Jump to content

COVID-19 (Coronavírus)


Vasco G
 Share

Vacinação covid-19   

82 members have voted

  1. 1. Que vacina tomaste?



Recommended Posts

17 minutes ago, Ovelha said:

Foram "só" 300K porque o mundo está totalmente fechado. Se chegassemos todos ao nivel do caos em Itália durante o período de maior número de casos (e já estava totalmente fechada nesssa altura) o número de mortes era exponencialmente maior. 

Sim sem dúvida fechar tudo ajudou a travar os números mas olha para os países que não pararam, claramente tiveram mais casos mas nada exponencial, foi precisamente esse crescimento exponencial que não aconteceu em nenhum país, isso diz muito da gravidade do vírus, e claro também mas medidas tomadas.
Se lerem o que fui escrevendo em ponto algum disse que o vírus não era grave, apenas que não era nada do que se apontava inicialmente, e isto é óbvio basta olhar para o que os governos estão a fazer estão a abrir quase tudo agora que tens mais de 200 casos novos por dia quando à uns meses fecharam tudo ainda andavas nas poucas dezenas de casos por dia, isto só acontece porque neste ponto já se conhece muito melhor a real gravidade do covid.

Acredito que se o vírus não sofrer nenhuma mutação e mantiver este grau de risco atual para a saúde, com algumas medidas básicas de segurança, algum distanciamento social é bastante possível voltarmos a uma vida perto do normal, com idas a cinemas, restaurantes, praia etc.
O mais normal é vir ai uma segunda vaga, mas acredito que para algum país voltar a fechar como fechou vai ter que ser muito maior do que esta primeira

Link to comment
Share on other sites

Just now, Ovelha said:

Como é que explicas Italia e Espanha e o seu número de casos/mortos?

Primeiro o vírus é lixado, não tão grave como se esperava inicialmente mas não deixa de ser grave, depois o sistema nacional de saude deles rebentou e graças a isso morreram muitas pessoas que não morriam noutras circunstância, mas esses números apesar de elevados não são assustadores, não houve aumentos de 5x 10x o número de mortos normais diários. Por acaso gostava de ver um gráfico semelhante ao que vou meter a a seguir para esses países.
Mas olhemos para o Brasil, eles não tem medidas praticamente nenhumas, e estás a ver algum crescimento exponencial de mortes? Neste momento se aquilo seguisse um crescimento exponencial como se falava já estavamos a falar de 100 mil mortes por dia ou assim qualquer coisa parecida, com isto não quero dizer que não se deve tomar medidas, claro que se deve, mas se calhar como não é tão grave como inicialmente se projetou "basta" as medidas que temos agora em portugal onde tudo começa a abrir para controlar o bicho.

Felizmente atualmente temos isto em Portugal:

 image.png
Este é um gráfico das mortes dia a dia em Portugal dos últimos 10 anos, quase não dá para perceber em que ano foi a pandemia. Tudo bem que a quarentena ajudou, mas se isto fosse tão mau como alguns users aqui ainda acreditam certamente que tinhamos que fazer alguns zooms para ver as linhas dos outros anos.
O que eu defendo é que devemos adequar as medidas à gravidade da situação, e Portugal fez isso relativamente bem, inicialmente não sabíamos o que esperar temos o SNS fraco e a própria população não ia aceitar facilmente usar máscaras sem ter assim um choque primeiro, então foram essas as medidas tomadas, com o avançar da situação viu-se que o vírus apesar de tramado era controlável e começou-se a abrir as coisas.

Link to comment
Share on other sites

3 hours ago, gosma25 said:

Fora a densidade populacional...

Portugal 112 2018
Sweden 22 2018

:whistling:

@ruit

86% da população sueca vive nas grande cidades que obviamente não  tem a mesma densidade que a geral do País :whistling:

Mas melhor do que comparar a Suecia com outros paises é compara a Suecia com si mesma:

EYUVbPEX0AE2dwc?format=jpg&name=orig

hmm ? 

Edited by Worm
  • Facepalm 1
Link to comment
Share on other sites

2 hours ago, invaderhd said:

A minha opinião diverge da do @Worm em muita coisa, apenas afirmei que isto é muito mas mesmo muito menos grave do que inicialmente se suspeitava, que de momento não existe razão para termos um país completamente fechado e mesmo por isso é que está a abrir tudo.
Claro que com medidas reduzimos o número de mortos mas mesmo quem praticamente não as teve não atingiu assim números tão assustadores. 
À um ano se me dissessem que existia um vírus que ia parar o mundo eu claramente pensava logo que iriamos ter 20 ou 30 milhões de mortos num curto espaço de tempo, temos que ter atenção que estamos num planeta com 8 mil milhões, felizmente tivemos só 300mil até agora, sendo que possivelmente muitos deles já iam morrer de outras doenças. Mas no final do ano podemos ter melhor noção quando compararmos a média de mortes este ano e dos anos anteriores. 
Felizmente como o vírus não tem uma taxa assim tão grande de mortes se os sistema de saúde não rebentarem, nem é assim tão infecioso se tivemos cuidados, como tal, neste momento estou a 100% com o governo na decisão de abrir as coisas, tal como estive quando numa fase inicial decidiram fechar tudo por não terem o SNS preparado e sobretudo por se desconhecer completamente o vírus. 
Sejam sinceros se vos dissessem à um ano que ia aparecer um vírus que parava o mundo, vocês iam imaginar que em cerca de 6 meses matava só 300k? Ter em atenção que somos uns 8 mil milhões.

O que está primeiro a bold é uma fraquíssima tentatíva de baseares o argumento numa falácia. A razão para isto estar a abrir é porque antes tivemos a consciência de fechar, não está a abrir pq se viu que era parvoíce estar fechado.
O segundo bold é precisamente a razão para ter fechado. Precisamente porque se não fechares, o sistema de saúde rebenta. Tudo o que dizes de restante é um suponhamos que parte dessa hipótese não suceder, o que naturalmente invalida todo o teu restante post. O sistema de saúde ia e vai rebentar se não houver medidas de confinamento, tal como rebentou noutros países semelhantes ao nosso em densidade população, hábitos e sistema nacional de saúde (alguns até com mais vantagens nestes aspectos que refiro).

Finalmente tu não estás 100% de acordo com o governo. Tu estas 100% de acordo com a tua própria retorica e achas que um detalhe da estratégia do governo pode ser aproveitado para dizer "ah e tal afinal eu tinha razão", quando já aqui foi explicado 1500 vezes por 3050 pessoas diferentes onde a tua argumentação falha (e bem). Mais, o governo concorda em abrir, eu concordo em abrir, ninguem discorda. Chama-se estratégia... E a estratégia foi fechar e controlar com um sucesso que hoje posso dizer que foi absolutamente tremendo e digno de elogio, para agora poder abrir e talvez no futuro, quem sabe, voltar a fechar se as coisas descambarem. Nessa altura vais continuar a "discordar" ou a "concordar" ao sabor da corrente, ignorando que o que está em causa é uma estratégia de ataque ao vírus e não uma questão de decidir à base de "achismos" ou "concordâncias" que aparentemente é o comprimento de onda que tu adoptas ao olhar para esta situação. Repito a pergunta de outro dia. Onde estaríamos se fosses tu a mandar? A aviar hidroxicloroquina como se não houvesse amanhã, sem máscaras nem luvas e a ignorar a gripezinha? Acho que não preciso dizer mais nada...

Edited by HERiTAGE
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Claramente que isto é tudo uma ilusão. O estado dos hospitais de NY, Espanha e Itália eram claramente parte de efeitos especiais de um filme, a bomba biológica a que se chegou à conclusão que foi o Atalanta - Valência igualmente imaginação, o não se fazerem jogos de futebol e outros  eventos com publico um capricho, etc.

Fodasse, gabo-vos a paciência... 

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

1 hour ago, Worm said:

@ruit

86% da população sueca vive nas grande cidades que obviamente não  tem a mesma densidade que a geral do País :whistling:

Mas melhor do que comparar a Suecia com outros paises é compara a Suecia com si mesma:

hmm ? 

# CITY NAME POPULATION
1 Stockholm 1,515,017
2 Goeteborg 572,799
3 Malmoe

301,706

estas a brincar não estás ???? só pode comparar as  grandes cidades inglesas com as suecas só pode ! Epá não há paciência para os teus comentários !

 

Imagem

tão bem que os suecos estão....epá é mesmo teres uma venda à frente dos olhos!

Edited by ruit
Link to comment
Share on other sites

1 minute ago, GODfromage said:

O governo acaba de admitir a primeira derrota. Acesso às praias para banho de sol e água permitidos. A única restrição é a distância de segurança entre desconhecidos. 

Não percebi.

Não iam deixar as pessoas ficar a apanhar sol na praia?

Link to comment
Share on other sites

21 minutes ago, Vidolz said:

Não percebi.

Não iam deixar as pessoas ficar a apanhar sol na praia?

O acesso ao areal para "fazer praia" estava vedado até Junho. 

Mas como não faltaram exemplos de bom comportamento no fds, o governo liberou os acessos ao areal. 

@dastinger eu sei, eu sei. 

  • Facepalm 2
  • Shocked 1
Link to comment
Share on other sites

1 hour ago, GODfromage said:

O acesso ao areal para "fazer praia" estava vedado até Junho. 

Mas como não faltaram exemplos de bom comportamento no fds, o governo liberou os acessos ao areal. 

@dastinger eu sei, eu sei. 

Ah ok, estava a referir-me a Junho btw.

Link to comment
Share on other sites

2 hours ago, HERiTAGE said:

O que está primeiro a bold é uma fraquíssima tentatíva de baseares o argumento numa falácia. A razão para isto estar a abrir é porque antes tivemos a consciência de fechar, não está a abrir pq se viu que era parvoíce estar fechado.
O segundo bold é precisamente a razão para ter fechado. Precisamente porque se não fechares, o sistema de saúde rebenta. Tudo o que dizes de restante é um suponhamos que parte dessa hipótese não suceder, o que naturalmente invalida todo o teu restante post. O sistema de saúde ia e vai rebentar se não houver medidas de confinamento, tal como rebentou noutros países semelhantes ao nosso em densidade população, hábitos e sistema nacional de saúde (alguns até com mais vantagens nestes aspectos que refiro).

Finalmente tu não estás 100% de acordo com o governo. Tu estas 100% de acordo com a tua própria retorica e achas que um detalhe da estratégia do governo pode ser aproveitado para dizer "ah e tal afinal eu tinha razão", quando já aqui foi explicado 1500 vezes por 3050 pessoas diferentes onde a tua argumentação falha (e bem). Mais, o governo concorda em abrir, eu concordo em abrir, ninguem discorda. Chama-se estratégia... E a estratégia foi fechar e controlar com um sucesso que hoje posso dizer que foi absolutamente tremendo e digno de elogio, para agora poder abrir e talvez no futuro, quem sabe, voltar a fechar se as coisas descambarem. Nessa altura vais continuar a "discordar" ou a "concordar" ao sabor da corrente, ignorando que o que está em causa é uma estratégia de ataque ao vírus e não uma questão de decidir à base de "achismos" ou "concordâncias" que aparentemente é o comprimento de onda que tu adoptas ao olhar para esta situação. Repito a pergunta de outro dia. Onde estaríamos se fosses tu a mandar? A aviar hidroxicloroquina como se não houvesse amanhã, sem máscaras nem luvas e a ignorar a gripezinha? Acho que não preciso dizer mais nada...

Bem acho que nem com desenhos vocês viam o que tenho vindo a escrever. @HERiTAGE já disse milhentas vezes que inicialmente éramos obrigados  a fechar tudo sempre porque o SNS nunca ia ter capacidade de resposta, e fechamos tudo por 2 sobretudo por 2 razões primeiro SNS sem capacidade de resposta mesmo que na realidade não fossem tantos casos assim e segundo não sabíamos o que esperar do virus. Penso que já te respondi à tua pergunta se fosse eu a mandar tinha fechado tudo inicialmente, depois de conseguir ter o SNS melhor preparado e de termos concluído que afinal o vírus não tem a gravidade que se apontava inicialmente teria feito uma abertura por fases tal como têm feito para ir analisando a evolução.
Já defendi aqui o uso das máscaras várias vezes, já disse que isto não é uma gripe é bem pior mas felizmente muito menos grave do que inicialmente se esperava.

 

2 hours ago, PunK_BoY said:

Claramente que isto é tudo uma ilusão. O estado dos hospitais de NY, Espanha e Itália eram claramente parte de efeitos especiais de um filme, a bomba biológica a que se chegou à conclusão que foi o Atalanta - Valência igualmente imaginação, o não se fazerem jogos de futebol e outros  eventos com publico um capricho, etc.

Fodasse, gabo-vos a paciência... 

Toda a gente viu isso, apesar do vírus não ser assim tão mau quando não se toma cuidados dá nisto, na realidade mesmo sem medidas isto nunca teve crescimento exponencial, mas claro se não tivermos medidas é sempre mais grave do que tendo algumas medidas.
O que os números dos países mostram é que inicalmente fechar foi necessário para os paises e a população se preparar, mas dada a gravidade não ser assim tão grande dá para vivermos com isto tendo algumas medidas de segurança básicas e algum distanciamento social.

Eu já repeti isto n vezes, e o pessoal continua a comentar as minhas coisas como se eu defendesse o mesmo do @Worm, eu apenas digo que o vírus é gerível sem termos tudo fechado e sem estarmos reféns na própria casa. Se acham que só se sobrevive a isto estando trancado em casa é com vocês. 
É que até já estou farto de escrever sempre quase a mesma coisa e comentarem a dizer mal mas acabam por dizer o mesmo que eu. Por exemplo esta frase do @HERiTAGE "E a estratégia foi fechar e controlar com um sucesso que hoje posso dizer que foi absolutamente tremendo e digno de elogio, para agora poder abrir e talvez no futuro, quem sabe, voltar a fechar se as coisas descambarem", claro que não disse nestas palavras mas já disse isto aqui mais do que uma vez. Eu acho que lêem os posts nas diagonal e depois vêm mandar bojardas, só porque sim...

Link to comment
Share on other sites

Just now, Kinas_ said:

Oh que caralho...

Vais provocar uma embolia ao rapaz.

Acho que isso é para o @Worm, mas mal vi isto pensei logo que alguém ia escrever algo semelhante e tu foste mais rápido do que eu. 
O que queria dizer era estanho era se durante uma pandemia que para o mundo morresse menos gente que o normal.
Se Portugal entrasse numa guerra com Espanha e passado uns meses e uns milhares de mortos saisse uma notícia a dizer que nunca tinham morrido tantos portugueses vocês achavam isso anormal?

É super normal este ano ser o ano que se morre mais, se não for é que é estranho... 

Link to comment
Share on other sites

46 minutes ago, invaderhd said:

É super normal este ano ser o ano que se morre mais, se não for é que é estranho... 

E no entanto foi precisamente isso que ele deu a entender uns posts atrás. Que não estão a morrer mais.

Hence, a trombose. ;)

Edited by Kinas_
Link to comment
Share on other sites

  

11 hours ago, The_Investor said:
image.aspx?brand=TSF&type=generate&guid=
WWW.TSF.PT

País optou por medidas menos restritivas de combate à pandemia.

 

 

 

11 hours ago, Kinas_ said:

Oh que caralho... Vais provocar uma embolia ao rapaz 

 

EYUVbPEX0AE2dwc?format=jpg&name=orig

noticia sensacionalista ? eheheh

Como se ve não é assim grande diferença no numero. Mas questiono, se em 93 morreu mais gente com o inverno duro desse ano , não prova que este virus afinal não é tão mortal como vos venderam ?

Questões inconvenientes.. Aqui nem teêm a desculpa "AH MAS QUARENTENA " ehehe

Edited by Worm
Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.