Jump to content
  • 0

Manutenção (da água) de Piscina pequena


airjoca
 Share

Question

Boas malta,

A semana passada montei piscina pequena 2,44m de diâmetro, 2400L, no terraço dos meus pais para os meus miúdos brincarem, destas assim:

03106158-88BB-4A0B-9A92-782F69CCE1F2.jpg

 

A esposa comprou um "flutuador" e pastilhas para para controlar o ph e cloro, mas andei a ler que esse tipo de pastilhas pode lixar o vinil deste tipo de piscinas.

E além disso, nas instruções das pastilhas, falam em 1 pastilha por 50m3 de água por semana, ora esta piscina tem 2,4m3. Na Leroy Merlin disseram me para partir a pastilha para adequar a dose.

Alguém tem experiência ou sabedoria neste assunto?

Thx

Link to comment
Share on other sites

13 answers to this question

Recommended Posts

  • 1

depende do cloro que estás a falar. o oxidante aka hipoclorito ou não-oxidante tipo complexos como dicloro amina ou acido tricloroisocianurico

o hipoclorito é o que fode tudo, já os complexos não costuma reagir com o vinil. quanto às analises se escolhes o hipo tem que ser uma analise de cloro livre com os complexos cloro total que também pode ser usado para analise do hipo

Edited by MotorBreath
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

  • 0
1 minute ago, airjoca said:

Boas malta,

A semana passada montei piscina pequena 2,44m de diâmetro, 2400L, no terraço dos meus pais para os meus miúdos brincarem, destas assim:

03106158-88BB-4A0B-9A92-782F69CCE1F2.jpg

 

A esposa comprou um "flutuador" e pastilhas para para controlar o ph e cloro, mas andei a ler que esse tipo de pastilhas pode lixar o vinil deste tipo de piscinas.

E além disso, nas instruções das pastilhas, falam em 1 pastilha por 50m3 de água por semana, ora esta piscina tem 2,4m3. Na Leroy Merlin disseram me para partir a pastilha para adequar a dose.

Alguém tem experiência ou sabedoria neste assunto?

Thx

Quanto ao cloro lixar o vinil esquece isso, a piscina possivelmente vai durar menos tempo do que o tempo que o cloro levava para lixar isso. 
Existe uns testes de cloro, compra para analisares a água, sobretudo com crianças não convém ter o cloro muito alto. Não deixes o cloro o tempo todo na piscina, metes um bocado e depois tiras. Tipo metes uma tarde, depois 2 dias depois uma manha e assim, e controla os niveis de cloro, se tiverem baixos podes deixar mais tempo o cloro se tiverem altos tens que reduzir o tempo que deixas o cloro lá.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

  • 0
Quanto ao cloro lixar o vinil esquece isso, a piscina possivelmente vai durar menos tempo do que o tempo que o cloro levava para lixar isso. 
Existe uns testes de cloro, compra para analisares a água, sobretudo com crianças não convém ter o cloro muito alto. Não deixes o cloro o tempo todo na piscina, metes um bocado e depois tiras. Tipo metes uma tarde, depois 2 dias depois uma manha e assim, e controla os niveis de cloro, se tiverem baixos podes deixar mais tempo o cloro se tiverem altos tens que reduzir o tempo que deixas o cloro lá.
Esqueci de referir que já tenho também esse teste. Tenho de repetir hoje teste porque ontem o cloro dava incolor que pode ser sinal de cloro a mais.
Link to comment
Share on other sites

  • 0

Pois só tens que ter cuidado com cloro a mais que não faz muito bem, sobretudo com crianças.
O resto é relativamente simples, quando andam na piscina a cena do cloro, não mata mas também não faz bem e os putos acabam sempre por ir brincar com essas cenas

Link to comment
Share on other sites

  • 0

Há cloro shock granulado muito mais fácil de dosear

Tenho uma de 8m³ com um motor e filtros de limpeza. Mas não uso o cloro em pastilha, com aquilo não me safava

Devolve as pastilhas e troca

Link to comment
Share on other sites

  • 0

Eu queria comprar motor e filtros para aquilo mas anda tudo esgotado.

Já agora o que fazem para limpeza? Escovas próprias?

Há cloro shock granulado muito mais fácil de dosear
Tenho uma de 8m³ com um motor e filtros de limpeza. Mas não uso o cloro em pastilha, com aquilo não me safava
Devolve as pastilhas e troca
As pastilhas que tenho são "5 em 1", herbicida etc, essas não prestam?
Link to comment
Share on other sites

  • 0

Bom, coloquei a questão também pela Zwame, e lá houve users a alertarem para o peso da piscina num terraço, que nem me tinha ocorrido. Depois de ler os comentários e breve pesquisa online em que dei com um tópico do fórum da casa, fui meter a piscina a esvaziar.

Nesse tópico no fórum da casa, diziam que normalmente os terraços aguentarão com cerca de 200kg por m2, pelos meus cálculos por alto deveriam ser cerca de 600 por m2 com a piscina certo?

Vou tentar encontrar a planta original do edifício para tentar perceber que carga aquilo possa aguentar, o mais certo é ter de comprar uma piscina bem mais pequena...

Link to comment
Share on other sites

  • 0
2 minutes ago, airjoca said:

Bom, coloquei a questão também pela Zwame, e lá houve users a alertarem para o peso da piscina num terraço, que nem me tinha ocorrido. Depois de ler os comentários e breve pesquisa online em que dei com um tópico do fórum da casa, fui meter a piscina a esvaziar.

Nesse tópico no fórum da casa, diziam que normalmente os terraços aguentarão com cerca de 200kg por m2, pelos meus cálculos por alto deveriam ser cerca de 600 por m2 com a piscina certo?

Vou tentar encontrar a planta original do edifício para tentar perceber que carga aquilo possa aguentar, o mais certo é ter de comprar uma piscina bem mais pequena...

Não percebo nada de construções, mas quando fiz obras no meu terraço, em conversa disseram-me que já tinham tido uma obra resultante de terem colocado uma piscina num terraço que não aguentou o peso e cedeu.

Não faço ideia do tamanho da piscina ou se a construção do terraço era boa sequer, mas pesquisando no Google, os terraços podem aguentar até 240 Kg por metro quadrado, muito provavelmente para menos. Uma piscina com 60cm de altura, pode ir aos 600 Kg por metro quadrado e a isso adicionas o peso das pessoas na piscina.

Link to comment
Share on other sites

  • 0

Podes sempre colocar um sistema para disptribuição de forças. Por exemplo, umas traves em madeira (basicamente tipo um palco) maior que a piscina. Assim o peso estaria distribuido por uma area maior. No entanto terias que fazer alguns calculos...

Link to comment
Share on other sites

  • 0

Por acaso quando meteste aqui a dizer que metias a piscina pensei para mim aquilo pode ser pesado para um terraço. 
Mas depois pensei melhor e nunca me lembro de ouvir falar em problemas desse tipo possivelmente até aguentam muito mais peso do que o da piscina e então não disse nada. Pelos visto é mesmo um problema. 

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.