Jump to content

Notícias de Tecnologia


Mini0n
 Share

Recommended Posts

2 hours ago, Perks said:

a Apple como é obvio

 

mas o equipamento é teu ou da Apple? Se quiseres instalar uma merda qualquer no teu Telemóvel não podes porque...?

again, são mais feios porque interessa que o sejam.

Tenho um antigo lenovo em casa que posso mudar a bateria por exemplo e nem tu nem ninguém percebe que é possível, são clips e uma borracha

 

o right to repair é (ou devia ser) um direito inalienável

e neste momento o dispose dos aparelhos electrónicos, é um problema muito maior em termos ambientais por causa dessas tight policies que a Apple defende, do que a falta dos carregadores 

Tudo dito.

Link to comment
Share on other sites

3 hours ago, Perks said:

o right to repair é (ou devia ser) um direito inalienável

e neste momento o dispose dos aparelhos electrónicos, é um problema muito maior em termos ambientais por causa dessas tight policies que a Apple defende, do que a falta dos carregadores 

O iPhone dá para reparar, aliás digo-te mais é praticamente o único telemóvel onde existe um mercado de recondicionados, existe empresas que sobrevivem exclusivamente de vender iPhones recondicionados, nenhuma outra marca têm sequer um mercado semelhante. Como dizes que não dá para reparar?

@PunK_BoY isto das cenas serem tuas e poderes lá meter o que queres não é nem um pouco assim, nem nos telemóveis nem em lado nenhum, tu compras um carro daqueles que trazem gps e obrigam a comprares updates a eles, alguma vez tentaste lá instalar outro gps? Simplesmente não instalas, aliás digo-te mais compras um carro muda-lhe lá a potência e assim na centralina e depois vai à garantia ver se aceitam.

Compras uma tv qualquer que use software proprietário e tenta lá instalar apps fora das app store deles.

Tu compras uma cena podes fazer o que quiseres com elas agora se queres usar um software tens que instalar nesse software o que o fabricante permite. O iOS permite apps da App Store, eles não mentem em lado nenhum, dizem em todo o lado que só permitem apps validadas por eles para manter a integridade do ecossistema. Isto para mim nem é assunto, quem lança um software mete as regras que quer as pessoas quando compram estão a aceitar se querem tentar martelar lá coisas a empresa nem faz nada contra isso simplesmente se lixares o equipamento é contigo.

Link to comment
Share on other sites

12 minutes ago, invaderhd said:

O iPhone dá para reparar, aliás digo-te mais é praticamente o único telemóvel onde existe um mercado de recondicionados, existe empresas que sobrevivem exclusivamente de vender iPhones recondicionados, nenhuma outra marca têm sequer um mercado semelhante. Como dizes que não dá para reparar?

@PunK_BoY isto das cenas serem tuas e poderes lá meter o que queres não é nem um pouco assim, nem nos telemóveis nem em lado nenhum, tu compras um carro daqueles que trazem gps e obrigam a comprares updates a eles, alguma vez tentaste lá instalar outro gps? Simplesmente não instalas, aliás digo-te mais compras um carro muda-lhe lá a potência e assim na centralina e depois vai à garantia ver se aceitam.

Compras uma tv qualquer que use software proprietário e tenta lá instalar apps fora das app store deles.

Tu compras uma cena podes fazer o que quiseres com elas agora se queres usar um software tens que instalar nesse software o que o fabricante permite. O iOS permite apps da App Store, eles não mentem em lado nenhum, dizem em todo o lado que só permitem apps validadas por eles para manter a integridade do ecossistema. Isto para mim nem é assunto, quem lança um software mete as regras que quer as pessoas quando compram estão a aceitar se querem tentar martelar lá coisas a empresa nem faz nada contra isso simplesmente se lixares o equipamento é contigo.

O que estás a falar nada tem a ver com o right to repair.

Link to comment
Share on other sites

22 minutes ago, invaderhd said:

O iPhone dá cada vez  menos para reparar a cada novo modelo que sai, aliás digo-te mais é praticamente o único telemóvel onde existe um mercado de recondicionados, existe empresas que sobrevivem exclusivamente de vender iPhones recondicionados, nenhuma outra marca têm sequer um mercado semelhante. 

(...)

FTFY

 

Não só é cada vez menos reparável, não só com opções de design/construção que dificultam a reparação, como está a ser introduzida a serialização de componentes.

Quanto ao facto de haver mais iPhones recondicionados do que aparelhos de outras marcas, provavelmente a razão principal terá a ver com o valor dos mesmos: enquanto que há pessoas dispostas a pagar uma boa quantia para arranjar um iPhone, já não fazem o mesmo em relação aos outros.

Edited by RedHeart
Link to comment
Share on other sites

34 minutes ago, invaderhd said:

O iPhone dá para reparar, aliás digo-te mais é praticamente o único telemóvel onde existe um mercado de recondicionados, existe empresas que sobrevivem exclusivamente de vender iPhones recondicionados, nenhuma outra marca têm sequer um mercado semelhante. Como dizes que não dá para reparar?

@PunK_BoY isto das cenas serem tuas e poderes lá meter o que queres não é nem um pouco assim, nem nos telemóveis nem em lado nenhum, tu compras um carro daqueles que trazem gps e obrigam a comprares updates a eles, alguma vez tentaste lá instalar outro gps? Simplesmente não instalas, aliás digo-te mais compras um carro muda-lhe lá a potência e assim na centralina e depois vai à garantia ver se aceitam.

Compras uma tv qualquer que use software proprietário e tenta lá instalar apps fora das app store deles.

Tu compras uma cena podes fazer o que quiseres com elas agora se queres usar um software tens que instalar nesse software o que o fabricante permite. O iOS permite apps da App Store, eles não mentem em lado nenhum, dizem em todo o lado que só permitem apps validadas por eles para manter a integridade do ecossistema. Isto para mim nem é assunto, quem lança um software mete as regras que quer as pessoas quando compram estão a aceitar se querem tentar martelar lá coisas a empresa nem faz nada contra isso simplesmente se lixares o equipamento é contigo.

grande confusão que para aí vai

 

o right to repair exige que seja disponibilziada ao consumidor, esquemas, peças, informação e meios sobre como reparar os seus aparelhos

Os Fabricantes instituíram sistemas nos quais a uncia forma de consertar um dispositivo ou obter peças de reposição seria por meio de um de seus fornecedores autorizados ou fabricantes de OEM. Por exemplo, a Apple tem os Genius Bar nos states ou  reparadores autorizados fora para serviços e suporte aos produtos vendidos,
A apple afirma que isso é como forma de evitar a divulgação de segredos comerciais confidenciais e outras propriedades intelectuais, como os projetos dos telefones e acaba por chegar ao ponto de inventar parafusos com furos próprios, para impedir que a tua loja possa sequer verificar o que está errado. E como sabemos a Apple não fica só pelos parafusos, vai ao carregador, cabos e saídas etc

Enquanto se consegue comprrender isso enquanto o telefone está na garantia, não há explicação para que isto possa sequer ocorrer fora

A questão é que se a desmontagem for proibida ou vedada terceiros, o mesmo ocorre com o direito dos consumidores de repará-los (mesmo que a empresa já tenha entrado em falência ou descontinuado os serviços).

A prática de exigir que tu tenhas de ir ao fabricante e não ao zé manel da loja da esquina é claramente anticompetitiva, pois impede qualquer tipo de terceiros de fazer a manutenção desses dispositivos, fabricando peças compatíveis (que podem oferecer mais benefícios aos consumidores) impedindo inovação e até processos ambientalmente mais amigáveis e impedindo até a reciclagem de produtos antigos sem informações.

 

Isto é o right to repair muito basicamente. se tu aqui conseguires encontrar algo ou algum ponto que vá ao encontro dqquilo que tu dizes até te podia dar razão, mas não encontras e esse é o problema

  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

mercadona_reconhecimento_facial00.jpg
PPLWARE.SAPO.PT

Reconhecimento facial da Mercadona termina numa multa de 2,5 milhões de euros aplicada pela Agência de Proteção de Dados em Espanha.

Isto já está para lá do assustadoramente surreal. Aí minha rica linha vermelha 

  • Confused 1
Link to comment
Share on other sites

33 minutes ago, invaderhd said:

O iPhone dá para reparar, aliás digo-te mais é praticamente o único telemóvel onde existe um mercado de recondicionados, existe empresas que sobrevivem exclusivamente de vender iPhones recondicionados, nenhuma outra marca têm sequer um mercado semelhante. Como dizes que não dá para reparar?

@PunK_BoY isto das cenas serem tuas e poderes lá meter o que queres não é nem um pouco assim, nem nos telemóveis nem em lado nenhum, tu compras um carro daqueles que trazem gps e obrigam a comprares updates a eles, alguma vez tentaste lá instalar outro gps? Simplesmente não instalas, aliás digo-te mais compras um carro muda-lhe lá a potência e assim na centralina e depois vai à garantia ver se aceitam.

Compras uma tv qualquer que use software proprietário e tenta lá instalar apps fora das app store deles.

Tu compras uma cena podes fazer o que quiseres com elas agora se queres usar um software tens que instalar nesse software o que o fabricante permite. O iOS permite apps da App Store, eles não mentem em lado nenhum, dizem em todo o lado que só permitem apps validadas por eles para manter a integridade do ecossistema. Isto para mim nem é assunto, quem lança um software mete as regras que quer as pessoas quando compram estão a aceitar se querem tentar martelar lá coisas a empresa nem faz nada contra isso simplesmente se lixares o equipamento é contigo.

 Como já percebi que não só não fazes ideia do que é o right to repair bem como da postura da Apple sobre o assunto deixo aqui um link de um youtuber que é ao mesmo tempo um dos maiores repaires de dispositivos Apple Nos EUA

https://www.youtube.com/user/rossmanngroup

Pode ser que assim deixes de ser tão blind fan boy

Link to comment
Share on other sites

48 minutes ago, Baron Soontir Fel said:

 Como já percebi que não só não fazes ideia do que é o right to repair bem como da postura da Apple sobre o assunto deixo aqui um link de um youtuber que é ao mesmo tempo um dos maiores repaires de dispositivos Apple Nos EUA

https://www.youtube.com/user/rossmanngroup

Pode ser que assim deixes de ser tão blind fan boy

Já expliquei aqui que uso tanto Android como Apple e que prefiro Apple, não sou eu que sou fan boy são vocês é que são haters, mais de 90% dos que criticam a Apple nunca tiveram um equipamento deles, ou seja criticam sem saber nada so assunto, só porque lêem umas coisas online. Eu estou a falar como utilizador de todos os sistemas iPhone, Android, Mac e Windows, trabalho com tudo diariamente.

Quando ao direito de ser reparado, não sei muito sobre o assunto que levam estas marcas a tribunal, não tenho a minima dúvida que a Apple tenta que repares sempre nos serviços deles, agora sei em termos práticos e em termos práticos é muito mais fácil arranjar onde te arranjem um iPhone do que qualquer outro telemóvel, é muito mais fácil achar peças para iPhones do que para qualquer outro telemóvel.

Dentro da garantia têm que arranjar em lojas da Apple ou em locais autorizados igual a qualquer outra marca, inclusive de outro tipo de equipamentos como por exemplo carros, podes sempre arranjar fora mas a garantia ardeu.
Este negócio das reparações vale milhões e qualquer empresa quer "obrigar" a reparares nas lojas deles, se isto é legal ou não eu não sei, é por isso que andam sempre em tribunais sobre isso mas não é por esta razão que alguém compra ou deixa de comprar um equipamento, os sistemas ao evoluir estão cada vez mais integrados e menos modulares, e a conversa começou com isso, dificilmente vejo o mundo dos portáteis modulares ou telemóveis modulares a crescer, para mim não é o caminho certo da evolução normal da tecnologia. Consegues fazer coisas integrando tudo que jamais consegues fazer criando um sistema modular.

Basta ver que os iPhones são praticamente os únicos telemóveis que conseguem andar 5 ou 6 anos a receber updates constantemente, isto só acontece porque têm um conjunto limitado de hardware onde as coisas correm.

Link to comment
Share on other sites

Eish...novamente esta discussão.

Da minha parte é simples:

Apple (incluindo software) do melhor que há. Muito confiável e bom. Mas fechado.

Android: tem de tudo (do mau ao muito bom). Bom software e boas maquinas. Aberto.

Tenho um iPhone para trabalho e um Android para uso pessoal. O melhor dos dois mundos -_-

Quanto as reparações....bem...cada um puxa a brasa a sua sardinha. E a Apple sabe rentabilizar o seu negocio.

Link to comment
Share on other sites

10 minutes ago, Prince said:

Eish...novamente esta discussão.

Da minha parte é simples:

Apple (incluindo software) do melhor que há. Muito confiável e bom. Mas fechado.

Android: tem de tudo (do mau ao muito bom). Bom software e boas maquinas. Aberto.

Tenho um iPhone para trabalho e um Android para uso pessoal. O melhor dos dois mundos -_-

Quanto as reparações....bem...cada um puxa a brasa a sua sardinha. E a Apple sabe rentabilizar o seu negocio.

Olha contigo concordo perfeitamente, ainda bem que disseste que usas Android a nível pessoal senão estavas tramado e eras já um Fan Boy.
Eu sou o primeiro a dizer que neste momento iOS, Android, Windows e Mac OS são sistemas operativo de topo, eu se tivesse sempre usado Android a nível pessoal também dificilmente mudava, porque começamos a ter lá as nossas coisas é chato mudar, como a nível pessoal sempre usei iOS muito dificilmente mudo para Android, então como prefiro de longe os Mac para trabalhar a integração iOS <-> Mac está muito à frente da integração Android <-> Windows.

Todos os sistemas têm pontos fortes e pontos fracos, agora o que é um bocado parvo é que quem critica mais a Apple são quem nunca utilizou, pessoal que fala sem o minimo conhecimento real dos sistemas operativos, vêem umas coisas no youtube e blogs e ficam logo com uma opinião super forte sobre o assunto.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

7 hours ago, PunK_BoY said:
mercadona_reconhecimento_facial00.jpg
PPLWARE.SAPO.PT

Reconhecimento facial da Mercadona termina numa multa de 2,5 milhões de euros aplicada pela Agência de Proteção de Dados em Espanha.

Isto já está para lá do assustadoramente surreal. Aí minha rica linha vermelha 

Ainda ontem ou anteontem vinha a ouvir na TSF um eng. qualquer da Deloitte a cantar as maravilhas do 5G e como em Oeiras (ou será Loures ou Cascais???) já estão a preparar o sistema em que os utentes de transporte público vão poder deixar de usar cartões ou sequer o telemóvel para pagar e será tudo feito à base de reconhecimento facial.
"É o que o consumidor procura", dizia o homem.

Devo dizer que ouvi aquilo - tanto a explicação do sistema como a suposta motivação - e fiquei estarrecido.

Edited by RedHeart
sintaxe marada
Link to comment
Share on other sites

1 hour ago, RedHeart said:

Ainda ontem ou anteontem vinha a ouvir na TSF um eng. qualquer da Deloitte a cantar as maravilhas do 5G e como em Oeiras (ou será Loures ou Cascais???) já estão a preparar o sistema em que os utentes de transporte público vão poder deixar de usar cartões ou sequer o telemóvel para pagar e será tudo feito à base de reconhecimento facial.
"É o que o consumidor procura", dizia o homem.

Devo dizer que ouvi aquilo - tanto a explicação do sistema como a suposta motivação - e fiquei estarrecido.

O que ainda não percebi minimamente é como é que o 5G tem alguma coisa a ver diretamente com essas tecnologias. 
Ando farto de ouvir notícias semelhantes de que com o 5G fazem isto é aquilo. O 5G é apenas uma tecnologia para permitir ligações mais rápidas, o 5G não tem nada a ver com reconhecimento facial nem nada disso. Se quiserem implementar um sistema de reconhecimento facial o 4g já dá. 
 

Agora o 5G e a maior velocidade e largura de banda disponível vai ajudar as novas tecnologias a crescer mas acho que passam muitas vezes a ideia que o 5G é que tem algo a ver com reconhecimentos faciais e cenas assim. 
Já no outro dia o meu pai estava com essa conversa, tive que lhe explicar o que era realmente o 5G porque algumas notícias são bastante enganadoras 

Edited by invaderhd
Link to comment
Share on other sites

45 minutes ago, invaderhd said:

O que ainda não percebi minimamente é como é que o 5G tem alguma coisa a ver diretamente com essas tecnologias. 
Ando farto de ouvir notícias semelhantes de que com o 5G fazem isto é aquilo. O 5G é apenas uma tecnologia para permitir ligações mais rápidas, o 5G não tem nada a ver com reconhecimento facial nem nada disso. Se quiserem implementar um sistema de reconhecimento facial o 4g já dá. 

(...)

Estou como tu.
É uma estratégia de markting. Causa mais impacto dizer que o 5G vai desenvolver a condução autónoma, as casas e as cidades inteligentes, ... , do que dizer simplesmente que vai permitir maior largura de banda, velocidade e menor latência. Estavam sujeitos a ter pessoal a dizer que queria era ver o 4G e o 4G+ implementado como deve ser em todo o país.

 

 

Encontrei o programa para quem quiser ouvir. É coisa breve.

26 de julho

image.jpg?brand=TSF&type=generate&guid=1
WWW.TSF.PT

Num momento de grande mudança, a TSF e a Deloitte debatem o Futuro das Cidades: o planeamento e transformação urbana, o desafio da sustentabilidade, a humanização da cidade, a tecnologia e as smartcities. Às 2ª feiras, depois das 15h30. Uma colaboração TSF/Deloitte.

 

Link to comment
Share on other sites

8 minutes ago, RedHeart said:

Estou como tu.
É uma estratégia de markting. Causa mais impacto dizer que o 5G vai desenvolver a condução autónoma, as casas e as cidades inteligentes, ... , do que dizer simplesmente que vai permitir maior largura de banda, velocidade e menor latência. Estavam sujeitos a ter pessoal a dizer que queria era ver o 4G e o 4G+ implementado como deve ser em todo o país.

 

 

Encontrei o programa para quem quiser ouvir. É coisa breve.

26 de julho

image.jpg?brand=TSF&type=generate&guid=1
WWW.TSF.PT

Num momento de grande mudança, a TSF e a Deloitte debatem o Futuro das Cidades: o planeamento e transformação urbana, o desafio da sustentabilidade, a humanização da cidade, a tecnologia e as smartcities. Às 2ª feiras, depois das 15h30. Uma colaboração TSF/Deloitte.

 

Ya deve ser mesmo só uma estratégia de marketing mas é muito enganador para quem não está por dentro destas tecnologias. 
Até acho que muitos jornalistas escrevem isto a pensar que estão a dizer a verdade tal é a quantidade de notícias que passam esta ideia. 

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
12 hours ago, karkov said:
apple-lightning_exame%20inform%C3%A1tica
VISAO.SAPO.PT

A questão de criação de carregador universal está a ser falada desde 2009, fundamentada pelos benefícios ambientais e conveniência para os utilizadores

 

Espero bem que chumbe, uma coisa é criar-se standards outra é impingir/obrigar...

  • Facepalm 3
Link to comment
Share on other sites

On 7/28/2021 at 1:32 PM, PunK_BoY said:
mercadona_reconhecimento_facial00.jpg
PPLWARE.SAPO.PT

Reconhecimento facial da Mercadona termina numa multa de 2,5 milhões de euros aplicada pela Agência de Proteção de Dados em Espanha.

Isto já está para lá do assustadoramente surreal. Aí minha rica linha vermelha 

Só agora vi isto. Quem me dera que isto fosse uma realidade em todo o lado. 

Se aquilo não armazena dados, se é usado para identificar quem no passado já tenha roubado, assino já por baixo. Ou então a lei que permita que alguém com reincidência regular possa passar a ficar com o lombo quente. 

Link to comment
Share on other sites

já agora uma coisa gira, para quem não sabe

 

A Apple participou activamente no desenvolvimento da norma Type-C sendo uma contribuidora forte no processo.
Decidiu abandonar a mesma quando percebeu que quem iria fabricar os cabos e vende-los não teria de pagar royalties e propriedade à Apple. Assim mantiveram o Lightning de forma a que quem comercialize cabos Apple approved lhe pague sempre um fee

 

Coisas da Apple 

podem ver aqui o pdf de quem parcipou no processo

https://www.docdroid.net/uf3z/typec-pdf

 

 

e os engenheiros da apple que participaram

eHU3zMX.png

Link to comment
Share on other sites

3 hours ago, Perks said:

Wait, what?

O standard existe, é type-c.

 

 

Existe apenas uma empresa que não gosta de standards para continunar a impingir carregadores, magsafe e afins. Curiosamente como o standard é melhor, nos Mac já podem usar o standard

 

Já agora só para que os nº não fiquem no ar

Charge Power: 12W(18W em alguns casos por periodos curtos por causa do aquecimento, julgo) vs. 100W
Data Transmission: 480Mbps vs. 10Gbps
No type-c tens Extensive Port Support- sginifca que no mesmo cabo pode correr, dados, video e Power simultaneamente
Totalmente Reversivel, podes usar um lado ou outro
USB Power delivery pode chegar até 240W com voltagens até 48V. quase todos os aparelhos que tens em casa podem ser powered com um unico conector, desde o router até ao telefone, havendo carregadores (como os da apple nos Mac) que inteligentemente ajustam a saída para o que aparelho precisa, basicamente o verdadeiro conceito de carregador unico para tudo

 

 

Explica-me lá porque é que devia chumbar a lei, porque não percebo

Entao se ha standard qual é a necessidade da lei? quem quiser ficar de fora do standard é que vai sair penalizado... ou que deveria... eu nao sou contra o type-c ou seja o que for, agora obrigar a usar um tipo de cabo so faz com que a próxima iteração seja "adiada" porque agora temos um standard obrigatório e é chato nem vale a pena evoluir...

Link to comment
Share on other sites

Tambem nao percebo porque e que tem que ser lei todos adoptarem o mesmo standard, criar incentivo para manter o mesmo standard entre geracoes e vender sem carregador e' o ponto que faz mais sentido e tera mais impacto em reduzir e-waste.

Link to comment
Share on other sites

29 minutes ago, nosleep said:

Entao se ha standard qual é a necessidade da lei? quem quiser ficar de fora do standard é que vai sair penalizado... ou que deveria... eu nao sou contra o type-c ou seja o que for, agora obrigar a usar um tipo de cabo so faz com que a próxima iteração seja "adiada" porque agora temos um standard obrigatório e é chato nem vale a pena evoluir...

a necessidade da lei advem de existirem empresas que simplesmente não querem cumprir os standards com os consumidores e esse é o problema. Achas que o sr de 60 anos que compra o telefone sabe se o cabo é type-c ou lightning, se carrega a 2A ou 0.5A, se pode ligar num carregador de 30W um cabo que só aguenta 12W?

Tu sabes qual a potencia correcta num o cabo lightning (agora sabes), mas sabes se o carregador com selo CE certificado com uma saida USB igual à do lightning pode levar com um cabo que só aguenta 12W? 

duvido que saibas, se calhar até corres riscos e ainda achas que não deveria ser regulado ;) 

28 minutes ago, skaazi said:

WMA8jqp.png

mais simples assim?

este exemplo é o mais claro que podes ter do porquê precisares de legislação standard

a apple dá-se ao luxo de fazer uma porta igual, com conectores exactamente iguais, fisicamente impossível de veres a diferença, mas com funções diferentes

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.