Jump to content

21ª jornada


Vasco G
 Share

Recommended Posts

Insultos racistas é para mim também um acto de delinquência, há falta de respeito para com outros, há uma clara intenção de atingir e afectar, é terrorismo psicológico. 

 

Link to comment
Share on other sites

1 hour ago, Batunaz said:

fdx... estás aqui outra vez Ventura?

Por acaso concordo em parte com o que o @Vasco G, o que aconteceu com o Marega é bastante mau, e compreendo e apoio ter tomado uma atitude de descontentamento, pelo menos chamou a atenção para esta situação. 
Agora a comunicação social e muitas pessoas estão tratar isto como se fosse o pior crime de sempre, lembro isto não passou de bocas ninguém foi agredido. No mesmo jogo atiraram coisas para o relvado meteram a saude de jogadores em risco, mas o que é realmente grave foi as palavras?
Anda tudo maluco a tentar descobrir quem mandou bocas, acho muito bem que o façam, mas antes de chegar aos que mandaram bocas comecem pelos que atiraram objetos para o relvado. 
A violência psicológica é bastante má e deve ser punida, mas não se iludam a violência física é muito pior e causa muitos mais problemas.
 

Link to comment
Share on other sites

é facil condenar o racismo.

agora o que não parece fácil é ignorar imbecis nas bancadas. ou fazer o trabalho para que são pagos (absurdamente bem).

para a quantidade de vezes que se ouve filho da p*ta nas bancadas, ainda ninguém associou isso a um profundo ódio às mães dos outros no nosso país.

estou com o Vasco (nem sei como). é hipocrisia ao mais alto nível, virtue signaling do mais fácil e básico. e chamar o Ventura à conversa é só estúpido.

vamos ser honestos 2 segundos. as bancadas estão cheias de animais, e não há insulto mais fácil e eficaz do que aquele sobre a etnia das pessoas.

Edited by cursed
Link to comment
Share on other sites

Ontem percebi porque é que o Ventura tem tanta gente a achar que ele diz o que pensam... 

O truque é basicamente misturar assuntos e tirar o ónus do debate. 

Ou seja, diz "Ah e tal, os políticos são hipócritas porque agora vêm comentar futebol e condenar racismo mas quando os bombeiros foram agredidos ou os médicos, ninguém os viu..." 

O pessoal apanha esta mensagem e nem pensa duas vezes... 

Racismo é um problema completamente diferente de insultos, violência gratuita, falta de educação. 

Por isso, de certa forma não estou chocado que alguns por aqui também não consigam diferenciar as coisas. 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

21 minutes ago, Vasco G said:

Insultos racistas é para mim também um acto de delinquência, há falta de respeito para com outros, há uma clara intenção de atingir e afectar, é terrorismo psicológico. 

 

Preconceito e discrmininação racial não é delinquência.

Continuares a misturar as duas coisas é que é estranho.

Link to comment
Share on other sites

21 minutes ago, cyberurbis said:

Ontem percebi porque é que o Ventura tem tanta gente a achar que ele diz o que pensam... 

O truque é basicamente misturar assuntos e tirar o ónus do debate. 

Ou seja, diz "Ah e tal, os políticos são hipócritas porque agora vêm comentar futebol e condenar racismo mas quando os bombeiros foram agredidos ou os médicos, ninguém os viu..." 

O pessoal apanha esta mensagem e nem pensa duas vezes... 

Racismo é um problema completamente diferente de insultos, violência gratuita, falta de educação. 

Por isso, de certa forma não estou chocado que alguns por aqui também não consigam diferenciar as coisas. 

Neste caso do Marega estão a colar isto ao racismo por ele ser preto, porque na realidade acredito que grande parte do pessoal que o ofendeu nesse jogo não foi por ele ser preto, grande parte das pessoas que falam deste caso nem fazem ideia que o Marega já jogou no Guimarães, para mim esse facto é que faz com que ele tenha sido alvo dos cânticos. Eu condeno a atitude dos adeptos mas acredito que se ele fosse branco seria alvo de insultos à mesma.
Por exemplo o Maxi Pereira quando jogava mudou para o Porto e foi jogar à Luz chamaram-lhe tudo e mais alguma coisa, o JJ igual, como não são pretos ninguém colou essas ofensas ao racismo e ninguém ligou.

Volto a dizer no espectro das atitudes racistas que existam estas de adeptos para com jogadores parece-me ser das menos relevantes, muito do que se diz não têm nada a ver com a cor mas sim com outro problema ligado ao futebol que é as ofensas gratuitas.
O verdadeiro racismo é quando pessoas são deixadas de lado por serem de outra cor ou religião, quando não lhes dão trabalho, ou os prejudicam. 
Quem veja um bocado de futebol sabe bem que este tipo de ofensas não estão ligadas à cor do jogador, tudo bem que usam isso nas ofensas, mas é igual a gozarem com o Pizzi por ter os olhos tortos, o pessoal a ofender usa as características que mais os diferenciam dos restantes. Se for um preto no meio de brancos é a cor, se for um branco no meio de pretos é igualmente a cor, se for um careca no meio de uma equipa onde todos têm cabelo é esse pormenor que se destaca. 

Apoio o Marega acho que fez bem para chamar atenção para isto, mas não reconheço a gravidade que muitos apontam, é grave mas está longe de ser as coisas mais graves que acontecem, para mim nesse jogo nem sequer foi o mais grave que se passou.

Link to comment
Share on other sites

Mas se chamaram macaco ao Marega e imitaram macacos se não é racismo é o que? Tentativa de comunicação com ele?

Se eu te chamar filho da puta, estou a ofender a tua mãe ou vais apenas achar que eu só te estou a querer irritar?

ps: não te estou a chamar nada

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

32 minutes ago, cyberurbis said:

Ontem percebi porque é que o Ventura tem tanta gente a achar que ele diz o que pensam... 

O truque é basicamente misturar assuntos e tirar o ónus do debate. 

Ou seja, diz "Ah e tal, os políticos são hipócritas porque agora vêm comentar futebol e condenar racismo mas quando os bombeiros foram agredidos ou os médicos, ninguém os viu..." 

O pessoal apanha esta mensagem e nem pensa duas vezes... 

Racismo é um problema completamente diferente de insultos, violência gratuita, falta de educação. 

Por isso, de certa forma não estou chocado que alguns por aqui também não consigam diferenciar as coisas. 

Precisamente mas isso n é novidade.

E agora se me desculpam:

/rant

O discurso desta malta é o da falácia, do "red herring" como se diz em inglês... E infelizmente para nós, vivemos num país com uma cultura muito baixinha que não permite para aí a 90% das pessoas ou mais identificar um discurso falacioso quando o ouvem. Nem identificar, nem processar o seu conteúdo sequer. Se há coisa que eu me apercebi nos últimos tempos/anos é precisamente disso mesmo... Infelizmente estamos rodeados de burros por todo o lado. Talvez esteja a ser um bocado brusco, admito, mas sinto que é mesmo a verdade. Burros que dormem, comem, cagam, trabalham (alguns), à noite aprendem o que sabem com as redes sociais, as revistas cor de rosa, as novelas, os jokers e os preços certos, ás tardes com as Cristinas, aos sábados com a pimbalhada nas terrinhas, vão ali ao café dar uns dedos de conversa sobre futebol e pronto tá feita a vidinha. Esta gente vota, tem opiniões, infelizmente para nós (mas talvez felizmente tb pq temos democracia) e é gente que é alvo fácil para os Venturas e outros debiloides desta vida. Qd n é isso, votam tipo equipa como fizeram nas últimas décadas e fazem crescer o câncro político que resultou no que temos hoje em dia. Pq pensar é difícil e custa... É aborrecido e está sempre a dar algo mais interessante na tv.

Da minha parte, já me chateei mais com isto. PT é um caso perdido que não sendo tão grave como outros, tem contornos diferentes de outros países que a meu ver são mais gravosos. Somos um país pequenino demais para a dimensão das internets e da avalanche de opiniões de merda que qq anormal decida postar. Temos uma população que é burra, letárgica e que está há décadas em piloto automático para uma realidade que já é dominada pela mediocridade. Vir um Ventura que arrasta isto tudo para o charco e dá a machadada final não é surpresa absolutamente nenhuma. E não vai à força, vai com apoio! Pq o que não falta por aí é atrasados em toda a linha, bastante mais refinados que ele, que de burro tem muito pouco.

/rant

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

10 minutes ago, karkov said:

Mas se chamaram macaco ao Marega e imitaram macacos se não é racismo é o que? Tentativa de comunicação com ele?

Se eu te chamar filho da puta, estou a ofender a tua mãe ou vais apenas achar que eu só te estou a querer irritar?

ps: não te estou a chamar nada

Não claramente chamaram macaco para o ofender, mas no contexto em que essas ofensas foram ditas creio que foram foram insultos gratuitos que estão ao mesmo nível de chamar filho da puta a um árbitro. 
Quem o estava a ofender agarrou nas características deles e usaram isso para fazer a ofensa, se ele fosse careca, possivelmente chamavam "careca filho da puta", se fosse um treindador gordo seria "gordo cabrão". 
Eu não acredito que ofenderam o Marega por ele ser preto, existiam mais pretos no campo, ofenderam-no por ser um ex-jogador e por alguma razão não gostarem dele.
Volto a dizer o JJ sofreu o mesmo, o Maxi Pereira também, acho que o marega fosse de que cor fosse ontem iram receber insultos por isso é que não colo isto a racismo mas sim à estupidez humana.

Gostava de saber aqui a opinião do @karkov e @cyberurbis se acham que o Marega foi ofendido por ser preto? Se acham que se ele fosse branco ninguém o tinha insultado?

Edited by invaderhd
Link to comment
Share on other sites

@invaderhd, quando um branco chama um preto de macaco, nunca é insulto, a não ser que seja muito amigo teu e conheça bem o português ao ponto de dizeres "és mesmo macaco" (que quer dizer que é divertido e gosta de entrar em brincadeiras).

E não o podemos fazer por uma carga histórica. Porque fomos nós, os brancos que os escravizámos, vilipendiamos, humilhámos... etc... etc... 

c4f73186-4444-4eb4-8bd6-7fb541875352.jpg

Volto a partilhar a imagem que já tinha partilhado... todos os quadradinhos são exemplos de racismo... mesmo que alguns possam parecer apenas falta de educação. ;)

 

Edited by cyberurbis
Link to comment
Share on other sites

Exato. Não vejo onde está a dificuldade em perceber isto. Claro que é racismo.

Chamar filho da puta ou preto de merda não é a mesma coisa nem tem o mesmo nível de gravidade.

Edited by dastinger
Link to comment
Share on other sites

@dastinger e @cyberurbis têm razão aquilo é um insulto racista, porque é um insulto que usa a raça para ofender, mas pelo que dizem e falam aqui parece que foi a pior coisa do mundo e não foi. O Marega não foi insultado por ser preto, usaram foi o facto de ser preto para fazer aquele insulto.

Agora não acho que exista um problema de racismo no futebol, temos pessoas de todas as cores a jogar, os adeptos apoiam os seus jogadores, eu não vejo as próprias claques a deixar de festejar um golo por ser um jogador branco ou preto a marcar. 
O problema é que existe muito insulto entre equipas rivais, este foi só mais um caso, estão a colar isto a racismo mas não é essa a base do problema, volto a dizer se ele fosse branco teria sido ofendido igualmente, não faziam o barulho de um macado mas chamavam-lhe outra coisa qualquer. O pessoal nos estádios quando começa a mandar este tipo de insultos usa as características que mais sobressaem para insultar, volto a dizer se ele fosse branco e meio gordo aposto que saia insultos relativos ao peso.

Não tentem fazer parecer que o racismo é um problema grave no futebol ou mesmo na sociedade portuguesa porque acho que não é.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

1 hour ago, invaderhd said:

Neste caso do Marega estão a colar isto ao racismo por ele ser preto, porque na realidade acredito que grande parte do pessoal que o ofendeu nesse jogo não foi por ele ser preto

Se o Marega fosse branco, ias ouvir o estadio a fazer sons de macacos sempre que ele tocava na bola? 

Link to comment
Share on other sites

Just now, Revenge said:

Se o Marega fosse branco, ias ouvir o estadio a fazer sons de macacos sempre que ele tocava na bola? 

Não não ia ouvir esse tipo de insultos, ouvia outros que fossem de encontro as características sobretudo físicas do jogador. 
Isto para mim são insultos racistas porque usam a raça para insultar, mas não são insultos causadora por causa da raça, isso sim para mim seria grave o suficiente para está loucura à volta disto. 
@karkov eu não estou a desvalorizar, eu acho que insultos são graves mas meto este praticamente ao mesmo nível de todos os outros insultos. 
Volto a perguntar-vos acham que ele foi ofendido por ser preto? Se fosse branco não seria ofendido?

Tratem isto como ofensas graves a um jogador e não como um caso de descriminação devido à cor. A cor do Marega deu origem aquele insulto em específico agora ele não foi ofendido por ser preto. 

Link to comment
Share on other sites

Just now, Tourniquet said:

Mas aí é que está precisamente o busílis. Não foi ofendido por ser preto mas foi ofendido de forma racista. Tá difícil...

Exatamente isso, já disse isso n vezes o insulto é racista porque pegaram em características físicas associadas à raça para o ofender mas não é insultado por ser preto. 
Para mim este facto faz uma enorme diferença na análise desta situação. 
Se o público o atacasse por causa da cor isso era mesmo grave e aí tinhas um problema sério de racismo, mas não foi isso que aconteceu, não desvalorizo a situação mas acho que não foi sequer o mais grave que aconteceu nesse jogo onde foram atirados objectos que podiam aleijar fisicamente jogadores. 
Apoio o Marega mas não façam passar a ideia que os adeptos descriminam os jogadores por serem de outras raças, isso não acontece. Agora de facto usam a raça nas ofensas, mas tal como usam a raça usam as características físicas dos jogadores (gordo, magro, pequeno,careca)

Link to comment
Share on other sites

Características físicas associadas à raça….explica lá essa...que característica física é que o Marega tem para lhe chamarem macaco? a cor da pele? só pode...então isso é...adivinha...racismo!!!

Link to comment
Share on other sites

15 minutes ago, Coutinho77 said:

Sem querer ofender ninguém mas as pessoas já têm tão enraizado que estás atitudes são "normais" ou vá "idênticas a ofensas graves" que não identificam o que é claramente uma atitude racista. 

 

Mas alguém disse aqui que não foi uma atitude racista? Óbvio que foi. 

Link to comment
Share on other sites

34 minutes ago, invaderhd said:

Não não ia ouvir esse tipo de insultos, ouvia outros que fossem de encontro as características sobretudo físicas do jogador. 
Isto para mim são insultos racistas porque usam a raça para insultar, mas não são insultos causadora por causa da raça, isso sim para mim seria grave o suficiente para está loucura à volta disto. 
@karkov eu não estou a desvalorizar, eu acho que insultos são graves mas meto este praticamente ao mesmo nível de todos os outros insultos. 
Volto a perguntar-vos acham que ele foi ofendido por ser preto? Se fosse branco não seria ofendido?

Tratem isto como ofensas graves a um jogador e não como um caso de descriminação devido à cor. A cor do Marega deu origem aquele insulto em específico agora ele não foi ofendido por ser preto. 

Não interessa o motivo pelo qual decidiram insulta-lo. Interessa sim, é a arma que escolheram para o fazer, que foi o racismo. 

Se decidirmos fechar os olhos a este tipo de casos, como muita gente parece sugerir, corremos o risco deste tipo de insultos passar a ser normal nos estadios de futebol, e os jogadores como ganham bem, têm de comer e calar, como se o dinheiro pagasse as suas dignidades. 

E já agora, faz um exercício a ti mesmo. Imagina que vais a Angola (onde também existe racismo). Ficas mais ofendido se alguém te chamar "filho da puta", ou se alguém te disser "vai para a tua terra seu branco de merda." E depois sempre que passavam por ti, faziam o som de um animal qualquer. 

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.