Jump to content

Recommended Posts

Posted

IMO isso são outros 500.
Se há algo que está mal não é limitarem os carros ao limite da lei. Se calhar é a lei em si. E IMO são coisas diferentes. ;)

• Like 1
Posted

E se com estas medidas, no final do ano morrerem metade das pessoas por acidente de viação que morreriam num ano normal.

Valeu a pena?

Posted
1 minute ago, Revenge said:

E se com estas medidas, no final do ano morrerem metade das pessoas por acidente de viação que morreriam num ano normal.

Valeu a pena?

E se morrer o dobro? Vais ter carros que limitam e carros que não limitam. Imagina estares a tentar ultrapassar alguém e puff limitador. 

• Like 1
Posted
9 minutes ago, DG said:

se morrer o dobro? Vais ter carros que limitam e carros que não limitam. Imagina estares a tentar ultrapassar alguém e puff limitador. 

Se morrer o dobro, é porque foi uma péssima ideia e têm de reverter a mesma o mais rápido possível.

Mas se morrer metade, é para reverter na mesma ou para manter?

Posted

Eu penso já ter lido vários estudos que indicavam que os limites de velocidade actuais até causam mais acidentes dentro de cidades.
Mas volto a dizer: o problema não é a limitação por parte dos carros e sim a limitação por parte da lei. Certo?

Posted

As oficinas já esfregam as mãos, além do filtro de partículas, inventaram mais uma cena nos automóveis que é para tirar. 

• Like 1
Posted
2 hours ago, gleal said:

As oficinas já esfregam as mãos, além do filtro de partículas, inventaram mais uma cena nos automóveis que é para tirar. 

E imagino que quem for apanhado em excesso de velocidade num carro recente, vai receber multa a dobrar. Por excesso de velocidade e por ter retirado o limitador de velocidade.

Quem tiver dinheiro e pontos na carta de condução, que arrisque.

Posted

Já vos disse o quão eu adoro clássicos? Ahhh como é bom quase não ter eletrónica nos carros. 

Meus ricos clássicos! (4L, Carocha, 2CVs e Mini...) 

• Like 2
Posted

Sou mega fã do aspecto retro e das linhas rectas dos carros dos anos 80 e 90, mas não troco o conforto dos dias de hoje por nada. 

Posted

Não sejam comodistas pá. 

Há uns anos, fiz 3500 km com a minha 4L por Marrocos, com mais 3 pessoas e bagagens.

Se tivesse levado um carro recente e tivesse avariado... tinha que ter ficado a pernoitar na cidade mais próxima. 

Com a 4L, tive uma avaria e em 15 minutos já estava na estrada outra vez. Parti a bengala das mudanças. Foi só tirar, aparecereu um polícia que mandou parar um marroquino que ia a andar de mota, que me levou a bengala à oficina da esquina onde a soldaram. 

:y:

Mais... umas semanas depois uns amigos foram numa volvo mais recente, não avariou... mas foram mandados parar pela polícia marroquina e tiveram que abrir a carteira... 

Clássicos! Não há comparação. 

Roda, motor, volante, alavanca das mudanças, cheiro a gasolina mal queimada... Ahhh

🤣

Posted

Isso é giro num determinado contexto, como esse, mas gostavas de andar de 4l diariamente? ;)

Um clássico desse género é para quem se pode dar ao luxo de o ter para dar umas voltas ao fim de semana quando o tempo está bom.

Posted

@cyberurbis Deduzo então que a 4L seja o teu carro do dia a dia, é isso? Ou é o o 2CV?

Espera, não me digas que deste numa de comodista e compraste um carro nos últimos anos, daqueles comodistas com tecnologia e cenas dessas... :rolleyes:

• Thanks 2
Posted
12 hours ago, Revenge said:

Se morrer o dobro, é porque foi uma péssima ideia e têm de reverter a mesma o mais rápido possível.

Mas se morrer metade, é para reverter na mesma ou para manter?

Seria igual. Ainda assim, não sabendo as percentagens, cheira-me que existem mais mortes por azelhice do que por excesso de velocidade. 

E o que é o excesso de velocidade? A 120kmh também tens bastante probabilidade de ir até Lausanne fazer companhia ao Nico ou pior e ficar numa cadeira de rodas. Se for assim vamos passar os limites para 80?

• Like 1
Posted

O limite de velocidade nas auto estradas ser apenas 120 obviamente que não faz sentido, mas também depende do carro, um Ford Fiesta de 1990 não convém mesmo andar a mais do que isso, mas são tudo questões que vão e devem sempre depender do bom senso dos condutores, a sinistralidade deve-se a falta de juizo e sentido de responsabilidade de quem conduz. 

Na realidade ninguém é multado por circular a 130 numa auto estrada.

Posted
1 hour ago, Vasco G said:

O limite de velocidade nas auto estradas ser apenas 120 obviamente que não faz sentido, mas também depende do carro, um Ford Fiesta de 1990 não convém mesmo andar a mais do que isso, mas são tudo questões que vão e devem sempre depender do bom senso dos condutores, a sinistralidade deve-se a falta de juizo e sentido de responsabilidade de quem conduz. 

Na realidade ninguém é multado por circular a 130 numa auto estrada.

Supostamente a tolerância nas AE pode ir até aos 140-150km/h, dito por um agente da BT, considerando erros de velocímetro e dos aparelhos de radar.

Nas autoestradas não faz sentido aplicar os limites de velocidade desta forma. Aliás, nem percebo porque é que ninguém fala na baixa mortalidade das Autobahnen.

Posted
26 minutes ago, EsCk said:

Supostamente a tolerância nas AE pode ir até aos 140-150km/h, dito por um agente da BT, considerando erros de velocímetro e dos aparelhos de radar.

Nas autoestradas não faz sentido aplicar os limites de velocidade desta forma. Aliás, nem percebo porque é que ninguém fala na baixa mortalidade das Autobahnen.

Porque as Autobahnen não sitam em Portugal. Temos uma mentalidade muito diferente da deles. Cá todos acham que nasceram com mãozinhas para serem racers. :-..

Posted

Eu não sei os números mas acho que se morre muito pouco nas autoestradas em Portugal. Aliás a morte por acidentes de viação apesar de acontecer não é nenhum grande problema em Portugal. 
120km/h com carros atuais nas autoestradas portuguesas é uma velocidade bastante segura, acaba por ser adequando porque na realidade podes ir a 140 e a polícia em princípio não chateia. 

Estes novos sistemas mais importante que controlos de velocidade penso que as travagens automáticas, controlo de sonolência de saída da faixa de rodagem. 

Posted
34 minutes ago, EsCk said:

Porque a unica coisa em comum entre uma auto estrada portuguesa e a Autobahn é ambas terem alcatrao.

As AE tugas sao feitas as 3 pancadas, faixas de entrada e saida extremamente curtas, curvas a 90 graus do nada, aquele "no" da A8 para ir para a IC17 e A1 so mesmo em Portugal.

A Autobahn nao é sem limite na totalidade, so em trocos de perfeita engenharia alema em que os desiveis na estrada e as curvas nao podem passar um grau bem definido é que nao ha limite, se nao o for permitido entao ha limite de velocidade e nesse caso a policia alema é conhecida por ter a mao muito pesada se apanham em excesso de velocidade.

• Like 1
Posted

O problema da sinistralidade em Portugal não é culpa das velocidades altas, nem da qualidade dos carros ou das estradas mas única e exclusivamente dos condutores que, basicamente, não sabem conduzir...

Posted
12 minutes ago, skaazi said:

Porque a unica coisa em comum entre uma auto estrada portuguesa e a Autobahn é ambas terem alcatrao.

As AE tugas sao feitas as 3 pancadas, faixas de entrada e saida extremamente curtas, curvas a 90 graus do nada, aquele "no" da A8 para ir para a IC17 e A1 so mesmo em Portugal.

A Autobahn nao é sem limite na totalidade, so em trocos de perfeita engenharia alema em que os desiveis na estrada e as curvas nao podem passar um grau bem definido é que nao ha limite, se nao o for permitido entao ha limite de velocidade e nesse caso a policia alema é conhecida por ter a mao muito pesada se apanham em excesso de velocidade.

Falso, as AE portuguesas são projectadas de acordo com as normas da antiga Estradas de Portugal. (versão actualizada aqui: normatracado.pdf (imt-ip.pt))

As curvas devem ter sempre um dimensionamento com clotoides para suavizar a mudança de direcção e as regras para as mesmas estão no documento que referenciei.

Se há problemas normalmente estão relacionadas com alterações ao projecto do engenheiro, por razões economicistas do empreiteiro, dificuldades na expropriação ou prazos extremamente curtos para desenvolver o projecto.

• Like 3
Posted

Tive um mês na Alemanha e aprendi da pior maneira. Passamos o limite de velocidade e o mais certo é apanharmos multa, que foi o que me aconteceu.

É muito bonito onde não há limite de velocidade, mas quando aparece o sinal com indicação de limite, é para cumprir, pois vai ter um radar mais à frente.

Posted
1 minute ago, CivEng said:

Falso, as AE portuguesas são projectadas de acordo com as normas da antiga Estradas de Portugal. (versão actualizada aqui: normatracado.pdf (imt-ip.pt))

As curvas devem ter sempre um dimensionamento com clotoides para suavizar a mudança de direcção e as regras para as mesmas estão no documento que referenciei.

Se há problemas normalmente estão relacionadas com alterações ao projecto do engenheiro, por razões economicistas do empreiteiro, dificuldades na expropriação ou prazos extremamente curtos para desenvolver o projecto.

Pois...

Posted
1 hour ago, Revenge said:

É muito bonito onde não há limite de velocidade, mas quando aparece o sinal com indicação de limite, é para cumprir, pois vai ter um radar mais à frente.

Ter de se dizer isso é que eu acho ridículo. "Há limite, temos de cumprir". No shit. Daí haver o limite, né?

O tuga gosta muito de ignorar certas leis quando dá jeito. :-..