Jump to content

Pinto Da Costa


ServeR
 Share

Recommended Posts

Pinto da Costa completa hoje 67 anos de idade e pode orgulhar-se de ser não só de o presidente que mais anos leva à frente de um clube como também o mais ganhador. Já vai em 22 anos e meio como o homem forte dos dragões, período em que conquistou 184 títulos. Impressionante! Mais ainda se dissermos que isso significa mais de oito por ano e mais de um por cada dois meses na presidência. Convém referir que nestas contas foram somados os títulos do futebol em todas as camadas e das várias modalidades amadoras do clube - podem faltar algumas - apenas em seniores.

Os primeiros contactos com o futebol aconteceram como guarda-redes, no Colégio das Caldinhas. Pela mão de familiares, começou a assistir aos jogos do FC Porto no Campo da Constituição e há precisamente 51 anos recebia das mãos da avó o cartão de sócio do FC Porto, como prenda de aniversário. Estava oficializada uma ligação que nem o próprio imaginava fosse durar tanto tempo. Em 1962, assume as funções de seccionista no clube e vinte anos depois é eleito presidente da direcção.

Lennart Johansson, presidente da UEFA, chamou-lhe "criador de impérios", no prefácio do livro "Largos dias têm 100 anos". De facto, em duas décadas, o "imperador" Pinto da Costa criou uma verdadeira soberania azul e branca que não só conquistou o país - passar a Ponte da Arrábida era antes um pesadelo - como alargou o prestígio além fronteiras, conquistando o Mundo por duas vezes, a última das quais apenas a 12 de Dezembro em Yokohama, no Japão. É a mais recente conquista sob a sua liderança, se bem que, pela primeira vez, não tenha estado presente.

As vitórias no futebol são apenas a face mais mediática da sua presidência. Porém, também as modalidades amadoras e a formação devem o que são hoje a Pinto da Costa. Senão vejamos: antes de assumir a presidência do clube, o FC Porto nunca tinha ganho nada, por exemplo, no hóquei em patins. Tal como o futebol, leva 13 títulos nacionais em vinte anos, a que se juntam sete além fronteiras, quase todos na década de 80. No andebol, quebrou um jejum de 31 anos sem ganhar o campeonato. Era o título que lhe faltava, conforme relata no seu livro.

Se 1987 foi o ano de ouro pela conquista do primeiro título europeu - a que se juntaram a Supertaça Europeia e a Taça Intercontinental -, o que está a terminar é, sem sombra de dúvidas, o melhor de todos em termos desportivos. O FC Porto fez o pleno vencendo os campeonatos de futebol, andebol, basquetebol e hóquei em patins (o que já tinha acontecido em 1998/99), mas também ganhou a Liga dos Campeões e mais uma Taça Intercontinental.

Parabéns Mr. President :clap:

:fcp:

Link to comment
Share on other sites

Já agora, seus acólitos, porque não postam o livro todo do vosso lider espiritual??

Só espero que não passe os 68 anos no xadrez...perceberam a piada? xadrez...tabuleiro de...camisolas pretas e brancas...boavista...cadeia...valentim...joão loureiro...enfim o sistema!...

Parabéns Exmº Sr. Dr. Engº Presidente :harp: :harp:

Link to comment
Share on other sites

Parabens a voçe nesta data querida muitas felicidades muitos anos de vida

hoje é dia de festa cantam as nossas almas para o presidente Pinto da Costa um

salva de palmas.

:clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

:flowers: :flowers: :flowers:

Link to comment
Share on other sites

Em 1o lugar devemx tds desejar feliz aniversario ao senhor PC.. :flowers:

Mx tb felicita lo por mais 1 ano k aguenta "ca fora".. :-..

De kker forma ate k seja provada alg1a coisa tem o meu respeito pelo trabalho k fex no porto... apartir daí... k sofra as consequencias!! :bye:

Boas ou más klaro! :P

Link to comment
Share on other sites

é tão bom saber que a mouraria não gosta do PC :) melhor ainda é saber que sonham que ele morra e que vá preso .. enquanto pensam nisso esquecem a desgraça em que caíu o vosso clube, até que nem é má táctica :P

parabéns presidente.

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.