Jump to content

Desktop prestes a dar o peido-mestre?


tiagoalvin
 Share

Recommended Posts

O meu desktop desde há umas semanas que anda meio parvo.
Há alturas em que nem passa da informação da Bios, outras que bloqueia no logo do Windows, outras que nem a isso chega já que nem activa o monitor.
Também acontece estar totalmente funcional, e o ecran ficar preto e passados uns 40 segundos, faz freeze.
Limpei todos os componentes, limpei as RAM, já as testei uma a uma e o problema mantém-se.

Neste momento, o meu computador é constituído por:
MB: Asus P8Z77-V LX2
CPU: Intel(R) Core(TM) i7-2600 CPU @ 3.40GHz
Gráfica: MSI GeForce GTX 970 Gaming 4GB GDDR5
Memórias: 4 x KINGSTON ValueRam 4GB DDR3 1333MHz PC10600 - KVR13N9S8/
Discos: 2 HDD's + 1 SSD
Fonte: Corsair TX650W

O que acham que poderá estar a falhar?
 

Link to comment
Share on other sites

Eu diria que é a Board. Se o problema está sempre no arranque... mas também podes ter um disco falhar. Podias colocar um Linux a arrancar por USB para verificar se continuas a ter o problema. Se em X arranques não tiveres problemas, então não é da board e será do disco.

Link to comment
Share on other sites

22 minutes ago, tiagoalvin said:

O meu desktop desde há umas semanas que anda meio parvo.
Há alturas em que nem passa da informação da Bios, outras que bloqueia no logo do Windows, outras que nem a isso chega já que nem activa o monitor.
Também acontece estar totalmente funcional, e o ecran ficar preto e passados uns 40 segundos, faz freeze.
Limpei todos os componentes, limpei as RAM, já as testei uma a uma e o problema mantém-se.

Neste momento, o meu computador é constituído por:
MB: Asus P8Z77-V LX2
CPU: Intel(R) Core(TM) i7-2600 CPU @ 3.40GHz
Gráfica: MSI GeForce GTX 970 Gaming 4GB GDDR5
Memórias: 4 x KINGSTON ValueRam 4GB DDR3 1333MHz PC10600 - KVR13N9S8/
Discos: 2 HDD's + 1 SSD
Fonte: Corsair TX650W

O que acham que poderá estar a falhar?
 

Um PC novo. :P

Link to comment
Share on other sites

Encrava quando estás na BIOS?

Se não encrava tenta fzr update à BIOS.

Tenta também outra fonte de alimentação pois pode estar com problemas no fornecimento de energia. Presta atenção se ouves um sumbido muito agudo.

De qq das formas diria 90% de certeza na motherboard.

Link to comment
Share on other sites

Zumbido não oiço, mas não tenho outra fonte para testar.

Logo à noite experimento desligar a GPU, mas não me parece que seja da gráfica.

O problema é que para mudar de MB, vou ter obrigatoriamente de mudar de CPU e RAM. :crying:

Link to comment
Share on other sites

Se for a MB a ir com o galheiro no OLX em principio encontras qualquer coisita para a substituir, é só pesquisares pelo socket do processador e à partida a board será compatível com tudo o resto (RAM, gráfica e afins). 

Link to comment
Share on other sites

Essas motherboards já são muito antigas e mesmo esse processador já te deve estas a causar bottlenecks brutais na gráfica.

Compra pc novo. Aproveita a caixa, fonte, hdd e especialmente a grafica q ainda é boa para poupares uns trocos.

Compras um ryzen 5 +MB + RAM por uns 350€ e ficas com PC top.

Link to comment
Share on other sites

@tiagoalvin

 

Pode ser problemas de RAM.

 

1. Experimenta tirar fora a RAM 1 a 1 e vê se o problema se mantem.

2. Dá algum beep em particular?

 

Já é um PC com uns anos isso se bem que a maquina é boa. Se for a board e tiveres mesmo de trocar, considera Ryzen 3000 series. Não só tem performance / preço muito boa mas tb tem a vantagem de usar board de slot AM4 que é usado por praticamente todos os processadores da AMD das ultimas 3 gerações até hoje (ou seja não há o problema de "board morreu tenho de comprar cpu e board agora..").

Link to comment
Share on other sites

2 minutes ago, Revenge said:

Qual o máximo que estarias disposto a gastar?

Uma sandes de courato e uma meia de leite :P

Epá, o menos possível dentro do que me possa dar em termos de qualidade para mais uns anos.

Não costumo jogar aqueles jogos em que precisam de torres de 3000€ para se jogar.

Depois, é importante que se aguente bem a trabalhar em photoshop. illustrator e até 3ds max.

Link to comment
Share on other sites

Just now, tiagoalvin said:

Uma sandes de courato e uma meia de leite :P

Epá, o menos possível dentro do que me possa dar em termos de qualidade para mais uns anos.

Não costumo jogar aqueles jogos em que precisam de torres de 3000€ para se jogar.

Depois, é importante que se aguente bem a trabalhar em photoshop. illustrator e até 3ds max.

Percebo-te, mas convém ter uma noção do que é será demasiado para o orçamento.

É que posso propor algo que seja mesmo budget, it algo que seja mais future proof mas também mais caro. Mas tens de ser tu a indicar o máximo que estás disposto a investir ;)

Link to comment
Share on other sites

15 minutes ago, tiagoalvin said:

Epá, máximo dos máximo, 500€... e já é esticar mesmo a corda.

Nesse caso vai pela sugestão do Batunaz. É o que sugiro dentro desses valores. 

Se quisesses poupar 70 Eur, podes trocar pelo Ryzen 2600. Mas não aconselho, a não ser que o dinheiro te faça diferença.

 

PS: Qual é a fonte que tens?

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

mete umas ddr4 3200mhz cl16 ou assim devem andar pelos 80-100€ das marcas do costume.

 

podiam ser 3000mhz mas os amd 3600 e afins bombam mais qt maior for a frequencia das memorias e 3200mhz é um bom compromisso entre preço e desempenho. a latencia qt menos for mais caro é... cl 16 ou cl14 anda na média do bang for buck

Edited by Batunaz
Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.