Jump to content

Md5 Fingerprint


Nazgulled
 Share

Recommended Posts

Resumo rápido do que é uma hash MD5 para quem não sabe e para que serve:

Uma hash MD5 é tipo uma assinatura de algo, assinatura essa que é sempre diferente, não havendo duas iguais. Essas assinaturas podem ser calculadas para bocados de texto e para ficheiros (se calhar ha mais coisas ams eu não sei). Mais ou menos igual as hashs do emule... Se calhar as hashs do emule tb são MD5 (o + rpovável), ms como n tenho a cereteza e n me apetece peskisar, n afirmo que seja assim.

E para que serve isto? Por exemplo, na altura do SP2, existiram fakes aos pontapés, e alguns sites nos quais se pode confiar (tipo o neowin) tinham a hash correcta do ficheiro verdadeiro da microsoft. Supondo que voçês sacavam o SP2 de outro site qualquer e não tinham a certeza se era fake, basta abrir o ficheiro neste programa por exemplo, ele computava a hash md5 e dps copiava-se a verdadeira tirada do site neowin e ambas eram comparadas, se fossem iguais, o nosos ficheiro sacado era genuíno, caos contrário, não era.

Isto a mim da-me jeito as vezes, por isso é que o fiz... Já existem aos montes programas do genero, e a maior parte freeware, mas eu não gostava de nenhum deles e decidi fazer o meu, e o resultado foi este.

A minha pergunta é, alguém daki iria dar uso a isto? se sim, eu torno o programa público, caso contrário não. Era só isso que queria saber. :)

fingerprint1a.jpg

Link to comment
Share on other sites

Guest grandenaboverde

por acaso já não é a primeira vez que saco uma série completa (um torrent com um anime completo) e este vem acompanhado de um ficheiro .md5, eu calculei logo que fosse algo para verificar a integridade dos ficheiros tipo .sfv, mas agora já percebi que é para verificar o hash de cada um dos ficheiros. esse programa é interessante, se poderes deixa-o aí ou coloca-o no t.binarios! ;)

Link to comment
Share on other sites

Tá com mto bom aspecto :D e é capaz de ser útil, mas para completar o post mete ai alguns links de sites onde se pode ir buscar as hashs verdadeiras ;)

Era um incentivo.

Link to comment
Share on other sites

(...)mas para completar o post mete ai alguns links de sites onde se pode ir buscar as hashs verdadeiras ;)

Era um incentivo.

n deves ter percebido lá muito bem... esses sites não existem lol. mas dou-te um exmplo. faz de conta k eu colokei no meu site um programa qq, eu sei k o programa funciona e k ta td bem, logo, calculo a hash e disponbilizo a mesma no meu site. agora supoe k tu sacate esse mm program de outro site qq. por exemplo, alguem k o tenha modificado de maneira que pode danificar o pc. tu simplesmente corrias o program para calcular a hash do ficheiro sacado e dps copiavas a har verdadeiro do meu site e vias se era igual. é assim que funciona :)

por exmeplo, em www.mysql.org, todos os downloads k eles tem lá tem ao cantinho a hash respectiva do mm download, sendo o mysql um download que esta distribuido por dezenas de mirrors, pode dar jeito as vezes de um mirror + duvidoso ou o ficheiro pode tar corrupto.

o programa ainda não tá 100% pronto, e como parece k existe alguns interessados eu dps disponiblizo isso então. n vale a pena postar pk são só uns miseros 92kb (pa já :P , ms n deve aumentar mt).

Link to comment
Share on other sites

Resumo rápido do que é uma hash MD5 para quem não sabe e para que serve:

Uma hash MD5 é tipo uma assinatura de algo, assinatura essa que é sempre diferente, não havendo duas iguais. Essas assinaturas podem ser calculadas para bocados de texto e para ficheiros (se calhar ha mais coisas ams eu não sei). Mais ou menos igual as hashs do emule... Se calhar as hashs do emule tb são MD5 (o + rpovável), ms como n tenho a cereteza e n me apetece peskisar, n afirmo que seja assim.

fingerprint1a.jpg

o eMule usa MD4. e pode haver dois ficheiros diferentes com a mesma hash, descobrir a maneira de fazer um ficheiro ter uma hash igual a outro ficheiro é a base do cracking de assinaturas digitais :)

ninguém vai morrer se distribuires isso, há carradas de programas q fazem o mesmo mas o teu está com bom aspecto, força :y:

Link to comment
Share on other sites

o eMule usa MD4. e pode haver dois ficheiros diferentes com a mesma hash, descobrir a maneira de fazer um ficheiro ter uma hash igual a outro ficheiro é a base do cracking de assinaturas digitais :)

ninguém vai morrer se distribuires isso, há carradas de programas q fazem o mesmo mas o teu está com bom aspecto, força :y:

ya claro, mas eu só fiz mesmo um resumo e também não tenho os conhecimentos todos para perceber exactamente como funciona. ms pondo de parte o cracking, é pouco provavel k varios ficheiros tenham a mesma hash, foi +- isos k eu kis dizer :P

e n se trata de morrer ou n por distribuir, o "problema" n ta ai... é k se eu dsitribuir vou criar uma secção no meu site sobre isto, e se n o distribuir n o vou criar anda, apenas fico com ele pa mim lol e assim era menos trabalho :P

um programa destes qq um faz, basta fazer uma peskisa na net e voilá... de qq forma xao k vou distribuir juntamente o código fonte, é sempre bom para aprender, penso eu, ms é k é tão fácil e tão pouco, n tem qs código nenhum, ms pronto, n me faz diferença.

Link to comment
Share on other sites

tá quase, ms se calhar já n vai ser pa hoje... e este fim de semana vou pa aveiro, n vou ter tempo para programar... embora só falta por uma barrazita de progresso para files k sejam mt grandes, se n inda pensam k o programa crashou :P

Link to comment
Share on other sites

Ja acabei o programa :)

Podem fazer o download na secçao de downloads do meu site...

http://www.nazgulled.net

Aqui fica uma quote do readme :P e nao se esqueçam que precisam do .NET Framework 1.1 para o usar...

-------------------------------- MD5 Fingerprint - v1.0 ---------------------------------

» Introduction

MD5 Fingerprint is a simple application that can be used to calculate any file MD5 hash.

After that you can use it to compare the just calculate MD5 hash with another one. It's

easy enough to compare 2 hashes just looking at them but MD5 hashes have 32 characters

all mixed with letters and numbers, meaning, it can be boring to compare all of them and

you could still miss some character.

I know there are many freeware apps like this one, but I didn't like any of them so, I

coded my own and after that I decided to release it to the public; no harm on that right?

And it was a nice learning experience too :)

» Support

If you need any kind of support with MD5 Fingerprint or you want to suggest me any new

future (I do not promisse I'll do it, cause my objectives with this are pratically

finished) or to report any bug, please use the following e-mail:

[email protected]

» .NET Framework

MD5 Fingerprint was coded under a .NET environment, meaning you will need the .NET

Framework to properly run it. You can download the .NET Framework from the following

Microsoft link:

http://www.microsoft.com/downloads/details...57-034D1E7CF3A3

» Copyright

The entire application and all the graphics used were coded and designed by myself.

» Revision History

Version 1.0 (08/01/2005)

  >  First public release.

--------------- Copyright © 2005 by Ricardo Amaral, All Rights Reserved. ----------------

Link to comment
Share on other sites

ya... qual é o prob? teres isso instalado não afecta em nada o teu pc... e cada vez mais ha aplicações feitas em .NET. o proximo OS da microsoft já vai ter o .NET framework incluido e vai ser algo k nem vais reparar portanto k diferença te faz instalares isso? ms tu é k sabes, n tou a dizer sito só pa usares uma aplicação feita por mim, é só que o futuro é .NET e mais dia menos dia vais ter que ter ouentão deixas de usar o windows...

Link to comment
Share on other sites

:unsure:

Permitam-me dizer que "Qualquer semelhança com o winMd5Sum é pura coincidência",

http://winmd5sum.solidblue.biz/

Têm lá a source e tudo, permitem alterar:


Liscense


Copyright (C) 2002 SolidBlue Software


This software is provided 'as-is', without any express or implied warranty.

In no event will the authors be held liable for any damages arising from

the use of this software.


Permission is granted to anyone to use this software for any purpose,

including commercial applications, and to alter it and redistribute it

freely, subject to the following restrictions:


1. The origin of this software must not be misrepresented; you must not

   claim that you wrote the original software. If you use this software

   in a product, an acknowledgment in the product documentation would be

   appreciated but is not required.

2. Altered source versions must be plainly marked as such, and must not be

   misrepresented as being the original software.

3. This notice may not be removed or altered from any source distribution.

nice hein?

Edit: PS: não precisa da framework .NET

Edited by krilvre
Link to comment
Share on other sites

Permitam-me dizer que "Qualquer semelhança com o winMd5Sum é pura coincidência",

vês como acertaste... n tinha qualquer conhecimento desse programa antes de tu colcoares aqui, se é k tas a kerer insinuar k eu copiei o código. o que era impossível visto o meu ser em .NET e esse n, o k só por is é uma diferença enomr e eoutra é na linguagem, C++/VB

btw, obrigado pela "licença", é um texto fixe pa eu colocar nalguma app simples como esta qd distribuir o código :P

Link to comment
Share on other sites

Limitei a introduzir-me com uma nota humorística; qt a copiar ou não, não cabe a mim avaliar.

Por outro lado, dado que disseste que não conhecias qualquer aplicação que gostasses, dei uma solução (free source) em tudo semelhante, mas com um pouco mais features.

Comentário em relação a ser ou não .NET, se pelo que dizes fizeste em VB(.NET depreendo), usar a framework, para o caso desta aplicação, depende apenas da tua opção de implementação, que para este caso (dada a simplicidade), a única razão que vejo para usares a frmwrk é o motivo educacional.

Por fim, não é regra, mas deves concordar que quem sabe c++, sabe vb...

Fica bem,

k

Link to comment
Share on other sites

Por outro lado, dado que disseste que não conhecias qualquer aplicação que gostasses, dei uma solução (free source) em tudo semelhante, mas com um pouco mais features.

e tb n gosto desse :P eu prezo mt a aparência, e o meu até pode ser feito, ms fiz pra mim, como eu gosto :)

naaaaaa... eu uso o framework pk gosto... isto se for pa codar em VB ou C# se for pa C++ n kero o framework pa nada, ms como tb só uso VB, uso o framework.

Por fim, não é regra, mas deves concordar que quem sabe c++, sabe vb...

por acaso discordo, n tem nda ver uma linguagem com a outra. e kem sabe c++ n sabe necessariamente vb ou vice-versa. o k me pdoes dizer é k kem sabe programar numa linguagem, sabe noutra... dd k sabia programar n interessa a lingugem, basta é entender a sintaxe e saber as funções k são diferentes de uma linguagem pa outra, ai sim já concordava.

ms isto tb n interessa pa nada, n vou tar paki a discutir algo desnecessario...

Link to comment
Share on other sites

  • 5 months later...

Para quem tiver interessado, nova versão 1.1 lançada:

* Adicionado suporte para arrastar ficheiros para a aplicação.

* Resolvido o bug onde o valor numérico "0" era por vezes omitido da hash.

* É agora possível comparar correctamente hashes com letras não capitalizadas.

* A janela "About" é agora acedida pelo menu de sistema da aplicação.

* Novo ícone, e com isso, a aparência foi ligeiramente modificada.

* Adicionada uma pequena animação para que saiba que a aplicação continua viva.

* Adicionado suporte para os "Visual Styles" do XP através de um ficheiro "MANIFEST".

* Pequenas falhas corrigidas e melhorias.

http://www.nazgulled.net/?lg=pt&id=md5fingerprint

Edited by Nazgulled
Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.