Jump to content

COVID-19 (Coronavírus)


Vasco G
 Share

Vacinação covid-19   

82 members have voted

  1. 1. Que vacina tomaste?



Recommended Posts

Pessoalmente estou muito assustado com o agravar da situação que vem claramente das medidas pouco duras para o Natal e Passagem de ano.

A continuar assim, o SNS não vai ter capacidade para receber tanto caso. A minha namorada há cerca de duas semanas foi chamada pelo serviço de emergência para transportar um doente para Penafiel porque, apesar de não ser uma urgência, os intensivos onde ela trabalha não tinham vagas e os hospitais do Porto também não aceitaram.

Ontem em conversa no hospital o director clínico acha que mais tarde ou mais cedo vai-se confinar tudo novamente. Não sei como vai ser com a economia mas a continuar assim vamos deixar de ter cuidados de saúde para todos :(

Outra coisa que ele referiu foi que um infecciologista amigo dele fez várias simulações (não sei com que base as fez) e que todas apontavam para a normalidade antes do COVID (sem máscaras) apenas para 2025. Vale o que vale.

Link to comment
Share on other sites

8 minutes ago, Stone said:

Pessoalmente estou muito assustado com o agravar da situação que vem claramente das medidas pouco duras para o Natal e Passagem de ano.

A continuar assim, o SNS não vai ter capacidade para receber tanto caso. A minha namorada há cerca de duas semanas foi chamada pelo serviço de emergência para transportar um doente para Penafiel porque, apesar de não ser uma urgência, os intensivos onde ela trabalha não tinham vagas e os hospitais do Porto também não aceitaram.

Ontem em conversa no hospital o director clínico acha que mais tarde ou mais cedo vai-se confinar tudo novamente. Não sei como vai ser com a economia mas a continuar assim vamos deixar de ter cuidados de saúde para todos :(

Outra coisa que ele referiu foi que um infecciologista amigo dele fez várias simulações (não sei com que base as fez) e que todas apontavam para a normalidade antes do COVID (sem máscaras) apenas para 2025. Vale o que vale.

E distanciamento social, 2030?

Podem fazer as simulações que quiserem, é o que digo, a população só vai continuar com isto no máximo até ao Verão. 

Edited by Vidolz
  • Haha 1
Link to comment
Share on other sites

23 hours ago, PunK_BoY said:

 

Ainda esta noite eram 2 da manhã e alguém próximo me ligou desesperada a chorar porque a mãe dela pela 3ª vez no espaço de um mês deu entrada no hospital com hemorragia cerebral e no mesmo dia foi despachada (com pulseira vermelha no pulso) para casa com a justificação de "ah e tal o corpo parece que já está a reabsorver o sangue e que vocês é que tem que controlar em casa e se a pessoa piorar vocês vão reparar porque as dores vão ser tantas que a pessoa não vai aguentar"!!!!! É isto a que está reduzido o nosso sistema de saúde.

 

Ora bem. Como disse ontem essa pessoa próxima da minha amiga veio para casa depois de ter dado entrada nas urgências pela terceira vez. Diagnostico novamente (que já se arrasta desde dezembro), "hemorragia sub-aracnoideia recente em topografia sulcal parietal posterior a nível da alta convexidade esquerda". Ah e tal não é grande, cabe a vocês em casa controlar e se piorar as dores vão ser tantas que vcs vão reparar.

Entrou dia 20 de dezembro com este problema, esteve internada 4 dias e mandaram para casa a dizer que o corpo já estava a absorver. Dá entrada dia 4 com o mesmo problema e é despachada no mesmo dia. Dá entrada no dia 5 com o mesmo problema e sintomas e é despachada no mesmo dia...

Acaba de me ligar a minha amiga a chorar baba e ranho a dizer que a tia estava a ter um AVC e que estava lá o INEM.

Não consigo dizer mais nada...

  • Sad 3
  • Shocked 1
Link to comment
Share on other sites

5 minutes ago, PunK_BoY said:

Ora bem. Como disse ontem essa pessoa próxima da minha amiga veio para casa depois de ter dado entrada nas urgências pela terceira vez. Diagnostico novamente (que já se arrasta desde dezembro), "hemorragia sub-aracnoideia recente em topografia sulcal parietal posterior a nível da alta convexidade esquerda". Ah e tal não é grande, cabe a vocês em casa controlar e se piorar as dores vão ser tantas que vcs vão reparar.

Entrou dia 20 de dezembro com este problema, esteve internada 4 dias e mandaram para casa a dizer que o corpo já estava a absorver. Dá entrada dia 4 com o mesmo problema e é despachada no mesmo dia. Dá entrada no dia 5 com o mesmo problema e sintomas e é despachada no mesmo dia...

Acaba de me ligar a minha amiga a chorar baba e ranho a dizer que a tia estava a ter um AVC e que estava lá o INEM.

Não consigo dizer mais nada...

Infelizmente esta situação acontece com muita regularidade, morre-se mais de não covid por falta de tratamentos do que de covid.

Concordo com uma coisa com o @Vidolz as pessoas não vão continuar refêns de um virus até 2025, para isso acontecer e a população aceitar os números tinham que estar constantemente mesmo muito maus.
Esse estudo do amigo do @Stone acho que deve ter tanto valor como um número ao calhas mandado por mim, a população começa a ganhar uma certa imunidade com o tempo, para além disso estamos a começar a vacinar os mais vulneráveis, ou seja, os números de casos graves e mortes vai ter que cair drasticamente, se isso acontecer o covid passa a ser só mais uma doença como qualquer outra que anda para ai e vamos ter que retomar a vida com normalidade.

Agora acredito que isto mudou a mentalidade de muita gente, vamos passar a ver muito mais pessoas de máscara na rua, à semelhança do que já acontecia nos países asiáticos. 

Link to comment
Share on other sites

Isto só está como está por causa das bestas quadradas dos negacionistas, dos baldas e daqueles que, à força, querem ter a normalidade pré-covid, coisa que não existe no momento. Temos todos que continuar a viver, é certo, mas longe dessa "normalidade". Porém, como esses animais são todos acéfalos, isso é pedir o impossível.

Como todos nós conhecemos alguns desses [ou muitos], quando tiverem oportunidade agradeçam-lhes.

Ah, já me esquecia. E têm a sua quota parte, direta ou indiretamente, pelo colapso do SNS. E que resulta em muito mais casos semelhantes ao que o @PunK_BoY relatou, a manta é curta e não há SNS que chegue para todos.

  • Facepalm 1
Link to comment
Share on other sites

14 minutes ago, Spark said:

Isto só está como está por causa das bestas quadradas dos negacionistas, dos baldas e daqueles que, à força, querem ter a normalidade pré-covid, coisa que não existe no momento. Temos todos que continuar a viver, é certo, mas longe dessa "normalidade". Porém, como esses animais são todos acéfalos, isso é pedir o impossível.

Como todos nós conhecemos alguns desses [ou muitos], quando tiverem oportunidade agradeçam-lhes.

Ah, já me esquecia. E têm a sua quota parte, direta ou indiretamente, pelo colapso do SNS. E que resulta em muito mais casos semelhantes ao que o @PunK_BoY relatou, a manta é curta e não há SNS que chegue para todos.

Não concordo minimamente, isto está como está porque é impossível controlar, praticamente todos os portugueses cumprem as regras quando estão fora de casa, o problema é em casa onde tens que jantar, onde tens familia e acabas por os ir visitar. E isso não são bestas quadradas são pessoas normais com familia e amigos.
 

Acho que existe uma dificuldade enorme em alguns de vocês perceberem que o mundo está todo assim, que é possivel controlar a propagação em meios sociais (lojas, na rua e assim) mas o problema acaba sempre por ser em casa onde uma pessoa infeta toda a familia, no trabalho onde estás durante muitas horas a grande proximidade de outros colegas.

Achar que estamos assim porque existe negacionistas e gajos contra o uso de máscara é simplesmente estar a ser negacionista para com a realidade, e é estar à força a tentar arranjar um culpado.

Não sei se tens familiares mais velhos, mas a minha avó já disse várias vezes que preferia morrer com covid do que ser deixada em casa sem que nenhum neto ou filhas a vão visitar, como ela existe milhares de velhotes que de facto a unica coisa segura a fazer era viverem em isolamento quase total, mas isso não é viver, quando estás a chegar ao fim da vida podes morrer do covid ou de outra coisa qualquer.

Tentar simplificar isto é errado, devemos ter cuidados, e esperar na rapida vacinação dos mais vulneráveis o resto é ir vivendo a vida dentro do possivel.

12 minutes ago, Stone said:

Eu não disse que era meu amigo, disse que era médico infecciologista que também é professor e que é amigo do director clínico do meu serviço.

Ok li a correr. Mas o que dizia é que não me acredito nesses estudos, aliás são poucos os estudos a fazer futurologia em relação a isto que acertam em qualquer coisa. Ainda me lembro de alguns que sairam no inicio do virus onde estimavam que com aquele r0 iamos ter a população toda infetada até uma data qualquer, a matemática até pode estar correcta estão é a ignorar tudo o que é outros fatores.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

1 minute ago, invaderhd said:

... praticamente todos os portugueses cumprem as regras quando estão fora de casa...

Parei de ler aqui. Estás tão, mas tão enganado... aliás, os números mostram que praticamente estamos todos a cumprir. Praticamente.

Que há muita gente que cumpre, aceito. A maioria? Longe disso...

Link to comment
Share on other sites

5 minutes ago, Spark said:

Que há muita gente que cumpre, aceito. A maioria? Longe disso...

Somos 10 Milhões de pessoas, quantas é que não cumprem? 

Já não me lembro a ultima vez que fui a um mercado ou a uma loja e vi alguém sem mascara. Só um mero exemplo.

Link to comment
Share on other sites

36 minutes ago, Spark said:

Isto só está como está por causa das bestas quadradas dos negacionistas, dos baldas e daqueles que, à força, querem ter a normalidade pré-covid, coisa que não existe no momento. Temos todos que continuar a viver, é certo, mas longe dessa "normalidade". Porém, como esses animais são todos acéfalos, isso é pedir o impossível.

Como todos nós conhecemos alguns desses [ou muitos], quando tiverem oportunidade agradeçam-lhes.

Ah, já me esquecia. E têm a sua quota parte, direta ou indiretamente, pelo colapso do SNS. E que resulta em muito mais casos semelhantes ao que o @PunK_BoY relatou, a manta é curta e não há SNS que chegue para todos.

A culpa é de quem vai ao ginásio :(

Era pena de morte a toda a gente que metesse um pé dentro do ginásio até haver 0 casos de covid.

Link to comment
Share on other sites

48 minutes ago, invaderhd said:

Infelizmente esta situação acontece com muita regularidade, morre-se mais de não covid por falta de tratamentos do que de covid.

Esse é efetivamente um problema. Se a pessoa tivesse Covid, provavelmente tinha ficado no hospital se os sintomas fossem mais severos. Como tem um problema cerebral, que acabou por originar um AVC que muito provavelmente não teria acontecido se tivesse sido tratada ainda no ano passado...

Um AVC na maioria dos casos ou acaba em falecimento ou em incapacidades para o resto da vida.

O Covid existe e tem de ser tratado, mas existe justificação para dedicar a grande parte dos recursos para o Covid quando existe muitas outras doenças que matam? É muito mais provavel morrermos se tivermos um AVC do que se apanhar-mos Covid.

Link to comment
Share on other sites

3 minutes ago, Revenge said:

Somos 10 Milhões de pessoas, quantas é que não cumprem? 

Já não me lembro a ultima vez que fui a um mercado ou a uma loja e vi alguém sem mascara. Só um mero exemplo.

Estou exatamente como tu. Vou a qualquer loja e nunca me lembro de ver alguém sem máscara.
Sim as vezes passamos por aquele pessoal com o nariz de fora mas cada vez menos.

Existe sitios onde realmente existe alguns abusos que é cafés de aldeias, onde o pessoal tira a máscara e está a beber um copito e a jogar às cartas, mas isso é uma minoria.

Os locais onde as coisas falham é no trabalho quando é escritórios e em casa. Se há algo que os números mostram é que grande parte das infeções são em ambiente familiar ou seja socialmente e em publico as pessoas cumprem falham em casa, mas isso não há nada a fazer é impossivel dizer a uma familia que tem que andar de máscara em casa.

Link to comment
Share on other sites

Just now, invaderhd said:

Estou exatamente como tu. Vou a qualquer loja e nunca me lembro de ver alguém sem máscara.
Sim as vezes passamos por aquele pessoal com o nariz de fora mas cada vez menos.

Existe sitios onde realmente existe alguns abusos que é cafés de aldeias, onde o pessoal tira a máscara e está a beber um copito e a jogar às cartas, mas isso é uma minoria.

Os locais onde as coisas falham é no trabalho quando é escritórios e em casa. Se há algo que os números mostram é que grande parte das infeções são em ambiente familiar ou seja socialmente e em publico as pessoas cumprem falham em casa, mas isso não há nada a fazer é impossivel dizer a uma familia que tem que andar de máscara em casa.

Estás mesmo enganado se achas que é preciso ir à aldeia para ver isso. Tenho um café ao lado de casa, centro de Gaia. Não há uma hora em que aquilo não esteja à pinha de gente. Com máscara está o dono atrás do balcão. Só. 

Não concordo com o Spark, mas nem tanto ao mar nem tanto à terra. 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

3 minutes ago, invaderhd said:

Os locais onde as coisas falham é no trabalho quando é escritórios e em casa. Se há algo que os números mostram é que grande parte das infeções são em ambiente familiar ou seja socialmente e em publico as pessoas cumprem falham em casa, mas isso não há nada a fazer é impossivel dizer a uma familia que tem que andar de máscara em casa.

E escolas.

Estou farto de receber exemplos de pessoal conhecido que apanharam Covid. Quando pergunto como apanharam, quase sempre foi o filho que apanhou na escola e passou aos pais.

Link to comment
Share on other sites

18 minutes ago, Spark said:

Parei de ler aqui. Estás tão, mas tão enganado... aliás, os números mostram que praticamente estamos todos a cumprir. Praticamente.

Que há muita gente que cumpre, aceito. A maioria? Longe disso...

Não concordo minimamente contigo. Há gente que não cumpre? Óbvio. É uma maior parte ou um número gigante? Não acho. 

Link to comment
Share on other sites

Just now, Revenge said:

E escolas.

Estou farto de receber exemplos de pessoal conhecido que apanharam Covid. Quando pergunto como apanharam, quase sempre foi o filho que apanhou na escola e passou aos pais.

Atenção e pelo que sei os putos até cumprem bastante, mas estar lado a lado numa ambiente fechado é impossivel haver milagres.

Acho que aqui alguns utilizadores acreditam em milagres. No geral as pessoas cumprem agora isto é algo que por mais cuidados que tenhas é facilmente transmissivel, mesmo cumprindo tudo a máscara não protege a 100% e é possivel apanhares. 

Se ninguém sair de casa nem for trabalhar, os putos não forem à escola, os cafés, lojas de bens não essenciais fecharem isso sim paramos o virus, mas também destróis muito mais vidas do que o covid. 
 

Sei que aqui alguns são adeptos de matar moscas com canhões, é importante adaptar as medidas à gravidade da situação, o covid é grave mas não assim tão grave para o mundo parar e destruir-se completamente a sociedade 

Link to comment
Share on other sites

6 minutes ago, invaderhd said:

Atenção e pelo que sei os putos até cumprem bastante, mas estar lado a lado numa ambiente fechado é impossivel haver milagres.

Cumprem os que cumprem. Muitos até trocam alimentos. Estamos a falar de putos, nós também já fomos, sabemos como é. 

Tenho uma Tia que trabalha numa escola primária na Trofa. Houve um contagio, a escola ficou basicamente toda infectada, ela incluída. Depois em casa, contagiou o marido e os dois filhos. 

E isso deve ter acontecido basicamente com todas as famílias dos putos e funcionários da escola. 

Felizmente os filhos nem tiveram sintomas e ela e o marido tiveram sintomas que segundo ela foram mais leves do que uma Gripe. Ela foi perda de olfato e o meu Tio teve dores de cabeça. 

Link to comment
Share on other sites

Just now, Revenge said:

Somos 10 Milhões de pessoas, quantas é que não cumprem? 

Já não me lembro a ultima vez que fui a um mercado ou a uma loja e vi alguém sem mascara. Só um mero exemplo.

Não é por aí... nas zonas fechadas acho que estamos a cumprir. É no resto do tempo, com amigos, vizinhos ou ilustres desconhecidos. Eu tenho observado N situações que me mostram isso. Ou então sou eu que sou muito exigente. Ou estou a exagerar. Whatever.

O caso mais recente, ontem. Vêm aqui à empresa 2 clientes, mascaras a tapar a boca, quando lhes peço para colocarem a máscara direita quase que me trucidavam com os olhos. Então quando lhes pedi para desifetarem as mãos e tirar a febre? Ui... E é uma coisa simples, já devia ser quase uma rotina mas ainda há muita gente a lutar com isso. Mas conheço vários casos com este tipo de comportamento na onda do desvalorizar.

Link to comment
Share on other sites

1 hour ago, PunK_BoY said:

Ora bem. Como disse ontem essa pessoa próxima da minha amiga veio para casa depois de ter dado entrada nas urgências pela terceira vez. Diagnostico novamente (que já se arrasta desde dezembro), "hemorragia sub-aracnoideia recente em topografia sulcal parietal posterior a nível da alta convexidade esquerda". Ah e tal não é grande, cabe a vocês em casa controlar e se piorar as dores vão ser tantas que vcs vão reparar.

Entrou dia 20 de dezembro com este problema, esteve internada 4 dias e mandaram para casa a dizer que o corpo já estava a absorver. Dá entrada dia 4 com o mesmo problema e é despachada no mesmo dia. Dá entrada no dia 5 com o mesmo problema e sintomas e é despachada no mesmo dia...

Acaba de me ligar a minha amiga a chorar baba e ranho a dizer que a tia estava a ter um AVC e que estava lá o INEM.

Não consigo dizer mais nada...

Essa pessoa já teve um AVC, pelo menos, em 20 de dezembro. Andou foi a babar até agora, altura em que a clínica agravou. Agora que há situações em que a estratégia é simplesmente esperar, há. Mas é esperar sob vigilância e não em casa. Neste momento, há uma pressão gigante (e já há anos...) para serem dadas altas a tudo e mais alguma coisa. Financiamento que vem da ACSS... Quem ousa questionar, tem represálias.

Como isto há imensa patologia grave a passear. No fim de semana passado falei com uma amiga do Hospital dos Covões, chefe de turno, que desesperada dizia que ia abandonar também. Tinha o diretor da urgência a insultá-la porque os doentes não cabiam todos dentro da urgência. Não há profissionais com experiência. Não é alguém que saiu da escola há 2 dias que fica pronto a trabalhar com vidas. E neste momento é o vale tudo para o malabarismo dos números. Por mais contratações de vão de escada que sejam feitas, não resolve. Não vem qualidade, infelizmente. Não há planeamento. É simplesmente o reflexo de anos e anos a degradar...

  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

2021 e a malta ainda acha que o problema é malta que se balda nas regras do Covid. 

2021a e a malta ainda acha que o vírus veio dos mercados de wuhan

2021 e a malta ainda acha que se apanha o vírus ao ar livre e ao Sol

2021 e a malta ainda acha que as máscaras funcionam para parar esta pandemia. Ou lockdowns, ou social distancing.

2021 e a malta acha que é uma vacina de 90% de eficácia, com distribuição reduzida e de que se sabe menos ainda que o vírus, que nos vai salvar, e criar imunidade de grupo. Esquecem-se que nós confiamos em vacinas porque foram testadas durante décadas e sabemos o seu impacto no corpo humano e na sociedade.

2021 e a malta ainda acha que foder a economia e a vida a milhões de pessoas que não têm o previlegio de poder trabalhar de casa é necessário.

2021 e a malta acha que ainda se pode confiar em quem tem andado ao volante deste camião de merda.

2021, que belo ano que vai ser...

 

 

 

  • Haha 1
  • Facepalm 2
Link to comment
Share on other sites

15 minutes ago, JoGo said:

Essa pessoa já teve um AVC, pelo menos, em 20 de dezembro. Andou foi a babar até agora, altura em que a clínica agravou. Agora que há situações em que a estratégia é simplesmente esperar, há. Mas é esperar sob vigilância e não em casa. Neste momento, há uma pressão gigante (e já há anos...) para serem dadas altas a tudo e mais alguma coisa. Financiamento que vem da ACSS... Quem ousa questionar, tem represálias.

Como isto há imensa patologia grave a passear. No fim de semana passado falei com uma amiga do Hospital dos Covões, chefe de turno, que desesperada dizia que ia abandonar também. Tinha o diretor da urgência a insultá-la porque os doentes não cabiam todos dentro da urgência. Não há profissionais com experiência. Não é alguém que saiu da escola há 2 dias que fica pronto a trabalhar com vidas. E neste momento é o vale tudo para o malabarismo dos números. Por mais contratações de vão de escada que sejam feitas, não resolve. Não vem qualidade, infelizmente. Não há planeamento. É simplesmente o reflexo de anos e anos a degradar...

Pois. E é isso que se crítica. É o mandarem para casa e não ficar lá em observação. É uma pouca vergonha. Eu sei que os médicos não têm culpa mas não se admite. 

Link to comment
Share on other sites

2 minutes ago, cursed said:

2021 e a malta ainda acha que o problema é malta que se balda nas regras do Covid. 

2021a e a malta ainda acha que o vírus veio dos mercados de wuhan

2021 e a malta ainda acha que se apanha o vírus ao ar livre e ao Sol

2021 e a malta ainda acha que as máscaras funcionam para parar esta pandemia. Ou lockdowns, ou social distancing.

2021 e a malta acha que é uma vacina de 90% de eficácia, com distribuição reduzida e de que se sabe menos ainda que o vírus, que nos vai salvar, e criar imunidade de grupo. Esquecem-se que nós confiamos em vacinas porque foram testadas durante décadas e sabemos o seu impacto no corpo humano e na sociedade.

2021 e a malta ainda acha que foder a economia e a vida a milhões de pessoas que não têm o previlegio de poder trabalhar de casa é necessário.

2021 e a malta acha que ainda se pode confiar em quem tem andado ao volante deste camião de merda.

2021, que belo ano que vai ser...

 

 

 

Amen.

Se o nosso futuro já está fdd então imagina o da juventude em que lhe estão roubar o presente e o futuro.

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.