Jump to content

COVID-19 (Coronavírus)


Vasco G
 Share

Vacinação covid-19   

82 members have voted

  1. 1. Que vacina tomaste?



Recommended Posts

27 minutes ago, NOX said:

Mas falando do positivo tb , parece que a china  conseguiu  "travar " a propagacão do virus , na Coreia tb  , e pelo o que li recentemente já há perto de 100.000 pessoas recuperadas e sem sintomas .

Eu pelo que leio ai está como aqui , incitamentos por parte da imprensa a cenários dantescos e panico total , alcoolgel e papel hegiénico esgotado .

 

Nox, de nada vale o esforço da Europa, se o resto do mundo não fizer o mesmo esforço.

Repara... a China fez um esforço enorme para conter... e agora está a "importar" casos. E sabes porque é que a China não conseguiu conter? Porque todos os países desvalorizaram o vírus nas primeiras semanas, possibilitando ao pessoal que chegava da China, entrasse sem qualquer controlo.

Ainda me lembro das primeiras palavras da Directora Geral de Saúde a desvalorizar o vírus logo no inicio. 

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

 

On 1/28/2020 at 12:14 PM, NOX said:

vá vamos lá causar panico e vender uns bilioes em vacinas e medicamentos 

 

On 1/28/2020 at 12:20 PM, Kinas_ said:

Período de incubação até 2 semanas sem sintomas.

 

:bye:

Dois primeiros posts desta thread... :-.. 

O Kinas é que a sabia toda.

  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Neste momento, um dos locais mais arriscados para se ir... é exactamente qualquer grande superfície comercial. Quanto mais pessoas, maior o risco.

Se for necessário, compro através da Internet. Tudo o que posso vir a ter de comprar é embalado, portanto posso desinfectar depois da entrega.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

40 minutes ago, airjoca said:

Bom, tenho de ir fazer compras hoje por causa do pessoal em pânico que vai esgotar tudo? Já ando a receber relatos de loucura em supermercados com enormes filas e prateleiras vazias...

Eu ando há duas semanas a comprar coisas a mais precisamente porque adivinhei que isto ia acontecer. Não estou a armazenar, mas comprei duas ou três vezes o que preciso a contar que poderei estar sem ir às compras duas a três semanas (costumo fazer compras 2/3 vezes por mês). 

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

2 hours ago, Nightwish76 said:

Testemunho de uma amiga minha que está em Santa Maria com um bébe internado (por outras razões que não o Covid) :

"estou em Santa Maria com o meu pequeno e infelizmente por aqui já se encontram infectados e já muitos profissionais, auxiliares, inclusive a enf. chefe do serviço em questão
deu positivo...."

2048_DT-HospitalCampanha-1-638x414.jpg
VISAO.SAPO.PT

Enfermeira-chefe contaminada. Dezenas de enfermeiros e médicos em testes, tal todos os doentes das enfermarias com sintomatologia. Podem existir muitos outros casos...

 

Link to comment
Share on other sites

4 minutes ago, Stone said:

Incrivel como as fake news se espalham rapidamente :no: 

Seja como for, vai haver conferência de imprensa da DGS agora às 18:30.

Onde se pode ver?

Relativamente ao assunto do ginásio que falei mais atrás... Eu tenho contracto com o Solinca que se auto renova por 6 meses  e se quiser cancelar tem de ser 4 semanas antes (segundo li, isto é permitido por lei). Contudo, mandei-lhes e-mail a pedir suspensão porque não me sentia confortável nesta altura em ir ao mesmo e eles suspenderam o contrato por 1 mês 👍

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Acabei de passar por uma ambulância do INEM, montes de pessoal cá fora e gajos de máscara. a 600 metros de minha casa, pkp

1 hour ago, airjoca said:

Bom, tenho de ir fazer compras hoje por causa do pessoal em pânico que vai esgotar tudo? Já ando a receber relatos de loucura em supermercados com enormes filas e prateleiras vazias...

No continente da Maia tinha imensa gente, na boa meia hora de fila já que dava a volta aos iogurtes, ninguém no siga portanto paguei em 30 segundos

A senhora da caixa disse que estava a loucura, chegaram a esgotar legumes e frutas

Se tiverem o siga, aproveitem que pouca gente usa, portanto passam à frente

Link to comment
Share on other sites

Itália... +2,313 infectados e +196 mortos hoje... 

Porra... 

Ou muito me engano ou muito dificilmente haverá condições para as universidades e escolas abrirem dentro de 15 dias... porque dentro de 15 dias o número de infectados vai colocar sob um risco maior, abrir estes espaços. 

Edited by cyberurbis
Link to comment
Share on other sites

13 minutes ago, cyberurbis said:

Ou muito me engano ou muito dificilmente haverá condições para as universidades e escolas abrirem dentro de 15 dias... porque dentro de 15 dias o número de infectados vai colocar sob um risco maior, abrir estes espaços. 

Não prevejo alterações às medidas implementadas antes de Maio. 

Noutra nota, duas alas dos serviços de medicina em quarentena no Santa Maria. Pelo menos mais 8 doentes positivos.

  • Shocked 1
Link to comment
Share on other sites

As imagens da praia são alucinantes. 

1 hour ago, Revenge said:

O @GODfromage deve saber responder melhor, mas do que sei não existe qualquer problema no supply chain. Por isso, mesmo que hoje esvaziem, amanhã existe reposição.

Neste momento, na realidade que conheço o que falha é mão de obra. As lojas estão com picos de venda a níveis dos melhores dias mas a trabalhar com quadros de dias de mínimos. Os horários estão feitos e não serve de nada esgotar as equipas que amanhã há outro dia. 

Na realidade PD há hierarquias de abastecimento. Lojas com vendas anuais reduzidas terão mais tendência a ficar vazias porque o sistema vai gerar mais ordens de compra para as que mais vendem. 

Na eventualidade das escolas fecharem e por exemplo perdermos parte da equipa, a direcção da companhia optou por ainda não comunicar qual o plano. 

Poderá passar por redução de horário de abertura ao público ou por em lojas vizinhas, fechar a menor e passar as equipas para a maior. 

Link to comment
Share on other sites

3 hours ago, Revenge said:

O que é que a contenção e o civismo tem a ver com a taxa de mortalidade? Isso tem a ver é com a propagação de infetados.

i... quando vejo um medico na tv a dizer que é tomar uns benurons para baixar a febre e deixar o corpo expiulsar o virus. Achas que o tratamento vai ser o mesmo que na Coreia do Sul?

Edited by ruit
Link to comment
Share on other sites

Quote

Como alguns saberão sou médica militar. Neste momento é dever urgente dos médicos divulgar informações corretas e chegar ao maior número de pessoas. Cumpram as normas da Direcção geral de saúde. 

Serve esta mensagem para vos passar informação muito importante.

Isto não é parecido ao vírus da gripe. É pior. Estima se uma mortalidade 4%,cerca de 8 vezes superior à do vírus da gripe. 

Todos temos um papel a desempenhar na presente epidemia do novo Coronavírus. Acima de tudo temos que agir de forma consciente, sem alarmismos, mas procurando fazer os possíveis para conter as consequências da epidemia.

Aos pais e cuidadores, algumas notas:

É inevitável que a epidemia se generalize em todo o país, como no mundo. A infeção nas crianças é maioritariamente ligeira, pelo que não devemos estar excessivamente alarmados pelos riscos que esta infeção representa para eles. No entanto, nos mais velhos e nos indivíduos com doenças crónicas, diabetes doenças cardíacas e respiratórias e estados de imunosupressao o SARS-CoV-2 pode causar uma doença respiratória grave (COVID-19), frequentemente com necessidade de internamento em Cuidados Intensivos, com necessidade de ventilação mecânica ("respirar ligado à máquina"). É inevitável que uma parte importante da população de risco vá ter doença grave que exija esse tipo de cuidados. Entre 5/20% dos infectados. O principal alvo da nossa atuação neste momento é a rapidez com que isso vai acontecer. É na rapidez que este vírus se espalha que tudo é diferente. Ou seja, se tivermos que internar em Cuidados Intensivos muitas pessoas de uma vez não seremos capazes de assegurar esse nível de cuidados a todos (à semelhança do que se passa em Itália). Não há lugar para todos. E a mortalidade, caso isso aconteça, será muito maior - mortes em grande parte evitáveis e causadas por insuficiência de meios físicos, tecnológicos e humanos.

A higiene adequada das mãos, a evicção dos cumprimentos sociais (apertos de mão e beijinhos), e a etiqueta respiratória (espirrar para a prega do cotovelo, etc), são as medidas mais eficazes de que dispomos para atrasar a disseminação da doença. Evitem eventos com muita gente em espaços fechados, mantenham distâncias de preferencialmente um metro entre vós . Atenção, o objetivo não é impedir - com grande probabilidade vai acontecer - mas ATRASAR. Se a necessidade de Cuidados Intensivos for sendo "doseada" por uma mais lenta dispersão da doença pela população, talvez consigamos responder adequadamente às necessidades e salvar uns milhares de vidas.

Evitem ao máximo as idas aos Serviços de Urgência e Centros de Saúde. Aconselhem-se por via telefónica/e-mails com os vossos médicos, e se não dispuserem de contactos usem a linha da Saúde 24.

Evitem viagens desnecessárias e locais públicos com aglomerados de pessoas.

Não está tudo nas nossas mãos: as grandes decisões que as entidades governamentais e DGS terão que tomar serão fundamentais (encerramento de escolas e faculdades, cancelamento de atividades sociais com muitos indivíduos, etc). Mas temos certamente TODOS um papel a desempenhar.

São os nossos pais, os avós, ou até nós, uma geração inteira com tanto para nos dar - cabe a todos fazer os possíveis por protegê-los.

Esta é a mensagem dos médicos.

Ajudem-nos a ajudar o povo português e a salvar vidas. Mudem os comportamentos, divulguem!

Joana Paula

Cédula Profissional 49481.

 

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

  • Stone pinned this topic

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.