que não arranhemos nenhuma gravura rupestre a estacionar o barco). 

Link to comment
Share on other sites

6 minutes ago, Vasco G said:

Eu bem sei que a pesca é cena de cota mas aqui ninguém está ainda tão cota assim :-..

Aqui ninguém pesca nada de nada.

Ainda bem que levantas esta questão que é já para rebater. Pesca não é cena de cota, embora esteja um bocado estigmatizada como tal e efetivamente há muito cota da velha guarda - porque a pesca em tempos foi muito mais do que é hoje e porque são efetivamente quem tem mais tempo de sobra para passar umas horas a dar banho à minhoca - mas há muita malta nova metida. A Decathlon por exemplo anda a fazer grandes investimentos na marca de pesca deles (Caperlan) e a desenvolver material porque anda muita malta à coca. E isto é confirmado na prática: muita gente nova a pescar. 

Não me desvirtues o tópico que ainda nem tem 24h de vida 😅

Link to comment
Share on other sites

Agradeço o convite mas também não é para mim…não tenho tempo nem paciência e também tenho ideia de não ser propriamente barato adquirir o equipamento necessário

Boa sorte com a ideia :y: 

Link to comment
Share on other sites

Tenho ido dar banho à minhoca ultimamente. Pescar alguma coisa e que tá quieto. 

Ao contrário do que dizem por aqui acho que é um óptimo hobby para sair da rutina e estar algumas horas ao ar livre. Eu costumo combinar com uma leve caminha até ao sitio onde vou estar. 

A trainara parece boa ideia.. Só não pode ser de arrasto. 

Link to comment
Share on other sites

Por acaso sempre tive curiosidade, desde miúdo, mas nunca andei para a frente com isso. Era gajo de um dia experimentar. Mas acho que preferia fazê-lo em barco do que parado junto à água.

Edited by dastinger
Link to comment
Share on other sites

Quando era puto ia pescar com uns amigos, mas nada de sério, apenas conseguia apanhar percas. Um dia tive a infeliz ideia de levar a pescaria para a minha mãe arranjar e fritar. 🤮

Link to comment
Share on other sites

De quando em vez, gosto de ir à pesca, mas só de Rio e Barragem. Nada como umas minis na geleira... o silêncio, sossego e o controlo da paciência/adrenalina... :y:

Gosto bastante de uma Achigã escalada e grelhada ou de uma caldeirada de peixe do rio (Bardos). Já provaram?

Tenho amigos que todas as semanas vão pescar para praias/falésias e outros que são grandes cromos de pesca submaria. Normalmente, em 3 dias enchem o congelador.

 

Também tenho amigos, que embora não façam pesca... gostam de aproveitar todos os meses que não têm a Letra R para mariscar. Não me perguntem porquê, mas eles dizem que todos os meses que têm a Letra R, o marisco não presta.

Link to comment
Share on other sites

Um pouco por toda a costa em tudo o que é rochedo é vê-los a dar banho à minhoca, até em praias já vi. E agora pergunto, o que raio é que se apanha ali?

Querem pescar arranjem um barco e vão para o mar.

  • Like 1
  • Facepalm 2
Link to comment
Share on other sites

23 hours ago, karkov said:

Agradeço o convite mas também não é para mim…não tenho tempo nem paciência e também tenho ideia de não ser propriamente barato adquirir o equipamento necessário

Boa sorte com a ideia :y: 

Certo. Há equipamento para todos os gostos e tipos de pesca, a escolha é muito relativa mas também é muito flexível dependendo do orçamento. Tiras peixe com investimentos de 50€ e com investimentos de 1000€ mas claro que há diferenças grandes! Eu, que comecei há pouco tempo, fiz um investimento inicial de 350€ para um equipamento de gama média. Não tiro peixe, mas isso é outra história :-..

 

22 hours ago, dastinger said:

Por acaso sempre tive curiosidade, desde miúdo, mas nunca andei para a frente com isso. Era gajo de um dia experimentar. Mas acho que preferia fazê-lo em barco do que parado junto à água.

Tens que vir experimentar, Dast. O pessoal no Porto (de onde sou) pesca em todo o lado. É só dizeres!

 

21 hours ago, cyberurbis said:

De quando em vez, gosto de ir à pesca, mas só de Rio e Barragem. Nada como umas minis na geleira... o silêncio, sossego e o controlo da paciência/adrenalina... :y:

Gosto bastante de uma Achigã escalada e grelhada ou de uma caldeirada de peixe do rio (Bardos). Já provaram?

 

Grande cena, Cyber. E que mostra muito do meu encanto pela pesca: um gajo está na boa, tem o silêncio que quiser (dependendo de onde estiver e com quem estiver) e anda sempre a fazer qq coisa no material ou a ler/ver umas merdas enquanto a cana fica a pescar. É grande motivo e justificação para sair de casa e passar umas horas fora de casa.

Provei caldeirada de enguia e peixinhos fritos de rio, são incríveis. No Calça Curta no Tua, fazem-nos muito muito bem.

 

21 hours ago, Vasco G said:

Um pouco por toda a costa em tudo o que é rochedo é vê-los a dar banho à minhoca, até em praias já vi. E agora pergunto, o que raio é que se apanha ali?

Querem pescar arranjem um barco e vão para o mar.

Na realidade apanha-se muita coisa, é ter sorte, saber ler o mar, fazer umas manhas direitas e há gente a tirar sargos à homem nas rochas ou robalos à chefe na praia. Qual é o mal de pescar apeado? Incomoda o pessoal? A maioria dos pescadores (a esmagadora maioria) pesca em horas em que não há malta na praia, seja no crepúsculo seja nas primeiras horas da manhã... A última parte foi só embirração B)

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.