Jump to content
  • 0

Mini PC ou NAS


alfa20
 Share

Question

Pessoal,

Entre um mini pc/nuc (etc.) e um nas (p. ex. qnap 451+), o que escolheriam se os objetivos fossem:

- uma "dropbox"

- backup 

- media server

- ter instalado o homeassistant ou openhab

Do ponto de vista energético, qual é o mais eficiente? E future-proof? A velocidade de transferência de dados é idêntica em qualquer uma das soluções?

 

Link to comment
Share on other sites

9 answers to this question

Recommended Posts

  • 1

sinceramente não sei como o Qnap se aguenta à bronca com o Hass, mas either way era a solução que eu escolhia

Mas estou a dizer isto sem saber se há diferença de preço ou se isso é questão

Link to comment
Share on other sites

  • 1

Eu iria para um mini-pc

tdp 15W.

É mais future proof.

Neste momento tens coisas destas: 

Que com cupão ( BGSPMN25  - não sei se ainda é válido) custam 255€.

Acho que a velocidade de transferência não é "igual" mas dificilmente será o teu bottleneck.

 

Link to comment
Share on other sites

  • 1

NAS all the way.

Para além de todas as vantagens que o @Perks mencionou, tens outra que para mim é muito importante. Sou um gajo geek, gosto de tecnologia, gosto de programar, gosto de brincar com tudo e mais alguma coisa e já tive tive de manter um PC para servir de NAS. Mas depois cresci e as responsabilidades aumentaram e o tempo para brincadeiras diminuiu, assim como o tempo de manter a máquina actualizada e a funcionar. Um NAS dá muito menos trabalho de manter ao longo dos anos, quer de um ponto de vista de software (se for um bom NAS de uma marca que dê bom suporte) quer de hardware.

É mais caro? É, claro. Mas a meu ver compensa. Não vou estar a repetir o que já foi dito.

Pessoalmente sou Synology fanboy, mas tenho um colega de trabalho com um QNAP e diz que está muito satisfeito.

Nota, alguns NAS são suficientes para fazer transcoding por hardware de vídeo até 4K, mas normalmente é necessário usar o software de media server oficial ou usar a versão Premium de coisas como o Plex/Emby (mas é preciso primeiro verificar a compatibilidade com o modelo do NAS).

Link to comment
Share on other sites

  • 0

Podes colocar mais um disco uma vez que traz um cabo sata.

Os restantes discos podes eventualmente usar externos.

Tens inúmeras soluções que decerto também as conheces desde SSD  ou HDD externos e ainda podes fazer upgrade do m.2 interno.

Sem saber os  constrangimentos específicos não posso ajudar.

Edited by CivEng
Link to comment
Share on other sites

  • 0

Lá está, um Qnap como o que ele falou tem 4 baías directas tudo arrumado

para um NAS, Media Server (sem transcoding), cloud pessoal não vejo o que ganha em ter um SSD ou essa RAM, são recursos desperdiçados e desarrumação

 

se o objectivo fosse outro que não o que ele pede a sugestão podia ser outra, para aquilo que quer duvido muito que fique melhor servido com um mini pc imho

já sem contar o software, que é outra liga

Link to comment
Share on other sites

  • 0

tens live demos do software dos dois

sharing.jpg
WWW.QNAP.COM

QTS, the intelligent NAS operating system, helps to manage your files and data with minimal effort. The revamped Storage & Snapshots Manager simplifies management of storage & snapshots, and more of the daily tasks.

 

DEMO.SYNOLOGY.COM

Explore the extensive library of packages to meet your needs. Try it now!

 

é tester e ver qual preferes, julgo eu

btw vi agora que o Synology tem duas slots NVMe, nao sei se o Qnap tem, major plus julgo

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.